Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RodrigoCarvalho

[TRIO] - Projetos

Recommended Posts

tem q parafusar a caixa na tampa?? tem q furar a tampa????? e fica bem firme??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz cumpadi!!

Estamos aqui na mesma região ( eu em São Luís e vc em Recife) e trio é o tipo mais comum de sistemas.

O aprendizado é mútuo mesmo, mas há ainda muuuuuuiiiito a aprender, me considero ainda como iniciante, mas muito esforçado.

Para mim que estou um pouco mais longe dos grandes centros, uma das fontes de aprendizado que possibilita essa maior aproximação, ainda são esses fóruns e grupos de discussão (autosom e somnocarro).

A partir deles e investimento em livros, revistas do gênero e participação de pessoa com grande experiência e conhecimento, como é o seu caso e de tantos outros que temos aqui pelo Fórum (Graças a Deus) é que possibilita algum aprendizado.

Estamos para aprender e antes que eu esqueça agradeço a sua grande colaboração em relação aos drivers de falantes (Win ISD Alpha e Beta) e também com relação ao Artigo sobre Trio lá na seção de artigos. Esse foi uma bela iniciativa que merece adeptos. Pensando nisso, estou organizando umas idéias para montar um artigo que fale sobre Trios bem surtido. Penso em escrever um artigo de modo que um complemente o outro, mas isso acho que vai demorar um pouco.

Um forte abraço!!

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post
tem q parafusar a caixa na tampa?? tem q furar a tampa????? e fica bem firme??

É sim... fica po.. fica tranquilo :)

Compartilhar este post

Link para o post
Blz cumpadi!!

Estamos aqui na mesma região ( eu em São Luís e vc em Recife) e trio é o tipo mais comum de sistemas.

O aprendizado é mútuo mesmo, mas há ainda muuuuuuiiiito a aprender, me considero ainda como iniciante, mas muito esforçado.

Para mim que estou um pouco mais longe dos grandes centros, uma das fontes de aprendizado que possibilita essa maior aproximação, ainda são esses fóruns e grupos de discussão (autosom e somnocarro).

A partir deles e investimento em livros, revistas do gênero e participação de pessoa com grande experiência e conhecimento, como é o seu caso e de tantos outros que temos aqui pelo Fórum (Graças a Deus)  é que possibilita algum aprendizado.

Estamos para aprender e antes que eu esqueça agradeço a sua grande colaboração em relação aos drivers de falantes (Win ISD Alpha e Beta) e também com relação ao Artigo sobre Trio lá na seção de artigos. Esse foi uma bela iniciativa que merece adeptos. Pensando nisso, estou organizando umas idéias para montar um artigo que fale sobre Trios bem surtido. Penso em escrever um artigo de modo que um complemente o outro, mas isso acho que vai demorar um pouco.

Um forte abraço!!

Po cara... deixa eu te contar um pouco da minah história aqui, pra dar mais incentivo a vc querer crescer e dá incentivo a outros aqui também.

Sempre fui apaixonado por som, porém nunca cheguei a pensar que iria ser pra algumas pessoas o que sou hj em dia na área de som... só de pensar que há 3 anos atraz eu não sabia o que era um subwoofer.

Dai um belo dia um amigo meu comprou 2 premium IIe de 12 e colocou numa caixa de no máximo 40 litros ehaeheahea, depois agente futuando no site da bravox agente pegou um projeto e execultou... cara... fiquei impressionado com aquilo que eu vi, antes eu pensava que caixa acústica servia apenas para segurar os falantes aeheaheaheahehaea.

Dai comecei a mecher na net atraz de "como se projetar som" porém eu só encontrava projetos pra interno, e encontrei o site do autosom. Lá constava um chat no mIRC e entrei lá pra saber o que fazer.

Quando entrei tive ajuda de grandes pessoas como o muriloalvares e um rapaz chamado Andersom que não frequenta o forum, frequenta o chat do autosom na rede brasnete pelo mIRC. Cara... outra pessoa que me ajudou MUIIITOOO foi o Japaboy_, hj em dia juiz da MTM de Cascavel/PR e recordista na categoria de 1 sub de 12. Meu, o cara TOCA TERROR.

Baixei o programa WinISD mas não sabia nem por odne começar ehaheaheahea, não sabia de nnnnnnnnnnaaaaaaaaaaddddddddddaaaaaaaaaa... aquilo rpa mim era um gráfico que não me falava nada.

