Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Diego Camilo

sintonização da w-horn

Recommended Posts

Pequenas mas pesadas e com 2~3kw, contra 400w da whorn

Cara, sinceramente, hoje a maioria dos subs é de 800watts tanto nacionais quanto importados, podem não ter a eficiencia da horn, mas tocam muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pequenas mas pesadas e com 2~3kw, contra 400w da whorn

Exatamente.

A W Horn não é uma caixa ultrapassada. É uma Horn. E horn continua sendo a única opção em termos de eficiência.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente.

A W Horn não é uma caixa ultrapassada. É uma Horn. E horn continua sendo a única opção em termos de eficiência.

Única não, não sei em comparação com um whorn, mas em comparação com uma dutada a bp6 tem uma ótima eficiência, acredito que em ambiente fechado ela seja intereçante, are pq da pra ter uma resposta plana a ate 3db mais sencivel q a dutada

98% dos set usam dutadas, pra mim já deu

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente.

Existem horns mais modernas. Está se usando muitas scoops também, que pelo que sei compartilha de conceitos de horns. O que percebo é que não existe mais a confecção de caixas para uso em PA, já tem muito sistema consagrado no mercado e ninguém mais quer saber de construir, logo não se tem mais projetos "open source" de cornetas.

Mas sinceramente, não entendo o que querem dizer com pesadas, as caixas tem metade do tamanho da w-horn, a w-horn não é nada leve.

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

Única não, não sei em comparação com um whorn, mas em comparação com uma dutada a bp6 tem uma ótima eficiência, acredito que em ambiente fechado ela seja intereçante, are pq da pra ter uma resposta plana a ate 3db mais sencivel q a dutada

Em termos de eficiência, sem abrir mão da banda (tendo ela o mais ampla possível), a W-horn ainda é indiscutivelmente a que tem melhor eficiência! Isso é um fato, é física!

A bp6 consegue eficiência diante da redução de banda! Ela toca no máximo 1 oitava! Tenta fazer uma BP6 que toque 3db a mais diante da dutada de 35hz a 250hz!

Alias, basta tocar de 40hz a 120hz! huashusuhauhsh o-o-

Existem horns mais modernas. Está se usando muitas scoops também, que pelo que sei compartilha de conceitos de horns. O que percebo é que não existe mais a confecção de caixas para uso em PA, já tem muito sistema consagrado no mercado e ninguém mais quer saber de construir, logo não se tem mais projetos "open source" de cornetas.

Mas sinceramente, não entendo o que querem dizer com pesadas, as caixas tem metade do tamanho da w-horn, a w-horn não é nada leve.

Modernas = adaptações pra "caberem" em pequenos espaços?

Bah.... poupe-me dessas gambiarras!

A resposta da horn está atrelada à sua área de boca, ou seja, não adianta adapta-las! Perde nas baixas!

E o peso em si não se refere apenas na caixa pra levar.

Considere oito W-horn, com um 18sw1p cada. São oito caixas, um amp de 12kw já toca com total folga (3db headroom) e sobe desde 35hz!

Agora considere oito SB850.. com 2 18SW1p cada. São oito caixas porém 24kw de amp (ou 2 amps de 12kw), etc! É tudo mais pesado =\

Compartilhar este post

Link para o post

Modernas = adaptações pra "caberem" em pequenos espaços?

Bah.... poupe-me dessas gambiarras!

A resposta da horn está atrelada à sua área de boca, ou seja, não adianta adapta-las! Perde nas baixas!

E o peso em si não se refere apenas na caixa pra levar.

Considere oito W-horn, com um 18sw1p cada. São oito caixas, um amp de 12kw já toca com total folga (3db headroom) e sobe desde 35hz!

Agora considere oito SB850.. com 2 18SW1p cada. São oito caixas porém 24kw de amp (ou 2 amps de 12kw), etc! É tudo mais pesado =\

Respeito sua opinião e concordo que corneta é pura física, se a corneta não for grande não tem como ter uma resposta boa. Mas o que falo é puramente pratico. Ouvi algumas cornetas compactas de um fabricante nacional, pouco menores que uma T18, porém usando falantes de 15 e 12 polegadas importados. O resultado me surpreendeu.

Agora bloom, você tem sua boate, você coloca o que bem entender lá, mas pro cara que tem PA para locação, quem vai querer W-horn em 2015? Banda nenhuma aceita, infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim a whorn e indiscutivelmente inspirara da na bp6, mas seu front chamber e uma corneta dobrada.

Whorn so responde de 35~250hz com o AF original e em grande quantidade devido ao acoplamento, nessa mesma quantidade e com o AF "ideal" uma BP responde de 35~120 sim.

