Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

lippes

[DÚVIDA] Quanto a duto retangular de box encomendado - com fotos!

Recommended Posts

Postado em

Olá amigos, boa tarde.

Na última semana, mandei confeccionar um box de mdf para um sub DAT SD1 10" de 400rms, a construção ficou bacana, com material bom, mas minha única dúvida ficou quanto ao duto, ele não ficou muito curto? não teria que ter uma parede 'acompanhando' no fundo também, alongando mais ele?

Nas fotos da pra ver bem como ficou, que só foi feito uma parede e nada mais. Na minha 'leiguisse' ele ficou muito curto como os dutos retangulares de woofer, não obtendo um grave tão encorpado como gosto.

Minhas playlists são geralmente de frequência baixas como hiphop, trap, dubstep e um trance esporadicamente..

E aí, o que me dizem? Seguem as fotos:

IMG_4527_zps4c866b34.jpg

f23205d8-27db-4076-b6df-fa55043fce76_zpsaa800d31.jpg

de2c14e5-bfb2-4d0c-8409-b32a1f56f3a2_zps5deb1d35.jpg

d0e00c5a-c234-45b0-a6a3-909a7a8ee626_zps1ecc2b0a.jpg

Obrigado, abraços!

Postado em

BOX com 46L - sub, o que deve beirar os 44L por ser um 10".

A sintonia está próxima dos 67Hz no caso. Eu diria que 85% dos box utilizam dutos errados, ou apenas o aeroduto (este é o que eu mais vejo). Depois reclamam que a caixa não toca nada.

Eu aumentaria este duto para 45cm ou mais.

ViniMishima, já te disse que para calculo de sintonia se utiliza litragem líquida da caixa e não bruta. Como não sabe a litragem do sub, utilize um valor aproximado, porém o duto tu sabe e é só subtrair ele. Deu difereça de 8Hz ai na brincadeira, o que é muita coisa!

Postado em

Eu sei disso ...

Isso foi só para demonstrar que está errado ...

Não fiz plot´s nem inseri T&S do sub para analisar os mesmos... foi só simulação basica ... em cima das medidas da caixa e pronto.

Vc ainda não respondeu onde simula suas caixas e sintonia das mesmas ...

para assuntos rápidos como este utilizo o excel mesmo com um arquivo que desenvolvi.

Também fiz com base nas medidas que ele passou e com a fs q tu disse.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Postado em

Ok.

Uso BassBox e WinISD uma para "comprovar" o outro ... e sempre dá certo ... (sei tambem que tudo e baseia em contas) no DIYaudio o simulador tb é em Excel e bate com os softwares.

Deve ter algum gato ai no seu macro ou sei-lá pasmafaute

Queria mesmo é um Linear X Leap 5

Se o box com volume bruto está proximo de 70Hz imagina com volume "liquido" Vb ... a sintonia vai subir ainda mais ...

Vamos ver o autor se pronunciar ... Mas eu "EU" nem mexeria nesse duto regua ... retiraria a madeira que "faz" o duto e colocava um duto de 4" e pronto.

Quanto menor o volume, para um mesmo comprimento de duto, maior será a sintonia da caixa, porém se tu calcular uma caixa com volume de 70L e duto com 35cm de comprimento com 5,5", terá x de Fb.

Se tu diminuir estra litragem, e manter o duto, terá Fb maior.

Minha planilha comparando com o Leap da Questo da diferença de 0,1Hz. Porém se eu comprar o WinISD com o meu excel, a diferença no comprimento do duto é de 13mm.

Na verdade, olhei bem rápido, porém a caixa dele na verdade tem sintonia de 59,4Hz, pois o duto tem um comprimento equivalente a 19,7cm já que é um trapézio e está bem próximo da parede do fundo atuando como uma curva, e é equivalente a um duto de 5,5" mais ou menos. Claro, assumindo que as dimensões que ele postou estão corretas pois se a caixa tem 34cm de altura, e o MDF é de 18mm, não tem como o duto ter 30cm apenas, está falanto 0,4cm ai nele.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...