Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
pologti

Instalação de 3 vias - Horizontal sobre o Painel

Recommended Posts

Pessoal, procurei mas não achei nenhum tópico falando específicamente sobre isto.

Vejo que no fórum, o pessoal que optou por usar um Kit 3 vias sempre instala em coluna,

seja on-axis ou off-axis, talvez por ser menos agressivo e não ter de cortar o painel do carro.

Mas falando em qualidade e rendimento, existe ganho ou perda

quando o mesmo é instalado sobre o painel, na horizontal?

Qual o melhor direcionamento/posicionamento para este tipo de instalação?

Percebi que em 2 democars da ALPINE eles optaram por este tipo de instalação.

Um deles o midrange ficou atrás (primeira foto), no outro ficou mais a frente(segunda foto) refletindo no parabrisas.

ps: Gostei muito da coluna de tweeter da segunda foto.

Gallery-Mitsubishi_Outlander-08.jpg

Gallery_Evo_PL_05.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que no dia que resolver vender o carro vai ter que deixar os falantes ali, ninguém vai querer comprar um carro que tem um furo no painel hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Por ai tem varios carros instalados horizontalmentes, mas eu mesmo nunca ouvi.

Todos os 3 vias que eu ouvi eram na vertical. Imagino que seja pela altura de palco que se consegue, mas tem sim alguns na horizontal.

Compartilhar este post

Link para o post

...pensei MUITO nisso no C4 e no new Fiesta, mas para midrange + tweeter. Para midbass é mais tenso... e como foi dito, teria de arrumar um painel novo (ou usado, desmanche) na hora de vender o carro. Outra questão é que dizem (no caso de mid ou tw) ser um inferno acertar, por conta das reflexões no parabrisas... ví em revistas americanas alguns carros assim, o povo falava que poucos graus de inclinação e ia do péssimo pro maravilhoso ou pro horrível, facinho. Tem a questão do calor tbem (no NF caberia o L3se, até postei fotos aqui do painel e do espaço abaixo dele, susse), mas... quem em sã consciência, mesmo com um protetor de sol, iria deixar um falante de 1k pegando 50 graus direto??? Não sei se aguenta, duvido que tenham pensado numa aplicação tão punk para um falante mais refinado (quero dizer, nos EUA é uma coisa, em Cuiabá...).

Tirando isso, deve ser bom sim. Tive dois sets bem humildes que montei assim no começo da década passada, 3 vias na Parati GL (painel satélite) com ch4+neo 25 alí, muito bom, e os mesmos falantes no Santana 96 (pior por conta do painel assimétrico). Nenhum deles teve acerto, foi local original mesmo e cross improvisado, e já era 'interessante' como a percepção mudava, 'subiam' os instrumentos, cantores, etc; no Santana cheguei a ter o mid alí e o tweeter na coluna, bom tbem. Não cheguei (arrependimento) a experimentar algum falante 4" ou 5" mais nervoso no espaço que havia nele, seria relativamente fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma capa de painel disponível...

mas fiquei pensando na questão de qualidade e dificuldades no acerto...

na segunda foto parece estar muito perto do parabrisas

Compartilhar este post

Link para o post

A posição ali é muito boa, dá mais profundidade no palco (especialmente se os tweeters forem posicionados mais fechados). O problema é que você perde um pouco dos timbres, por conta do perfil de resposta off axis. Já ouvi inclusive um carro com midrange tipo domo, e a resposta com a cabeça mais próxima ao vidro era melhor.

Enfim, ganha-se de um lado, perde-se de outro... a opção é muito boa sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Já usei full ranges dessa forma.

Ponto negativo: Com o calor ele perdia muito o rendimento, ficava sem agudos até conseguir que o AC gelasse suficientemente o ambiente. Não há TA que dê um bom acerto.

Ponto positivo: palco bem alto e profundo.

Se eu faria de novo? Talvez com a adição de Tweeter direcionado sim

Compartilhar este post

Link para o post

A posição ali é muito boa, dá mais profundidade no palco (especialmente se os tweeters forem posicionados mais fechados). O problema é que você perde um pouco dos timbres, por conta do perfil de resposta off axis. Já ouvi inclusive um carro com midrange tipo domo, e a resposta com a cabeça mais próxima ao vidro era melhor.

Enfim, ganha-se de um lado, perde-se de outro... a opção é muito boa sim.

Como assim tweeters posicionados mais fechados Kleber?

Nas fotos que postei, percebi que na primeira o MID fica mais ao fundo, próximo ao parabrisas, está mais longe do tweeter,

e pelo jeito deve refletir bastante no parabrisas.

Na segunda foto, ele está na frente do tweeter, praticamente embaixo... mas em ambos praticamente na mesma altura

Já usei full ranges dessa forma.

Ponto negativo: Com o calor ele perdia muito o rendimento, ficava sem agudos até conseguir que o AC gelasse suficientemente o ambiente. Não há TA que dê um bom acerto.

Ponto positivo: palco bem alto e profundo.

Se eu faria de novo? Talvez com a adição de Tweeter direcionado sim

Cristiano, Usava somente os full ranges? Sem tweeter?

Compartilhar este post

Link para o post

Cristiano, Usava somente os full ranges? Sem tweeter?

uso ainda, mas não mais na posição que citei antes

estavam em colunas off axis até remover todo som do carro semana passada

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...