Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Biano Santos

Soundigital Hi fi

Recommended Posts

FA não tem unidade, ele é a diferença entre a impedancia de saida do amplificador e a da carga, quanto maior for a diferença melhor. O FA é o parametro mais fácil de se medir em um amplificador, com uma reistencia no valor que tu queira saber o FA, use uma faixa senoidal de frequencia fixa e meça a tensão de saida sem a resistencia, depois meça novamente a tensão com a resistencia acoplaca à saida e aplique a seguinte formula: FA=VL/VO-VL onde VL é a tensão com carga e VO a tensão de saida do amp sem carga. Meçam seus amplificadores e vão ter uma ingrata surpresa.

Aqui mais detalhado:

http://www.studior.com.br/amp_avan.pdf

Mais um aprendendo...

Valeu ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o FA pode mudar em função da frequencia e tende a ser maior em baixas frequencias. O problema todo é a massa do cone, se pensar bem a centragem funciona exatamente como uma mola, e o que acontece quando se coloca um peso em uma mola e se aplica força ? A tendência é esse peso oscilar infinitamente. O sub é exatamente a mesma coisa e é o amplificador quem aplica a força no cone, se o FA for baixo, o amplificador tem uma impedancia de saida alta e fisicamente seria como se tu colocasse uma outra pequena mola em série com o sistema, quanto maior a mola menos controle tu vai ter sobre o peso em questão. Nas altas frequencias isso não é problema porque um driver ou um tweeter não tem massa considerável para que amorteçam. Não sei se consegui ser claro, mas é isso.

Entendi claramento a explicação, obrigado.

Mas outra duvida se o FA foi baixo o meu cone voltará a posição normal dele involuntariamente, isso que eu entendi pelo menos

se o meu FA for alto não seria necessário uma carga maior para controlar o cone já que eu não deixaria o cone voltar "sozinho" a posição original? Não sei se consegui ser claro.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso de woofer usado para médio e médio agudo, pelo fato do cone ser leve também não deve ter muita diferença né? ou estou falando besteira?

Esta correto, é diretamente proporcional, quando mais pesado o sub ou woofer mais dificil de controlar.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas outra duvida se o FA foi baixo o meu cone voltará a posição normal dele involuntariamente, isso que eu entendi pelo menos

se o meu FA for alto não seria necessário uma carga maior para controlar o cone já que eu não deixaria o cone voltar "sozinho" a posição original? Não sei se consegui ser claro.

Na Verdade pela lei da conservação da energia... se foi aplicada uma força e colocou o objeto em movimento... ele vai continuar em movimento ate que alguma outra força contraria o pare...

e no sistema massa-mola (Amp e movimento do Falante) se a energia elétrica foi convertida em energia mecânica... e colocou o Cone do sub em movimento... a massa do cone o vai deixar sempre em movimento... quanto maior a massa mais energia aplicada mais energia conservada mais difícil de parar " controlar"

Então devera ter uma força para controlar o movimento contrario do cone do falante... "a volta da mola... meia senoidal...... então pelo que entendir... FA e o fator de amortecimento que influencia diretamente no controle do cone... reproduzindo assim fielmente as frequências... e não onda mecânica sonora distorcida.

Editado por Dhuberto

Compartilhar este post

Link para o post

Esta correto, se o FA for baixo o sub vai fazer o que bem entender e é possi que embola. É exatamente essa "carga" maior que os amplificadores com baixo FA não conseguem controlar. FA alto significa um bom a amp e uma boa fonte tambem, se a fonte "arriar" não tem bom amplificador que consiga reagir à massa do cone.

Compartilhar este post

Link para o post

Na Verdade pela lei da conservação da energia... se foi aplicada uma força e colocou o objeto em movimento... ele vai continuar em movimento ate que alguma outra força contraria o pare...

e no sistema massa-mola (Amp e movimento do Falante) se a energia elétrica foi convertida em energia mecânica... e colocou o Cone do sub em movimento... a massa do cone o vai deixar sempre em movimento... quanto maior a massa mais energia aplicada mais energia conservada mais difícil de parar " controlar"

Então devera ter uma força para controlar o movimento contrario do cone do falante... "a volta da mola... meia senoidal...... então pelo que entendir... FA e o fator de amortecimento que influencia diretamente no controle do cone... reproduzindo assim fielmente as frequências... e não onda mecânica sonora distorcida.

Perfeito Dhuberto. Sem controle de cone não há como garantir uma minima qualidade de som.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente atitude do Juliano.

COLABORAR com o fórum, não fazer como certos fabricantes e também lojistas que só postam aqui pra fazer propaganda! :legal: :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Juliano, já as harmônicas seria muito complicado fazer essas medições nos nossos amplificadores? Qual procedimento?

Aí complica, precisa de equipamente especializado para isso e normalmente é caro porque deve ser muito preciso, quando se fala em 0,001% de resolução de medição de THD que não é grande coisa, quer dizer que o equipamente deve ter condições de medir essa fração do sinal do áudio sem nenhum ruido e ainda medir em diversar frequencias (harmonicos).

Compartilhar este post

Link para o post

COLABORAR com o fórum, não fazer como certos fabricantes e também lojistas que só postam aqui pra fazer propaganda! :legal: :legal:

Bacana mesmo, essa questão do FA, já tenho noção sobre o assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Juliano, existe toda uma campanha de marketing sendo feita para o lançamento, já existe uma data definida para estarem disponíveis para os distribuidores ou para as vendas propriamente dita?