Som center - na minha opinião ainda existem muitas caixas para serem inventadas, Axo q deveriam adaptar as whorn e as t18 para AF de 21", juntar todas as coisas que almentam o rendimento da caixa(efeito manofold, corneta, BP, lt, etc)

Imagina uma caixa em inspirada na whorn em que a back chamber também e cornetada ? Euaxo que iria melhorar mais ainda o rendimento.ou melhor, usando no minimo 2 AF dentro dela com acoplamento forçado entre os 2 ?

Não sei como seria a faixa de freqüência, mas o SPL seria absurdo.um dia eu viro engenheiro e "junto" essas teorias kkkkk

Pq as bandas não aceitam mais as whorn ?

PS:

Imagina aplicar o conceito de corneta e de manivold nessas caixa:

http://www.the12volt.com/caraudio/boxes6.asp

Alguem ai já viu uma BP de 8 ordem ?

Editado por Diego Camilo

Compartilhar este post

Link para o post

Existem horns mais modernas. Está se usando muitas scoops também, que pelo que sei compartilha de conceitos de horns.

Não existem mais modernas, existem vários modelos de horns. "scoop" nada mais é que uma planar horn. Tem tamanho pequeno e uma péssima área de boca.

Compartilhar este post

Link para o post

Não existem mais modernas, existem vários modelos de horns. "scoop" nada mais é que uma planar horn. Tem tamanho pequeno e uma péssima área de boca.

Po Kleber, não complica :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Respeito sua opinião e concordo que corneta é pura física, se a corneta não for grande não tem como ter uma resposta boa. Mas o que falo é puramente pratico. Ouvi algumas cornetas compactas de um fabricante nacional, pouco menores que uma T18, porém usando falantes de 15 e 12 polegadas importados. O resultado me surpreendeu.

Agora bloom, você tem sua boate, você coloca o que bem entender lá, mas pro cara que tem PA para locação, quem vai querer W-horn em 2015? Banda nenhuma aceita, infelizmente.

Se eu fosse viver de locação de som, colocava uma tela com tecido ortofônico por dentro (pra ngm ver nada) na W-Horn e um adesivo da "Nexo" ou coisa assim. Oito dela no chão, se você falar que é uma caixa de 2.400w com 2x18" cada caixa, a galera acredita (mesmo tendo um 18sw1p apenas em cada caixa)!

Para mim a whorn e indiscutivelmente inspirara da na bp6, mas seu front chamber e uma corneta dobrada.

Whorn so responde de 35~250hz com o AF original e em grande quantidade devido ao acoplamento, nessa mesma quantidade e com o AF "ideal" uma BP responde de 35~120 sim.

Som center - na minha opinião ainda existem muitas caixas para serem inventadas, Axo q deveriam adaptar as whorn e as t18 para AF de 21", juntar todas as coisas que almentam o rendimento da caixa(efeito manofold, corneta, BP, lt, etc)

Imagina uma caixa em inspirada na whorn em que a back chamber também e cornetada ? Euaxo que iria melhorar mais ainda o rendimento.ou melhor, usando no minimo 2 AF dentro dela com acoplamento forçado entre os 2 ?

Não sei como seria a faixa de freqüência, mas o SPL seria absurdo.um dia eu viro engenheiro e "junto" essas teorias kkkkk

Pq as bandas não aceitam mais as whorn ?

PS:

Imagina aplicar o conceito de corneta e de manivold nessas caixa:

http://www.the12volt...udio/boxes6.asp

Alguem ai já viu uma BP de 8 ordem ?

O projeto da JBL usa um falante relativamente similar ao 18sw1p. Inclusive, quem testou (com o 18sw1p) conseguiu chegar de fato aos 35hz e tal. Por que duvidar?

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu fosse viver de locação de som, colocava uma tela com tecido ortofônico por dentro (pra ngm ver nada) na W-Horn e um adesivo da "Nexo" ou coisa assim. Oito dela no chão, se você falar que é uma caixa de 2.400w com 2x18" cada caixa, a galera acredita (mesmo tendo um 18sw1p apenas em cada caixa)!

Hoje eu uso T18 (copias) que tem até os puxadores da T18 e logotipo da caixa original e mesmo assim tem gente que faz cara feia quando ve, imagine se desconfiarem que tem uma w-horn por trás da tela...

Gosto das W-horn, mas hoje é complicado trabalhar com elas porque o mercado não aceita. Aqui no RS pelo menos, se não tiver marca o pessoal não quer nem saber. Tem muito showzinho de violão e voz que o cara exige mesa de som top (já me pediram até allen heath) e PA importado. Pra ter ideia do que eu to falando, já tão implicando até com marca de equipamento de iluminação. Se não for canhão de led e moving chinesa já não querem saber, mesmo que tenha as especificações de uma com marca.

