Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Postado em (editado)

estava analizado a simulaçao que fiz dos MG de 12" para ver qual o melhor para o meu futuro set, e fiquei espantado com o resultado:

F9NA9H.png

todos com caixa de 35l sintonizados em 100hz com exatos 600rms aplicados.

nenhum dos af tem o parametro "le" preenchido pois alguns fabricantes nao divulgao.

A sensibilidade de todos esta de acordo com a planilha/tabela Questo.

O 12mb3p esta no grafico pois o 12mb1p teve respsta pracecida, prem inerior em um db do que seu irmao mais barato, nao em pq pagar mais cara se ele nao e superior.

Eu pretendo usar 1 mg pra acompanhar 2 t18 que vao tocar de 40~120hz, os Mg va de 120~1200hz (talvez ate 2000hz caso fique melhor), e de 1200~20k a TI.

Agora as duvidas:

to simulando alguma coisa errado ou a resposta e essa ai mesmo ?

Pq em nenhuma simulaçao que eu faço aparece a escurçao do cone sendo que eu preenchi o sd e o xmax ?

A tabela Questo da a sensibilidade maxima ou a media ?(em qual faixa de frequencia ela e medida) ele e exata na faixa dos medio graves tant quanto no subs ?

devo simular com a sensibilidade fornecida pelo fabricante ?

alguma sugestao de litragem/sintonia pra tocar bem de 120~1200hz ?

inicialmente eu tava pençando no esx125, mas agora to pendendo pro 12mb3p.

Agradeco desde ja quem puder ajudar

Editado por Diego Camilo
Postado em

vao ser 2 t18 para 1 MG, axo que nao e tao facio asim acompanhar nao pq pretendo usar o 18sw5p nas t 18, ele Tem resposta parecida com o 18sw1p so que aguenta mais potencia(tipo sds 818 e 2,7) entao nao e tao facio asim de acompanhar.

Postado em

vao ser 2 t18 para 1 MG, axo que nao e tao facio asim acompanhar nao pq pretendo usar o 18sw5p nas t 18, ele Tem resposta parecida com o 18sw1p so que aguenta mais potencia(tipo sds 818 e 2,7) entao nao e tao facio asim de acompanhar.

Usei exatamente nessas condições.

Postado em

eu baixaria a sintonia pra uns 70/80hz pra tirar esse pico.

e lembre de ver como fica o xmax com corte em 120hz.

nao sei se e pq meu winisd e beta, mas em nenhuma simulaçao que eu faço aparece a excurça do cone.

vo tentar abaixar o bassbox para ver

Usei exatamente nessas condições.

ta ai o grafico da dutada e da bp6:

luLKgw.png

Acredito que a t18 vai tocar parecido com a bp6, por isso duvido muito que 1mg va acompanhar.

Postado em

Hoje a tarde mesmo montei o PA de uma festa que vai acontecer amanhã. 4 T18, 2 tops com 10+TI. Tive que atenuar as tops em 2dbs. Eu particularmente sempre alinho o sistema com o grave chegando forte, forte mesmo em todo ambiente, daria para colocar 4 ou até 6 caixas top que o som dobraria de pressão ou até mais e os graves ainda iriam acompanhar, mas não iria ter pressão equivalente na via de graves, apenas iria completar.

Postado em

simulei aqui alguns, hpx2120, esx125, wpu1205 e 12mp1p.

todos com caixa 35 litros, 2 dutos de 4", sintonizada em 100hz, corte de 120 a 1200hz a 24db e 600w aplicados.

o último foi o único que ultrapassou o xmax, até fui conferir mas o xmax dele e nem chega a 2mm pelo manual, deve ser por isso.

a excursão fica perto de 3mm em 145hz em todos eles.

o que se saiu melhor foi o esx e pelo gráfico pode reduzir a caixa pra 25 litros, o corte pra 100hz em 24db, que fica perfeito.

ta uma linha praticamente reta de 120 a 1100hz acida dos 124db.

se cortar em 12db ele mal passa o xmax e cria um pico de 3db em 150hz.

qualquer coisa é só pedir, que eu te mando o winsd 7.

Postado em

Se uma unidade gera 124dB, duas unidades tem que gerar 130dB (dobra-se a área de cone e também a potência aplicada).

Mas, tente simular este aqui:

Fs: 59 Hz

Qts: 0,29

Qms: 10,38

Qes: 0,29

Vas: 55,96 L

Sd: 515 cm²

Re: 6,2 ohms

Le: 0,7376 mH

Z: 8 ohms

Bl: 19,7 Tm

Xmax: 2,0 mm

Sugiro 24 L @ 110 Hz.

