Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RodrigoCarvalho

[TRIO] - Projetos

Recommended Posts

E ae galera, blz?

Para ajudar mais ainda ao pessoal que tá afim de montar um triozão bala, eu gostaria de saber de vcs opniões de trio, tipo, o que vcs gostariam de ver projetado sacas?

Informando o veículo (pode ser até reboque), sujestões de equipamentos e o estilo do trio (qualidade, pancadão ou qualidade com pandão).

EX.: GOSTARIA DE VER UM TRIO QUE CAIBA EM UM GOL, SENDO ELE COM EQUIPAMENTOS DA OVERSOUND. GOSTARIA DE VER UM PROJETO DE TRIO DE QUALIDADE, OU DE TRIO DE PANCADÃO OU ATÉ MESMO QUALIDADE COM PANDÃO.

Vamos ver se a galera entra mais no contexto de TRIO

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
E ae galera, blz?

Para ajudar mais ainda ao pessoal que tá afim de montar um triozão bala, eu gostaria de saber de vcs opniões de trio, tipo, o que vcs gostariam de ver projetado sacas?

Informando o veículo (pode ser até reboque), sujestões de equipamentos e o estilo do trio (qualidade, pancadão ou qualidade com pandão).

EX.: GOSTARIA DE VER UM TRIO QUE CAIBA EM UM GOL, SENDO ELE COM EQUIPAMENTOS DA OVERSOUND. GOSTARIA DE VER UM PROJETO DE TRIO DE QUALIDADE, OU DE TRIO DE PANCADÃO OU ATÉ MESMO QUALIDADE COM PANDÃO.

Abraços

Meu trio ta no meu avatar :P

O carro vai ser um gol g3.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
E ae galera, blz?

Abraços

[]s

Vc ja tem tudo? tamnho de caixa, dutos e etc?

Posso usar esse seu como modelo?

Compartilhar este post

Link para o post

Que tal aquele projeto baseado nos equipamentos da Oversound (Subs sub 800 e mids mg10) e da selenium (cornetas d405 e talvez tweeters st302) ??? Com aquela caixa que vc recomendou... Vamos ver como ficaria??? Abraço!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
E ae galera, blz?

Abraços

[]s

Rodrigo, inclusive esse que o The_Answer está querendo, ele está discutindo comigo e eu posso fornecer alguma informação mais técnica.

Preciso ver o tamanho do porta-malas para definir os tamanho da caixa e com isso definir sintonia melhor.

Fiz o estudo de 03 tamanhos possíveis e até estou com os Arquivos do Wins ISD Beta aqui no meu computador, mas não lembro dos dutos no momento.

Vou anexá-los à mensagem

Acho que eram esses:

1 - Cerca de 88 L - (Fb = 45 Hz) - resposta mais plana do WinISD e BassBox6

2 - 100L - (Fb = 40 Hz)

3 - 140L - (Fb = 35 Hz)

Claro o tamanho do porta-malas será decisivo.

A outra questão é se vai precisar de falantes para médios ou não, mas aí tem que ouvir primeiuro.

Prj_SDS_Beta.zip

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post
Que tal aquele projeto baseado nos equipamentos da Oversound (Subs sub 800 e mids mg10) e da selenium (cornetas d405 e talvez tweeters st302) ??? Com aquela caixa que vc recomendou... Vamos ver como ficaria??? Abraço!!!  :legal:

Grande PaLioZiM... sempre colaborando :)

Ve só... eu acho que te falei um caixa menor, porém considera esse que eu vou falar agora.