Dai comecei a ler artigos e fazer testes em casa e cheguei no meu primeiro som.

O primeiro som que eu montei pra mim foram 2 Hinor Star de 12", 1 st202, 1 tojo Ab2400 e um player aiwa, depois fui melhorando ele. Um belo dia eu montei pra mim um trio que contia 2 hinor star de 12", 2 premium iie de 12, 2 cornetas hinor, 2 cornetas lafayete e 3 tw st 302. Isso ligado em um tojo ab2400 e em um player da kenwood (n lembro o modelo). Cara... quando levei pra tua pra tocar os amigos ficaram impressinado... dizeiam que eu tinha outros amplificadores melhores tocando o som eheaheaheahea.

Como eu sempre gostei de trio e sempre tive uma vontade muito grande de nunca mais escultar "ratoreiras" na minha frente eu decidi fazer um topico aqui flando sobre como se montar um trio. E com o tempo fui aperfeiçoando e cheguei onde eu cheguei hj em dia. Li muito, perdi noites estudando, pertubei muito o juizo dos outros mas valeu a pena... vcs não sabem a satisfação que eu sinto quando algum usuário me pede um rpojeto, eu apresento, ele execulta e os outros comentam que está ótimo eheheahea

A minah maior dificuldade era que não tinah ng com opinão formado sobre trio, só tinah com interno e vcs sabem tanto quanto eu que não tem nada haver um com o outro... seguem caminhos difernetes... dai meu... fui fazendo testes utilizando equipamentos dos outros e cheguei a um contexto. Tudo que eu sei hj em dia de trio eu me esforcei, quebrei a cabeça e com ajudas de algusn to aqui passando meus conhecimentos. Acho que hj em dia eu agradeço as pessoas que me ignoraram quando perguntei, que ficaram de mal vontade comigo, pois foi desse jeito que eu aprendi e sou "superior" a nível de conhecimento deles.

Um belo dia, vários usuários daqui tinham dúvidas sobre vários aspectos no trio, eu decidi reunir e explicar passo a passo, postei aqui no forum e o marcelo me pediu o artigo para ser publicado, foi dai que nasceu o artigo de trio que escrevi. pena que ultimamento to tão atarefado que não to tendo condições de fazer meu artigo de trio de grande porte, com motores como gerador e etc... mas logo mais sairá :)

Bem acara... eu só tenho a te dizer uma coisa... rale, quebre a cabeça... porém bixo seja humilde como vc é e aprenda... que disso aqui pode-se nascer uma profissão...

Abraços cumpadi... e como eu sempre digo... VEM LIGA O SOM, DEIXA O PANCADÃO ROLAR :)

Editado por RodrigoCarvalho

Compartilhar este post

Link para o post
não vai entortar a tampa??? onde parafusa? direto na lata?

aehehaehaheaea.... vai n po... fica despreoculpado :)

Compartilhar este post

Link para o post

Palavras com essas vindas de vc para mim, são mais do que um incentivo. Pode cre.

Além de revistas e participações, já comprei 02 livros (Marcello Lacerda e Homero Sette) e vou partir agora para adquirir o outro o mais comentado por sinal (o do livro do Vance - Best Seller que sumiu das prateleleiras e não é mais editado), mas já tenho onde conseguir.

Estou sem tempo para escrever o que gostaria, pois já estão fechando a sala onde trabalho, he he he.

Antes que eu esqueça ou melhor que ninguém esqueça. A humildade é a grande sacada!!!

Obrigado pelas palavras!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouvi o trio do paliozim e realmente ta muito bom e ainda tá sem o amp. pros graves :o mas acho q um PW5 de 12 no lugar dos mids da ovesound iria ficar melhor ou até mesmo PW3..... eu teria apenas colocado 6 D-210TI deixava apenas 4 ligadas e ligaria as outras duas em dias de fúria uhauhauh.... eles com 100Wrms tavam destruindo com 800 :pirou: vai desmontar até carro blindado parado do lado dele no sinal (huhuhhuhauh pra quem gosta dessa comparação tá ai uma nova catgoria pra graves, depois de disparador de alarmes a média distância e derrubador de lampadas a mais de 10m....)

