Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RafaVarela

Projeto 1x18 casa/carro

Recommended Posts

Planar horn? Essa não conheço, vou pesquisar!

Eu queria na verdade 2 sistemas distintos, mas com a economia atual fica difícil a curto prazo,por isso a decisão de algo misto.mesmo sabendo que terei perdas em algum ponto..

Vou executar a bandpass essa semana ou na próxima,dai vou saber se será suficiente pro meu uso

Obrigado pelas dicas!

da uma lida aki:

http://forum.speakerplans.com/poweraudio-romania-map-of-speaker-plans_topic48256.html

ai tem link descritivo de muitas caixas

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se Foce para mim não misturaria automotivo com PA, Vc não vai tirar 100℅ de rendimento em nenhum dos 2,

Eu faria uma whorn pra esse wpu e compraria outro AF pra usar no carro.

Ou Vc poderia fazer 2 caixas e tirar o AF toda vez q for alternar, só q as melhores caixas de PA (t18,whorn) o AF não fica acecivel.

Disso eu concordo, dificilmente o som seco dos woofer ficam bom dentro de um porta malas para um som interno, caixas profissionais são feitas com a finalidade de justamente o contrário jogar o som longe e precisam de espaço pra movimentar a massa de ar, com o porta malas fechado então vc tera apenas um peso a carregar, sem som por ficar abafado sem falar que uma andorinha só não faz verão nos PA.

Eu ao contrário de muitos não gosto do som seco de woofer a não ser que esteja em dutada com no mínimo o dobro da volume recomendado para a caixa.

E mesmo as cornetadas pra descer Sub precisam de várias.

Pro Wpu1805 pra porta malas eu faria de novo dutada q ja fiz q tocava muito 180litros fb 48Hz, Tremia tudo!

Boa sorte na audição tomara que ache algo bom, nunca escutei woofer em bp6.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

A como eu queria um par desses 05 pra tacar uns 1500 RMS e ver ticar mais q som com AMP de 8k kkkkk

Kkkkkkk

Eu tinha um par de tornado 1100 em planar e um par de 1805 com seus míseros 450w também numa planar igual e tocavam igual kkkkkkkk

Aguentam 800w com folga só há de se atentar pro xmax pequeno 4,3mm do 1805 que dependendo do fb se muito baixo ai bate bobina, agora corretamente sintonizado arrisco dizer que até 1000w tranquilo mas mesmo com os 450w de amp AB ou profissional ja é suficiente e toca muito é até um desperdício e um atentado colocar esses digitais distorcidos do nosso mercado pra destruir com ele.

Receita de bolo sucesso no automotivo pra um par de wpu1805, dutada 160l á 200l - 1 Fosgate 800a2.

Ja vi 2 carros além do q tive com esse sistema e tremia tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

@solanosom

Não acho o wpu seco,pelo contrario,dece bem pra caramba,to com uma dutada de uns 140l com ele no carro e nas baixas treme tudo

Compartilhar este post

Link para o post

@solanosom

Não acho o wpu seco,pelo contrario,dece bem pra caramba,to com uma dutada de uns 140l com ele no carro e nas baixas treme tudo

A claro 140 litros ai fica bom msm kkkkkk

Onde nos dia de hoje se usa woofer a 80 a 100 litros com raras excessões a 120l, pois como no seu caso se fosse pra colocar 2 de 18 com 280litros num porta malas praticamente impossíve só se for uma camimhonete ou uma Doblo.

Ao meu ver com 1 de 18 em 120l começa a ficar bom som de um woofer, o som subão aparece caso contrário ficará apenas como woofer, ai só em quantidade pra acoplar e melhorar.

A titulo de curiosidade um boa caixa Sb850 tem 300litros pra 2 18, 150 litros pra unidade por ai fica legal a brincadeira eu faria com mais uma vez o engenheiro da Selenium me disse a 15 anos atrás pra fazer pro Wpu1805 com 200litros infelizmente não tive espaço mas com os 170- 180l que fiz ficou muito forte, claro com esse volume há de se respeitar a potência RMS do falante ai valhe apena o investimento num amplificador top de responsa pra dar estes 500w limpos ao invez de 1000 distorcido que não toque como 400w.

