Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Samuel Casaril

[AJUDA] Potencia diferente de falantes em paralelo

Recommended Posts

Postado em

Galera, estou quebrando a cabeça !!

Preciso de uma ajuda

Posso ligar 2 falantes em paralelo de potencias diferentes? por exemplo, falante 6" 100 RMS @ 4ohms em paralelo com um 5" 50 RMS @ 4ohms em um canal do modulo de @ 2ohms ? Será que algum não vai queimar por serem potencias diferentes? Vou usar um SD250.2D, um canal toco o lado esquerdo (6"+ 5") e no outro canal toco o lado direito (6"+ 5"). Será que não vai queimar por um falante de maior ou menor potencia que o outro na ligação em paralelo ? Pode me ajudar ????

Obrigado !!!

Postado em (editado)

Pode ligar sim, eu ja usei assim, kit 2 vias 100 rms em paralelo com 6x9 de 100 rms, todos de 4 ohms, resultando em 2 ohms no final em paralelo.

ta mais ai você usou com a mesma potencia 100 rms + 100 rms, no meu caso vou usar 100 rms + 50 rms

sera q um nao vai receber menos potencia que outro, e talves queimar?

Editado por Samuel Casaril
Postado em (editado)

axo que o everton ta viajando, da ligacao ja sei que casa, to falando da potencia de um ser diferente do outro !!!

não AF de 100 RMS @4ohms em paralelo com AF de 50 RMS@4ohms

no canal do modulo de 150RMS @2ohms

------

potencias distintas um de 100 e de 50... da pra ligar assim ?

creio q um vai tocar mais q outro, outro vai fica sem potencia...

pode queimar... oq pode acontecer?

o mais fraco toca mais ? ... etc etc

???

Editado por Samuel Casaril
Postado em

Estão esquecendo a curva de impedancia dos AF´s que vai ser diferente, pois a bobina apesar de ter a mesma impedancia tem caracteristicas eletricas e mecanicas diferentes entre si, logo mesmo com uma unica fonte "geradora" de tensão (audio) irão receber tensões distintas com conta da curva e obviamente a bobina que suportar menor potencia irá ... visitar o "Maicu Jessu" .... :P

:+1
Postado em

Estão esquecendo a curva de impedancia dos AF´s que vai ser diferente, pois a bobina apesar de ter a mesma impedancia tem caracteristicas eletricas e mecanicas diferentes entre si, logo mesmo com uma unica fonte "geradora" de tensão (audio) irão receber tensões distintas com conta da curva e obviamente a bobina que suportar menor potencia irá ... visitar o "Maicu Jessu" .... :P

Teoricamente eu iria somar a impedância dos dois af's e dividir pela quantidade é isso? por exemplo:

2+4/2=3ohms, como ficaria isso para o amp Vini?

Acho que o amp não "entenderia" como alimentar cada um, o que eu acho que seria

prejudicial a ele também.

Postado em (editado)

Não entendi Alan o que vc quiz dizer ... :P

A resposta que dei foi referente a AF´s com mesma impedancia com Potencia suportada "VátisRMS" distintas ...

Sobre Impedancias nominais diferentes sempre valerá Lei de Ohm (REQ)

O que acontece é que conforme a musica/potencia enviada ao AF a impedancia da bobina varia proporcionalmente a potencia enviada e isso vai ocorrer de forma distinta em AF´s com potencia suportada diferente.

Pense num Sub bobina dupla de 04 Ohms com 200WRMS uma bobina e outra com 100WRMS ...

Vc vai associar as bobinas em paralelo e a impedancia vai cair para 02 Ohms ... (Lei de Ohm)

E vc vai ter um sub que suporta 300WRMS,

Beleza, ai vc vai socar 400RMS nele, a tensão vai se dividir "igualmente" pois ambas são de 04 ohms, mas uma delas não vai suportar + que 100W e vai visitar a "Derci Gonçalves" :P

Tem muito Sub por ai que quando vc mede a impedancia nominal com Multimetro True as bobinas tem variação de 01 Ohm e o resultado já sabemos.

Perda de Potencia, Bobinas em curto, dentre outros ...

Era quase isso que eu quis dizer, já respondeu a minha pergunta kkkkkkkk

Vou citar a minha experiência fazendo isso, tinha um kit 2 vias 4ohms 50 rms cada e um

MB de 8ohms liguei eles em paralelo e sentei o dedo, não demoro uma semana pra o mid

começar a pedir arrego, depois disso nunca mais.

Editado por Alan-KA
Postado em

Agora entendi seu post sobre a garantia ...k kkkkkk :vts

kkkkkkkkkk, nem tava na garantia mais mas se tivesse ia mandar, bancando o inocente.

:vts :vts

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...