Compartilhar este post

Link para o post
Já ouvi o trio do paliozim e realmente ta muito bom e ainda tá sem o amp. pros graves :o mas acho q um PW5 de 12 no lugar dos mids da ovesound iria ficar melhor ou até mesmo PW3..... eu teria apenas colocado 6 D-210TI deixava apenas 4 ligadas e ligaria as outras duas em dias de fúria uhauhauh.... eles com 100Wrms tavam destruindo com 800 :pirou: vai desmontar até carro blindado parado do lado dele no sinal (huhuhhuhauh pra quem gosta dessa comparação tá ai uma nova catgoria pra graves, depois de disparador de alarmes a média distância e derrubador de lampadas a mais de 10m....)

Coeh bombaaaaaaaa... Os mids MG10 Oversound RULEZ!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Coeh bombaaaaaaaa... Os mids MG10 Oversound RULEZ!!! :legal:

Cara... teoricamente o PW5 é bem melhor que o MG 10 )

Resposta mais plana e mais linear aehaehaeh :)

Compartilhar este post

Link para o post
fcoelhogomes

Cara, a idéia é fazer conforme a figura abaixo sacas?

Se vc for colocar o medio pra tocar de 80 ~ 100 hz não vai ficar muito legal, faz um teste ai, deixa ele tocar até uns 4000 e depois vc coloca as cornetas pra tocar acima de 4000 pra vc ver que coisa linda fica o som cara... os danados dos médio grave dão uma realsada nas frequencias médias sacas?

Abraços

E ai Ilustríssimo Rodrigo,

Vamos nós na infindável discussão...

Com relaçao a sua distribuição de spl, sugiu uma grande dúvida: Esses níveis teoricamente calculados com os proogramas como Winisd, e bassbox utilização as curvas de compensação sonora no correção dos dados obtidos?

Caso naum as use, essa divisão igualitária de dB naum teria fundamentação, pois temos diferentes capacidade de audição variando com a freq.

Assim, seria necessário a utilização desse parâmetros para obtermos um som verdadeiramente equilibrado.

Abraço

André

Compartilhar este post

Link para o post

Bem galera, voltando ao assunto dee projetos...

Sei também que tem gente aqui que curte som com 6x9, abaixo uma ideeia

Equipamentos

==========

- 2 Amplificadores Banda VOXpert;

- 6 Bomber Pentaxial 6x9 Sub;

- 2 Hinor 15 HPL;

- 1 Capacitor de 500 uF acima de 50 volts;

- 340 amperes para empurrar os 2 amplificadores e o player.

Bem galera, o esquema é simples, vc deve ligaros dois HPL em paralelo em um amplificar e tulizar o corte passa baixa do mesmo. No outro amplificador vc liga os 6x9 da seguinte forma, 2 pares de 3 6x9 em paralelo e depois de está formado os pares ligar em série, isso te dará a impedancia final de 2,16 ohms... ótimo para o amplificador. No amplificador que irá suportar os 6x9 eu aconselho vc utilizar capacitor para cortar alta, pois se n me engado o passa alta do banda é acima de 100 Hz, onde o legal seria cortar em 80 hz. (Obs.: ligar o capacitor no polo dedicado ao woofer do pentaxial).

CAIXA PARA O 15 HPL (configuração para 1 falante)

- Litros livres: 66

- Dutos: 2 de 10 cm de diametro por 13 de comprimento

CAIXA PARA 6X9 BOMBER PENTAXIAL SUB 6X9 (configuração para 1 falante)

- 10 litros livre (caixa selada)

Bem galera, abaixo o desenho dele.

Abraços

post-5-1090368797.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
fcoelhogomes

Cara, a idéia é fazer conforme a figura abaixo sacas?

Se vc for colocar o medio pra tocar de 80 ~ 100 hz não vai ficar muito legal, faz um teste ai, deixa ele tocar até uns 4000 e depois vc coloca as cornetas pra tocar acima de 4000 pra vc ver que coisa linda fica o som cara... os danados dos médio grave dão uma realsada nas frequencias médias sacas?

Abraços

E ai Ilustríssimo Rodrigo,

Vamos nós na infindável discussão...

Com relaçao a sua distribuição de spl, sugiu uma grande dúvida: Esses níveis teoricamente calculados com os proogramas como Winisd, e bassbox utilização as curvas de compensação sonora no correção dos dados obtidos?

Caso naum as use, essa divisão igualitária de dB naum teria fundamentação, pois temos diferentes capacidade de audição variando com a freq.

