Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

Falantes Ribbon - wiki

Recommended Posts

Pessoal, eu queria escrever um artigo sobre falantes ribbon, mas pensei agora em fazer diferente, montando um tópico com a contribuição de vocês.

O que você conhece sobre falantes ribbon?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pouquíssimo que eu conheço é de tweeters e mesmo assim só lia sobre eles no HTforum, ou seja, beeeemm mais usados em âmbito residencial.

Seria um ótimo artigo por sinal.

Acompanhando.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que quem pode ajudar nesta empreitada é o CristianoLo, que já está usando um par de ribbon a algum tempo, e um rapaz de bsb. Eu tive um par de ribbon da sony, mas comprei pra usar e vendi antes de testar.

Compartilhar este post

Link para o post

eu não me sinto confortável pra dizer algo que possa ser validado a ponto de virar um artigo...

o que precisa de informação, Moti?

vou falar o que eu já experimentei

eu tenho 2 pares de ribbon, os HiVi RT2II e os Fountek NeoX 3.0

o primeiro é enorme, tanto o plate quanto o compartimento da fita metálica, ocupando uma boa parcela da face da caixa, soa um pouco "crespo", mas não é nada cansativo como um domo metálico, soa muito mais natural que eles na grande maioria das vezes, tem excelente dispersão horizontal, mas dispersão vertical praticamente nula

já o segundo é um pouco menor, usa um "motor" de muito maior em profundidade, mas que ocupa menos espaço no plano da caixa, soa mais limpo que o primeiro, mesmo com corte bem baixo (atualmente 6kHz@6dB/8a), dispersão vertical e horizontal surpreendentes

o Kleberlpa pode ajudar aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tb uso twt ribbon no carro (Audio Development T1FR), mas ele é bem pequeno, bem diferente dos twt ribbon comuns (tem coisa de 4cm de diâmetro por 1cm de altura). Tem um detalhamento espetacular, mas já vi algumas medições dizendo que eles tem mais distorção que o twt normal e que isso pode passar falsas impressões. Bem, como eu estou gostando, me engane a vontade.

Em casa tb uso algo parecido. As magnepan são caixas planares full range, mas o meu modelo pelo menos não tem nenhum componente de ribbon verdadeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Copiando do Zaph

I often hear people babble on about the shimmer, sparkle and air of ribbon tweeters. These tests show where these "special effects" are coming from - distortion. Ribbons do have a unique distortion profile that many will find enjoyable with some music. That's OK, and it does not have to relfect badly on your "golden ear" status. However, if accuracy to the original signal is what you are after, one of these ribbons may not be the best solution. Ribbons are certainly not the best solution if you want to build a high-value system

Ps.: não sei se o meu apresenta o mesmo padrão de comportamento.

Editado por offtime

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas caixas top apresentam solução mista, domo até certa frequência e ribbon pra pegar só o top end

Creio que o corte fique na região onde o os domos comecem a pecar na direcionalidade

Compartilhar este post

Link para o post

Pode dar algum exemplo de caixa assim Cristiano? Eu sei que as Monitor Audio PL usam ribbon, mas creio que vá do midrange para o ribbon, sem usar um twt convencional entre eles.

Compartilhar este post

Link para o post

esta usa ribbons nos médios e domo nas altas

1293leftspeaker.jpg

estas sim, são caixas residenciais onde o dono usa alguma das variações do Vifa XT25, que são tweeters ring radiator (péssima dispersão fora do eixo), e Fountek NeoX 3.0

ele fez aquela caixa para os fountek pois foi feita realmente após a outra, e tem um sistema muito interessante de crossover, é uma série de chaves ON/OFF que podem colocar uma série de caps em funcionamento de forma independente, alterando o ponto de corte ao gosto do ouvinte

g2fum.jpg

mjjd.jpg

34goe.jpg

essa eu não sei se existe, já vi caixas reais custarem 600 mil libras mas com montagens porcas desse tipo, mas não sei se é o caso dessas

daily000083.jpg

o que eu quero mostrar não estou achando, o servidor do trabalho bloqueia as imagens

Compartilhar este post

Link para o post

talvez isso se aproxime do que eu falo

domo 28mm + ribbon

Ribbon_Tweeter_RT_1_0.jpg

aqui é um ribbon + mid-tweeter (domo maior, que não compreende um tweeter por não subir nem um mid por não descer)

Speakers_001.jpg

aqui uma como falei

md_ex3_1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Quem tinha um puta artigo sobre Ribbons era o Fábio Timi, MASSSSSSS... o Geocities morreu e ele não publicou o site antigo de novo.

