Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
SCent

Curva de resposta principais cornetas

Recommended Posts

Tentando escolher a corneta ideal para um projeto, tive que fazer algumas medições, estou compartilhando.

Equipamento utilizado:

Coustic RTA-33

Amplificador profissional (resposta 20hz-20khz +-1db medidos)

Driver D220ti

Foi utilizado o ruido rosa gerado pelo próprio RTA, o ganho no amplificador foi mantido constante, os testes foram feitos com baixa potência, em ambiente externo, longe de paredes, com o microfone a aproximadamente 1 metro da corneta o objetivo era verificar a curva de resposta das cornetas com este driver e encontrar a melhor opção.

Em quase todos gráficos é possível ver uma certa atenuação entre 3 e 4khz, medindo o drive sem nenhuma corneta também era possível verificar esse mesmo vale. Creio ser uma deficiência na resposta do driver, visto que a curva de resposta do amplificador nessa faixa era extremamente plana.

Todos gráficos estão na escala de 2db por ponto. Vale lembrar que está bem longe de ser uma RTA de ultima geração e precisão, suas medições foram aferidas com um Smart e fecharam, porém é bastante limitado nos dias de hoje em que estamos acostumados com gráficos coloridos e mais "faceis" de serem lidos.

LC 09

SPL: 101 db

s0LSUQN.jpg

2533_1822013152204.jpg/

LC 07

SPL: 100 db

ODKGomN.jpg

prd_1460_4c7ed7ce0df0b.jpg

LC 040

SPL: 99 db

BBECKhu.jpg

corneta-lc-040.jpg

LC 2325

SPL: 102 db

Q87GjY6.jpg

22759-MLB20235780272_012015-O.jpg

LC 1450

rZlItwE.jpg

corneta-lc-1450-curta.jpg

Gradus Aluminio

MmwhOWD.jpg

15471.jpg

Pretendo testar ainda algumas outras cornetas, entre elas uma que me chama muita atenção, a LC05. Até agora analisando somente curva de resposta, a LC07 foi a que mais me agradou, sendo relativamente plana.

• Upvote 3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tentei dar o +1 mas não foi..

Parabéns pela iniciativa cara!

Valeu Gledson.

Se alguém ai quiser se dispor a interpretar os gráficos em relação a formato, angulos e dimensões da corneta, fique a vontade, eu me limito a ver os resultados e escolher aquela que vai me fornecer a resposta que eu preciso.

Um comentário a parte em relação ao som reproduzido nelas. O melhor som foi para a LC07, tocou desde 2 khz até os agudos mais altas sem muitas variações. A pior delas foi a LC040, essa corneta matou completamente o driver, soou muito estranho. A LC1450 junto com a LC09 foram as cornetas com mais "ataque". A região dos médios excedia bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Já usei bastante esse coustic, puta RTA legal!

Muito boas as medições!

Alguma dica de uso? Dei uma lida na corrida no manual, mas já sai usando, a curiosidade era maior hehehe

Basicamente usei para isso a função de análise no tempo, ele faz leitura por 10 segundos e solta na tela a média, achei a melhor opção pra esse tipo de leitura.

O fantástico desse RTA é que ele mede também amplificadores, crossovers, DACs. Tomei um susto medindo a placa de som onboard do meu pc, com picos e vales absurdos. Por outro lado, me surpreendi com o amp profissional usado no teste, resposta muito plana, só foi cair 1db lá em 30hz. Bateu a curiosidade de medir alguns outros amplificadores agora...

entre as respostas.. com certeza a que mais me chamou a atenção foi a 1450..

Porque?

Compartilhar este post

Link para o post

foi a que me pareceu mais plana e de facil ajuste no eq..

Mas pra usar com fenolico então. A corneta matou de 10k pra cima

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pra usar com fenolico então. A corneta matou de 10k pra cima

sim.. fenólico..

pra mim, 10k pra cima é pra tweeter..

Compartilhar este post

Link para o post

sim.. fenólico..

pra mim, 10k pra cima é pra tweeter..

Eu já sou da opinião que da pra deixar o ti subir até uns 15khz sem stress. Acima disso já é besteira conforme a aplicação.

Compartilhar este post

Link para o post

muito interessante... uso dessa corneta lc 09... a partir desse grafico fica mais facil equalizar o som de maneira a deixa-lo mais plano..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já sou da opinião que da pra deixar o ti subir até uns 15khz sem stress. Acima disso já é besteira conforme a aplicação.

Eu até hoje não consegui me achar com TI .. sei lá.. não me agrada..

Compartilhar este post

Link para o post

......

Te mandei MP, da uma olhada

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se pode ser o caso nos teus testes, mas li em outro fórum que uma pessoa fez algo parecido e os resultados foram bem distantes do divulgado pelos fabricantes

O motivo: rebarbas nas conetas impediam o perfeito encaixe do driver

Rebarbas retiradas e os resultados ficaram melhores

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante, a que mais pareceu com qualidade foi a retangular pequena!

a resposta na parte de agudos foi excelente, será que se aproxima bem ou chega perto a um tw ?

msm sendo curta essa corneta manda uma "voz" boa pra longe ?

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

boa iniciativa,

pretendo entrar nestes quesitos de teste tambem, com falantes e caixas inclusive.

Ja que andei adquirindo o smaart 7.2 + RTA-M da DBX.

Maos a obra.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto muito da LC 07, pelo fato de distribuir melhor o som e deixar os médios mais definidos e no meu ponto de vista é a ideal para sonorização automotiva e não joga o som pra muito longe! Eu usava uma LC 07 com driver Selenium D200. Ao contrário de que muita gente falava que essa linha ST200 e D200 da Selenium eram fraquinhas... Pois eu gostei muito! A D200 na minha opinião toca melhor que a D250X em timbre!

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post

Link para o post
Eu gosto muito da LC 07, pelo fato de distribuir melhor o som e deixar os médios mais definidos e no meu ponto de vista é a ideal para sonorização automotiva e não joga o som pra muito longe! Eu usava uma LC 07 com driver Selenium D200. Ao contrário de que muita gente falava que essa linha ST200 e D200 da Selenium eram fraquinhas... Pois eu gostei muito! A D200 na minha opinião toca melhor que a D250X em timbre!

Então a lc 07 no quesito "jogar longe" não é boa ?

Compartilhar este post

Link para o post

Então a lc 07 no quesito "jogar longe" não é boa ?

No quesito jogar o som pra longe as melhores são as de boca redonda e cano longo. As quadradas são boas para espalhar o som e definir melhor pra quem está perto da fonte sonora. Não joga muito longe.

As cornetas redondas e cano longo e curto só dá definição a longa distância.

Compartilhar este post

Link para o post

Até médio alcance a melhor opção seria a 07 ?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Como eu falei, essa LC 07 vai tocar com melhor definição, até uma média distância fica de boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...