Assim, seria necessário a utilização desse parâmetros para obtermos um som verdadeiramente equilibrado.

Abraço

André

E ae andré, não entendi o texto... refaz ele pra mim?

Valeus :)

Compartilhar este post

Link para o post

E ae Rodrigo,

Criando uma biblioteca de projetos de trio heimm?!!!

Parabéns cara,

Abraços

André Galegoo

Compartilhar este post

Link para o post

entaum teoricamente o PW5 realmente é melhor mas na realidade fica dificil de falar pq sempre tem um woofer batendo forte junto naum é paliozim.....

bem eu uso 69 pois naum tenhos espaço para os woofers embora o grave deles pra fora naum sejam grandes coisas e em caixas pequenas eles embolam.... acho q 10 litros é o mínimo mesmo......

Compartilhar este post

Link para o post
entaum teoricamente o PW5 realmente é melhor mas na realidade fica dificil de falar pq sempre tem um woofer batendo forte junto naum é paliozim.....

bem eu uso 69 pois naum tenhos espaço para os woofers embora o grave deles pra fora naum sejam grandes coisas e em caixas pequenas eles embolam.... acho q 10 litros é o mínimo mesmo......

Vc está usando caixa no seu? me passa os dados dela para eu analisar :)

Já pelo fato deles não serem muito fortes recomendeei 6 deles trabalhando na potencia maxima :)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Refazendo o texto:

é o seguinte:

Qdo nós calculamos os níveis teóricos de SPL de um determinado em uma dada caixa a partir dos parametros TS utilizando programas como Winisd, Bassbox ou similar, os dados obtidos levam em consideração as Curvas de conpensação de audiobilidade?

Pergunto isso pelo fato de o ouvido humano se comportar de maneira distinta com relação as diferentes faixas de freq. Assim, um SPL ( sem correção) de 100dB na freq de 80hz estimula os receptores auditivos bem menos do que 100db em 1000hz. POrtanto "percebe-se" bem mais freq mais altas do q as mais baixas. Para compensar isso, alguns aparelhos utilizam as chamadas curvas de compensação q implementam as freq menos audíveis, seria uma espécie de LOUD.

Então, caso esses calculos realizados pelos programas báscos de spl naum levarem esse parametro em consideração, a intenção de igualar os spl nas diferentes freq naum funcionará, visto q uma intensidade de 134 db em 100Hz, naum vai ser percebida igualitariamente a um nivel de 134db em 1000Hz.

Acho era isso,

Compartilhar este post

Link para o post
Refazendo o texto:

é o seguinte:

Qdo nós calculamos os níveis teóricos de SPL de um determinado em uma dada caixa a partir dos parametros TS utilizando programas como Winisd, Bassbox ou similar, os dados obtidos levam em consideração as Curvas de conpensação de audiobilidade?

Pergunto isso pelo fato de o ouvido humano se comportar de maneira distinta com relação as diferentes faixas de freq. Assim, um SPL ( sem correção) de 100dB na freq de 80hz estimula os receptores auditivos bem menos do que 100db em 1000hz. POrtanto "percebe-se" bem mais freq mais altas do q as mais baixas. Para compensar isso, alguns aparelhos utilizam as chamadas curvas de compensação q implementam as freq menos audíveis, seria uma espécie de LOUD.

Então, caso esses calculos realizados pelos programas báscos de spl naum levarem esse parametro em consideração, a intenção de igualar os spl nas diferentes freq naum funcionará, visto q uma intensidade de 134 db em 100Hz, naum vai ser percebida igualitariamente a um nivel de 134db em 1000Hz.

Acho era isso,

Bem... se foi isso que eu entedi ai vai...

Essa questao que coloquei acima é pura teoria, na prática dá pra tirar as diferenças utilizando um equializador ou a própria equilização do player sacas?

Era isso mesmos que vc queria ler? Ou eu entendi de outra forma?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente a questão é puramente teórica,

O q eu tava querendo falar é q ao meu ver, a tentativa de equalizar dessa maneira:

post-5-1090353374.jpg

naum funcionará se os programas naum utilizarem as curvas de compensação, e portanto a tentativa de fixar os mesmos níveis de SPL naum será válida.

Compartilhar este post

Link para o post
Realmente a questão é puramente teórica,

O q eu tava querendo falar é q ao meu ver, a tentativa de equalizar  dessa maneira:

post-5-1090353374.jpg

naum funcionará se os programas naum utilizarem as curvas de compensação, e portanto a tentativa de fixar os mesmos níveis de SPL naum será válida.