Oversound Sub 18 800

- Caixa de 100 litros livres

- Pico entre 70 e 80 hz

- F0 em 62 hz

- SPL de 131,56 (É MUITA PORRADA agegeagea)

- Dutos: 3 de 4" por 10,50 cm de profunidade

CONFIGURAÇÃO PARA 1 FALANTE

Oversound MG 10 300

- Caixa de 23 litros livres

- Pico entre 100 e 115 hz

- F0 em 93 hz

- SPL de 130,92 (É MUITA PORRADA agegeagea)

- Dutos: 2 de 3" por 5,50 cm de profunidade

Drivers Selenium D405

- 2 Drivers com cornetas de médio alcance; (funcionando a 100 rms cada)

PS.: SE VC FOR UTILIZAR CROSSOVER COM 4 VIAS, CONFORME OS CORTES SEJAM ASSIM: 18 800 - 40 ~ 95 HZ, 10 300 - 95 ~ 4000 HZ - D205 4000 ~ 6000 HZ e TW acima de 6000 hz vc utiliza essa configuração de cornetas.

Caso não seja assim, vc for utilizar os 18 800 e os 10 300 em full, vc deve utilizar 4 cornetas dessas. Se vc quizer qualidade e definição sonora eu recomendo utilizar crossover.

TW ST 302 SELENIUM

- Se vc for utilizar os cortes de frequencia acima citado eu recomendo vc colocar 3 TW desses, se fugir disso eu recomendo vc utilizar 5 tw desses.

Vc já definio os amplificadores? Me define isso para eu montar aqui seu esquema, inclusive com a corrente necessária para tocar isso blz?

Me informa também se vc vai usar crossover ou não, para eu colocar um esquema mais exato aqui :)

Cara, se vc quer sistema de qualidade, usar os cortes que te falei acima, vc vai amar a qualidade dele :)

Abraços

Editado por RodrigoCarvalho

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso eu tô usando duas D405 Ti, um cross 3 vias da boss (REV-50X), duas baterias de 110A cada... Fora os subs e os mids... como a MTL-2 é sintonizada numa frequência mais alta e tem uma resposta muito boa a partir dos 80hz, os mids estão com resposta melhor em 125hz... O corte está em 125hz na MTL...

De acordo com a MTL, o sepa projetou a caixa p/ mids... E ficou muito boa!!! Pequena e e explosiva... E a qualidade... Indiscutível...

Editado por PaLiOzIm

Compartilhar este post

Link para o post
E ae galera, blz?

Abraços

[]s

Rodrigo, inclusive esse que o The_Answer está querendo, ele está discutindo comigo e eu posso fornecer alguma informação mais técnica.

Preciso ver o tamanho do porta-malas para definir os tamanho da caixa e com isso definir sintonia melhor.

Fiz o estudo de 03 tamanhos possíveis e até estou com os Arquivos do Wins ISD Beta aqui no meu computador, mas não lembro dos dutos no momento.

Vou anexá-los à mensagem

Acho que eram esses:

2 - 100L - (Fb = 40 Hz)

3 - 140L - (Fb = 35 Hz)

A outra questão é se vai precisar de falantes para médios ou não, mas aí tem que ouvir primeiuro.

Eae mano, blz?

O aconselhavel ai cara é utilizar falantes para médio grave, vai ficar com uma qualidade BEM melhor, tendo em vista que ele responde até 1000 (-12 db oitava).

Cara... acredito eu que para caber em um gol, uma caixa de 220 litros cabe (pelo menos em um corsa eu coloquei de 200 litros, fora caixa de cornetas e tw.

EROS 815 SDS

- Caixa de 97 litros livres

- Pico entre 70 e 80 hz

- F0 em 60 hz

- SPL de 129,58

- Dutos: 3 de 4" por 12,50 cm de profundidade

Caso vc queira colocar médio grave ai vai:

Eros E-312 L / E-312 LC

- Caixa de 44 litros livres

- Pico entre 100 e 110 hz

- F0 em 81 hz

- SPL de 129

- Dutos: 2 de 4" por 5,20 cm de profundidade

Voce poderia utilizar os cortes acima que citei ao PaLiOzInHo e colocar 2 cornetas 250x trabalhando a 100 rms cada. Para os tw vc poderia utilizar 2 da Hinor 5HDI320 que iria ficar de bom gosto :)

