Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marcos Lima

S10 Trio

Recommended Posts

fala galera blz, seguinte to com 1 porem aqui que nunca me passo pela cabeça que eu iria 1 dia ter que fazer isso.

tenho 1 cliente que confia muito no meu trabalho e na minha qualidade de serviço, pois bem...

montei o trio da s10 dele e hoje ele me veio com a seguinte ideia,

ele quer fazer que o som levante e deito sozinho, "os basculante"

so que eu nao mexo com sistema hidraulico e nao tenho nem ideia de como seja...

pois bem, pesquisei pela net e achei uns tal de Atuador Eletrico, ja vi dizer que isso da pra usar no som e fica melhor que hidraulico por nao dar os trancos na subida e nem da descida...

seriam esses ai do link

http://i00.i.aliimg....6341283_055.jpg

so que ai vem 1 porem, qual seria o meu principio, de qual tamanho seria o ideal do atuador??

o vendedor me passo varias medidas, so que eu nao tenho a minima ideia de qual seria o ideal para o projeto.

Curso da haste Haste recolhida Haste estendida

- 500MM 710MM 1210MM

- 700MM 910MM 1610MM

- 800MM 1010MM 1810MM

- 1000MM 1210MM 2210MM

esses seriam os tamanhos disponiveis, sendo que eles aguentam peso maximo 600kg, fiz uma media do som e creio eu que tenho uns 450kg, mas pra nao ter problemas iriamos colocar 2, 1 de cada lado...

so que trocando ideias com ele, resolvemos modificar umas coisas, ao inves de picotar toda a S10 e talz, sugeri a ideia de fazer o esquema so pra levantar as caixas, e nao a caçamba toda... acho que sera bem mais facil pra min tb...

alguem teria uma ideia para me dar, algum ponta pe inicial, ao menos eu sabendo em media o tamanho que irei precisar ja me ajuda um monte, pois fico com medo de acabar comprando errado e me ferrar...

vo posta umas foto da s10 e assim vcs iram ter uma noção do que eu preciso, nao é muita coisa, mas eu nao tenho a minima ideia...

JHfOlV.jpg

iDgF0J.jpg

as corneteiras laterais e a de cima nao fui eu que fiz, isso era de 1 antigo som dele de outro carro, como ele nao tinha o que por colocamos elas ali no canto mesmo, mas semana passada foi tudo retirado, e entro no lugar 2 d405 e 2 d450trio que fica encima das caixas...

é isso ai pessoal, espero que alguem possa me ajudar com essa ideia..

Editado por Marcos Lima

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando,vai fazer algo desse tipo ne

Editado por -Tiago

Compartilhar este post

Link para o post

Projeto interessante para quem tem pick up, não tenho muita base não quanto a isso, mas andei vendo o fan car da bravos e eles fizeram com hidráulico mas eu não curti muito, tem que ter a central pra acionar os pistões e tal, acho que o elétrico deve ser mais fácil de instalar e menas manutenção, agora o que tu vai ter que refazer é todas as caixas, fazer uma só pra tudo, da um trabalinho, mas no final acho que compensa e muito, procure dar uma olhada nos projetos nordestinos, eles geralmente fazem caixas que sobem com pistão, pelo menos as centrais(médios e graves) e a caixa de driver e tw podem ser manuais.

Uma dica, use dois pistões, um só pode não dar um bom equilíbrio e acabar por forçar demais o pistão, agora o mais dificil vai ser a angulação e onde prender os pistões na caminhonete. O resto é só questão de detalhes hahauha

Compartilhar este post

Link para o post

poise a minha ideia sera usar 2 atuador, 1 de cada lado, para assim melhor equilibrar o peso.

em questao das caixas, realmente se eu fizer uma caixas so iria facilitar o serviço, mas pessoalmente prefiro esse tipo de caixa, as caixas que eles usam serve bem na quantidade, em poca quantidade elas nao fazer diferença.

essa Manifold ai ja abafo muito coisa, e a do medio grave ta perfeito pros falantes, em questao de mexer nas caixas acho que ta fora de cogitação.

o que pensei era em fazer 1 quadro de metalon por traz e prender elas tudo junto, quando abrir abre com a tampa e tudo...

