Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Samuel Casaril

[AJUDA] Potencia diferente de falantes em paralelo

Recommended Posts

Galera, estou quebrando a cabeça !!

Preciso de uma ajuda

 

Posso ligar 2 falantes em paralelo de potencias diferentes? por exemplo, falante 6" 100 RMS @ 4ohms em paralelo com um 5" 50 RMS @ 4ohms em um canal do modulo de @ 2ohms ? Será que algum não vai queimar por serem potencias diferentes? Vou usar um SD250.2D, um canal toco o lado esquerdo (6"+ 5") e no outro canal toco o lado direito (6"+ 5"). Será que não vai queimar por um falante de maior ou menor potencia que o outro na ligação em paralelo ? Pode me ajudar ????

 

Obrigado !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ligar sim, eu ja usei assim, kit 2 vias 100 rms em paralelo com 6x9 de 100 rms, todos de 4 ohms, resultando em 2 ohms no final em paralelo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ligar sim, eu ja usei assim, kit 2 vias 100 rms em paralelo com 6x9 de 100 rms, todos de 4 ohms, resultando em 2 ohms no final em paralelo.

 

ta mais ai você usou com a mesma potencia 100 rms + 100 rms, no meu caso vou usar 100 rms + 50 rms

sera q um nao vai receber menos potencia que outro, e talves queimar?

Editado por Samuel Casaril

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

axo que o everton ta viajando, da ligacao ja sei que casa, to falando da potencia de um ser diferente do outro !!!

 

não AF de 100 RMS @4ohms em paralelo com AF de 50 RMS@4ohms

no canal do modulo de 150RMS @2ohms

------

potencias distintas um de 100 e de 50... da pra ligar assim ?

creio q um vai tocar mais q outro, outro vai fica sem potencia...

pode queimar... oq pode acontecer?

o mais fraco toca mais ? ... etc etc

???

Editado por Samuel Casaril

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vai mandar 75 watts pra cada alto falante, é isso que vai acontecer!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se for provisório sim... nao garanto durar muito tempo.

 

digamos que isso nao é o certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estão esquecendo a curva de impedancia dos AF´s que vai ser diferente, pois a bobina apesar de ter a mesma impedancia tem caracteristicas eletricas e mecanicas diferentes entre si, logo mesmo com uma unica fonte "geradora" de tensão (audio) irão receber tensões distintas com conta da curva e obviamente a bobina que suportar menor potencia irá ... visitar o "Maicu Jessu" .... :P

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estão esquecendo a curva de impedancia dos AF´s que vai ser diferente, pois a bobina apesar de ter a mesma impedancia tem caracteristicas eletricas e mecanicas diferentes entre si, logo mesmo com uma unica fonte "geradora" de tensão (audio) irão receber tensões distintas com conta da curva e obviamente a bobina que suportar menor potencia irá ... visitar o "Maicu Jessu" .... :P

 

Teoricamente eu iria somar a impedância dos dois af's e dividir pela quantidade é isso? por exemplo:

2+4/2=3ohms, como ficaria isso para o amp Vini?

Acho que o amp não "entenderia" como alimentar cada um, o que eu acho que seria

prejudicial a ele também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi Alan o que vc quiz dizer ... :P

 

A resposta que dei foi referente a AF´s com mesma impedancia com Potencia suportada "VátisRMS" distintas ...

 

Sobre Impedancias nominais diferentes sempre valerá Lei de Ohm (REQ)

 

O que acontece é que conforme a musica/potencia enviada ao AF a impedancia da bobina varia proporcionalmente a potencia enviada e isso vai ocorrer de forma distinta em AF´s com potencia suportada diferente.

 

Pense num Sub bobina dupla de 04 Ohms com 200WRMS uma bobina e outra com 100WRMS ...

 

Vc vai associar as bobinas em paralelo e a impedancia vai cair para 02 Ohms ... (Lei de Ohm)

 

E vc vai ter um sub que suporta 300WRMS,

 

Beleza, ai vc vai socar 400RMS nele, a tensão vai se dividir "igualmente" pois ambas são de 04 ohms, mas uma delas não vai suportar + que 100W e vai visitar a "Derci Gonçalves" :P

 

Tem muito Sub por ai que quando vc mede a impedancia nominal com Multimetro True as bobinas tem variação de 01 Ohm e o resultado já sabemos.

 

Perda de Potencia, Bobinas em curto, dentre outros ...

 

Era quase isso que eu quis dizer, já respondeu a minha pergunta kkkkkkkk

Vou citar a minha experiência fazendo isso, tinha um kit 2 vias 4ohms 50 rms cada e um

MB de 8ohms liguei eles em paralelo e sentei o dedo, não demoro uma semana pra o mid

começar a pedir arrego, depois disso nunca mais.

Editado por Alan-KA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora entendi seu post sobre a garantia ...k kkkkkk :vts

 

kkkkkkkkkk, nem tava na garantia mais mas se tivesse ia mandar, bancando o inocente.

:vts :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...