Hoje uso 160litros no Vulcano e treme tudo como um Sub.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

A claro 140 litros ai fica bom msm kkkkkk

Onde nos dia de hoje se usa woofer a 80 a 100 litros com raras excessões a 120l, pois como no seu caso se fosse pra colocar 2 de 18 com 280litros num porta malas praticamente impossíve só se for uma camimhonete ou uma Doblo.

Ao meu ver com 1 de 18 em 120l começa a ficar bom som de um woofer, o som subão aparece caso contrário ficará apenas como woofer, ai só em quantidade pra acoplar e melhorar.

A titulo de curiosidade um boa caixa Sb850 tem 300litros pra 2 18, 150 litros pra unidade por ai fica legal a brincadeira eu faria com mais uma vez o engenheiro da Selenium me disse a 15 anos atrás pra fazer pro Wpu1805 com 200litros infelizmente não tive espaço mas com os 170- 180l que fiz ficou muito forte, claro com esse volume há de se respeitar a potência RMS do falante ai valhe apena o investimento num amplificador top de responsa pra dar estes 500w limpos ao invez de 1000 distorcido que não toque como 400w.

Eu penso em usar SD pois como eu vendo,a facilidade é bem grande e o custo fica baixo

Um sd2000 forneceria os 400w que preciso a 8ohms,mantendo(creio eu) um sinal de qualidade

Outro fator é o consumo,com uns 200ah alimentaria bem o sistema

Mas claro, não ha comparação com amps top ou profissionais

Compartilhar este post

Link para o post

Eu penso em usar SD pois como eu vendo,a facilidade é bem grande e o custo fica baixo

Um sd2000 forneceria os 400w que preciso a 8ohms,mantendo(creio eu) um sinal de qualidade

Legal tenta depois um sd1600 evo hora que pararem de dar problema, parecem estar melhor de qualidade e timbre.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal tenta depois um sd1600 evo hora que pararem de dar problema, parecem estar melhor de qualidade e timbre.

Tenho um aqui que voltou da garantia de um cliente,vo testar na dutada mesmo, em questão de timbre sim,tem bastante diferença dos normais, so esquenta pra caramba, depois de uma meia hora no clip não da pra por a mão encima

Editado por RafaVarela

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando:

Hoje parei ora medir o carro com calma

A conclusão foi que o máximo que cabe sem mecher no banco trazeiro é a BP4

Adaptei as medidas ao meu porta malas e ficou assim:

90x46x46

Medidas internas, levando em conta mdf de 18mm ficará 93,6x49,6x49x6

Camara selada de 81,5l e a dutada de 105,alguma coisa..

O que achei estranha foi o fb que fica na faixa de 90hz pelo projeto da selenium, seria uma abertura redonda de 27,5 de diâmetro (mdf 20mm no projeto)

Com 7(!) dutos de 100mm por 115mm pelo winisd ficaria por volta de 89hz e a curva ficou quase inalterada...

Ta certo isso? Ou to fazendo coisa errada?

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando:

Hoje parei ora medir o carro com calma

A conclusão foi que o máximo que cabe sem mecher no banco trazeiro é a BP4

Adaptei as medidas ao meu porta malas e ficou assim:

90x46x46

Medidas internas, levando em conta mdf de 18mm ficará 93,6x49,6x49x6

Camara selada de 81,5l e a dutada de 105,alguma coisa..

O que achei estranha foi o fb que fica na faixa de 90hz pelo projeto da selenium, seria uma abertura redonda de 27,5 de diâmetro (mdf 20mm no projeto)

Com 7(!) dutos de 100mm por 115mm pelo winisd ficaria por volta de 89hz e a curva ficou quase inalterada...

Ta certo isso? Ou to fazendo coisa errada?

Com esse espaço da pra fazer uma bp6 de boa

Compartilhar este post

Link para o post

Bom atualizando aqui:

O AMP pro grave esta definido e em mãos;será um SOUNDIGITAL 1600EVO 2ohms,é do lote com defeito mas já foi devidamente reparado pela SD.

O driver,estou inclinado a usar o DTI2540, pela questão C/B, creio que vá me atender a contento num primeiro momento

Outra novidade é que encotrei um wpu1805 NOVO em um ex distribuidor selenium da minha cidade, no valor de R$550,peça única.não vou comprar agora,ate porque não ha procura para esse falante,já faz anos que esta lá e vai ficar ate eu arremata-lo hehehe

Ainda estou com duvida quanto ao MG,e surgiu uma nova:

Vi hoje o novo processador da stetsom, o STX2448, com um preço não muito maior que do PX1 e com mais funções,incluindo limiter com ajuste de attack e release

Alguém já testou??