Assim, vc pode não usar os falantes para médio grave, porém vc vai ter que dá um corte nos driver´s para reproduzirem acima de 1000 hz que não fica com uam qualidade muito lega. Seria interessante entrar com a bateria de médio mesmo :)

Me fala o que vcs pretendem fazer e que amplificadores pretende usar :)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
No meu caso eu tô usando duas D405 Ti, um cross 3 vias da boss (REV-50X), duas baterias de 110A cada... Fora os subs e os mids... como a MTL-2 é sintonizada numa frequência mais alta e tem uma resposta muito boa a partir dos 80hz, os mids estão com resposta melhor em 125hz... O corte está em 125hz na MTL...

De acordo com a MTL, o sepa projetou a caixa p/ mids... E ficou muito boa!!! Pequena e e explosiva... E a qualidade... Indiscutível...

Eu dei um ganho alto nela pra poder chegar a acompanhar os 18 sds.

Assim, eu coloquei aquele esquema pensando assim: "subgrave", grave, médio e agudo sacas?

Existem várias maneiras de vc configurar esse, eu to me baseando na qualidade sacas? :)

Mas po... vamo fazer testes... pensa que eu to sem tempo, sem carro e sem dinheiro pra comprar equipametnos e fazer testes eahehaheeh

Compartilhar este post

Link para o post

PaLiOzIm

Ve só, esse som que vou mostrar agora eu preparei ele para o campeonato da Recife Street Cars, esse foi para demonstração de qualidade em trio.

Os equipamentos:

- 2 wpu 1507 quatrto em caixa band pass 6º ordem;

- 2 magum de 15 em caixa dutada;

- 4 cornetas selenium d250;

- 2 cornetas hinor hdi320;

- 3 tw selenium st302;

- 1 tw qsl;

- 1 pyramid 1000w jader

- 1 tojo tmp 2080

Cara... foi o melhor trio que montei até hj, não pela potencia e sim pela qualidade. Utilizei ai aquele esquema de cortes parecido com o que te indiquei :)

Abraços

post-5-1090344746.jpg

Editado por RodrigoCarvalho

Compartilhar este post

Link para o post
E ae galera, blz?

Abraços

[]s

Ja tenho o banda ice, os eros sds chegam semana que vem, as duas d250x, duas Stw e o banda 2.4 eu compro dia 1 de agosto;

O que acha desse sistema??? Trocaria alguma coisa?? Da para fazer estrago?? :P

Rodrigo como fica o projeto de caixa e duto para esses falantes sendo colocados em um gol g3(não esquece das cornetas e stw)??

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

ae galera meu trio projetado pelo rodrigo :rever1: batendo horrores... :vts

som.jpg

valeu rodrigo é depois quero falar contigo pq to com um novo projeto em mente....

abraços :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
PaLiOzIm

Ve só, esse som que vou mostrar agora eu preparei ele para o campeonato da Recife Street Cars, esse foi para demonstração de qualidade em trio.

Os equipamentos:

- 2 wpu 1507 quatrto em caixa band pass 6º ordem;

- 2 magum de 15 em caixa dutada;

- 4 cornetas selenium d250;

- 2 cornetas hinor hdi320;

- 3 tw selenium st302;

- 1 tw qsl;

- 1 pyramid 1000w jader

- 1 tojo tmp 2080

Cara... foi o melhor trio que montei até hj, não pela potencia e sim pela qualidade. Utilizei ai aquele esquema de cortes parecido com o que te indiquei :)

Abraços

Show Rodrigão!!! Gostaria de poder ter ouvido essa belezinha... Então, quanto aos testes, com certeza os farei... E com certeza lhe darei os resultados assim que possível for... No mais, valeu!!! E vida longa ao trio de qualidade!!! Abração!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
E ae galera, blz?

