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Pb_las

Compensado vs. MDF

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:+1

 

Faz de compensado. Fiz a minha em MDF e estou arrependido. A vantagem do MDF é facilidade ao trabalhar, somente isso.

 

1) O som fica exatamente igual. Minha caixa antiga de compensado tocava mais que a nova de MDF em SPL.

 

2) A caixa em MDF fica um chumbo - A traseira do meu carro ta no chao, é impossível mover a caixa de 100L sozinho.

 

3) Nao vale a diferenca de preço. Gastei 150,00 com chapas de mdf pra montar o porta-malas. Teria feito com 70,00 de compensado.

 

Pretendo refazer o porta-malas, pois vou mexer no volume da caixa e passar os modulos para o assoalho - Vou fazer tudo de compensado

 

[]s

Bom, à alguns anos troquei o compensado pelo mdf e nunca mais usei outro material.

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Compensado naval !!! esse eu agarantio !!!

Tenho usado muito uns compensados navais de Pinus que são fabricados num cidade aqui perto, e tem dado bons resultados devido à sua resistencia e leveza...

Mas a coisa tem que ser igual o Paulo Duto falou, prefira as chapas de primeira linha, verifique o numero de lâminas, a colagem e procure trabalhar com chapas que não tenha "nós" (no caso do Pinus). Antigamente os melhores eram os compensados navais de Pinho, mas a proibição de corte das Araucárias devido ao risco de extinção acabou fazendo esse tipo de material literalmente sumir do mercado, ou nas lojas que ainda tem em estoque, o preço é absurdo...

Compensado de virola eu não gosto muito não pelo fato da madeira ser muito quebradiça, lascando com muita facilidade, e o MDF pra mim só serve pra fazer acabamento e detalhes, pra construir os gabinetes, além de muito pesado, ele não tem muita resistencia nas junções, desperdiçando muito dinheiro com parafusos e aumentando muito o peso da caixa devido aos travamentos nescessários...

A técnica de construção conta muito tbm...

 

Dêem uma olhada aqui na marca de compensados que eu tô usando: Sudati. A linha de chapas mais top dessa marca são muito boas, pois utilizam madeira de Pinus tratado e colagem fenólica de boa qualidade... Eu recomendo... :legal:

UL%20T&G%2028mm%20f.jpgUL%20T&G%2028mm%20m.jpg

Editado por Sandro Café

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Só uso compensado, acho q MDF é pra quem tá com preguiça de trabalhare quer economizar serra e lixa!!Se for comprar compesado, peça CEDRINHO, pq o resto realmente nao é bom. Esse tem muito mais camadas (fininhas) e é muuuiiiitoo mais pesado.

Se precisas de resistencia de verdade, nada supera um bom compensado naval e resinado de 28mm (sem colar duas, ele já veio assim)!!! esse ai é o melhor heheheh

pena que minha fonte desse material secou... :(

Quem duvida tem foto!!! me pede por e-mail

 

Quanto a discução sobre farofa ou nao, acho q o MDF vai embora muito mais cedo, ainda mais aqui no rio onde a umidade é braba. Quem quiser dados melhores sobre madeira, como engenheiro civil, recomendo "estruturas de madeira" da Michele Pfiel, minha professora de madeiras da UFRJ.

 

abraço a todos

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Caros amigos, esqueci de dizer, pra pregar o compensado devesse abrir uma "casa" com broca de 50 à 70% do diametro do prego ou parafuso. senao, realmente ela lasca.

Abraço

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Caros amigos, esqueci de dizer, pra pregar o compensado devesse abrir uma "casa" com broca de 50 à 70% do diametro do prego ou parafuso. senao, realmente ela lasca.

Abraço

Isso depende da colagem das lâminas Alberto, pois esse compensado que estou usando aqui suporta pregos bem grandes entre as lâminas sem problema nenhum...

