Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
unBond_

[GM/Astra] Nexus 7 como central multimidia

Recommended Posts

Antes de mais nada quero agradecer à todos que participam do astraclub. Sem as dicas e os tutoriais não conseguiria fazer quase nada nesse carro.

Outra pessoa que tenho que agradecer é meu pai, primeiro por ter facilitado a "compra" e porque eu como marceneiro e pra fazer algumas coisas sou literalmente um caos hehe, boa parte das coisas ele e uns amigos que me ajudaram.

Bom, já tive palio, stilo, clio, agora estou e pretendo ficar por tempo indeterminado com o astra.

Meu carro é um astra elite sedan 2.0 8v acredito ser completo, só não possui o teto solar (ainda). Tem alguns probleminhas e uns raladinhos mas com calma e sem pressa vou arrumando.

Chega de papo e vamos as fotos:

23foqiv.jpg

RzK43R4.jpg

goJOcUU.jpg

Como era antes! Sim eu sei que muitos vão me criticarr, mas não foi possível manter esta cor.

qZPgeh5.jpg

Bom mas chega de fotos, pois tem muitos astras bonitos por aí. Bom, particularmente eu acho um absurdo o preço das centrais multimídias pelo o que elas oferecem. Eu sei que tem a praticidade e em alguns casos, a qualidade de audio. Sempre olhei os projetos de car computer, mas nunca animei realmente. Eu estudo por hobby eletrônica, e sou analista por formação, mas eu nunca tinha trabalhado com arduino.

Eu li tantos sites vi tantos vídeos que eu já me perdi por completo de onde eu tirei tudo, portanto não vou citar fonte alguma pra não injustiçar ninguém.

Uma das coisas que era prioridade era manter o máximo possível a originalidade, então nada de cortes em chicote e em acabamentos a não ser que fosse absolutamente necessário.

Os componentes que eu utilizei foram os seguintes.

-Kit duas vias custom (Midbass sony explod 1740s / Tweeter nar audio) e atrás nar audio serie 1 5"

-Subowoofer Questo 10" @ 250w caixa com 40L dutada

-módulo bbuster 1600gl (kit 2 vias em full e sub em bridge com lowpass próximo dos 65hz)

-Tablet Google Nexus 7 2012 32GB wifi - atualmente usando USB ROM

-Fonte inversora dc-dc 12v 3A

-Cabo y USB

-Hub usb xingling lixo do caramba (por enquanto)

-Placa de som USB DAC 202 da Beringher

-Cabos rca diy (conectores banhados à ouro feitos com cabo para guitarra (10cm))

-5 metros de Cabo UTP (levar usb para o porta-malas)

-E demais materiais para instalação de um som, cabo 16mm, fios paralelos de 1,5m falantes, e 4mm sub - shok industries.

-Diversos materias, fibra de vidro, placa de fenolite, resistores, lixas, tinta, lixadeiras, serradeiras, e etc...

-Arduino nano falsificado

-modulo bluetooth hc-06

-app usado remote steering arduino controller (XDA = http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2635159 )

Eu vou por os detalhes da interface em um post separado.

Desmontagem do interior e instalação do kit 2 vias

AgBFa0G.jpg

Midbass instalado aro em MDF e crossover do tweeter fixado.

Nu3COTB.jpg

Fixação do tweeter foi bem simples 3 pingos de cola quente. E mais uma vez o tanto que o astra é um carro diferenciado, esses acabamentos tem uma construção excelente.

Qq5xuse.jpg

Conectores chatos que desistir de mexer neles, não consegui tirar os que ficam na porta. Acabei usando a fiação original infelizmente.

6psfxIg.jpg

sonZe2v.jpg

Minihowto de remover uns grilos na porta

Um pequeno contratempo, os midbass chegam a tocar subgrave, esse é um dos motivos nos quais não vou tratar a porta, para min ela está excelente o forro veda muito bem a porta. Tava um treme treme enorme na porta e por final era o módulo do airbag que estava tremendo, usei silicone e cola quente para firmar o módulo e acabou a vibração.:

VpNVr2k.jpg

4EwqZxx.jpg

Ss6V5D7.jpg

o7Y1bCU.jpg

Parte elétrica/Cabos de audio, sempre usando as calhas originais, demorei bastante nessa parte pois não queria quebrar nada. Acabei passando 6 pares, vai que futuramente aparece um 3 vias...

