Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Marcus2kg

[Ajuda] Caixa BandPass para um par de Bomber Destroyer de 10"

Recommended Posts

Olá meu povo, quero uma ajuda de vocês. Queria projetar uma caixa BandPass pro meu Clio Sedan.

No manual da Bomber não tem caixas BandPass.

 

BOMBER DESTROYER SW10D800-D2

ZΩ 2x2

Pe Wrms 800

dB SPL 1w/1m 85

Fs Hz 43

Qts 0,44

Vas L 20

Bl Tm 13,5

Sd cm² 346

Xmax mm 9

Re Ω 2x1,9

Vw L1,6

 

Será se rola uma BandPass, ficaria imensa, vou de dutada ou selada?

 

Seria uma par, sendo cada um em uma camara selada e virados para a dutada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá meu povo, quero uma ajuda de vocês. Queria projetar uma caixa BandPass pro meu Clio Sedan.

No manual da Bomber não tem caixas BandPass.

 

BOMBER DESTROYER SW10D800-D2

ZΩ 2x2

Pe Wrms 800

dB SPL 1w/1m 85

Fs Hz 43

Qts 0,44

Vas L 20

Bl Tm 13,5

Sd cm² 346

Xmax mm 9

Re Ω 2x1,9

Vw L1,6

 

Será se rola uma BandPass, ficaria imensa, vou de dutada ou selada?

 

Seria uma par, sendo cada um em uma camara selada e virados para a dutada...

 

Fala Marcus blz,

 

Por que da sua escolha para a caixa band pass ?

 

Para calcular a caixa ideal utiliza-se, o FS do falante divido pelo QES. Se o resultado for 50 ou menor pode se utilizar selada ou bandpass 4 ordem, se for 50 ou mais pode usar dutada ou bandpass 6 ordem, tente achar essa especificação do QES de seu falante.

 

Para esse seu falante na minha opinião uma dutada ficaria legal.

Editado por kikoctba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera vou reabrir este tópico do amigo para não fazer outro já que tem o mesmo assunto para esclarecer uma duvida !!!

sei que cada projeto de caixa é único para cada auto falante pois bem ! la vai

no caso de um X falante em uma caixa dutada litrada, poderia utilizar este mesmo falante usando este mesmo projeto da caixa dutada para fazer uma caixa band pass 6° ordem sendo :

 

a câmara posterior ao falante a mesma caixa descontando o volume ocupado do falante e a parte inferior adicionando o volume ocupado do falante e as duas câmaras usando as mesmas medidas dos dutos ?? como sera que um projeto deste iria funcionar, poderia manter um pico maior de spl em sua resposta ?

 

ou esta ideia é valida ou é totalmente fútil :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você quer adicionar uma caixa dutada nessa outra dutada? Pois as caixas Band-pass são praticamente isso, duas caixas em uma! A de 4ª ordem é uma caixa selada dentro de uma dutada e a de 6ª ordem é uma dutada dentro de outra dutada.

 

No mais se você pega uma caixa que foi projetada para um falante X e adiciona um falante Y, a resposta em freq e o comportando do alto-falante Y vai ser diferente nesta caixa. Pois cada alto-falante possui propriedades e parâmetros diferentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você quer adicionar uma caixa dutada nessa outra dutada? Pois as caixas Band-pass são praticamente isso, duas caixas em uma! A de 4ª ordem é uma caixa selada dentro de uma dutada e a de 6ª ordem é uma dutada dentro de outra dutada.

 

No mais se você pega uma caixa que foi projetada para um falante X e adiciona um falante Y, a resposta em freq e o comportando do alto-falante Y vai ser diferente nesta caixa. Pois cada alto-falante possui propriedades e parâmetros diferentes.

sim sim neste caso eu ja sei :legal:

 

eu tenho dois eros e415l na caixa dutada com duto retangular e estava pensando aproveitar o auto falante para um aumento de spl nos graves fazendo dela uma band-pass 6° ordem fazendo uma caixa com a mesma litraguem que tenho na parte frontal que fica para o auto falante descontando apenas o volume do auto falante e mantendo a mesma medida do duto sera que fica bom pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim sim neste caso eu ja sei :legal:

 

eu tenho dois eros e415l na caixa dutada com duto retangular e estava pensando aproveitar o auto falante para um aumento de spl nos graves fazendo dela uma band-pass 6° ordem fazendo uma caixa com a mesma litraguem que tenho na parte frontal que fica para o auto falante descontando apenas o volume do auto falante e mantendo a mesma medida do duto sera que fica bom pasmafaute

 

Só na prática pra ver se vai dar certo e tocar mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...