Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Sérgio Moulin

Iniciante pedindo ajuda.

Recommended Posts

Olá, pessoal.

 

Sou novato no fórum e no som automotivo.

 

Tenho o equipamento descrito pra montar (Hertz EP4 + fosgate 4.6x + kit duas vias ESK 165.L.5 6" + Keybass Subwoofer KSW 8-115 Panther 8") .

 

O rapaz que me vendeu o ep4 sugeriu usar apenas ele na montagem pq disse que o fosgate é fraco pra tocar o sub.

 

Um amigo me sugeriu trocar o sub por um de bobina dupla que aí o fosgate tocaria bem, mas qual? Teria que ser de 8" pq não quero menos espaço no porta malas e a caixa do sub já está pronta. Também teria que ter qualidade igual ou superior ao keybass que me agradava bastante num C3; e sem ter que mexer muito no bolso pq acabei de trocar o carro e de comprar o ep4 e o kit esk.

 

Completando, o objetivo é um som com qualidade para ambiente interno num Pajero TR4.

 

Meu player é um Pioneer AVH-X1580DVD.

 

Desde já sou muito grato pelas colaborações.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Su Nar ou questo audio, eu optaria pelo Questo vc vai gostar muito.É nacional bom e barato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa de bobina dupla ou simples não tem nada a ver, isso só serve pra casar a impedância do sub com o ampli, se a impedância está correta, tanto faz ser bobina simples ou bobina dupla.

 

tem que ver qtos ohms é a bobina do sub e qto dá seu ampli na mesma impedância(ohms)... abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Su Nar ou questo audio, eu optaria pelo Questo vc vai gostar muito.É nacional bom e barato

 

Obrigado, Gustavo. Já ouvi dizer que os equipamentos Nar são tops. Mas veja, se houver como montar o que já tenho de forma a me atender no quesito qualidade para ambiente interno, aceito a sugestão de bom grado.

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa de bobina dupla ou simples não tem nada a ver, isso só serve pra casar a impedância do sub com o ampli, se a impedância está correta, tanto faz ser bobina simples ou bobina dupla.

 

tem que ver qtos ohms é a bobina do sub e qto dá seu ampli na mesma impedância(ohms)... abs

 

Boa tarde, Guto.

 

Na verdade, não conheço as especificações do 4.6x; sei que o sub indica 4 ohms. Vou pesquisar e volto ao contato.

 

Valeu!

 

Encontrei:

 

Especificações:

4 x 30W @ 4 ohms (14.4V - 0.08% THD)

4 x 60W @ 2 ohms (14.4V - 0.3% THD)

2 x 120W @ 4 ohms bridged (14.4V - 0.3% THD)

Editado por Sérgio Moulin

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa de bobina dupla ou simples não tem nada a ver, isso só serve pra casar a impedância do sub com o ampli, se a impedância está correta, tanto faz ser bobina simples ou bobina dupla.

 

tem que ver qtos ohms é a bobina do sub e qto dá seu ampli na mesma impedância(ohms)... abs

 

Eu acho que entendi, um sub de bobina dupla ele conseguira fazer 2 brigdes de 4ohms, sendo que cada bobina seja desta impedância, aproveitando as 2x 120wrms. So não seu se a versão 250 tem bobina dupla, pois teria que ser este.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que entendi, um sub de bobina dupla ele conseguira fazer 2 brigdes de 4ohms, sendo que cada bobina seja desta impedância, aproveitando as 2x 120wrms. So não seu se a versão 250 tem bobina dupla, pois teria que ser este.

Exatamente isso que ele me falou!

 

O problema está sendo encontrar um sub de 8" com bobina dupla. Eu não conheço marca nem qualidade.

 

Grato por sua contribuição.

Editado por Sérgio Moulin

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use só o EP4 para todo e set. Ligar um sub de bobina dupla, sendo cada bobina em uma bridge do amplificador não é muito aconselhável, pois a potência pode ser ligeiramente diferente entre as bobinas.