9uzvk8a.jpg

nefTh37.jpg

iXwdxpo.jpg

Como não consegui desmontar os conectores na porta, eu levei a fiação até o console central e usei o original. Comprei um conector iso para fazer as ligações. O remote do módulo e a alimentação do tablet e periféricos usb ficaram no positivo direto. Eu coloquei uma chave manual pois já tinha um pequeno buraco na capa lateral. Bem feio por assim dizer mas acabou que ficou bem prático. Tudo ficou atrás de um fuzível de 5A.

Construção da moldura:

KZukG4X.jpg

Foi necessário alargar um pouco e o fundo eu fiz com fibra de vidro e resina, foi a primeira vez que mexi com isso

O9EMAuW.jpg

Primer

3O2O3Kw.jpg

Pintura

o54NQHH.jpg

Depois que eu pintei eu tive que refazer algumas coisas pra corrigir a profundidade

dtoDMXZ.jpg

Esses dois buracos horrorosos é pra ter acesso aos parafusos. O table é preso por um imã (de neodimio retirado de HD atrás na esquerda e pelo conector usb na direita. Ficou bem firme e ao mesmo tempo fácil de remover.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porta malas:

Moldura para fixação do módulo, tá de cabeça pra baixo, mas depois eu inverto o acrílico hehe

UEJe4Jw.jpg

Módulo instalado

EO4dsLO.jpg

Primeiras simulações com o arduino

8t4MzMd.jpg

S4tbjQk.jpg

Sdqot3M.jpg

Como sabemos que os botões do astra é resistivo, e cada resistor possuí determinado valor, usei um simples push button com um resistor de 330 para ir testando meu código.

fft94W2.jpg

Construção da placa de circuito impresso:

Esquentando o circuito impresso em impressora à laser com papel fotográfico

WU1z7iQ.jpg

Após esfregar bastante o ferro, derramei alcool e fui retirando o papel

3DN5iFu.jpg

Placa limpa pronta para ser perfurada

3cVVJsd.jpg

Placa perfurada e testando pra ver se tudo encaixa direitinho.

7X3HifC.jpg

Maipx57.jpg

Placa corroída, removendo o tonner

TinZTt0.jpg

Detalhe da placa com vista para os circuitos. O Fio amarelo vai no fio do controle dos volantes (no caso do meu astra um cinza/vermelho) e o preto vai no negativo.

8zzSvEs.jpg

Placa finalizada e soldada, aguardando o verniz secar, (sim, eu usei um verniz transparente)

C4tuLD6.jpg

Resultado final

03YqZek.jpg

vyWUUcU.jpg

XUNe15z.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Detalhes do projeto da interface:

Pra descobrir a resistência, de cada botão do volante é simples, adicionamos um resistor com um valor conhecido (R1, vR1 no algorítimo) e apartir dessa fórmula, encontramos o valor da resistência R2 (no algorítmo vR2).

60ccdc8a0bf2143c8203d7ab72977c9a.png

Maiores detalhes aqui: https://en.wikipedia...Voltage_divider

137px-Resistive_divider2.svg.png

Os outros dois resistores são pra reduzir a voltagem para o módulo bluetooth.

6tUNObr.jpg

Um user do XDA desenvolveu um app, que apesar dele não ter disponibilizado o código fonte, e nem ser encontrado na play store pode ser baixado lá no tópico citado anteriormente. No caso o ardunio envia os valores dos botões via serial para o android com o seguinte formado <click:valor><hold:valor> <release:valor>.

http://forum.xda-dev...d.php?t=2635159

APP do controle dos botões:

soRcqFt.png

1wReTfN.png

Eu me estressei bastante mas não consegui a chegar a um algoritmo eficiente para poder usar as funções de botão duplo e hold, pelo fato do circuito ser aterrado junto ao sistema elétrico do carro e o carro varia conforme a carga elétrica (de 12v à 14,5v), tudo influenciava nas leituras, nos testes inciais se eu ligasse a chave do carro botão nenhum funcionava mais. Ou seja, a única forma de se ter leituras mais exatas seria se eu isolasse esse circuito, mas aí sinceramente já estaria saindo da minha ossada, pois não conheço bem o chicote do carro.

Por fim deixei os botões com funções únicas, com as coisas que mais uso quando estou dirigindo, e pelo menos por enquanto pra min está ótimo

Volume +, Volume -, Play/Pause/Mute. Adiantar / Retroceder e abrir GPS.

E adotei uma margem de erro para poder compensar as diferenças da resistência.