Abraços

[]s

Vou anexá-los à mensagem

Acho que eram esses:

2 - 100L - (Fb = 40 Hz)

3 - 140L - (Fb = 35 Hz)

Eae mano, blz?

O aconselhavel ai cara é utilizar falantes para médio grave, vai ficar com uma qualidade BEM melhor, tendo em vista que ele responde até 1000 (-12 db oitava).

Cara... acredito eu que para caber em um gol, uma caixa de 220 litros cabe (pelo menos em um corsa eu coloquei de 200 litros, fora caixa de cornetas e tw.

EROS 815 SDS

- Pico entre 70 e 80 hz

- F0 em 60 hz

- SPL de 129,58

Caso vc queira colocar médio grave ai vai:

Eros E-312 L / E-312 LC

- Caixa de 44 litros livres

- Pico entre 100 e 110 hz

- F0 em 81 hz

- SPL de 129

- Dutos: 2 de 4" por 5,20 cm de profundidade

Voce poderia utilizar os cortes acima que citei ao PaLiOzInHo e colocar 2 cornetas 250x trabalhando a 100 rms cada. Para os tw vc poderia utilizar 2 da Hinor 5HDI320 que iria ficar de bom gosto :)

Assim, vc pode não usar os falantes para médio grave, porém vc vai ter que dá um corte nos driver´s para reproduzirem acima de 1000 hz que não fica com uam qualidade muito lega. Seria interessante entrar com a bateria de médio mesmo :)

Me fala o que vcs pretendem fazer e que amplificadores pretende usar :)

Abraços

Está totalmente coerente com o meu pensamento.

Eu também estou de acordo que com a utilização do SDS precisa de médios, mas o f22dB (acho que esse o nick do colega que tem 02 SDS com um Ice), disse que não sentiiu falta. Concordo justamente em função da gama de resposta e atenuação natual dos falantes como vc citou.

PARA GRAVE:

--------------

Então deixaria os SDS para atuar apenas na faixa de graves (digo corte LP 80~100hz).

PARA MÉDIO-GRAVES E MÉDIOS:

--------------------------------------

Para atuar na faixa de médio-graves e médios há no entanto uma série boas opções, mas logo vem a questão do espaço:

Mantendo a opção de Eros

- Eros 412MG, Eros 312L, Eros 251-V ou Eros 310-H

Como opção de Selenium

- PW3, PW5, Mid Bass Profissional

Qualquer um PAR deles atuando comn corte BP com início entre 80~100Hz (de acordo com o corte LP para o grave), até o limite inferior do corte do Driver. Havendo uma sincronia em relação aos cortes.

PARA MÉDIO-AGUDOS E AGUDOS:

--------------------------------------

Para atuar na faixa de médios-agudos e agudos vamos dizer assim, optaria por usar:

04 Driver D210Ti com corte HP a 1.5KHz

ou

02 Drivers Selenium 3300Ti ou 4400Ti ou Snake SD 375

( esses últimos são drivers de 2" e possibilitam corte HP abaixo de 1 KHz até, mas isso devido ao tipo de corneta escolhido).

Me disponibilei em testar um dos meus amplificadores (200ix) para ele testar os Drivers fenólicos e STW, mas ele vier a precisar de falantes para médios, indiquei

o próprio 200ix ou mesmo um Banda 4.8.

Para utilizar no restante dos falantes seria em Tri-mode. O Banda possui 04 canais e possibilita 02 ligações em bridge a 04 ohms com potência de 240w RMS e para um falante como PW3 por exemplo, que é cerca de 150w RMs a 08 ohms, estaria na média de potência dele.

Já fiz a previsão de SPL de 02 SDS num Ice versus 02 PW3 num 4.8 e estão quase equilibrados, mas os eventuais ganhos de cabine e da caixa pode aumentar a diferença em favor dos SDS, nesse caso, poderia usar os Mid Bass Profissionais ou o Eros 310-H, que são a meu ver "falantes natos", para atuarem na faixa de médios e ainda por cima tem alta sensibilidade (101 dB), o que possibilitaria maior equilíbrio entre as frequências.