 

Ou use o 4.6x para o kit, fazendo um bi-amp ou mesmo em bridge, cada bridge para um lado do kit, mas cuidado com os ganhos para não torrar seu kit.

Editado por Leao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa! Bom ter vindo frequentar o forum, a galera aqui conhece muito.

 

O rapaz das colunas é só procurar WagnerK que ele que fez pra mim.

 

Eu seguiria a sugestão que te dei, somente o EP4. Se realmente quiser usar tudo no maximo usar as bridges do fosfate para os mids, uma bridge do EP para sub e o canal estéreo para os tw.

 

Os RCAs que te falei você consegue na premier shop bem em conta, eu concentraria mais nesta parte, cabeamento e deixaria por enquanto o Fosfate de lado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses dois amplificadores são fracos para o Panther. Você vai ficar sem headroom. Não é que vá ficar ruim, mas com um amplificador mais potente poderia ficar melhor. Para aproveitar tudo o que você já tem, inclusive o sub e a caixa, eu simplesmente usaria dois subs. Na verdade é o que eu fazia até bem pouco tempo atrás, usava dois Keybass KSW 8-115 ligados em um amplificador de 500W. O 4.6x pode ser usado para alimentar um kit com as duas bridges, enquanto o Hertz alimenta um sub com cada bridge. Qualquer coisa diferente disso vai fazer com que você tenha que se desfazer de equipamentos já adquiridos.

 

À propósito, qual o novo carro? Se for sedan olhe no link da minha assinatura (do Classic) que pode te dar algumas idéias.

 

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use só o EP4 para todo e set. Ligar um sub de bobina dupla, sendo cada bobina em uma bridge do amplificador não é muito aconselhável, pois a potência pode ser ligeiramente diferente entre as bobinas.

 

Ou use o 4.6x para o kit, fazendo um bi-amp ou mesmo em bridge, cada bridge para um lado do kit, mas cuidado com os ganhos para não torrar seu kit.

Olá, amigo.

Obrigado pelas dicas. Bridge eu já descobri o que é, mas o que é bi-amp?

Tava pensando em fazer o que você sugeriu: duas bridges, uma pra cada mid, controlando no ganho. Foi a sugestão do Marcos Vinícius também. Aliás, foi ele que me vendeu o EP4.

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa! Bom ter vindo frequentar o forum, a galera aqui conhece muito.

 

O rapaz das colunas é só procurar WagnerK que ele que fez pra mim.

 

Eu seguiria a sugestão que te dei, somente o EP4. Se realmente quiser usar tudo no maximo usar as bridges do fosfate para os mids, uma bridge do EP para sub e o canal estéreo para os tw.

 

Os RCAs que te falei você consegue na premier shop bem em conta, eu concentraria mais nesta parte, cabeamento e deixaria por enquanto o Fosfate de lado.

Olá, meu camarada!

Encontrei o premier shop. Você ainda não me passou a dica dos cabos p/ os falantes. Tô no aguardo.

Rapaz, o kit ainda não chegou, mas deve chegar até 5a. feira.

Grato pela atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses dois amplificadores são fracos para o Panther. Você vai ficar sem headroom. Não é que vá ficar ruim, mas com um amplificador mais potente poderia ficar melhor. Para aproveitar tudo o que você já tem, inclusive o sub e a caixa, eu simplesmente usaria dois subs. Na verdade é o que eu fazia até bem pouco tempo atrás, usava dois Keybass KSW 8-115 ligados em um amplificador de 500W. O 4.6x pode ser usado para alimentar um kit com as duas bridges, enquanto o Hertz alimenta um sub com cada bridge. Qualquer coisa diferente disso vai fazer com que você tenha que se desfazer de equipamentos já adquiridos.

 

À propósito, qual o novo carro? Se for sedan olhe no link da minha assinatura (do Classic) que pode te dar algumas idéias.

 

[]´s

Crawling Chaos

Olá, amigo.