Quanto ao tipo da madeira usada, o Cedrinho é um material bem dificil de se conseguir, e se for levar e conta a dureza e o peso nesse caso o Eucalipto é o campeão, além de ser ecologicamente correto, pois essa espécie é madeira de reflorestamento. O mesmo caso é o Pinus, só que esse é um material mais mole e leve, portanto mais fácil de se trabalhar; o único inconveniente do Pinus são os "nós", mas isso pode ser descartado escolhendo bem as chapas que for comprar. A grande vantagem do Pinus sobre as outra madeiras é o preço que é bem em conta, e dependendo da seleção, pode-se encontrar peças desse material com qualidade quase tão boa quanto a madeira de Pinho (Araucária) que é uma madeira nobre, mas essa é proibido o corte por ser uma espécie em extinção, mas "acústicamente" falando é o tipo de madeira que se consegue os melhores timbres devido à seu grau de densidade, além de ser um material de bom acabamento... :rever1:

Quanto ao MDF ou o Aglomerado, eu concordo com vc, isso é pra quem tem preguiça de trabalhar com a lixa, hehehe... :legal:

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prego 13x15 na veia! não lasca o compensado nem a pau e dá uma boa resistencia! só se pregar muito na beira .. mas dai vai do sujeito pregando!!

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prego 13x15 na veia! não lasca o compensado nem a pau e dá uma boa resistencia! só se pregar muito na beira .. mas dai vai do sujeito pregando!!

Em um compensado de boa colagem, o ideal pra pregar caixas é no mínimo 14x18 ou o ideal mesmo é o 15x21 e bastante cola...

O 13x15 em um compensado mais grosso não vai segurar legal não, só fica bom em peças de 15 mm pra baixo...

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Ola queria tirar uma duvida sobre madeira p\ fazer caixa. Queria uma caixa bem leve(facilitar o transporte), porem sei que quanto mais rígida melhor, menus vibrações, ha muita diferença em usar caixas leves (15mm) e pesadas (18 a 20mm), MDF, compensado, e quais o melhor peso x beneficiou?

 

Quais as melhores técnicas de travamento?

 

Vale a pena usar materiais para revestir por dentro ou por fora para deixar mais rígida a caixa? Como revestir com fibra, batida de pedra, ou qualquer outro tipo de material? Compensando assim a menor espessura da caixa.

Editado por andre_ce

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cara espera ate sabado q te do uma resposta pessoal perfeitaa...eu mandei construir uma caixa de compensado semelhante em td a minha caixa de mdf pois minha caixa de mdf estva abrindo....hehehehhe sabado vou instalar ja ate estou com a caixa aki so falta colocar os dutos se quizer me add no msn ou manda MP q sabado te respondo...

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cara espera ate sabado q te do uma resposta pessoal perfeitaa...eu mandei construir uma caixa de compensado semelhante em td a minha caixa de mdf pois minha caixa de mdf estva abrindo....hehehehhe sabado vou instalar ja ate estou com a caixa aki so falta colocar os dutos se quizer me add no msn ou manda MP q sabado te respondo...

e ai qual o resultado?

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Certo...muito obrigado pelas respotas, acho que já deu para formar uma base que vai me ajudar bastante na hora de decidir qual comprar.

 

Agora restou a dúvida de que materiais usar com cada tipo de madeira..

 

Ex: Compensado -> É mais indicado o uso de pregos ou parafusos ? Para colar as chapas qual é a cola mais indicada ? e para vedar a caixa ?

 

De qualquer forma muito obrigado a todos pelas respostas. :legal:

Usa parafuso com rosca suberba para a madeira MDF.

 

Utiliza cola de madeira profissional misturada com pó de serra para selar as emendas da madeira.... fica perfeito!!....

 

Abraços

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Caramba, que topic antigo...

 

Em todo caso, tanto MDF como compensado naval te dão um bom resultado, desde que vc utilize chapas de boa qualidade.

 

Agora, o interessante é a combinação das duas madeiras...

Aqui no Brasil nunca vi ng comentando a respeito, mas lá fora alguns entusiastas fazem caixas combinando MDF e compensado, tanto nas paredes externas como nas internas, na parte de reforço e travamento.

 

Segundo eles você consegue um efeito de desacoplamento entre as paredes e reforços, o que resulta numa caixa com menor propensão a introduzir colorações indesejáveis no som.

Uma caixa mais ''morta'', mais correta.

 

Seria muito interessante fazer uns testes...

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se você tiverem que carregar uma caixa com 2 SUB800 com uma litragem de 150 litros cada sub você vão preferir compensado !!!! a minha eu carrego sozinho mas quase tenho um infarto !!

