Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

JoeyT

[SQ] Montando Kit 2 vias DIY

Recommended Posts

Postado em

E ai pessoal,

Gostaria da opniao de voces sore montar um kit 2 vias com marcas diferentes.

Altera a assinatura sonica de um modo geral?

Como fica o timbre ?

Alguem te experiencia pratica com isso?

Valeu

:legal:

Postado em

Tô usando o kit Arlen ProCarbon 6" com os tweeters Selenium 1tw1 no meu carro, e o som está, no mínimo, maravilhoso!!

Poderia estar melhor se eu tivesse um crossover com os cortes que eu quero, porém estou usando o que veio no kit da Arlen.

Por falar nisso, alguem sabe onde eu encomendo crossover com os cortes que eu quero?

Postado em
Tô usando o kit Arlen ProCarbon 6" com os tweeters Selenium 1tw1 no meu carro, e o som está, no mínimo, maravilhoso!!

Poderia estar melhor se eu tivesse um crossover com os cortes que eu quero, porém estou usando o que veio no kit da Arlen.

Por falar nisso, alguem sabe onde eu encomendo crossover com os cortes que eu quero?

a grande peça chave no negocio eh o cross over ,

eu tenho 1 par de mid Nar e 1 par de tw 1tw1 .

no meu caso o mid e o tw fazem juntos grande parte de medio pois o 1tw1 responde a parti de 2,5k e o mid nar responde bem acima disso,

entaum essas frequencias ficaum bem acentuadas,

mais nada que 1 cross naum resolva!!

Postado em

É o que liga, é o que há, é o que comanda... Mas não divulguem não, senão todo mundo monta igual, aí ninguém destaca :P

E aí, onde eu encomendo crossovers com cortes que eu quero? :huh:

Postado em
É o que liga, é o que há, é o que comanda... Mas não divulguem não, senão todo mundo monta igual, aí ninguém destaca :P

Fala em que frequência vc quer os cortes que eu te passo os detalhes da bobina e dos capacitores. Aí você manda enrolar a bobina numa eletrônica perto da sua casa.

Postado em

Será que vc ñ arruma alguma coisa na Alchemy Way?

Eu vou fazer os cortes provisóriamente no player, pelo esquema 3-Way.

Um canal p/ kd mid e p/ kd tw, tudo acertado individualmente.

Postado em

Fala em que frequência vc quer os cortes que eu te passo os detalhes da bobina e dos capacitores. Aí você manda enrolar a bobina numa eletrônica perto da sua casa.

O cross do Pro6 corta assim:

O corte do mid-bass: 120 a 5000 Hz

O corte do tweeter: 5000 a 20000 Hz

Esse corte pro mid é mto alto... eu queria cortar o mid em 80Hz, em vez de 120; E queria que o tw comecasse a responder em 2500Hz ne... é o triunfo do 1tw1 responder tao baixo assim!

Que que vc acha?

Postado em

eu sou contra misturar marcas diferentes, pois o casamento do médio com o tweeter inclui milhares de variáveis, ressonâncias, SPLs, ressonância de cone, curvas, estudos, medições e mais medições, impedâncias, equalizações de pressão/impedância, etc etc

Se for um bom kit, a engenharia em cima dele pro resultado ser satisfatório é muito grande, são meses de projeto, estudos, medições, protótipos

jogar tudo isso fora ao misturar kits diferentes é absurdo!

isso, é claro, falando de kits top importados

Abraços

Postado em

O cross do Pro6 corta assim:

O corte do mid-bass: 120 a 5000 Hz

O corte do tweeter: 5000 a 20000 Hz

Esse corte pro mid é mto alto... eu queria cortar o mid em 80Hz, em vez de 120; E queria que o tw comecasse a responder em 2500Hz ne... é o triunfo do 1tw1 responder tao baixo assim!

Que que vc acha?

Acho q fica bom. Vc quer os cortes em 12 ou 6 db/oitava?

Vou calcular as bobinas e capacitores e te digo.

Postado em

Hehehehehe! Isso ae Bigbota!! É por ai mesmo que estou querendo. Nesse nível de refinamento.

quanto ao crossover para mim nao há problemas em conseguir um que funcione muito bem. A minha dúvida mesmo é quanto ao timbre e demais características sônicas que cada um possa assumir.