Conforme avançar vou postando!

Editado por RafaVarela

Compartilhar este post

Link para o post

Vc não precisa seguir a da Selenium, vai no basbox e simula ate azar uma faixa de desponta que te agrada.

550 to axando muito caro, da pra pegar um sub 800 com essa grana, quanto ao processador eu Axo q não compença pq ta na faixa de 1k, com 1200 Vc compra o dbx 260 ou um dcx2496 que estão bem acima desse stetsom.(mais o inversor)

Tao falando (faz mais de ano) que vão lançar o px2 mas ate agora nada

Compartilhar este post

Link para o post
Vc não precisa seguir a da Selenium, vai no basbox e simula ate azar uma faixa de desponta que te agrada.

550 to axando muito caro, da pra pegar um sub 800 com essa grana, quanto ao processador eu Axo q não compença pq ta na faixa de 1k, com 1200 Vc compra o dbx 260 ou um dcx2496 que estão bem acima desse stetsom.(mais o inversor)

Tao falando (faz mais de ano) que vão lançar o px2 mas ate agora nada

Não não, o que custa 1k é o stx2496, o 2448 custa 499! Saiu esse ano

Vo tenta simular uma bp6 amanhã, so não sei como fazer a parte das sintonias ,uma alta e uma baixa? Áreas de duto iguais? Vamos ver no que da

Obrigado pelas dicas

Edit:

Eu uso o winisd, da muita diferença pro bassbox(não tenho) ??

Editado por RafaVarela

Compartilhar este post

Link para o post

1k num cross melhorado, prefiro dar 1.3k num dcx2496!

Compartilhar este post

Link para o post

Penso o mesmo,mas esse a que me refiro custa 499,é de se pensar..

Compartilhar este post

Link para o post

Bom simulando aqui, com o volume da bp4 não rolou uma bp6,

Com o volume saltando para 230l, uma de 130 e uma de 100, a curva ficou parecida com a bp4,porém rendeu em media 1.5db a mais que a bp4 e deceu mais:

0db de 45 a 120hz, e -3db de 40 a 130, o pico da caixa ficou 5.5db a 58hz e 5.6db a 90hz

A caixa seria 1 camara de 130l @ 35hz e a outra de 100l @ 80hz

Compartilhar este post

Link para o post

Ou 1.3k num dbx260 110v(produzido em Manaus) que e top atualmente.

A respeito da caixa, pega a litragem máxima q Vc tem disponível, +/- 60% desse volume Vc deixa para a camara do AF, e os outros 40 para front chamber, ai vai mechendo na sintonia e nas litragens ate eliminar o vale e igualar os picos

Compartilhar este post

Link para o post

Ou 1.3k num dbx260 110v(produzido em Manaus) que e top atualmente.

A respeito da caixa, pega a litragem máxima q Vc tem disponível, +/- 60% desse volume Vc deixa para a camara do AF, e os outros 40 para front chamber, ai vai mechendo na sintonia e nas litragens ate eliminar o vale e igualar os picos

Obrigado pelas dicas!

Foi mais ou menos o que eu fiz, o vale quase sumiu, coisa de 1bd ali nos 70hz, vo tentar deixar o mais plana possível, na BP4 tinha ficado bem plana mas a bp6 desce bem melhor,pro meu repertorio vai se sair bem

A área de duto, exemplo: Penso em 3 ou 4 dutos de 4' por camara ,seria suficiente? Tenho preferência pelos cilíndricos justamente pela facilidade de ajuste

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas dicas!

Foi mais ou menos o que eu fiz, o vale quase sumiu, coisa de 1bd ali nos 70hz, vo tentar deixar o mais plana possível, na BP4 tinha ficado bem plana mas a bp6 desce bem melhor,pro meu repertorio vai se sair bem

A área de duto, exemplo: Penso em 3 ou 4 dutos de 4' por camara ,seria suficiente? Tenho preferência pelos cilíndricos justamente pela facilidade de ajuste

1 dB ta de boa, o duto Vc tem que ver a velocidade de ar do duto, Axo q abaixo de 60 ta de boa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...