Ainda corro atrás de quem tenha backup do site dele, já ouvi promessas mas o site que é bom, nada.

Enfim, indo direto ao ponto: Todo ribbon é um falante tipo planar, nem todo planar é um ribbon. Via de regra, há o ribbon (fita, ou seja, estreito e comprido na minha lógica particular por mera carência de alguém que diga de fato o que é) puro (onde a fita age como condutora) ou composto (uma bobina plana dentro de um sanduíche, em geral plástico. A diferença entre as fitas é o peso, a força e a indutância.

A fita fica então imersa em um forte campo magnético e reage a ele se movimentando. Assim ela produz o som. Do artigo do Timi eu me lembro bem do primeiro paradigma construtivo: Como ela fica imersa ENTRE magnetos, há um espaço para movimentação que vai determinar a força do campo. Quanto maior este espaço, menor a eficiência, MAS maior é a capacidade de reproduzir frequências mais baixas.

Com base nestes aspectos, vemos vários tweeters comerciais com diferentes características: Há os puros, caríssimos e de baixíssima impedância (que depende unicamente do comprimento da tira de alumínio!). Dependem de um transformador casador, o que acaba reduzindo o desempenho e introduzindo distorção harmônica (que deveria ser um primor nos ribbon, já que, em tese, eles operam sempre num campo linear). Muito sensíveis. Em geral descem pouco, modelos que cheguem aos médios tem dimensões BEM grandes e acabam tendo sérios problemas de intermodulação.

Há os compostos (também chamados de leafs), mais baratos, menores, não dependem de transformador. Podem ser mais sensíveis e depender de um corte mais alto, ou menos sensíveis e aceitarem cortes mais baixos.

Semelhantes a muitos modelos comerciais de Ribbons, há ainda os CERÂMICOS, que também são planares, MAS são piezoelétricos.

Há ainda os eletrostáticos, que não usam campos magnéticos e sim campos elétricos. Funcionam quase da mesma forma que os ribbons.

Eu uso um ribbon composto "mid-end" desde 2006, o mesmo usado pela Gradiente na década de 90 em seus systems top de linha, da Foster. Quem não entende seu funcionamento se frustra PESADAMENTE. É um ribbon que não fala grosso (bem ruim de corpo!), só aceita corte alto, é absurdamente sensível (atualmente está quase 9dB atenuado em relação ao mid. Basicamente pra 3 vias ou pra falante que suba com vontade. Nesta situação, garante um top end REALMENTE interessante, muito rico e dinâmico. Brinca muito bem com as texturas, se bem cortado não apresenta nenhuma intermodulação e tem uma resposta BEM viva. Nada smooth! É pra quem gosta de ver o prato brilhando, com muito attack. Ou você ama, ou odeia.

Independentemente do tipo, o uso de materiais pode prejudicar o timbre e a resposta em altas frequências, por isto um ribbon pode ser muito bom e o outro pode ser um lixo. Então não dá pra avaliar todos com base em um único modelo. Particularmente conheço poucos modelos, cada um com um comportamento diferente, mas no geral com as mesmas boas qualidades: top end soberbo e grande linearidade dinâmica, advinda do fato de não existir uma suspensão elástica e do campo magnético ser linear em toda a excursão. Aliás, por conta disto, cortes errados introduzem muita intermodulação nas altas! Ou corta direito ou fica uma mer**!

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Em casa eu uso um Ribbon do Paulo Ramos - produto nacional de excelente qualidade.

Ele fica nas altas, bem altas, e aí entra um fullrange também da Akron.

aktw_2%25255B4%25255D.jpg

No link abaixo tem as fotos dos produtos

http://www.diyaudio....nge-ribbon.html

Isso montado em uma caixa spalla (book) antiga parecido com a foto abaixo, mas a minha é de pobre, é no MDF cru

DSC01048_zpsd4caaf62.jpg

Já no Carro eu uso Planares B&G NEO3 (tweeter) e NEO8 (midrange) e são ótimos, abaixo segue links de gente falando deles:

neo3.jpgNEO3

neo8s.jpgNEO8

http://www.zaphaudio.com/nondomes/

http://www.parts-exp...ck-cup--264-735

http://www.parts-exp...sducer--264-713

Compartilhar este post

Link para o post

Minerin, posta fotos da configuração que usa no carro desse B&G

quase comprei os Neo3, mas pra tocar junto com os meus fulls não teriam sensibilidade suficiente

sobre os Akron, já li relatos extremamente negativos sobre toda linha de falantes dele, vai entender...

eu conheço só os KB6 (não o FR, o comum com calota), não tem médios bons, se apresenta lento e fechado, mas descem com bastante gosto, pra um 3 vias caem muito bem

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, tirei uma foto correndo, não sei se dá para ver bem, mas estão um ao lado do outro.