é bem isso ai mesmo Tiago, levantar so as caixas, esse ai uso atuador eletrico, vc ve que as caixas sobem e desce bem suave, nao da os trancão...

o bom que os atuadores eles ja vem com a central pra comandar eles, nao precisa ainda quebrar a cabeça de como fazer eles funcionar, mais facil ainda por eles trabalharem em 12v..

bom irei ficar acompanhando o topico, e assim que tiver noticias postarei aqui.

voltaremos... hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a diferença de profundidade das caixas dos médios e do grave ? Porque ai podia fazer uma outra caixa pra prender elas dentro e no topo já fazer os drivers e st, ai não precisa gastar com metalon! Hauahauhaa

E dentro da caixa já faz os encaixes dos pistões, pra quando baixar ficar tudo escondido ali. Tu vai ter que fazer subir com a tampa sim, e vai ter que ter um quadro metalon, mas tu fazendo o quadro só de uma caixa com tudo por exemplo fica bem mais fácil ! E onde pretende prender os pistões ? Nos parafusos de fixação da caçamba ?

Direto da maça mordida com tapatauki

Editado por Giovani A.

Compartilhar este post

Link para o post

poise a minha ideia sera usar 2 atuador, 1 de cada lado, para assim melhor equilibrar o peso.

em questao das caixas, realmente se eu fizer uma caixas so iria facilitar o serviço, mas pessoalmente prefiro esse tipo de caixa, as caixas que eles usam serve bem na quantidade, em poca quantidade elas nao fazer diferença.

essa Manifold ai ja abafo muito coisa, e a do medio grave ta perfeito pros falantes, em questao de mexer nas caixas acho que ta fora de cogitação.

o que pensei era em fazer 1 quadro de metalon por traz e prender elas tudo junto, quando abrir abre com a tampa e tudo...

é bem isso ai mesmo Tiago, levantar so as caixas, esse ai uso atuador eletrico, vc ve que as caixas sobem e desce bem suave, nao da os trancão...

o bom que os atuadores eles ja vem com a central pra comandar eles, nao precisa ainda quebrar a cabeça de como fazer eles funcionar, mais facil ainda por eles trabalharem em 12v..

bom irei ficar acompanhando o topico, e assim que tiver noticias postarei aqui.

voltaremos... hehehehe

o do video e hidraulico...

os que da tranco acho que e os pneumatico

Compartilhar este post

Link para o post

o do video e hidraulico...

os que da tranco acho que e os pneumatico

puts pior, é que quando vi a imagem do video nem abri, pq ja tinha visto 1 assim que era eletrico, agora que vi...

poise ele fica bem deitado, fechado deve ter de 60 a 70 cm acho, quando abre quase duplica...

Editado por Marcos Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a diferença de profundidade das caixas dos médios e do grave ? Porque ai podia fazer uma outra caixa pra prender elas dentro e no topo já fazer os drivers e st, ai não precisa gastar com metalon! Hauahauhaa

E dentro da caixa já faz os encaixes dos pistões, pra quando baixar ficar tudo escondido ali. Tu vai ter que fazer subir com a tampa sim, e vai ter que ter um quadro metalon, mas tu fazendo o quadro só de uma caixa com tudo por exemplo fica bem mais fácil ! E onde pretende prender os pistões ? Nos parafusos de fixação da caçamba ?

poise, a tampa baixara junto com as caixas, quando começar a levantar as caixas, a tampa começara a baixar junto, terei que tirar as travas laterais da tampa, assim deixando livre.

a diferença entre a de medio pra de grave sao 5cm, a de medio tem 40 de fundo e a manifold tem 50 de fundo...

no caso iria correr a caixa de medio 10cm pra traz e prender todas juntas por traz.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, mas pode fazer uma "caixa" pra prender elas e já fazer a dos drivers e st, depois faz o suporte de metal direto na caixa. Olha o do vídeo que você vai entender, note como é uma coisa só

Compartilhar este post

Link para o post

E se o basculante estivesse no reboque serviria?

