Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

T18 (ev) - 18sw1p ou 18sub800?

Recommended Posts

Olá!

Acho que a maioria ja sabe, mas montei 4 caixas T18 no projeto original da EV. Tinha gostado MUITO do timbre delas quando ouvi, porém, não atentei que as que eu ouvi tinham os falantes originais e tudo mais! Logo, as minhas também tem um timbre bacana, por terem sintonia baixa (@35hz se não me engano), um pico domável, porém, tem alto VB que acaba pedindo falantes de alto VAS pra não descontrolar demais.

No momento uso elas com SDS 2.7k 18” (vas baixíssimo), aí tenho duas alternativas: Aplico MUITO pouca potência cortando baixo, ou subo o corte e aplico full Power.

Então pensei em trocar meus falantes por falantes que casem melhor com a caixa. O original EV tá descartado pois acaba saindo caríssimo e difícil de encontrar. Existem excelentes opções importadas mas que o Custo Benefício também não agrada! RCF, Beyma, 18sound. E entre os nacionais, o que melhor se sái pelos parâmetros é o 18SUB800 da Oversound.

Porém um amigo que manja um bocado de som (já montou trocentos paredões, todos simulados e tal) me disse que o over é absurdamente frágil pra barbeiragens, e que descentraliza fácil em caixas de sintonia baixa ou VB alto! E sugeriu que tentasse o 18sw1p selenium, que também tem o VAS bacana, e bons resultados pelo que tudo indica!

Aí vem a maior questão: Compensa juntar umas moedas a mais e pegar o 18sw1p? Ou melhor ir de over sub800 mesmo? Sendo que a diferença é de ~100 dinheiros em cada falante, nada absurdo caso a diferença na durabilidade seja fato.

Será que o maior VAS do over seria mais bem aceito no sistema? Ou melhor apostar na durabilidade dos 18sw1p???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em tempo: pego o sub 800 por 580 aqui, o sw1p por 690!

Compartilhar este post

Link para o post

esse sw1p aí tá meio caro!

aqui encontrei por 585 nas verdinhas! ví, apaixonei e quase fiz besteira rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente bl0om o over 800 tem um timbre lindo, já escutei os azuis!

Mais eu percebi uma coisa, apenas acrescentando sua postagem de que ele é bem frágil, meu colega tem 2 com se eu não me engano 120l pra cada sintonia em 45hz, aplicando 1000rms em cada, fiação, alimentação tudo ok

O som tava muito gostoso, subão mesmo com pressão, eu que venho de sub percebi que é muito parecido a batida, isso num volume médio; quando se aumentava quase pra clipar, eu achava que o falante iria pular, excursionava muito, acho que até anormal para um AF, quando o módulo clipava bem de leve a coisa era mais preocupante, auto falante esquentava muito e começa a perder eficiência!

O que me deixa mais intrigado é esta informação da over

http://www.oversound...rofissional.pdf

se com 120 litros o falante começa a pedir arrego em volumes elevados imagina em 172l ?

Lembrando que as musicas escultadas foram só hip hop!

e o ''subgrave'' ia bem longe!

OS tornados só ouvi de longe, e diferente que a galera aqui fala, o gravão vai longe sim, tem 2 tornados de 18 aqui em minha cidade sendo estrupadas por uma sd 5000 que não é brincadeira, pressão forte tbm (não tenho informação do volume e da sintonia da caixa, mas era bem grande o volume da caixa), mais em timbre ''subão'' achei melhor os over porém como já comentado tenho um pé atrás com eles em caixa grandes com volume alto!

Aguardando novos comentários!

Editado por ProjetosSPL

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor jeito e Vc escutar os 2 nas próprias t18 e tirar seu próprio conceito, não sei se me lempro bem Vc mesmo disse em um tópico q o sub 800 chega a ser melhor q o sw1p nas t18 e nas whorn

Eu acrescentaria mais 2 nessa briga, o 18sw5p q e parecido com o sw1p só que tem 1200 RMs (tipo 818 e 2.7) e apesar de ter 1db a menos de sens no manual (97x96db) , mas na tabela questo e exatamente igual (96,4), e tem FS mais baixo (35x37) alem de tem bobina in/out e custar a mesma coisa.

