Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
kikoctba

Quanto o subwoofer é capaz de responder abaixo do FS

Recommended Posts

O Esley respondeu a sua dúvida!

A melhor caixa para fazer seu subwoofer responder além da Fs é a LT. Mas se é para colocar dentro de um carro, ela é inviável por causa do tamanho.

LT e Air Coupler, que dão quase no mesmo!

Vale uma lida sobre comentários do Paulo Duto:

O ar deve estar em fase; senão não há funcionamento correto; quando o cone se movimenta pra fora o ar sai pelo duto, e igualmente quando o cone entra o ar entrapelo duto;

Esse efeito, que funciona numa banda pequena, é o chamado efeito mola; A 1/2 oitava abaixo da sintonia o efeito já passa a ser contrário, quando o ar não mais em fase passa a empurrar o cone pra dentro e pra fora, aumentando a excursão, causa de muito prejuízo por aí.

Veja que na caixa dutada bem projetada você consegue uma resposta de até +3db abaixo de 70hz, ou seja o que o cone estava tocando para dentro da caixa, igual ao que toca pra fora, é aproveitado como se fosse uma BP ao redor da frequência de sintonia. Sem o duto você precisaria dobrar a potência pra tocar a mesma coisa.

Essa sintonia bem projetada, e de acordo com os parâmetros do falante, segura o cone como se fosse uma mola, logo menos excursão, melhor resfriamento da bobina, alto falante mais durável enfim.

O preço é que se o falante for tocar frequências 1/2 oitava abaixo dessa frequência de sintonia, o que antes funcionava como mola, agora vai funcionar como impulsionador de aumento de excursão sendo uma das maiores causas dos danos em alto-falantes. O preço do mau projeto é arcado pelo consumidor! Cabe a ele ser mais exigente, inclusive consigo mesmo, buscando informação.

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

LT e Air Coupler, que dão quase no mesmo!

Vale uma lida sobre comentários do Paulo Duto:

[/color]

então qual a sintonia ideal para não prejudicar o alto-falante? Para ele ter um controle total do cone?

Compartilhar este post

Link para o post

Se for caixa dutada, no mínimo na FS do falante!

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi! Haja comprimento dos dutos então. Hahahahahahahahah. :vts

No meu caso vai ser bem 1 metro de comprimento dos dutos. [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi! Haja comprimento dos dutos então. Hahahahahahahahah. :vts

No meu caso vai ser bem 1 metro de comprimento dos dutos. [^]

pq haja comprimento??? eh facil sintonizar baixo, qnt maior a caixa menor tem q ser o duto, o problema eh se a caixa eh pequena ! e eh dificil axar fs abaixo dos 30hz

Compartilhar este post

Link para o post

pq haja comprimento??? eh facil sintonizar baixo, qnt maior a caixa menor tem q ser o duto, o problema eh se a caixa eh pequena ! e eh dificil axar fs abaixo dos 30hz

Uso dutos de 4", quanto maior o diâmetro do duto, maior o comprimento do duto para se obter uma Fb baixa desejada. Atualmente meus dutos estão com 32cm de comprimento. Eu não me lembro em quantos Hertz está sintonia da caixa. Antes estava com 40cm de comprimento e no Bass Box, a sintonia da caixa estava em 32Hz. Para eu obter a Fb da caixa em 25Hz que é a Fs dos Upgrades de 12", vou ter que aumentar muito o comprimento dos dutos de 4".

A minha caixa tem essas medidas:

Bm = 30cm

BM = 50cm

A = 40cm

L = 90cm

mdf de 18mm e com divisória.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post

Link para o post

E como que você chegou nessa conclusão que em caixa dutada tem que ser no minimo do FS ?

Compartilhar este post

Link para o post

E se não me engano tem o sub da Spyder, aquele mais fraquinho, frequencia de 32hz a 1500hz se não me engano, com FS de 27, como fica isso?

Compartilhar este post

Link para o post

E como que você chegou nessa conclusão que em caixa dutada tem que ser no minimo do FS ?

FS significa Frequência de ressonância, em resumo, é a frequência que o "conjunto" toca melhor.

Não significa que ele não toque abaixo dela. Só que, se a caixa for sintonizada na FS terá o seu melhor rendimento.

Mas nada impede de vc sintonizar um sub de fs 35hz em 30hz! Só que ele sintonizado na FS tocará com mais tranquilidade! Por isso sempre busque subs de FS ao redor do que vc espera!

E se não me engano tem o sub da Spyder, aquele mais fraquinho, frequencia de 32hz a 1500hz se não me engano, com FS de 27, como fica isso?

Esse " frequencia de 32hz a 1500hz" que diz no manual é pura bobagem. Não serve pra absolutamente nada.

FS27hz? significa que pode fazer uma caixa até em 27hz pra ele. O lance é que, por ser de baixa potência, não espere hair trick e etc. Mas pelo menos, por ESSE parametro, ele desce bem!