Compartilhar este post

Link para o post

isso é viadagem mesmo do mercado e mais vi*** são os artistas e técnicos.

De qualquer forma, acho que é o reflexo e veio a acalhar com a deficiência do mercado em tirar os bons falantes e deixar à mercê dos importados, pois o mercado só quer atender ao Automotivo e particularmente o pancadão.

As empresas precisaram sobreviver, claro e com isso foram surgindo esses sistemas de Line com os importados. Os nacionais é que se cuidem. Todo mundo agora só quer saber de Line. Até parece que eles é que vão carregar as caixas, rs rs.

Boteco que colocava som ao vivo, agora está se vendo. Só contratam os grupos que tem seus próprios equipamentos, para não ter que gastar com sistemas top, rs rs. Ficando a critério dos grupos, vcs podem imaginar a qualidade sonora desses grupos de pagode menos conhecidos. Ninguém entende porcaria nenhuma e os instrumentos então não se distingue nada.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente pra locação eu concordo com o Som Center...

Muitas vezes o locador quer ter cxs pequenas e modernas, mesmo que o rendimento seja inferior a estas caixas "antigas" porém muito mais eficientes.

O q estou vendo com freqüência são caixas manifolds semelhantes as cw218 porém menores com falantes de 15"

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje eu uso T18 (copias) que tem até os puxadores da T18 e logotipo da caixa original e mesmo assim tem gente que faz cara feia quando ve, imagine se desconfiarem que tem uma w-horn por trás da tela...

Gosto das W-horn, mas hoje é complicado trabalhar com elas porque o mercado não aceita. Aqui no RS pelo menos, se não tiver marca o pessoal não quer nem saber. Tem muito showzinho de violão e voz que o cara exige mesa de som top (já me pediram até allen heath) e PA importado. Pra ter ideia do que eu to falando, já tão implicando até com marca de equipamento de iluminação. Se não for canhão de led e moving chinesa já não querem saber, mesmo que tenha as especificações de uma com marca.

Aqui tenho sorte de que a casa é minha, nego toca se quiser! O que tem é isso!

Algumas exigências procedem, mas nem todas!

Quanto às suas caixas, eu camuflaria ela de caixa JBL/nexo, algo assim, que tá mais na moda! hehehehee o-o-

No show de "Mato Seco" que rolo lá, como era casa alugada, o cara quis recolocar o P.A... bacana! Botou lines (de fato tocavam melhor, mas acredito que por conta da altura) e subs ativo.

Os subs eram desses:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-632869559-subwoofer-ativo-staner-modelo-sb-4000p-_JM

Mas, te garanto sem medo: Minhas T18 que custaram METADE de UMA caixa dessas (contando com caixas, cabos, falantes e amp) estupram um par desses com extrema facilidade! Tanto em timbre quanto em SPL quanto em subgrave!

Só que a banda exigia, e o cara que alugou a casa cumpriu de besta! Minha sugestão era levantar minhas altas, depois sugeri de acrescentar só o line, deixar o sub (pra baratear), mas ele preferiu "fazer tudo que a banda pediu", se lascou no orçamento!

Infelizmente pra locação eu concordo com o Som Center...

Muitas vezes o locador quer ter cxs pequenas e modernas, mesmo que o rendimento seja inferior a estas caixas "antigas" porém muito mais eficientes.

O q estou vendo com freqüência são caixas manifolds semelhantes as cw218 porém menores com falantes de 15"

Então, mas justamente! Se vc bota uma Whorn com uma tela fechando TODA a frente dela, e bota um logotipo "Nexo", já era! Ngm reclama! Nego quer ver é marca, é nome.... se rola o que te falei, ele ia curtir a qualidade (afinal é uma Whorn) e ainda ia ostentar a marca! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

O projeto da JBL usa um falante relativamente similar ao 18sw1p. Inclusive, quem testou (com o 18sw1p) conseguiu chegar de fato aos 35hz e tal. Por que duvidar?

O sw1p antigo (FS 29 e vãs de 400) ou o novo ?

Quais parâmetros a serem abalizados para saber qual AF vai tocas melhor nessas caixas ?

Eu sei q qts baixo e bom em cornetas em geral, e q alta vas e bom na t18, ate pq o AF original tem mais de 550l de vãs.

Quais outros parâmetros devo analizar ?

Compartilhar este post

Link para o post

Antigo!