Postado em

se ele for de 600w, ta ultrapassando o xmax de 150 a 250hz, se for 300 ta ok.

com 300w deu praticamente 123db de 160 a 1khz.

o esx nem com 1200w aplicados atinge o xmax. hushaushau

Postado em

Se uma unidade gera 124dB, duas unidades tem que gerar 130dB (dobra-se a área de cone e também a potência aplicada).

A cada 3 dB dobras e o numero de drives

Se 1 unidade gera 124, 2 vão gerar 127, 4 130, 8=133 pelas minhas contas

Postado em

Você vai aumentar o número de falantes e não irá aplicar mais potência?

Se com 1 de 12" e 600w Rms gera 124dB com dois de 12" e 1.200w RMS (se bem acoplados) você tem 130dB. +3 dB pelo dobro de área de cone e +3dB por aplicar o dobro de potência.

Postado em

Ai eu teria q aplicar 2400 RMS no par,mesmo que eu aplique 1200rms não vai tocar o dobro, tem a compreçao térmica que e maior e 1 AF com 1200 RMS, do que com 2 com 600, fora q com mais drives tem o acoplamento que ajuda no rendimento.

Axei muita diferença no SPL do medios tops para um sub

Sempre ouvi dizer que quebusavam 1 médio pra 2 subs e as vezes ate atenuavam o médio pra não cobrir o grave, e nas simulações vo precisar de no minimo uns 4

Postado em

Acrescenta pelo menos mais alguns falantes nessa discussão ai:

Eros 312 e o 612 MG - Já tive o 312, se bem que era o modelo de 350 e gostava muito dele. Já o 612, tem um timbre que me agrada muito.

JBL MG1000 - Esse eu ouvi num carro de som e achei interessante. Olhando os parâmetros, não gostei do xmax. Isso indica que terá que fazer um corte mais alto, para que o mesmo excesso de excursionamento,

Diâmetro nominal: 305mm

Impedância: 4 Ohms

Potência: 500 Watts RMS

Sensibilidade (1W@1m): 94 db SPL

Resposta de frequência @ -10 dB: 70 a 5000 Hz

Volume ocupado pelo alto falante: 1,8L

Peso do conjunto Magnético: 3200g

Diâmetro da bobina: 46mm

Peso Líquido: 3876g

Frequência de corte mínima recomendada (12dB/oit): 80 Hz

FS: 70,3 Hz

Re: 4,43

Qms: 10,675

Qes: 0,9,

Qts: 0,85

Vas: 46,66

Ref Eff: 1,67%

Sd: 0,0531

Vd: 146,0

Xmáx: 2,75

Esse daqui embora não tenha ouvido ao vivo, achei com boa sonoridade, mas não sei se tem os parâmetros dele:

http://www.montarsomautomotivo.com/alto-falante-omega-driver-md700-x-12-polegadas-medio-grave-700-rms-2694

Postado em (editado)

Ai eu teria q aplicar 2400 RMS no par,mesmo que eu aplique 1200rms não vai tocar o dobro, tem a compreçao térmica que e maior e 1 AF com 1200 RMS, do que com 2 com 600, fora q com mais drives tem o acoplamento que ajuda no rendimento.

Axei muita diferença no SPL do medios tops para um sub

Sempre ouvi dizer que quebusavam 1 médio pra 2 subs e as vezes ate atenuavam o médio pra não cobrir o grave, e nas simulações vo precisar de no minimo uns 4

- 1 médio com amp de 600w RMS = 124 dB

- 2 médios com amp de 1.200w RMS (600w em cada) = 130 dB

- 4 médios com amp de 2.400w RMS (600w em cada) = 136 dB

Outra coisa, 130dB acompanha os 132dB da via de graves tranquilamente. Na via de graves 6dB acima dos médios ainda fica muito bom! Lembre-se, nosso ouvido não é "plano", frequências médias e médio-altas "aparecem" bem mais, e as frequências baixas (e também as muito altas) tem uma boa atenuação nos nossos ouvidos. Se você tirar 132dB dos médios e 132dB dos graves vai achar que está faltando grave.

Editado por LucasGYN
Postado em

Não, ao aplicar o dobro de potencia almenta 3 db independente do numero de transdutores,

2 médios com 600 RMS cada vão gerar o dobro de 1 com 600rms, ppstanto 127.

Nessa mesma logica 4 vão gerar 130, e somente 8 vão gerar 133

Postado em

Não, ao aplicar o dobro de potencia almenta 3 db independente do numero de transdutores,

2 médios com 600 RMS cada vão gerar o dobro de 1 com 600rms, ppstanto 127.

Nessa mesma logica 4 vão gerar 130, e somente 8 vão gerar 133

última vez:

dobrando a área de cone ou a potencia tem +3db.

se dobrar os 2 são 6.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...