Aqui está o algorítimo que estou rodando/debugando atualmente, tem funcionado com 95% de precisão...

#include <SoftwareSerial.h>
//Intervalo mínimo das resistências afim de evitar valores bizarros
#define mgErro 35  // margem de erro
//valor botão inteiro
int bot = 0;
//pra debug
int vrDb = 0;
int vR2 = 0; // armazena resistencia atual do volante em valor inteiro // não sei
//pino digital 3,4 rx/tx 
SoftwareSerial ms(3, 4);

void setup() {
   Serial.begin(115200);
   Serial.println("Interface 0.4");
   ms.begin(9600);
   while (!ms);
   ms.write("AT+NAMEAstraVolante");
   ms.flush();
   delay(125);
   ms.print("AT+PIN1234");
   ms.flush();
   delay(125);
   ms.print("AT+CMODE=1");
   ms.flush();
   delay(125);
   ms.print("AT+RESET");
   ms.flush();
   delay(125);
   ms.print("AT+INIT");
   ms.flush();
   delay(125);
   ms.print("AT+INQ");
   ms.flush();
   delay(125);
   Serial.println("Bluetooth ativado");
}

void loop() {
   calcularResistencia();
   if (vR2 < 1650 && vR2 > 60) {
       teclaBotao();
       holder();
       //Debug
       if (vR2 != vrDb) {
           Serial.println(vR2);
           Serial.println(bot);
       }
       vrDb = vR2;
   }
}

void calcularResistencia() {
   //calcular 3 vezes esse trem pra ve se acontece uma leitura mais sólida
   //
   for (int i = 0; i < 3; i++) {
       // voltagem de entrada
       float vIn = 5;
       //porta onde esta ligado o terminal VOut do circuito.
       int portaZero = analogRead(0);
       float vR1 = 2200; //resistor conhecido do circuito
       //Inicio das fórmulas do cálculo da resistencia
       float VOut;
       VOut = portaZero / 1023.0 * vIn;
       vR2 = vR1 * (1 / ((vIn / VOut) - 1));
   }
}

void teclaBotao() {
   if (vR2 > (126 - 15) && vR2 < (126 + 15)) {
       bot = 20;
   } else if (vR2 > (214 - 20) && vR2 < (214 + 20)) {
       bot = 10;
   } else if (vR2 > (316 - 25) && vR2 < (316 + 25)) {
       bot = 30;
   } else if (vR2 > (502 - mgErro) && vR2 < (502 + mgErro)) {
       bot = 40;
   } else if (vR2 > (835 - mgErro) && vR2 < (835 + mgErro)) {
       bot = 50;
   } else if (vR2 > (1564 - 40) && vR2 < (1564 + 40)) {
       bot = 60;
   } else {
       bot = 0;
   }
}

void holder() {
   if (bot != 0) {
       ms.print("<click:");
       ms.print(bot);
       ms.print(">");
       Serial.println("<click:");
       Serial.println(bot);
       Serial.println(">");
       //delay mínimo entre o presionamento de botões.
       delay(400);
   }
}

Em foruns gringos como o mp3Car, alguns users afirmam que conseguiram configurar essas múltiplas funções, mas não compartilharam como fizeram, eu acredito que eles usaram alguma pré-interface como essas da FAATECH e outros modelos que vendem por aí...

Usabilidade, por enquanto como eu não adicionei outros módulos (câmera de ré, tv, hd externo). Tudo tem funcionado relativamente bem.

A rom usada é :

http://mehrvarz.gith...nexus-7-usbrom/

Quando a energia é ativada, ela acorda o tablet. E quando a energia é desligada ela vai automáticamente em 5 segundos pro modo dormir.

0C7hVnL.png

Dificuldades encontradas no dia a dia:

Então, quando eu comprei a placa do arduino, pelo conceito que eu havia estudado na facul de que ele era "livre", eu nem sabia que tinha alguns modelos que são "falsificados", logo de início eu pretendia que a conexão serial seria via usb, conforme o tutorial do xda. Porém tive uma desagradável surpresa que a biblioteca que ele usou para desenvolver o APP contemplava os arduinos italianos, ou seja os "originais". O meu era um clone, não funciona! Tentei recompilar o kernel, mas logo descobri que se tratava de algo relativo ao APP.

Eu tinha essas opções:

-Comprar um arduino original o que me custaria 150 mangos (esse que comprei custou 30).

-Usar um kernel recompilado e fazer um APP do zero (a mais custosa, visto que nunca desenvolvi nada no android)

-Ou comprar um módulo bluetooth e complementar o código (a mais rápido que escolhi).