Meu mid vai tocar entre 50 e 350hz, por isso acredito que nao vá alterar muita coisa em relação à essas características que citei.

Tentei achar um mid da mesma marca do full mas nao tem como. Fica muito caro e as respostas não são suficientes.

:banghead

Postado em

putzzz no começo qd comecei a montar eu usei um par de tw da soustream da linha exacta de 1"meia CH4 da bravox e premium da bravox, com crossover de 3 vias falcon ,m fico show hehehe

Postado em

Tive uma leve impressao do que meu CS eh capaz...

Amei o resultado!!!

E nao achei taooooooooooooooo metalico assim nao o som do tweeter

Achei mais gostoso que o do 1tw1...

sera porque estao direcionados? e os 1tw1 que ouvi nao?

Postado em

Galera, só por curiosidade, onde tem este kit arlen pro carbon para vender pela net?? Aqui em curitiba, nem pensar, e no resto do Brasil parece enterro de anão, todo mundo sabe que existe mas ninguem viu, he he he

Postado em
Hehehehehe! Isso ae Bigbota!! É por ai mesmo que estou querendo. Nesse nível de refinamento.

quanto ao crossover para mim nao há problemas em conseguir um que funcione muito bem. A minha dúvida mesmo é quanto ao timbre e demais características sônicas que cada um possa assumir.

Meu mid vai tocar entre 50 e 350hz, por isso acredito que nao vá alterar muita coisa em relação à essas características que citei.

Tentei achar um mid da mesma marca do full mas nao tem como. Fica muito caro e as respostas não são suficientes.

:banghead

O uso de crossovers passivos tende a ser meio problemático, pois os componentes são diretamente dependentes da impedância da carga. Aí sem rede zobel, fica complicado... já q a impedância fica variando muito, tendo picos de, inclusive, mais de 30 ohms em determinadas frequências... aí complica.

No seu caso, se vc quiser fazer bonito, parte pra bi-amplificação, e use crossover ativo. As vantagens são muitas: Cortes mais precisos, ganho em SPL, sistema menos sensível a variações de impedância, fácil acerto nos cortes de frequência, possibilidade de atenuar vias sem "apêndices resistivos"...

Vc vai usar a dupla midbass + full pelo q entendi. É o que vou usar agora tb. Os fulls vão ficar sozinhos num HPA550 da gradiente, enaquanto os midbass vão ficar num fosgate 4600x, junto com o sub.

Postado em
Tive uma leve impressao do que meu CS eh capaz...

Amei o resultado!!!

E nao achei taooooooooooooooo metalico assim nao o som do tweeter

Achei mais gostoso que o do 1tw1...

sera porque estao direcionados? e os 1tw1 que ouvi nao?

deed, eu uso o CS60 com o 1tw1, achei bem melhor do que o neotech, mas tb vai de gosto, tb da música que se está ouvindo e do volume.

JoeyT, me desculpe atravessar o tópico, mas vc ouviu o som do Ri7? O cara usa CSP e deu show no campeonato da autosom, claro que não foi o CSP sozinho, mas fiquei impressionado, um custoXbenefício muuuito interessante, tinha uma galera com kits importados top lá que não guaharam dele não foi?

Abraços

Postado em

creio q além do casamento da sensibilidade, o biamp seja bem necessario,

assim, vc pode usar os cortes ativos, e um filtro de impedancia, entao poderia escolher mais faiclmente os pontos ideais de casamento, pois o ponto de corte e a sensibilidade podem variar até vc achar o equilibrio necessario

Postado em
Galera, só por curiosidade, onde tem este kit arlen pro carbon para vender pela net?? Aqui em curitiba, nem pensar, e no resto do Brasil parece enterro de anão, todo mundo sabe que existe mas ninguem viu, he he he

acho que tenho esses carbon pro de 6 po. da arlen se interessar tem mando eles ok

Postado em
Acho q fica bom. Vc quer os cortes em 12 ou 6 db/oitava?

Vou calcular as bobinas e capacitores e te digo.

12dB/oitava! =]

Quanto será que custa pra mandar fazer isso?

Postado em

Me desculpe pela pergunta, mas o que seria DIY ????

Vejo em vários sites estrangeiros, seria algo do tipo... faça você mesmo ????

DIY = Do It Yourself ??????

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...