Rapaz, já pensei em usar o panther 8" em dupla, mas tenho pouco espaço, a caixa ficaria enorme! O carro é um Pajero TR4.

Mas, caso coubessem dois subs, não seria melhor usar o 4.6x para os mids (120w cada bridge) e o EP4 para os subs (190w cada bridge)? O EP4 chegaria bem perto da potência dos subs (200w cada).

A propósito, o que é headroom?

 

Grato pela atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Já desisti do sub de bobina dupla.

 

Valeu pelas dicas. Aceito de bom grado novas sugestões que acreditarem pertinentes ao meu set.

 

Muito obrigado pela excelente recepção no fórum!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub caso desista do panther pode ser um Nar Serie 2, talvez de 10 polegadas que eu acho bem legal pensando no fator custo e qualidade. O sub da Questo de 10 polegadas e 250w seria opção, mas dificilmente vai conseguir achar algum a venda, e quando achar vai ser usado, não que seja problema pra mim. Se não for pra você, é só garimpar e se eu achar algo legal te passo pelo What. Bem

Headroom é um termo usado quando se aplica mais potência no alto falante que o especificado pelo fabricante. Tem o proposito de ter um modulo que forneça potência sem distorção, isso garante uma maior qualidade sonora, principalmente nas baixas freqüências, nos tweeters é bom ter algum cuidado e geralmente não requerem grandes potencias pela alta sensibilidade. Por exemplo, meus mids são de 60w e eu aplico 110w neles, já meu sub é 350w e eu aplico 500w com o novo amplificador. Se não exige tanto do volume no som, com certeza não notará tanta diferença com ou sem headroom.

 

Os cabos, sugiro olhar no site casa e video os tiaflex, são relativamente baratos e honestos. Procure bitolas maiores (12 ou 14 awg, ou então 2,5mm²). Tente não usar emendas.

 

Única sugestão, seja bem criterioso na instalação, fazem toda a diferença.

 

Comprou o RCA Technoise 800?

Editado por Marcos Vinicius

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub caso desista do panther pode ser um Nar Serie 2, talvez de 10 polegadas que eu acho bem legal pensando no fator custo. O sub da Questo de 10 polegadas e 250w seria opção, mas dificilmente vai co seguir achar algum a venda, e quando achar vai ser usado, não que seja problema pra mim. Se não for pra você, é só garimpar e se eu achar algo legal te passo pelo Whats.

Boa noite, meu amigo.

Vou manter o Panther e ver como fica.

 

No aguardo da dica quanto aos cabos p/ os mids.

 

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa noite, meu amigo.

Vou manter o Panther e ver como fica.

 

No aguardo da dica quanto aos cabos p/ os mids.

 

Valeu.

Editei o post anterior incluindo a dica dos cabos. Dá uma olhada.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub caso desista do panther pode ser um Nar Serie 2, talvez de 10 polegadas que eu acho bem legal pensando no fator custo e qualidade. O sub da Questo de 10 polegadas e 250w seria opção, mas dificilmente vai conseguir achar algum a venda, e quando achar vai ser usado, não que seja problema pra mim. Se não for pra você, é só garimpar e se eu achar algo legal te passo pelo What. Bem

Headroom é um termo usado quando se aplica mais potência no alto falante que o especificado pelo fabricante. Tem o proposito de ter um modulo que forneça potência sem distorção, isso garante uma maior qualidade sonora, principalmente nas baixas freqüências, nos tweeters é bom ter algum cuidado e geralmente não requerem grandes potencias pela alta sensibilidade. Por exemplo, meus mids são de 60w e eu aplico 110w neles, já meu sub é 350w e eu aplico 500w com o novo amplificador. Se não exige tanto do volume no som, com certeza não notará tanta diferença com ou sem headroom.

 

Os cabos, sugiro olhar no site casa e video os tiaflex, são relativamente baratos e honestos. Procure bitolas maiores (12 ou 14 awg, ou então 2,5mm²). Tente não usar emendas.

 

Única sugestão, seja bem criterioso na instalação, fazem toda a diferença.

