Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

RiQuati

Consumo dos amps x frequência reproduzidas

Recommended Posts

Postado em (editado)

Senhores, surgiu-me uma dúvida acá:

Supunhetemos um sistema com cortes ATIVOS e dois amplificadores de quatro canais, ambos com seus 80 ou 100 watts por canal, que (teoricamente) seriam ligados da seguinte forma:

Primeiro amp: dois canais em bridge (uns 300w) para o sub, outros dois em estéreo 4 ohms para os midbass, corte de 80hz e 200hz, respectivamente. Estaria usando dois canais em carga total (bridge) e dois a meia carga;

Segundo amp: quatro canais em estéreo, sendo dois para fulls 4 ohms (corte 200hz a 5500hz), e dois para tweeters (5500hz acima, tw 8 ohms). Estaria usando os quatro canais em meia carga (4 ohms) e em uma faixa de frequências relativamente 'leve' para tocar.

Dúvida1 : Considerando-se o consumo máximo do primeiro amp em 80A (dois fuses de 40A), em situação 'normal' (leia-se não-ouvindo-no-talo, civilizadamente e com ganhos conservadores) dá para imaginar um consumo máximo de uns 30A, 40A? Isso pensando que o consumo máximo dele, numa situação 'selvagem' (tocando o que pode na bridge e nos dois canais estéreo) seriam uns 60A?

Dúvida2: O segundo amp, com consumo máximo igualmente na casa dos 70A ou 80A, mas tocando todo em 4 e 8 ohms, sem bridge, e apenas com sinais altos (200hz até 5.5khz 4 ohms em dois, 5.5 khz acima nos demais e ainda a 8 ohms nestes), teria um consumo considerável no cálculo (digamos, uns 30A) ou pela exigência menor de energia para tocar as faixas de frequência mais altas, e as impedâncias 'leves', o consumo seria moderado?? Digo, um amp parrudo tocando cargas leves e frequências altas, consome bastante ou não preciso me preocupar com isso???

Não sei se aqui é o lugar certo pra esta dúvida, pensei em postar no geral ou elétrica, resolvi arriscar aqui. Quem puder dar pitaco é bem-vindo!! :legal:

Editado por RiQuati
Postado em

O amplificador vai consumir a mesma coisa tocando 50hz, 500hz ou 5000hz desde que a carga na saída e o ganho na entrada sejam o mesmo em todas situações.

Postado em

o bass gasta mais !

ctz q frequencias mais baixas consomem mais.. tanto q os mega capacitores estão pra suprir a necessidade nos graves n nos agudos..

brother pra vc ter ctz de qts vai consumir.. usa um alicate amperimetro..

Postado em

Em tese o consumo é o mesmo independente da frequência. Na prática, a potência média (por exemplo, em 0,1 segundo, 1 segundo ou seja lá quanto tempo) é BEM maior num grave, pela natureza dele mesmo. Fator de crista mais alto devido à própria compressão do material gravado, além de ser um som com muita fundamental, muito ataque, muito tudo... Junte aí com a capacidade reduzida do banco capacitivo em domar o pico de consumo em um período maior, e o consumo aumenta mesmo. Em médios e agudos, por causa da sensibilidade, você vai dosar muito menos potência.

Nos dois casos, o consumo combinado não é a soma dos consumos de todos os canais. Se você tem 400W nos graves e 100W pra médio/agudo, seu pico de consumo serão os 400W, e não 500W.

Postado em

Obrigado pelas respostas, creio que comecei a entender... é um assunto que volta e meia me encanava: diante de um sistema elétrico limitado, como dimensionar o que consigo alimentar decentemente???

Hoje, meu carro tem uma pilha-palito como bateria (fitzim, 40ah originais introcáveis pelo formato e por ser zerada, ao menos economicamente não dá ainda - Optima não conta!!), um amp (o primeiro, um Mosconi One 120.4), os drivers e pensando se vale a pena o segundo ser 2 canais (sub+mid+full) ou 4 (isso tudo e um tw 8 ohms para o top end). Lógico que a escolha por 3 ou 4 vias não será só pelo consumo, e sim projeto / tentativa mesmo (tendendo para dois canais e fulls só), mas fiquei pensando: e se optasse por um segundo amp de quatro canais e os tweeters, eu daria conta de alimentar tudo isso???

A sugestão do alicate amperímetro me deixou curioso: funfa em DC também?? Já ví em AC, acho que até tenho conhecidos que têm... mas DC nunca tinha ouvido falar.

abs a todos e, novamente, valeu!! :legal:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...