Mas se ele quer usar Drivers Fenólicos e STW, respeito a opinião dele.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post
E ae galera, blz?

Abraços

[]s

Ja tenho o banda ice, os eros sds chegam semana que vem, as duas d250x, duas Stw e o banda 2.4 eu compro dia 1 de agosto;

O que acha desse sistema??? Trocaria alguma coisa?? Da para fazer estrago?? :P

Rodrigo como fica o projeto de caixa e duto para esses falantes sendo colocados em um gol g3(não esquece das cornetas e stw)??

[]s

Cara... vou responder seu post e sua MP por aqui blz?

2 Eros 815SDS(4 ohms) em um Banda ICE

2 D250X + 2 Stw em um Banda 2.4

Ta legal essa configuração??? O que pode ser trocado para melhorar???

Esse módulo vai empurrar legal as cornetas e stw(tem outro? tô achando esse banda muito caro para empurrar o stereo)???

Citei essa configuração no teu post, mas vc não respondeu. 

[]s

Cara, que vai tocar vai, e vai tocar bem... mas vc vai sentir uma faltazinha de algo entre o woofer é a corneta que é exatamente o médio grave sacas?

Eu colocaria um banda 4.8 pra tocar cornetas e tw, ligaria em 1 bridge 2 cornetas em paralelo colocando capacitores de 20 uF para de potencia superior a 30 volts. Os tw vc pode utilizar na boa os Hinor 5HDI320 com capacitor de 2.2 uF com potencia acima de 30 volts, utilizando o outro bridge do banda.

O consumo do seu sistema será de:

- 120 amperes do banda ICE

- 80 amperes do 4.8

- 20 amperes do player

- Total de 220 amperes :)

EROS 815 SDS

- Pico entre 70 e 80 hz

- F0 em 60 hz

- SPL de 129,58

Cara... teorizamente vc vai fazer um grande estrago eheaheaheahea

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

fcoelhogomes

Cara, a idéia é fazer conforme a figura abaixo sacas?

Se vc for colocar o medio pra tocar de 80 ~ 100 hz não vai ficar muito legal, faz um teste ai, deixa ele tocar até uns 4000 e depois vc coloca as cornetas pra tocar acima de 4000 pra vc ver que coisa linda fica o som cara... os danados dos médio grave dão uma realsada nas frequencias médias sacas?

Abraços

post-5-1090353374.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Abraços

Show Rodrigão!!! Gostaria de poder ter ouvido essa belezinha... Então, quanto aos testes, com certeza os farei... E com certeza lhe darei os resultados assim que possível for... No mais, valeu!!! E vida longa ao trio de qualidade!!! Abração!!! :legal:

hehaeheaea..

Meu irmão, faz e me dix o que está faltando ou o que vc necessita mais que eu vou ver outras opções de configurações pra vc... infelizmente a prática não é tão parecida com a teoria sacas?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
fcoelhogomes

Se vc for colocar o medio pra tocar de 80 ~ 100 hz não vai ficar muito legal, faz um teste ai, deixa ele tocar até uns 4000 e depois vc coloca as cornetas pra tocar acima de 4000 pra vc ver que coisa linda fica o som cara... os danados dos médio grave dão uma realsada nas frequencias médias sacas?

Abraços

Cara naum tah muito estreita naum a banda das cornetas, por q no gráfico a eficiencia dela (d-250x) começa a cair justamente nesse ponto!!!

Compartilhar este post

Link para o post
ae galera meu trio projetado pelo rodrigo :rever1: batendo horrores... :vts

som.jpg

valeu rodrigo é depois quero falar contigo pq to com um novo projeto em mente....

abraços :legal:

aehheaheaheaea....

Valeus ae tiagão.. qualquer coisa nos falamos no msn ou manda uma mp pra mim

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
fcoelhogomes

Abraços

Cara naum tah muito estreita naum a banda das cornetas, por q no gráfico a eficiencia dela (d-250x) começa a cair justamente nesse ponto!!!