Compartilhar este post

Link para o post

Vish, meu 15PW3 é FS de 37hz kkkk, com woofer funciona bem FS baixo não né? Apesar que quando eu coloco aqui pra tocar uns beis gringo, desce legal

Compartilhar este post

Link para o post

Esse lance de alto-falante que começa a responder de X frequência até Y frequência com W frequência de ressonância já foi debatido aqui e eu não entendi nada!

Eu tenho um Selenium Street Bass 12wa2 prata. No manual dele dizia: Resposta em freq.: 35Hz a 5000Hz, Frequência de Ressonância (Fs): 31Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

FS significa Frequência de ressonância, em resumo, é a frequência que o "conjunto" toca melhor.

Não significa que ele não toque abaixo dela. Só que, se a caixa for sintonizada na FS terá o seu melhor rendimento.

Mas nada impede de vc sintonizar um sub de fs 35hz em 30hz! Só que ele sintonizado na FS tocará com mais tranquilidade! Por isso sempre busque subs de FS ao redor do que vc espera!

Esse " frequencia de 32hz a 1500hz" que diz no manual é pura bobagem. Não serve pra absolutamente nada.

FS27hz? significa que pode fazer uma caixa até em 27hz pra ele. O lance é que, por ser de baixa potência, não espere hair trick e etc. Mas pelo menos, por ESSE parametro, ele desce bem!

Mas no meu caso os pioneer 3003d4, são FS 35, mas a própria caixa indicada no manual dutada não fica nessa frequência, sendo assim conforme vc disse que uma caixa na sintonia do falante tem um melhor rendimento, por que o próprio fabricante indicaria acima se perderia eficiência ?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse lance de alto-falante que começa a responder de X frequência até Y frequência com W frequência de ressonância já foi debatido aqui e eu não entendi nada!

Eu tenho um Selenium Street Bass 12wa2 prata. No manual dele dizia: Resposta em freq.: 35Hz a 5000Hz, Frequência de Ressonância (Fs): 31Hz.

Resposta de frequência de 35 Hz - 5000 Hz, e FS de 31 Hz, pode isso arnaldo............ :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Vish, meu 15PW3 é FS de 37hz kkkk, com woofer funciona bem FS baixo não né? Apesar que quando eu coloco aqui pra tocar uns beis gringo, desce legal

Exato! Pode fazer uma caixa pra ele em 37hz sem bronca! Só cuida pra não aplicar potência demais!

" Resposta em freq.: 35Hz a 5000Hz" = informação inútil.

Já vi falante de porta que dizia tocar de 40hz a 20khz!

Mas a FS, significa que você PODE fazer uma caixa até 31hz. Só não significa que ela vai ser a melhor. A mais flat talvez, mas nem sempre procuram isso!

Mas no meu caso os pioneer 3003d4, são FS 35, mas a própria caixa indicada no manual dutada não fica nessa frequência, sendo assim conforme vc disse que uma caixa na sintonia do falante tem um melhor rendimento, por que o próprio fabricante indicaria acima se perderia eficiência ?

Não necessariamente.

Uma caixa de sintonia baixa (na FS, por exemplo), faz com que o falante toque FLAT... quanto mais alta a sintonia, maior o pico!

Em resumo, o ideal é ver o que você busca e fazer o projeto.

Nem sempre uma caixa flat vai agradar a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Exato! Pode fazer uma caixa pra ele em 37hz sem bronca! Só cuida pra não aplicar potência demais!

" Resposta em freq.: 35Hz a 5000Hz" = informação inútil.

Já vi falante de porta que dizia tocar de 40hz a 20khz!

Mas a FS, significa que você PODE fazer uma caixa até 31hz. Só não significa que ela vai ser a melhor. A mais flat talvez, mas nem sempre procuram isso!

Não necessariamente.

Uma caixa de sintonia baixa (na FS, por exemplo), faz com que o falante toque FLAT... quanto mais alta a sintonia, maior o pico!

Em resumo, o ideal é ver o que você busca e fazer o projeto.

Nem sempre uma caixa flat vai agradar a todos.

Eu fiz uma caixa com 56 litros livres cada camará, sintonizada em 33 Hz, dentro do carro tem um subgrave cabuloso........... porém esses dias minha esposa foi dar um role e quando ela estava vindo com o som ligado, observei que o subgrave não se propagava para longe. Tipo dentro do carro esta arrebentando tudo mais o pessoal de fora não percebe isso.

Para meu gosto prefiro um caixa com um pico um pouco mais alto, que tenha mais grave e pegue um pouco de subgrave, aquele grave que se escuta uma quadra vc vindo.......... [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Justamente, sua caixa tá FLAT! Muito sub, muita qualidade, mas não propaga com pouco falante!

É igual som Profissional.... todas as caixas são flat! mas como sempre usam MUITO cone (8x18, 16x18, 32x18), aí joga absurdamente longe! rs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...