Os parametros, em resumo, tens que achar um que tenha bom EBP.. pelo menos acima de 100, ideal acima de 130! Os únicos nacionais que conseguem isso são o sub800 da over e 18sw1p antigo da selenium!

Compartilhar este post

Link para o post

Antigo!

Os parametros, em resumo, tens que achar um que tenha bom EBP.. pelo menos acima de 100, ideal acima de 130! Os únicos nacionais que conseguem isso são o sub800 da over e 18sw1p antigo da selenium!

Se esse for o parâmetro q eu to pensando (FS/qes) So o sub 800 que tem 130, o novo sw1p tem 80! E o sw5p tem 87,5

Pelo q eu to vendo esse novo sw5p ta melhor mesmo q o sw1p, ta tipo SDS 2.7 e sds818.

O q influencia no qes do AF ? Pq sei q tamanho do imã influencia no bl, peso do cone e da bobina no MMS e no FS, mas e o qes, o que fãs ele ser menor ou maior no AF ?

Compartilhar este post

Link para o post

Só que a banda exigia, e o cara que alugou a casa cumpriu de besta! Minha sugestão era levantar minhas altas, depois sugeri de acrescentar só o line, deixar o sub (pra baratear), mas ele preferiu "fazer tudo que a banda pediu", se lascou no orçamento!

Sabe qual é a grande satisfação nessas horas?

Assim que a banda der a pausa, sentar o ca**** no seu sistema, balançando até os cabelos do cu do pessoal da banda, pra depois deixar eles voltarem pro set alugado, só pra ficarem com raiva...

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui tenho sorte de que a casa é minha, nego toca se quiser! O que tem é isso!

Algumas exigências procedem, mas nem todas!

Quanto às suas caixas, eu camuflaria ela de caixa JBL/nexo, algo assim, que tá mais na moda! hehehehee o-o-

No show de "Mato Seco" que rolo lá, como era casa alugada, o cara quis recolocar o P.A... bacana! Botou lines (de fato tocavam melhor, mas acredito que por conta da altura) e subs ativo.

Os subs eram desses:

http://produto.merca...lo-sb-4000p-_JM

Mas, te garanto sem medo: Minhas T18 que custaram METADE de UMA caixa dessas (contando com caixas, cabos, falantes e amp) estupram um par desses com extrema facilidade! Tanto em timbre quanto em SPL quanto em subgrave!

Se tem uma coisa que eu não uso nem a pau é caixa ativa. Nem as caixas de marca de alta (12+ti, 10+ti) tipo JBL, Mackie, RCF e similares são tão boas quanto uma passiva + amp. No subs a coisa fica pior ainda, se falando de um stanner então... [o_]

Tenho certeza absoluta que tuas T18 bem alimentadas tocam muito mais que essas caixas.

Mas s

Compartilhar este post

Link para o post

Sabe qual é a grande satisfação nessas horas?

Assim que a banda der a pausa, sentar o ca**** no seu sistema, balançando até os cabelos do cu do pessoal da banda, pra depois deixar eles voltarem pro set alugado, só pra ficarem com raiva...

Se eu tivesse pensado isso na época, tinha deixado meu PA no lugar e tal!

Mas a gente tirou o rack (amps e processadores) do lugar pro cara usar os periféricos dele! =\

Compartilhar este post

Link para o post

Axei umas formulas interessante no pdf

Ta ai:

bc99602002db3bbc4035b428f548d536.jpg

Finalmente eu descobri de onde vem o Qes

Editado por Diego Camilo

Compartilhar este post

Link para o post

Desenterrando

Até hoje pesquisando não axei nada contundente de como sintonizar a whorn, só o valor específico de alguns af.

Os volumes das câmaras (Vb) para os af são:

* HB1805A1 : 158 litros

* HB1805A1R : 140 litros

* CCDB (15") : 141 litros

* Keele/JBL : 141 litros sintonizada em 35 Hz para o falante original, o JBL K151 (baixo Qts, adequado a cornetas)

Minha dúvida é como sintonizar para quaquer af, e qual programa usar pra simular essa caixa ?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a BP6 é pra ambientes pequenos... ela NUNCA jogaria longe como uma horn! As horn são eficientes especialmente pra longas distâncias!

Compartilhar este post

Link para o post

Na antiga audiolist tem o projeto dela já sintonizada pro Over 18sub800

Compartilhar este post

Link para o post

Na antiga audiolist tem o projeto dela já sintonizada pro Over 18sub800

Não só ele como o tutorial de como sintonizar para quaquer af, eu tenho até o link, mas infelismente quando tive interece em aprender sobre isso a audiolist já nao existia mais

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...