Que acredito que como eu, que estou esperando já a 2 meses par comprar um novo amplificador, esta na expectativa para poder programar a execução do projeto...

E mais uma vez parabens pelo produto, tudo indica ser uma grande mudança nos amplificadores!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Fernando !

O pessoal estava muito "zoeiro" no tópico, hehe. Quando a discussão foi para o nivel mais técnico resolvi postar. Se descambar para o lado do achismo novamente vou ter de me retirar.

Editado por julianflor

Compartilhar este post

Link para o post

Juliano, existe toda uma campanha de marketing sendo feita para o lançamento, já existe uma data definida para estarem disponíveis para os distribuidores ou para as vendas propriamente dita?

Que acredito que como eu, que estou esperando já a 2 meses par comprar um novo amplificador, esta na expectativa para poder programar a execução do projeto...

E mais uma vez parabens pelo produto, tudo indica ser uma grande mudança nos amplificadores!

Obrigado Robson, quanto ao inicio de vendas será em breve, mas tambem não quero falar sobre isso aqui porque é contra as regras do forum. No face terá novidades em breve.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Fernando !

O pessoal estava muito "zoeiro" no tópico, hehe. Quando a discussão foi para o nivel mais técnico resolvi postar. Se descabar para o lado do achismo novamente vou ter de me retirar.

Obrigado pelas explicações Julian e espero que a galera da zoeira pare um pouco e pergunte algo que preste

kkkkkkkkkkk.

Compartilhar este post

Link para o post

Juliano... em qual frequência é medido o FA da linha evo? Qual freq senoidal sugere? Vou fazer o teste ppr curiosidade. Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Juliano... em qual frequência é medido o FA da linha evo? Qual freq senoidal sugere? Vou fazer o teste ppr curiosidade. Abs

O mercado adotou 100Hz como padrão, é essa que vamos usar, pode tentar frequencias diferentes, mas não deve variar muito não.

Compartilhar este post

Link para o post

Que legal ficou o tópico. Acrescentou muito ao fórum. Parabéns.

A galera do achismo se recolheu pois debate técnico não de debate cpm achaduras!!!

Kkkkkkkkk

Samsung Galaxy Win.

Compartilhar este post

Link para o post

Juliano, sei que e cedo para isso mas vcs já tem a ideia qual a gama de amps desta linha que serão comercializadas por vcs?

Samsung Galaxy Win.

Compartilhar este post

Link para o post

A galera do achismo se recolheu pois debate técnico não de debate cpm achaduras!!!

Kkkkkkkkk

Samsung Galaxy Win.

rachei aqui aqui agora. :vts :vts :vts o ruim do alto fa é pra quem gosta do grave embolado, pq fica mais dificil de embolar pq o cone fica mais controlado, e quando o cone fica descontrolado e facil de embolar. mas isso não dependo só do amp e sim do sub e caixa q vc vai usar. grave embolado é simplesmente a falta de definição, numa certa frequência q o sub ou o amp não consegue reproduzir bem ai ele embola, misturando as frequências. tipo vai reproduzir 40hz e 50hz, ai ele nao consegue reproduzir as duas e embola o som. e por isso q da uma sensação de tocar mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Kkkkkkkkk

Samsung Galaxy Win.

alguns aqui se resumem a dizer que a carcaça ficou parecida com taramps.. e morre nisso..

Compartilhar este post

Link para o post

Juliano, sei que e cedo para isso mas vcs já tem a ideia qual a gama de amps desta linha que serão comercializadas por vcs?

Samsung Galaxy Win.

Por questões comerciais não podemos abrir isso ainda Fabricio.

Compartilhar este post

Link para o post

rachei aqui aqui agora. :vts :vts :vts o ruim do alto fa é pra quem gosta do grave embolado, pq fica mais dificil de embolar pq o cone fica mais controlado, e quando o cone fica descontrolado e facil de embolar. mas isso não dependo só do amp e sim do sub e caixa q vc vai usar. grave embolado é simplesmente a falta de definição, numa certa frequência q o sub ou o amp não consegue reproduzir bem ai ele embola, misturando as frequências. tipo vai reproduzir 40hz e 50hz, ai ele nao consegue reproduzir as duas e embola o som. e por isso q da uma sensação de tocar mais.

Essa de que grave embolado ficar mais forte é lenda. O problema são os amplificadores clipando muito e embolando por esse motivo, mas não ficou mais forte porque embolou e sim porque clipou muito.

Compartilhar este post

Link para o post

alguns aqui se resumem a dizer que a carcaça ficou parecida com taramps.. e morre nisso..

Não vejo assim, nosso produto atual tem as cores prata nas bordas e preto no meio, apenas mantivemos as cores que sempre usamos. Para não ficar parecido com outros produtos do mercado que usam as mesmas cores somente se tivéssemos feito um perfil oval, triangular ou seja o que for. Se for assim todo mundo copiou a linha JX da JL, mesmas cores e a unica diferença é que os cantos são arredondados, o do nosso é chanfrado.

t527_9763400b5da25ce5089ca7dba6e65fbc.jpg?1410472829

THLl0a.jpg

Editado por julianflor

Compartilhar este post

Link para o post

Essa de que grave embolado ficar mais forte é lenda. O problema são os amplificadores clipando muito e embolando por esse motivo, mas não ficou mais forte porque embolou e sim porque clipou muito.

Sem falar que a sensação de "ficar forte", é apenas sensação do ser humano, pq se colocar num sensor, vai tocar a mesma coisa, ou até menos...

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...