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Rodolfo Vieira

Dúvida na determinação do fusível geral

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Manos, li o artigo oficial da Autosom.net que ensina a decidir o fusível.

http://autosom.net/a...os/fuse_bat.htm

 

Bom, eu entendi que, para uma proteção 100% da bateria, seria necessário um fusível com a metade de amperagem dela. Por exemplo, bateria de 60A - fusível de 30A.

 

Ok, mas não entendi qual a relação do fusível com a fórmula que determina a amperagem máxima que passará no cabo.

O correto seria ter um fusível com amperagem igual/maior que a fórmula? (Calculei aqui, e deu que passará no meu cabo 62A).

 

O amp é um DAT DA4100 e minha bateria é uma Moura de 60A.

Desde já agradeço!

Edited by Rodolfo Vieira

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Você precisa de bateria maior

 

Mas por causa de 2A? Eu nem vou forçar o som no máximo, será que precisa mesmo?

Edited by Rodolfo Vieira

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Vamos ser práticos

coloque um fusível de 60A e pronto.

Mas esteja ciente que em caso de curto, isso diminuirá a vida útil da bateria.

 

Também esteja ciente que seu carro consome corrente junto com o consumo do som pode ser que bateria mais alternador não deem conta e sua bateria descarregará, diminuindo sua vida útil.

 

 

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Eu vi que tem um colega do fórum que usa fusível menor do que o módulo dele consome. Isso tá certo? Dá pra instalar, tipo, um fusível geral de 30A num set que consome 60A? Isso casaria, ou o fusível queimaria na hora?

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Man, fusivel protege o carro, e não a bateria. Bateria, é barato, carro, é caro! Qd vc olha pra bateria, não pode só pensar na corrente nominal, tem que pensar que em caso de curto, vc chega na corrente de pico rapidinho. Ai, uma bateria de 60A, vai gerar bem mais do que 60A de corrente por alguns segundos, o suficiente pra queimar o fusivel. Vai diminuir a vida util da tua bateria? Talvez! O que não dá e passar o tempo todo sub utilisando a mesma. Se a tua bateria fornece 60A e vc usa um fusivel de 30, vai estar limitando a passagem de corrente. Se o seu som só consome 30A/h, beleza, vai ficar devendo ao ampli nos picos,mas ainda é aceitável. Mas se o seu som realmente consome 60A e o fusivel que vc colocou é de 30A, vai deixar seu sistema mal alimentado, além de funcionar como uma resistencia, um gargalo que vai gerar um aquecimento cujo resultado é a oxidação do terminal do porta fusivel, o seu derretimento ou até a sua queima. O fusível deve ser dimensionado de acordo com a corrente nominal da sua bateria, nunca abaixo dela e de acordo com o consumo do seu sistema, caso vc tenha bateria sobrando. Sempre leve em consideração o consumo maximo do sistema, e dimensione o fusivel para isso, sem ultrapassar a corrente nominal da bateria, sob o risco de acontecer um curto e o fusivel não queimar, podendo causar problemas graves a integridade do seu veiculo.

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Man, fusivel protege o carro, e não a bateria. Bateria, é barato, carro, é caro! Qd vc olha pra bateria, não pode só pensar na corrente nominal, tem que pensar que em caso de curto, vc chega na corrente de pico rapidinho. Ai, uma bateria de 60A, vai gerar bem mais do que 60A de corrente por alguns segundos, o suficiente pra queimar o fusivel. Vai diminuir a vida util da tua bateria? Talvez! O que não dá e passar o tempo todo sub utilisando a mesma. Se a tua bateria fornece 60A e vc usa um fusivel de 30, vai estar limitando a passagem de corrente. Se o seu som só consome 30A/h, beleza, vai ficar devendo ao ampli nos picos,mas ainda é aceitável. Mas se o seu som realmente consome 60A e o fusivel que vc colocou é de 30A, vai deixar seu sistema mal alimentado, além de funcionar como uma resistencia, um gargalo que vai gerar um aquecimento cujo resultado é a oxidação do terminal do porta fusivel, o seu derretimento ou até a sua queima. O fusível deve ser dimensionado de acordo com a corrente nominal da sua bateria, nunca abaixo dela e de acordo com o consumo do seu sistema, caso vc tenha bateria sobrando. Sempre leve em consideração o consumo maximo do sistema, e dimensione o fusivel para isso, sem ultrapassar a corrente nominal da bateria, sob o risco de acontecer um curto e o fusivel não queimar, podendo causar problemas graves a integridade do seu veiculo.

 

Entendo. É que, depois de ler o artigo, achei que seria muito importante proteger a bateria. Mas o que vejo na prática é o povo dimensionando o fusível de forma a considerar o consumo do sistema.

 

Então resta saber duas coisas:

- Posso usar fusível de 60A, sendo que o cálculo de consumo deu 62A? Se eu erguer o volume e o sistema consumir mais energia, não estoura o fusível?

- O ideal seria usar fusível de mesma ampegarem da bateria? Nem muito a menos, nem a mais? Claro, considerando o consumo do sistema.

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também tenho a duvida acima,não ficou claro pra min qual regra deve-se usar para um dimensionamento correto do fusível,sempre dimensionei de acordo com o consumo do sistema de som utilizado,somando o consumo nominal de cada amplificador.

 

mas pensando sobre os 2A a-mais penso que pode ser desconsiderável ,porque ,pense nos sistemas do pro pio veiculo,provavelmente uma central ou um motor elétrico do veiculo "vidros,limpador,ventoinha"não tenha 20,30,50,80 Amperes de consumo redondo,sempre vai ser um numero quebrado,mas os fusíveis utilizados são! , nunca vi para vender um fusível de 62A ,então estes 2A podem ser desconsiderados nos casos de corrente alta!

 

as vezes utilizo disjuntor residencial,e já vi outros projetos otimos na internet que também utilizam,não lembro o certo a regra para utilizar um disjuntor residencial porque ele é feito para corrente alternada, e em corrente continua ele desarma em uma corrente maior do que especificada.

 

http://autoforum.com.br/topic/193800-equivalencia-disjuntor-residencial-x-automotivo/

Edited by Gm Som Eletrica

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