Rapaz... se eu n me engano o bass box faz isso...

Essa questão da teoria chega próximo a prática... no dia que estivermos juntos eu vou te mostrar... to tentando marcar com o cara da Hilux para agente se encontrar, to querendo fazer umas alterações no som dela... so questão ded qualidade, to sentindo ela com pouco subgrave sacas?

Para o cara saber quando uma resposta na realidade está plana primeiramente o cara tem que ter um Sr. ouvido e segundo entra a questão do "gosto". è uma grandee contradição as duas partes, acho que é por causa disso que até hj ng deu muita atençaõ a essa questão.

Vc podee tentar deixar uma linha plana utilizando um RTA e largando a pink noise nele, porém alguns vão se agradar depois que vc colocar o som pra rolar e outros não :)

photo20040618094407.JPG

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
E ae galera, blz?

Para ajudar mais ainda ao pessoal que tá afim de montar um triozão bala, eu gostaria de saber de vcs opniões de trio, tipo, o que vcs gostariam de ver projetado sacas?

Informando o veículo (pode ser até reboque), sujestões de equipamentos e o estilo do trio (qualidade, pancadão ou qualidade com pandão).

EX.: GOSTARIA DE VER UM TRIO QUE CAIBA EM UM GOL, SENDO ELE COM EQUIPAMENTOS DA OVERSOUND. GOSTARIA DE VER UM PROJETO DE TRIO DE QUALIDADE, OU DE TRIO DE PANCADÃO OU ATÉ MESMO QUALIDADE COM PANDÃO.

Vamos ver se a galera entra mais no contexto de TRIO

Abraços

Meu trio ta no meu avatar :P

O carro vai ser um gol g3.

[]s

Vc ja tem tudo? tamnho de caixa, dutos e etc?

Posso usar esse seu como modelo?

Ja tenho o banda ice, os eros sds chegam semana que vem, as duas d250x, duas Stw e o banda 2.4 eu compro dia 1 de agosto;

O que acha desse sistema??? Trocaria alguma coisa?? Da para fazer estrago?? :P

Rodrigo como fica o projeto de caixa e duto para esses falantes sendo colocados em um gol g3(não esquece das cornetas e stw)??

[]s

Cara... vou responder seu post e sua MP por aqui blz?

2 Eros 815SDS(4 ohms) em um Banda ICE

2 D250X + 2 Stw em um Banda 2.4

Ta legal essa configuração??? O que pode ser trocado para melhorar???

Esse módulo vai empurrar legal as cornetas e stw(tem outro? tô achando esse banda muito caro para empurrar o stereo)???

Citei essa configuração no teu post, mas vc não respondeu. 

[]s

Cara, que vai tocar vai, e vai tocar bem... mas vc vai sentir uma faltazinha de algo entre o woofer é a corneta que é exatamente o médio grave sacas?

Eu colocaria um banda 4.8 pra tocar cornetas e tw, ligaria em 1 bridge 2 cornetas em paralelo colocando capacitores de 20 uF para de potencia superior a 30 volts. Os tw vc pode utilizar na boa os Hinor 5HDI320 com capacitor de 2.2 uF com potencia acima de 30 volts, utilizando o outro bridge do banda.

O consumo do seu sistema será de:

- 120 amperes do banda ICE

- 80 amperes do 4.8

- 20 amperes do player

- Total de 220 amperes :)

EROS 815 SDS

- Caixa de 97 litros livres

- Pico entre 70 e 80 hz

- F0 em 60 hz

- SPL de 129,58

- Dutos: 3 de 4" por 12,50 cm de profundidade

CONFIGURAÇÃO PARA 1 FALANTE

Cara... teorizamente vc vai fazer um grande estrago eheaheaheahea

Abraços

Era exatamente isso que eu precisava saber.

Valeuz....

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Po cara... deixa eu te contar um pouco da minah história aqui, pra dar mais incentivo a vc querer crescer e dá incentivo a outros aqui também.

Sempre fui apaixonado por som, porém nunca cheguei a pensar que iria ser pra algumas pessoas o que sou hj em dia na área de som... só de pensar que há 3 anos atraz eu não sabia o que era um subwoofer.

