Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Mateus Ficagna

SUBWOOFER MTX COM PROBLEMA

Recommended Posts

Boa noite pessoal, faz mais ou menos 2 anos que comprei um MTX RT12-04 250rms e o subwoofer sempre tocou MUITO, sempre forte, sem quedas, sem distorções nem nada, porém, de sexta feira pra cá, ele começou a apresentar um barulho muito estranho caso ele excursione bastante como em musicas de bass, coisa que não fazia antes.

O barulho é mais ou menos parecido como se tivesse algo estourado, solto dentro. Já desmontei, verifiquei e nada. O estranho que até um certo volume ele funciona normalzinho e tudo, excursiona consideravelmente, da um grave bom e forte pela potencia, e por bastante tempo, porém, se aumentar um pouco, e deixar como eu sempre escutava, ele começa a apresentar o ruido (em sertanejos ele ou musicas com frequencias mais altas, ele demora um pouco a apresentar o barulho), mas é só pausar uns 10 segundos e após isso abaixar o volume, e ele volta ao normal, porém, nao podendo mais se ouvir no volume de antes.

Notei também que o sub está esquentando, tanto o imã, como a parte frontal.

Será que a bobina foi pro pau? Quanto custa arrumar uma bobina? Fica um serviço bom e funcional como era antes?

Tem possibilidade de ser a suspenção do subwoofer? Quanto custaria mais ou menos o reparo?

A caixa tem 57l (CAIXA ORIGINAL)

120AH de bateria

fiação 21mm

Módulo stereo 4 canais bbuster 3600gl

kit 2 vias bravox cs60d

Aguardo respostas encarecidamente, obrigado desde já!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for bobina, é claro que compensa. É uma peça que tem o desgaste mesmo, e é totalmente substituível. Aqui no RJ fica entre 30,00 a 60,00 o reparo. Já fiz em um sub que tive e ficou como novo. Usei por mais 6 meses até que vendi o som ..

Editado por Lipeco

Compartilhar este post

Link para o post

E será que é mais vantajoso vendê-lo por 200 reais com caixa?

O reparo feito por um bom profissional fica como novo!

Não vejo necessidade de vender o sub só por causa da bobina queimada.

Caso compre outro sub com esse dinheiro, ai é outra história, derrepente dê pra fazer até um upgrade..

Editado por Lipeco

Compartilhar este post

Link para o post

eu tinha um sub que fazia um barulho, e esquentava bastante imã e e centro do cone, 5 minutos tocando alto e já tava quente, pra mim era bobina raspando o problema dele, mas vendi pra frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou pensando em trocar por um de 15' do mesmo modelo (RT15-04) caso venda esse, ou até mesmo, um sub igual, porém novo caso venda este.

Eu fico com receio de o reparo não ser bem feito, e ficar cola e tal aparentes. Na questão da bobina, o cara me falou que fica igual novo e custaria de 60 a 80 reais uma bobina original dele.

Se for só a bobina raspando, é necessario a troca?

O que me recomendam?

Compartilhar este post

Link para o post

O estranho, é que até um determinado volume, ele toca forte e bem, sem fazer ruido algum o quanto tempo quiser (fds deixei 5hrs e não fez barulho), mas é só aumentar um pouco o volume e deixar questão de 10,15 segundos que já começa, aí desliga tudo, espera uns 20 segundos, e deixa no volume um pouco mais baixo, e o ruido não acontece. Muito estranho :/

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Rapaziada

Se fosse eu consertaria o sub e colocaria a venda, qualquer falante ou eletrônico consertou não fica mais a mesma coisa do original.

Abs Ejfrederico

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tenho medo de mandar consertar e ficar com conserto aparente, e quem comprar, perceber isto

Tem cara que nem vê isso, colocou para tocar e tocou forte o sub pode esta pintado de rosa rsrsrsr

Leva num cara bom que o resultado vai ser bom.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Não é só chegar e colocar qualquer bobina não. Possivelmente uma bobina diferente pode alterar os parâmetros do subwoofer. Esse problema que você relatou é sinal de bobina super aquecida e deslocada. Tire o sub da caixa e verifique a centragem pra ver se está rasgada no pé da bobina.

Compartilhar este post

Link para o post

A centragem que vocês dizem é a "suspensão" do subwoofer? O cara me falou que a bobina iria ser a do mtx mesmo, ia mandar vir de ctba acho se não me engano, ficaria em torno de 60 a 80 reais, achei meio salgado o preço.

Compartilhar este post

Link para o post

Matheus.... vai com calma... acho que o problema aí tá é em alguma parte móvel do falante e quanto mais se move aumenta o barulho... Por exemplo.... tenho um bicho papão 550 old school... e a um tempo atras ele apresentou um barulho e eu achei que era bobina quando fui ver era só a calota do meio que tava descolada em uma parte então quando eu aumentava o volume aparecia um barulho estranho foi só eu colar a calota toda e principalmente o local que sumiu o barulho nem cheguei a tirar a calota fora ficou perfeito e o alto falante segue original 100 %.

Outro caso foi com um Pioneer de 10 pq apresentou esse barulho também soava diferente da bicho papão Devido os cones serem diferentes mas no fim das contas o problema era exatamente o mesmo foi só passar Cola que o problema sumiu Cola normal de colar papel.

No seu caso pode ser que o problema esteja no cone ou suspensão ou na Aranha ou na União entre a bobina e o cone não necessariamente uma bobina queimada. Não sai querendo levar o seu alto falante para ser todo aberto trocado a bobina e depois remontado sendo que o problema pode ser muito mais simples que isso abraço

Edit: posso fazer um vídeo te mostrando. E vc aproveita e faz um vídeo tbm mostrando seu problema

Editado por --hz

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui está o video mostrando o barulho que o subwoofer faz

Você poderia fazer um video mostrando o que supostamente pode ser o problema, mostrando em algum outro falante, se não for pedir muito é claro.

O que seria a Aranha e o Cone?

Compartilhar este post

Link para o post

meu modulo tem 1200rms x 4 canais, logo na bridge teria 600rms, e o ganho estava pouco menos da metade, tocando uns 280rms até uns 300, não tenho valor exato. Creio que o sub aguentaria mesmo sendo 300rms por ser uma marca boa.

Editado por Mateus Ficagna

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...