Para abrir os links no seu Browser coloque antes:

https://www.youtube.com/

Obs.: eu não quiz carregar essa quantidade de vídeos. Quem tiver curiosidade, é só colocar

essa parte inicial comum para todos eles e depois a parte final citada a partir do "=>" sem espaços:

Quem não tem cão, caça com gato:

=> watch?v=lhR91nz9ZA8

Brincadeiras à parte, achei até prático essa engenhoca

Vamos falar de coisa séria,

Essa daí já tem a estrutura, deixando o cliente à vontade para montagem das caixas.

=> watch?v=IJs98KlVI5k

A partir desse link, tem outros sistemas com basculante

=> watch?v=xwaAyUtucsE

=> watch?v=f28xgZTbIdY

Compartilhar este post

Link para o post

é o que eu quero fazer é bem isso ai, eu so preciso na real saber o tamanho do atuador, ainda to vendo isso, o complicado que nao achei nada na net explicando sobre o assunto, mas por chute acho que o que abre a 1.8m daria, sobre como prender seria bem isso, vo fazer a parte de traz 1 quadro de ferro tubular e prender nas caixas, e a ultima ficara tb em outro quadro, preso nas caixas e na tampa, espero que a tampa aguente o peso das caixas, se nao vo ter que reforça as dobradiças da tampa tb...

Compartilhar este post

Link para o post

Will

acho que no maximo deve ter uns 80cm esse atuador e 1 so ta levantando, mas mesmo assim irei colocar 2, pra nao ter problemas, e o esquema vai ficar bem igual a esse ai mesmo, so levantando as caixas e baixando junto com a tampa...

nesse video deu pra tirar algumas conclusoes, ate pq ele todo aberto ira ficar com quase 1.60, e nao precisa abrir ele todo, quando ficar em pe ja era..

Compartilhar este post

Link para o post

seguinte pessoal, falei com o vendedor dos atuadores e ele me confirmo, que o pessoal que ta comprando pra fazer isso ai ta comprando nos tamanhos de 70cm a 80cm...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara é bem trabahoso, se a caixa for pequena com falante e drive leve da pra fazer, comprei 2 atuadores desses de 600m x 600kgf e é bem dificil acertar angulo e ponto de equilibrio e pior fica qto maior e mais pesada q caixa, tentei bascular 6 falantes de 18 não deu forçou demais algumas vezes forçava desparelho desisti muito trabalho e não dava confiança nem que duraria por muito tempo.

Os atuadores são por dentro de plástico não toleram balanço ou jogo das caixas ha de se fazer uma base, estrutura de ferro com dobradiça a prender no carro e na caixa muito bem feita.

Se for fazer algo mais pra durar e não dar dor de cabeça use hidráulico um so no meio levanta o q tu quiser que caiba na carroceria e levanta tambem a carroceria brincando fora que te dura vida inteira.

Mas se for algo mais light da pra brincar de engenheiro bacana com os atuadores, da um bom divertimento. Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara é bem trabahoso, se a caixa for pequena com falante e drive leve da pra fazer, comprei 2 atuadores desses de 600m x 600kgf e é bem dificil acertar angulo e ponto de equilibrio e pior fica qto maior e mais pesada q caixa, tentei bascular 6 falantes de 18 não deu forçou demais algumas vezes forçava desparelho desisti muito trabalho e não dava confiança nem que duraria por muito tempo.

Os atuadores são por dentro de plástico não toleram balanço ou jogo das caixas ha de se fazer uma base, estrutura de ferro com dobradiça a prender no carro e na caixa muito bem feita.

Se for fazer algo mais pra durar e não dar dor de cabeça use hidráulico um so no meio levanta o q tu quiser que caiba na carroceria e levanta tambem a carroceria brincando fora que te dura vida inteira.

Mas se for algo mais light da pra brincar de engenheiro bacana com os atuadores, da um bom divertimento. Boa sorte!

poise mas a ideia é fazer um quadro pra prender tudo, fazer uma estrutura bem presa e nao deixar nada com folga, em questao do angulo pelo que andei vendo, ele todo aberto ele tem que ficar no maximo 45°, sendo assim quando ele começar a recolher, ele ficara com o curso total recuado, eu sei que vo ter que brincar de engenheiro, mas ainda curto 1 desafio...

agora se na real vai dar certo ou nao, eu nao sei... mas vamos tentar...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...