Dai um belo dia um amigo meu comprou 2 premium IIe de 12 e colocou numa caixa de no máximo 40 litros ehaeheahea, depois agente futuando no site da bravox agente pegou um projeto e execultou... cara... fiquei impressionado com aquilo que eu vi, antes eu pensava que caixa acústica servia apenas para segurar os falantes aeheaheaheahehaea.

Dai comecei a mecher na net atraz de "como se projetar som" porém eu só encontrava projetos pra interno, e encontrei o site do autosom. Lá constava um chat no mIRC e entrei lá pra saber o que fazer.

Quando entrei tive ajuda de grandes pessoas como o muriloalvares e um rapaz chamado Andersom que não frequenta o forum, frequenta o chat do autosom na rede brasnete pelo mIRC. Cara... outra pessoa que me ajudou MUIIITOOO foi o Japaboy_, hj em dia juiz da MTM de Cascavel/PR e recordista na categoria de 1 sub de 12. Meu, o cara TOCA TERROR.

Baixei o programa WinISD mas não sabia nem por odne começar ehaheaheahea, não sabia de nnnnnnnnnnaaaaaaaaaaddddddddddaaaaaaaaaa... aquilo rpa mim era um gráfico que não me falava nada.

Dai comecei a ler artigos e fazer testes em casa e cheguei no meu primeiro som.

O primeiro som que eu montei pra mim foram 2 Hinor Star de 12", 1 st202, 1 tojo Ab2400 e um player aiwa, depois fui melhorando ele. Um belo dia eu montei pra mim um trio que contia 2 hinor star de 12", 2 premium iie de 12, 2 cornetas hinor, 2 cornetas lafayete e 3 tw st 302. Isso ligado em um tojo ab2400 e em um player da kenwood (n lembro o modelo). Cara... quando levei pra tua pra tocar os amigos ficaram impressinado... dizeiam que eu tinha outros amplificadores melhores tocando o som eheaheaheahea.

Como eu sempre gostei de trio e sempre tive uma vontade muito grande de nunca mais escultar "ratoreiras" na minha frente eu decidi fazer um topico aqui flando sobre como se montar um trio. E com o tempo fui aperfeiçoando e cheguei onde eu cheguei hj em dia. Li muito, perdi noites estudando, pertubei muito o juizo dos outros mas valeu a pena... vcs não sabem a satisfação que eu sinto quando algum usuário me pede um rpojeto, eu apresento, ele execulta e os outros comentam que está ótimo eheheahea

A minah maior dificuldade era que não tinah ng com opinão formado sobre trio, só tinah com interno e vcs sabem tanto quanto eu que não tem nada haver um com o outro... seguem caminhos difernetes... dai meu... fui fazendo testes utilizando equipamentos dos outros e cheguei a um contexto. Tudo que eu sei hj em dia de trio eu me esforcei, quebrei a cabeça e com ajudas de algusn to aqui passando meus conhecimentos. Acho que hj em dia eu agradeço as pessoas que me ignoraram quando perguntei, que ficaram de mal vontade comigo, pois foi desse jeito que eu aprendi e sou "superior" a nível de conhecimento deles.

Um belo dia, vários usuários daqui tinham dúvidas sobre vários aspectos no trio, eu decidi reunir e explicar passo a passo, postei aqui no forum e o marcelo me pediu o artigo para ser publicado, foi dai que nasceu o artigo de trio que escrevi. pena que ultimamento to tão atarefado que não to tendo condições de fazer meu artigo de trio de grande porte, com motores como gerador e etc... mas logo mais sairá :)

Bem acara... eu só tenho a te dizer uma coisa... rale, quebre a cabeça... porém bixo seja humilde como vc é e aprenda... que disso aqui pode-se nascer uma profissão...

Abraços cumpadi... e como eu sempre digo... VEM LIGA O SOM, DEIXA O PANCADÃO ROLAR :)

Pow Rodrigão vc disse tudo o que eu queria desabafar aki, mas por falta de tempo para digitar ainda nao o tinha feito, é o seguinte ainda sou leigo em questão de projetos de caixas e etc, pois sempre que penso em alguma ideia eu consulto a sua pessoa pelo msn, e pelo que vi vc é um cara muito atencioso e passa tudo o que a gente quer sem nenhum pro. É o seguinte já perdi muita aula na faculdade para ficar aqui no forum, e talz realmente vale a pena (até me ferrei em algumas disciplinas) eu queria saber se vc e o fcoelhogomes e entendidos do trio, que são grandes entendidos em trio aqui entre outras pessoas, me indicassem links sobre artigos com teoria sobre projetos de caixas acustica entre outras, pois acredito que a teoria aqui disponível nos artigos do autosom.net eu já "mastiguei" tudo.