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Cara. usa MDF que vc não vai se arrepender, os cortes ficam bem mais precisos, e ele é bem mais denso e rígido. Na minha caixa fui um pouco exagerado, fiz com duas chapas de MDF 15 mm coladas uma na outra, deu 30 mm, ficou pesada pra burro! Mas posso ligar o sub (um fosgate de 12" e 1000 RMS) e colocar um copo de café em cima da caixa que não derrama o café, de tão pesada e rígida que ficou....

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Fui em algumas Lojas de madereira hoje, e o cara me respondeu que a diferência entre naval e virola é só na cola!

Mas ai é que tá, quando se procura por compensado Naval aparece assim: Compensado naval virolinha e ai tá flórida pra saber sobre isso , rsrs

 

Ai foi em outra de novo e a vendedora disse que o melhor entre compensado naval virolinha é o Compensado Sumauma, vai entender isso!!! tô fritos ehhehe

 

Agora entre esses qual é o ideal para fazer essa caixa , estou loko pra terminar isso! hehehe

 

Compensado Sumauma

Compensado Naval Virolinha, estão no mesmo pário entre preços !!!!

Obs: O compensado Naval, não é só naval e sim Naval virolinha, estou certo????

 

É verdade que o mdf com o tempo fira Farinha?? !! hehehe

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Fui em algumas Lojas de madereira hoje, e o cara me respondeu que a diferência entre naval e virola é só na cola!

Mas ai é que tá, quando se procura por compensado Naval aparece assim: Compensado naval virolinha e ai tá flórida pra saber sobre isso , rsrs

 

Ai foi em outra de novo e a vendedora disse que o melhor entre compensado naval virolinha é o Compensado Sumauma, vai entender isso!!! tô fritos ehhehe

 

Agora entre esses qual é o ideal para fazer essa caixa , estou loko pra terminar isso! hehehe

 

Compensado Sumauma

Compensado Naval Virolinha, estão no mesmo pário entre preços !!!!

Obs: O compensado Naval, não é só naval e sim Naval virolinha, estou certo????

 

É verdade que o mdf com o tempo fira Farinha?? !! hehehe

Existe compensado naval de várias madeiras, a Virola é uma delas, mas tem de Pinus, Pinho, Cedro, Eucalipto etc...

O que diferencia o compensado naval do laminado comum é o tipo de cola que junta as laminas, que no caso do naval suporta humidade e não solta...

O MDF, o Aglomerado e o OSB viram farinha com o tempo se sujeitos a humidade e choques, isso vai esfarelando eles... :(

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Certo...muito obrigado pelas respotas, acho que já deu para formar uma base que vai me ajudar bastante na hora de decidir qual comprar.

 

Agora restou a dúvida de que materiais usar com cada tipo de madeira..

 

Ex: Compensado -> É mais indicado o uso de pregos ou parafusos ? Para colar as chapas qual é a cola mais indicada ? e para vedar a caixa ?

 

De qualquer forma muito obrigado a todos pelas respostas. :legal:

ae.. to reformando uma caixa de compensado e to urrano pra consegui arruma ela de novo... o compensado eh ruiiiimm d+ pra prego, pq ele pode abri.. tem q fura com broca fina e parafusa com cola...

 

to usano parafuso mitofix 3,8x40 num compensado de 16mm..

cola cascorez extra....

vedaçã: veda calha...

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sei la viu mas com compensado os caras fazem barcos e MDF uns guarda roupas, hahaha, MDF eh po de madeira prensado ( um aglomerado chick) ja compensado sao laminas de madeira inteira e de lei q sao contraposta pelo sentido da fibra para q tenha resistencia em tds as direçoes. logico mdf eh beeeeem mais facil de trabalhar e da mais acabamento mas se vc naum eh muito fresco faz de compensado tente arranca um parafuso de um mdf e de um compensado ou um prego vc vai entender na pratica, eu uso um compensado de 20mm naval. eh suficiente.

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e sobre essas tecnicas de trabalho com compensado, alguem poderia dar grandes dicas?

 

Li o topico todo, e como eu ja sabia é bom furar com uma broca fina e depois meter o parafuso..até ai ok

 

sobre o parafuso, algo em especial ou um simples parafuso para madeira? Parafusar de quantos em quantos centimetros?