Assim... vc tem que analisar o contexto sacsa?

Em que frequencia é considerada a faixa de médio? Não se preoculpa com a questão da faixa de comprimento e sim nas frequencias que ele vai reproduzir.

Faz um teste ai utilziando capacitores, pega um PW5 da vida ou qualquer falante que reproduza até 4.000 hz e coloca a corneta pra reproduzir acima disso... depois dá uns 2 metros do som e esculta.

Vc vai ver que a corneta e o woofer de médio grave "aparenta ser a mesma coisa".

:)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
fcoelhogomes

Abraços

Ok blz Rodrigo!!

Bastante ilustrado. Ficou ótimo o esquema mas não foi isso que eu quiz dizer. Senão vejamos:

"corte BP com início entre 80~100Hz (de acordo com o corte LP para o grave), até o limite inferior do corte do Driver. Havendo uma sincronia em relação aos cortes."

RECAPITULANDO:

Falei que o corte iria iniciar a partir dos 80 a 100Hz (em função do corte que fizesse na faixa de graves), por isso falei eles estarem sincronizados. Entendeu?

E essa sincronia também deveria existir na faixa superior (onde os Drivers começassem a atuar). Só não disse claramente onde iria começar em função da liberdade que eu dei de escolha dos falantes que fossem responder na faixa de médio-agudos e agudos.

Concordo com o seu sistema de 04 vias usando os STW + Drivers Fenólicos ou somente Drivers Ti, apenas 03 vias. A questão foi somente as opções de cortes diferentes, mas não defini porque eu deixei que ele escolhesse os modelos de Drivers que estivessem ao seu alcançe ($$$$$).

:P Uma discussão sadia é sempre para bom todos nós.

:legal: Um forte abraço!!

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post
fcoelhogomes

Abraços

Ok blz Rodrigo!!

Bastante ilustrado. Ficou ótimo o esquema mas não foi isso que eu quiz dizer. Senão vejamos:

"corte BP com início entre 80~100Hz (de acordo com o corte LP para o grave), até o limite inferior do corte do Driver. Havendo uma sincronia em relação aos cortes."

RECAPITULANDO:

Falei que o corte iria iniciar a partir dos 80 a 100Hz (em função do corte que fizesse na faixa de graves), por isso falei eles estarem sincronizados. Entendeu?

E essa sincronia também deveria existir na faixa superior (onde os Drivers começassem a atuar). Só não disse claramente onde iria começar em função da liberdade que eu dei de escolha dos falantes que fossem responder na faixa de médio-agudos e agudos.

Concordo com o seu sistema de 04 vias usando os STW + Drivers Fenólicos ou somente Drivers Ti, apenas 03 vias. A questão foi somente as opções de cortes diferentes, mas não defini porque eu deixei que ele escolhesse os modelos de Drivers que estivessem ao seu alcançe ($$$$$).

:P Uma discussão sadia é sempre para bom todos nós.

:legal: Um forte abraço!!

fcoelhogomes

grande... ehehaheaea

Desculpa ai.,.. to ficando louco antes da hora, eu tinah entendido vc dizer que era pro woofer tocar de 80 ~ 100 hz ehehaeaheah :)

Inclusive cara essa questão de cortes é muiitooo relativa, isso varia de usuário para usuário, eu mesmo não gosto muito de SPL em cornetas sacas? por isso que dou um corte alto :)

Cara... to vendo que vc tem um ótimo nível... tá de parabens... projetar trio não é dificil é apenas detalhista... e com esse papo que agente ta levando aqui eu aprendo com vcs e vcs aprendem cmg... nunca ng sabe o suficiente :)

Vcs não tem ideia da quantidade de idéias dispertou em mim com esse topico

Abraços pra tu tb cumpadi... precisando tamos por aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...