Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

ISchroll

[DÚVIDA] Impedância do Crossover

Recommended Posts

Postado em

Boa noite galera,

Estou com uma dúvida terrível,

o Crossover Utopia Be w165 rc é o seguinte,

Ele pega Tweeter de 8ohms e medio de 2 ohms certo.

ok, legal,

Se eu pegar um tweeter de 4 ohms e um medio de 4 ohms ligar nele!?

Qual vai ser?

vai mudar o corte de frequencia?

muda algo?

alguém sabe?

Desde já Agradeço!

:**

Postado em

Muda o ponto de corte e o tipo de corte (linkwitz, bessel, butterworth...)

NORMALMENTE não dá pra dazer esse tipo de alteração

caraca nao sei se é porque acordei agora ou o que, mas nao entendi nada !!!?

Postado em (editado)

caraca nao sei se é porque acordei agora ou o que, mas nao entendi nada !!!?

É simples.

Imagina esse tweeter por exemplo.

Para um corte de freqüência de 5.000hz, por exemplo em 8 ohms @6db/8a, tu precisa de um capacitor de 3,98uF.

Pra manter esse corte em um tweeter de 4 ohms, tu precisa de um capacitor de 7,95uF.

Nesse mesmo pensamento, no momento em que tu aumentar ou diminuir a impedância daquela via, as características do corte de freqüência se alteram.

Entendeu?

Edit:

Acredito que essa modificação só daria certo se tu calculasse a freqüência de corte atual e as que ficariam com impedâncias diferentes e se encontrasse alguns drivers que fosse casar bem com esses cortes.

Editado por Fortes
Postado em

É simples.

Para um corte de freqüência de 5.000hz, por exemplo em 8 ohms @6db/8a, tu precisa de um capacitor de 3,98uF.

Pra manter esse corte em um tweeter de 4 ohms, tu precisa de um capacitor de 7,95uF.

Nesse mesmo pensamento, no momento em que tu aumentar ou diminuir a impedância daquela via, as características do corte de freqüência se alteram.

Entendeu?

Edit:

Acredito que essa modificação só daria certo se tu calculasse a freqüência de corte atual e as que ficariam com impedâncias diferentes e se encontrasse alguns drivers que fosse casar bem com esses cortes.

Exatamente isto...

A impedância do falante é uma das variáveis no calculo de um x-over....

Se mudar a impedância os pontos de corte também serão alterados...

Pra manter os mesmos pontos de corte vc tem q fazer o calculo e trocar o capacitor para o equivalente com a nova impedância!

Postado em

Muda o ponto de corte e o tipo de corte (linkwitz, bessel, butterworth...)

NORMALMENTE não dá pra dazer esse tipo de alteração

No caso de cross de 2a ordem, muda basicamente o alinhamento. O ponto de corte não se altera sensivelmente (apenas as bordas mudam, por isto a diferença no alinhamento).

Postado em

entao como fica meu caso.....

to com o crossover utopia be 165w rc

meu tweeter beyma ht 45 4ohms

meu medio é de kevlar 4ohms

o cross receberia 8 ohms no tweeter e 2 no medio..

me ajudem,,,

Postado em

acho que a melhor soluçao para voce e colocar um processador e fazer corte ativo sendo assim voce tera mais opçoesde corte, um processador custo beneficio e o audiosigma se precisar estamos a disposiçao. um abraço

Postado em

É simples.

Entendeu?

Edit:

quero manter esse crossover...

o fs do tweeter é 1000hz

o corte do cross é 2500 ou 3500

0 ou -3db

Postado em

eu deixei em 2500 em 0 db, o som ta legal, ta bacana... no meu particular ta tudo certo...

mas,existe umas musicas que mostre bem esses cortes altos? existe algo que mostre frequencia por frequencia e por ai voce distinguir se esta faltando?

Postado em

quero manter esse crossover...

o fs do tweeter é 1000hz

o corte do cross é 2500 ou 3500

0 ou -3db

Ok, mas sem saber quais são os componentes(indutores, capacitores, resistores...) não tem como saber...

além disso, o cara tem que entender bastante de croos pra fazer o cálculo reverso, coisa que não tenho conhecimento suficiente pra fazer.

Postado em

Ok, mas sem saber quais são os componentes(indutores, capacitores, resistores...) não tem como saber...

além disso, o cara tem que entender bastante de croos pra fazer o cálculo reverso, coisa que não tenho conhecimento suficiente pra fazer.

puta mer** vou bater um papo com meu professor de fisica kkkkkkk

obrigado amigo

Postado em

Cara, fazer os cortes mais altos favorece o casamento entre o tweeter e o mid, pois permite fazer cortes de ordem mais baixa tipo 6dB/8 e 12dB/8...

Agora pra dar uma forca nós precisamos do esquema deste crossover pra refazer os calculos e saber o que mexer...

Postado em

Cara, fazer os cortes mais altos favorece o casamento entre o tweeter e o mid, pois permite fazer cortes de ordem mais baixa tipo 6dB/8 e 12dB/8...

Agora pra dar uma forca nós precisamos do esquema deste crossover pra refazer os calculos e saber o que mexer...

Bom dia!!

sim, o tweeter levantou o palco numa altura perfeita..... o som esta perfeito "na minha opinião"

porém, tenho medo que de alguma zebra.. sera que pode dar mer** no cross ou no tweeter? o que pode me ajudar? ferrofluido no tweeter talvez?

veja bem o que estou usando.. é um kit 2 vias proprio..

são 2 tweeter beyma ht 45

2 médios Pure Acoustics Kevlar 150rms cada em 4 ohms

estou usando os cross da focal utopia 165w-rc

módulo Hertz EP4, estou ligando em bridge cada lado

HU Multimidia Sony Japones

e um processador de audio Alpine ERA -320 ANTIIIIIIIIIIIIIIGO mas muito bom [¨]

mhm....

essa é minha parte no estereo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...