 

colocar cola no buraco do parafuso e depois parafusar? é assim? e colocar entre as chapas, depois colocar como vão ficar (tipo o a frente de uma caixa), em seguida firmar tudo e ir fazendo os furos e parafusando ja em seguida..esse processo está correto?

 

e afinal de contas? qual seria "o melhor" compensado naval? pq vi todo mundo falando bem de todos, de como escolher uma boa chapa pra se trabalhar..mais para uma caixa grande, com 6 camaaras comc erca de 50 litros cada camara, o que seria melhor de se usar? (sub de 400 rms)

 

pasmafaute

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A cola que indico e sempre uso é a Cascorez cola taco. É mais espessa, e uma vez colada não descola mais, a madeira quebra ao redor mas não descola... [-]

 

Não use pregos, pois estes sempre soltam.

 

Use parafusos auto atarrachantes (= soberbos) para madeira com fenda philips do tamanho 35mm x 3,5mm a cada 7 cm.

 

Use um reforço a cada 30cm para que a caixa fique a mais rígida possível.

Também é legal fazer reforços equidistantes (pelo menos quatro) unindo a dianteira (ao redor do furo do falante) com a traseira

 

Estas dicas valem tanto para MDF quanto para compensado.

 

Uso ambos os materias para fazer caixas. MDF é definitivamente melhor, mas quem quer menos peso e menor custo pode optar por compensado.

Editado por beto.piteco

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pois é, o som vai ser feito na caçamba de uma L200, peso a principio "até" não seria o problema, mais pelo tamanho da caixa ia fica beem pesadinho sim, até ai tudo bem, mais e a hora que eu for querer erguer o paredão? dai fod* tudo se for de mdf suaheuahesuahe pasmafaute

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Deem uma olhada :

 

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Madeiras

 

 

 

De: Silvio Mota <silvioaudio§yahoo.com.br>

04/02/03 ter 18:44

Assunto: [Audio List] Virola, Pinho ou Cedro ?

 

Sempre que compro madeira para fazer caixas acusticas, compro Compensado Naval. Porem recentemente descobri que existe compensados de "Virola Naval", "Pinho Naval" e de "Cedro naval". Alguem saberia me dizer qual o melhor para construção de caixas acusticas !

 

Silvio Mota

Metropolis Audio System

São José dos Campos-SP

 

 

 

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De: "walter_ullmann_00" <walter_ullmann§hotmail.com>

qua 09:44

 

1 - AS COLAS

 

A diferença entre laminados (compensados) ditos NAVAIS e os chamados COMUNS é o tipo de colagem. Os primeiros fazem uso de uma cola do tipo FENOLICA , catalizada a quente; já os COMUNS fazem uso de um tipo de cola branca - base de PVA.

 

Para se ter ideia da diferença entre ambas no mercado existem dois equivalentes delas que são as seguintes:

 

CASCOPHEN (fenolica - naval)

CASCOREZ (PVA - Cola Brbanca)

 

A diferença fundamental é que a fenólica tem maior poder de adesão - qdo devidamente aplicada e preparada - e resiste a umidade e/ou exposição direta do material à agua (incluse do mar). Ja a cola branca, embora tenha alto grau de adesão, qdo exposta por tempo prolongado à ação da agua e/ou umidade acaba perdendo seu poder de adesão.

 

2 - AS MADEIRAS

 

O pinho é a melhor de todas devido a inumeras de suas caracteristicas, peso, tipo de veias e lamela, resistencia a torção, tração etc ... e inclusive o acabamento e visual.

 

As outras - CEDRINHO e VIROLA - embora mais leves, não tem as mesmas caracteristicas do pinho, diferindo em vários pontos. E o acabamento nem sempre é bom, a menos que você va recopbri-las com placas de acabamento, tipo CEREJEIRA, NOGUEIRA etc ...

 

Um dos maiores problemas desta madeira é a forma como a madeira vai lascando à medida em que passa por processos de corte (serra) e de usigem (tupia), as ferramentas devem estar sempre muito afiadas, enquanto que no pinho a "_durabilidade_" do fio de corte é um pouco maior, sem perder a qualidade do corte.

 

Obvio que o pinho sempre tem preço mais alto, especialmente se for do tipo multilaminado.