E valeu pelo incentivo Rodrigão, ser reconhecido é muito bom pro ego, aquela zueira que eu fiz no são joao deu o que falar aqui na cidade hehehehegagagege os cara daki nem imaginava o estrago que eu podia faer aggagegeg as caixas num era nem projetada, mas um sisteminha bem feito é melhor do que essas "ratoeiras", se bem que eu to com um ódio dessas ratoeiras daki eu fiko puto com isso não vejo a hora de ter um pancadao só pra mim, (Off: comprei meu PC estou com um débito de 300 contos por mes durante 1 ano, é soda o som vai demorar buaubaubauabuuuuuuuuuuaaaaaa) to com vontade de fazer aquilo que vc me falou a parada de jogar agua nas cornetas heheheeh, é isso aí

VIDA LONGA AO TRIO DE QUALIDADE + PANCADAO hehehehagagege

Compartilhar este post

Link para o post

andreson

heahaeheaea.... valeus mesmo acara :)

Bixo... pena que eu n to com links aqui, formatei meu pc e esqueci de copiar :( Vou falar com o André Galelo pra ele postar os links dele aqui.

Cara... o bom mesmo é vc partir para os livros, coisa de 60 reais vc consegue com o marcelo (eu acho).

Manda um e-mail para ele que ele te fala os preços corretos, n sei se é essa faixa.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
andreson

heahaeheaea.... valeus mesmo acara :)

Bixo... pena que eu n to com links aqui, formatei meu pc e esqueci de copiar :( Vou falar com o André Galelo pra ele postar os links dele aqui.

Cara... o bom mesmo é vc partir para os livros, coisa de 60 reais vc consegue com o marcelo (eu acho).

Manda um e-mail para ele que ele te fala os preços corretos, n sei se é essa faixa.

Abraços

Vixe pelo que vejo, num vou poder comprar nada por enquanto, to frito comprei o meu PC, até a camisa polo da autosom.net que encomendei com o Marcelo to pensando de onde vou tirar essa grana, mas valeu mesmo. Qualquer coisa ae estamos ae.

LIGA O SOM E DEIXA O PANCADAO ROLAR,ZUEIRA É ZUEIRA hehehegagagagagaa

Compartilhar este post

Link para o post
No outro amplificador vc liga os 6x9 da seguinte forma, 3 6x9 em série (imp. final 12 ohms), depois liga mais 2 6x9 em série (imp. final 8 ohms), depois de formado vc liga eles em paralelo com o 6x9 restante, isso te dará a impedancia final de 2,16 ohms... ótimo para o amplificador.

não curto trio mas peraí que aqui eu tenho que dar pitaco

fazendo esse tipo de ligação, pra um dos 6x9 vc vai estar mandando a METADE da potência do módulo (isso mesmo, 490W RMS prum falante de 150), o que provavelmente vai fazer ambos o cone e a torre dele entrarem em órbita. e o resto vc vai estar subutilizando, as três em série estarão recebendo 1/12 da potência do módulo cada (metade da metade, dividido por três) e as duas em série 1/8 da potência do módulo cada (teoricamente correto, mas faticamente inaceitável).

falantes de impedâncias iguais, que toquem exatamente a mesma gama de frequências, TÊM necessariamente que ser ligados ou em série, ou em paralelo, ou em conjuntos série-paralelo, em números iguais, de modo que a potência que chega em CADA UM dos falantes da associação seja EXATAMENTE a mesma. senão, pode-se dizer adeus ao equilíbrio, cada falante vai tocar com uma potência e num volume diferente e não há regulagem que dê jeito nisso.

para se utilizar um Voxer Expert pra tocar as 6x9, sugiro que sejam em número de oito, cada quatro em paralelo e os dois conjuntos em série para uma impedância final de 2 ohms a ser utilizada no bridge do amp. sugiro também que o high-pass do módulo seja utilizado para os woofers, e entre os bornes do woofer e da torre de cada 6x9 seja utilizado um capacitor bipolar de 22 uF, que filtrará as frequências baixas, impedindo a queima dos falantes da torre.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...