33pca5k.jpg

A questão dos falantes do Paulo Ramos é uma questão de bom senso, acho excelentes pelo custo deles.

Não adianta vc fazer uma análise e dizer que um MID como o Seas excel toca mais, acontece que custa 4 a 5 vezes mais também.

O fullrange é mais equilibrado e com o ribbon fazem uma dupla de baixo custo e alta performance, mas não adianta comparar com caixas de 6, 10 mil.....

Não adianta querer milagre nos graves, eu tenho um sub DAD BIG BASS para graves.

Editado por Minerim

Compartilhar este post

Link para o post

Minerin, posta fotos da configuração que usa no carro desse B&G

quase comprei os Neo3, mas pra tocar junto com os meus fulls não teriam sensibilidade suficiente

sobre os Akron, já li relatos extremamente negativos sobre toda linha de falantes dele, vai entender...

eu conheço só os KB6 (não o FR, o comum com calota), não tem médios bons, se apresenta lento e fechado, mas descem com bastante gosto, pra um 3 vias caem muito bem

Cone pesado de papel grosso prensado, e ainda por cima engomado.

É pra descer mesmo. Ou o tweeter entra baixo, ou fica o buraco. Mas eu achei corretos em termo de ressonãncias de cone, não é aquele falante que te inferniza a vida na hora de montar os crossovers.

Compartilhar este post

Link para o post

calma, não fui eu quem falou mal

:vts

a propósito, sabe quem fabrica os falantes de cone do Akron? a Keybass

concordo que tem que comparar com falantes de custo similar, senão não tem como mesmo

na época que vi os KB6 eram 600/par, ali no site o FR tá por 590, não saberia indicar algo contra esses aí

os ribbon saem 780, daí no caso eu pego esses https://www.madisoundspeakerstore.com/ribbon-tweeters/fountek-neox-2.0-ribbon-tweeter-with%20round%20black-faceplate/

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu postei rápido porque tinha que sair...mas entendi sua colocação...não estou defendendo a marca, é bom cada um ir dizendo suas experiências....

Mas o KB6 é bem forte em graves, eu usei um par deles em uma TL em casa só para graves por um bom tempo, depois foi para o carro e depois acabei vendendo, mas ainda tenho 3 deles aqui. Se agente pegar um KB6 e comparar com outro de mesmo preço, sempre um vai ter alguma deficiência, é normal.

O Ribbon Akron em casa é muito bom, super gostoso de ouvir, mas com bons cabos fica melhor. Ele toca melhor que o B&G NEO3, um pouco mais limpo e leve, mas não comparei em mesmas condições.

Não saberia comparar com outros, como o que vc tem e indicou no link, o problema é esse....

Compartilhar este post

Link para o post

Então um ribbon casaria bem para tocar nas frequências acima de um tweeter domo de seda, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Então um ribbon casaria bem para tocar nas frequências acima de um tweeter domo de seda, por exemplo.

Pra tweeter eu acho meio gambeta. Mas pra um midrange ou fullrange que subam bem, fica perfeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra tweeter eu acho meio gambeta. Mas pra um midrange ou fullrange que subam bem, fica perfeito.

depende né... como foi dito antes nos artigos, há ribbons e ribbons, se for bom, supre bem desde bem baixo

em casa corto os meus em 6k 6dB, sendo que o corte mínimo recomendado é 2,5k 12dB

Compartilhar este post

Link para o post

depende né... como foi dito antes nos artigos, há ribbons e ribbons, se for bom, supre bem desde bem baixo

em casa corto os meus em 6k 6dB, sendo que o corte mínimo recomendado é 2,5k 12dB

Mas é bem por isto que os seus tem sensibilidade um pouco mais baixa. O meu tem sensibilidade estúpida, mas só toca a partir de 6k@12db/8a.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...