Ou

Tem um modelo da 18sound o 18lw800 que alem de ter ótimos parâmetros para t18 (FS=29, vãs=450l) e custa 685,00 pelo fornecedor oficial da 18 sound do Brasil.

A única desvantagem dele e q tem apenas 500rms e o reparo custa 375 reais( o que não esta tao longe do sw1p)

O wpu 1805 foi considerado um dos melhores AF brasileiro já lançados, para mim o 18lw800 e superior a ele, não esta tao proibitivo.

Se Foce pra mim ia no 18 sounds e dobrava o numero de caixas que Vc tem, ia descer absurdamente e Vc não teria de mecher no AMP.

• Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post

Mas usando falantes 8 ohms eu ja n precisaria mexer!

2kw hj tão dando conta, o amp tem 6kw totais caso eu precise kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

n acho o sub800 tão frágil assim, ele tem um cone leve, fio da bobina bem fininho, mas ja tem mais de dois anos que uso os meus em uma 11k2 e nunca deram nada, e nos fazemos eventos grandes com a vovozinha, as vezes preciso tocar com ele clipando um pouco, HPF cravado em 45hz... só se o cara for muito barbeiro mesmo rsrs.

dei uma simulada aqui bloom na t18 com o SUB800, você que tem as caixas, audivelmente você acha que é algo parecido com isso?

2n8pqmh.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Vas x Vas, pelo 02 falantes da Oversound tem VAS iguais e já li comentários de quem entende muito de que o 18.600 renderia bem em T18.

Eu fiz uma consulta rápida e a gente pode chegar a algumas conclusões. Senão vejamos

O 2.7 tem VAS de 217L

Over 18.2-600 - 350L

Over Sub 800 - 350L

18sound 18LW800 448L

Compartilhar este post

Link para o post

A bronca é o valor desses 18sound =\

Compartilhar este post

Link para o post

Onde isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom, já pensou na possibilidade de aumentar a massa móvel deles? Algo entre 10 e 20% já deve elevar bastante o seu VAS, com a consequente perda na sensibilidade, é um teste simples de fazer e totalmente reversível. Moeda e fita isolante mesmo. Não se esqueça que o subsônico nos 35hz é obrigatório em qualquer situação.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas com esses falantes to trabalhando com o dobro da imp, mandando 40% da potência nominal do canal =(

Compartilhar este post

Link para o post

Uma solução possível é o que existe nas famosas caixas palhetadas. É uma forma de impor uma carga acústica maior sem apelar pra uma câmara pequena. Acho que no seu caso não vira mais, mas é uma opção em uma caixa nova.

Compartilhar este post

Link para o post

o que acontece se vc diminuir a litragem da caixa?. Poderia colocar por exemplo garrafas de água dentro da caixa e fazer um teste.

Compartilhar este post

Link para o post

o que acontece se vc diminuir a litragem da caixa?. Poderia colocar por exemplo garrafas de água dentro da caixa e fazer um teste.

Vai subir a sintonia.

Compartilhar este post

Link para o post

então é uma opçao para controlar o cone e evitar a perda do falante e talves não fique ruim. Se comparar essa t 18 em local fechado a uma band pass 6 ordem qual seria melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

então é uma opçao para controlar o cone e evitar a perda do falante e talves não fique ruim. Se comparar essa t 18 em local fechado a uma band pass 6 ordem qual seria melhor?

As BP que eu simulou no winisd (pq no bassbox crega a ser 4 db pior) são planas dos 45~110, de 2~3db a mais q a dutada. Se na pratica tocar isso mesmo elas devem ser melhores, só q tudo tem contra, o woofer vai aquecer mais, e os parâmetros do seu AF podem variar com os do manual, por isso e bom tem um woofertester para tirar os parâmetros reais e progetar a caixa em cima deles.

Alguem q já usou podia fazer um comparação com a dutada, assim fecaria mais facil comparar

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...