Na parte do código não tenho o que reclamar, realmente foi fácil e até legal de fazer, mas o problema é que as vezes não conecta nem por reza-braba. Precisa de um "liga-desliga".

Outro problema parecido é que as vezes o tablet não reconhece o DAC. e precisa de um soft-reboot. Eu acho que é por causa do hub usb que é de baixa qualidade, ou é uma questão de ROM. No momento assim que eu entro e coloco no carro já deixei um widget para um click reboot e por enquanto tá resolvendo....

Tasker profiles - o que acontece quando há ou não alimentação. (algumas coisas já tem nativo na ram como a função deepsleeper). Talvez se existir uma forma de salvar uma variável para ele rebotar uma vez assim que a energia for conectada, meus problemas acabem

qd3fZuL.png

xyovz8P.png

Interfaces que estou experimentando

Ob6rbF9.png

DvaLONn.png

Editado por unBond_

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tá bacana

Sistema baseado em tablet + DAC, se botar um processador então, fica de cair o cu da bunda

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tá bacana

Sistema baseado em tablet + DAC, se botar um processador então, fica de cair o cu da bunda

Eu fiquei muito surpreso com a qualidade.

Futuramente quero um processador que tenha alguma interface bluetooth e um modulo para o sub e deixar em bi-amp mid e tw. Só não estou satisfeito com os tweeters, um deles rajava em certas frequências (creio que por que deixei cair na hora da montagem). Então dei uma pequena fuçada no equalizador, consegui levantar o palco, amansar o graves e ficou bem equilibrado pros meus humildes padrões, vai ficar assim por enquanto $$$$.

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola, mas um Astra no quadradinho do cerrado :legal: sacrificar aquela moldura de madeira foi de lascar, mas ficou bonito.

Se soubesse comprava outra moldura para você e ficava com essa [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Show! Só não entendi a função do Arduino.

Sdds Nexus... :(

Interface controle dos butões do volante

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola, mas um Astra no quadradinho do cerrado :legal: sacrificar aquela moldura de madeira foi de lascar, mas ficou bonito.

Se soubesse comprava outra moldura para você e ficava com essa [^]

Pois é. Dizem que não acha mais nunca :unsure:, mas ela já tinha sido modificada pelo meu pai para coloca 2din. Eu só acabei de assassiná-la [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Um mata e o outro chuta o corpo kkkkk

Posta umas telas do sistema que tu usa no tablet pra gerenciar tudo

E de player, eu gosto muito do Poweramp, testa a versão trial

Compartilhar este post

Link para o post

A UCA 202 tem um áudio bem próximo de player intermediários a um preço interessante.

Belo tópico, curti.

Compartilhar este post

Link para o post

Até acha mas quando eu vi no ML era quase 300 usada, quase coloquei no meu, mas só fica bacana com a manopla de madeira também.

Compartilhar este post

Link para o post

A UCA 202 tem um áudio bem próximo de player intermediários a um preço interessante.

Belo tópico, curti.

Som muito pareciso com o Clarion 785

Compartilhar este post

Link para o post

segundo post atualizado com detalhes da interface e uns prints.

Pronto, agora eu estouro a 3G de vocês [^]

Por enquanto o projeto vai parar por um tempo. Os próximos upgrades são, câmera de ré, tv, melhorar os medios/agudos e quem sabe um processador....

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui fazer o auto-reboot ao iniciar com o aplicativo robot. Agora tá ótimo! Chegou ligou a chave tudo funcionando!

Compartilhar este post

Link para o post

Respondendo a uma questão que você levantou, do tablet às vezes não reconhecer a DAC: sim, é verdade. Acontecia comigo. A cada 10 usos eu tinha que rebootar uma ou 2x. Solução? Desligar totalmente à noite, assim durante o dia ele ficaria só na hibernação normal e reconheceria a DAC em todas. Funcionava 99% das vezes.

Compartilhar este post

Link para o post

Respondendo a uma questão que você levantou, do tablet às vezes não reconhecer a DAC: sim, é verdade. Acontecia comigo. A cada 10 usos eu tinha que rebootar uma ou 2x. Solução? Desligar totalmente à noite, assim durante o dia ele ficaria só na hibernação normal e reconheceria a DAC em todas. Funcionava 99% das vezes.

Adotei uma solução extrema, toda vez que eu "ligo o som" ele dá um reboot. Problema solucionado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...