 

Comprou o RCA Technoise 800?

Meu caro Marcos Vinícius, sempre atencioso!

O instalador me ofereceu Technoise 5m a R$70,00. Tô aguardando me responder se é da série 800, se não for, vou comprar no premiershop, como vc sugeriu.

 

Agora sei o que é headroom! Pois então, é o que vai acontecer se ligar o 4.6x em bridge pra tocar os mids. Mas, infelizmente, não vai dar pra fazer no sub, como bem observou o Crawling Chaos. Quando der, melhoro o sub.

 

Vou verificar os cabos p/ o kit.

 

Grato mais uma vez.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma sugestão, da manter esses 2 amps e o sub no set numa boa, ja tive uma config parecida com o EP-4, o que da pra fazer é usar 2 canais do EP4, fazer uma brigde que da 190wrms, 10 wrms a menos que o Sub, não vai ter Headroom, mas creio que dê pra empurrar o sub normalmente. 2 canais no EP-4 vão ficar livres. e Usa o Fosgate pra alimentar o Kit 2 vias. quando fiz isso ainda pude comparar qual dos 2 amps tocava melhor o kit 2 vias, ai era só mudar o rca e os fios do falante de um amp pro outro.

Não sei se sub de bobina dupla vai ter algum empecilho com essa configuração, s eu tiver postando besteira fiquem a vontade pra corrigir.

edit: pelo que vi nas specs, o fosgate funciona em brigde pra 2 canais em 150wrms 4 homis, e o kit tem 100wrms, manda 2 canais em brigde e seja feliz, vai sobrar 50wrms, ai é nao abusar no ganho do amp.

Editado por 486

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa noite, segue o link do user Bernardo, que trabalha com cabos rca sob medida, talvez ajude. http://autoforum.com.br/topic/193535-vendo-ley-line-cabos-sob-medida/

É uma boa pedida estes cabos também. Porque não cota a medida que precisa com ele? Se ele conseguir na mesma faixa pode ser uma boa alternativa. Sugeri esta linha da technoise pela facilidade de encontrar no mercado, mas existem inúmeras opções no mercado..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho mais prático você manter só o EP4 e vender o Fosgate, usa esse dinheiro na instalação. Ficar querendo por 2 amps quando 1 consegue fazer o trabalho só ia complicar (1 rca a mais, 1 cabo de energia a mais, etc...)

 

Se você gostava do Panther, mantenha ele, lá na frente quando você quiser um up ai você compra algo especifico para a parte de graves, um amp mono e um subwoofer mais caro. Por enquanto deixa assim.

 

Com o que você economiza nisso + o dinheiro que você faz vendendo o 4.6x, você investe em cabos e instalação. Eu acho que não precisa fazer colunas, dá pra instalar no local original. Na minha opinião o set não vale o investimento em colunas, e se não me engano, a TR4 já tem os tweeters originais praticamente em on-axis, se der para substituir direto ali sem muita dor de cabeça, vai fundo.

 

Se preocupe mais em: Um bom baffle de MDF pros mids nas portas, cabos de energia com bitola razoável, faça uma instalação mais bem feita que você conseguir, terminais de bateria nos cabos de energia que ficam no cofre, dá para você fazer uma lateral de fibra para deixar o módulo (mais estética dai...), etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma duvida: o ep-4 manda 60wrms por canal e o kit é de 100wrms, não é melhor manter o fosgate com 150wrms por canal em brigde do que faltar 40wrms pro kit? se usar apenas o EP-4 é o que vai acontecer.

 

Edit: é 100wrms o par do kit [^]

vai só de EP-4 mesmo que é o suficiente.

Editado por 486

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É uma boa pedida estes cabos também. Porque não cota a medida que precisa com ele? Se ele conseguir na mesma faixa pode ser uma boa alternativa. Sugeri esta linha da technoise pela facilidade de encontrar no mercado, mas existem inúmeras opções no mercado..

Beleza!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...