 

O pinus tem caracteristicas proximas às do pinho, porém a quantidade de "_nós_" é muito grande e estes frequentemente causam problemas de acabamento, "_o_miolo_do_nó_" acaba saindo ...

 

Idealmente para caixas de uso doméstico, que requerem pouca movimentação o MDF dá otimos resultados com acabamento idem, para o caso de caixas de PA que requerem movimentação constante o melhor mesmo é o pinho.

 

E resumindo, quanto mais pesada a madeira e maior o numero de laminas, melhor ela é para a construção de caixas.

 

Finalizando, uma caixa acústica deve ser exatamente o oposto de uma caixa de ressonancia de instrumento, tipo violão / violino / etc - tudo o que é necessário para um violão, não deve acontecer em uma caixa acustica.

 

Walter

 

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Cola, pregos e parafusos

 

 

 

De: charleskuster§zipmail.com.br

14/03/02 23:18

Assunto: [Audio List] Construcao de Caixas Acusticas

 

Estou interessado em confeccionar algumas caixas acústicas e estou com uma dúvida: Sei que não é bom utilizar pregos para unir os painéis das caixas. Qual o tipo de parafuso mais indicado para confecção de caixas acústicas?

 

Charles.

 

 

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De: Edu Silva <

 

Parafusos para madeira

 

Quanto ao tamanho, que seja grande, pelo menos 4cm. Antes de colocar o parafuso, abra um furo ligeiramente mais estreito que ele e do mesmo comprimento. Ponha um pouco de sabão dentro, ajuda a entrar melhor. E se tiver algum sobrando, compre uma parafusadeira eletrica: seus pulsos agradecerão!!

 

1. Fenda reta

 

2. De embutir, cabeça chata

 

3. De embutir, cabeça oval

 

4. De embutir, oval, fenda Philips

 

5. De embutir, fenda Philips

 

Edu Silva

 

 

parafusos_madeira.gif

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De: "alvreg" <alvreg§uol.com.br>

dom 23:05

 

Se for MDF deve se ter cuidado com parafusos de topo, pois como o MDF é formado pela compressão sob alta temperatura (proximo a 180º), de resina e fibras não orientadas, o miolo pode rachar. O MDF foi criado para receber parafusos nas faces, e não no topo. Mas isso não impede de usar parafusos, ou ainda pregos. Aqueles com um friso roscado funcionam bem.

 

pregofuso.gif

 

O mais indicado é uso de sarrafos de madeira macia aparafusados nas faces servindo de moldura de encaixe. De qualquer modo, o uso de cola é indispensavel.

 

Não sou expert em marcenaria, mas tenho um amigo que trabalha na pioneira em mdf no pais com a linha numa cidade proxima a Bauru-SP, e ele sim entende de MDF e tb constrói caixas por hobby.

 

Álvaro JR

 

 

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De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br>

seg 15:57

 

"Juliano Dario Togneri" <dtogneri§uol.com.br> escreveu:

>

> Esses parafusos são para a fixação dos falantes, cantoneiras, suportes etc, ou é para a contrução

> da caixa mesmo (Além de bastante cola)?

 

São para os paineis da caixa (madeira), como o Charles perguntou. Voce deve primeiro, montar usando cola e pregos sem cabeça, e depois de seco e tudo certo (no esquadro), parafuse. assim, em caso de erros, fica mais facil desmontar.

 

Para as ferragens, use parafusos para madeira ou alvenaria (auto-atarrachantes) com cabeça tipo "panela" ou oval. Tudo depende do material: se houver um rebaixo de formato cônico (cantoneiras de alumínio, por exemplo) use cabeça oval. Voce mesmo faz o rebaixo na hora de furar, com uma broca mais larga sobre o furo menor. Se não, o formato "panela" é mais adequado, se encaixa melhor. A parte de baixo da cabeça tipo panela é chata, enquanto na oval é cônica, precisa de rebaixo para não ficar meio para fora. Na loja eles lhe mostrarão as opções.

 

 

 

Para os falantes, use parafuso tipo "máquina" (para metal) com porca dentada (também chamada "porca-garra"), que se fixa na madeira (por dentro da caixa). Muito mais seguro que os parafusos comuns. Veja a figura:

 

porca_dentada.gif

 

 

Fonte : AUDIOLIST.COM

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