Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alex Sena

Melhor ligação taramps Ts400x4 e Sub Hiken H1

Recommended Posts

Boa noite a todos, sou novo no fórum e, apesar de pesquisar bastante, continuo com um

duvida e relação a instalação do meu som automotivo.

Eu já possuía uma central multimídia da DSW no carro.

Comprei uma caixa dutada com um subwoofer Hiken H1 de 150w bobina dupla 4+4 Ohms.

Ele foi instalado em um módulo Taramps Ts400x4 da seguinte forma:

Um par da saída RCA da central multimídia foi ligada no canal 1 e 2 do módulo, cujas saídas

foram ligadas nos falantes das portas (kit duas vias na frente e quadriaxiais atrás originais);

A saída Sub (única) foi ligada com cabo Y no canal 3 e 4 do módulo, e o subwoofer foi ligado

uma bobina em cada canal.

A regulagem crossover ficou em HPF no canal 1 e 2. Já no canal 3 e 4 achei que o correto seria

ficar em LPF, porém o sub fica um pouco melhor se deixar no FULL (não sei porque!!!).

Todos os canais do módulo estão sendo utilizados e o som stereo ficou bom para mim, mas o sub

ficou fraco, melhorando só quando passa da metade do volume.

Tentei entender lendo outros tópicos quantos watts o sub esta recebendo efetivamente, mas

confesso que não entendi nada.

Minha dúvida é se a ligação do sub como foi feita é a melhor opção, ou se melhora em bridge?

Em bridge como seria (positivo com positivo, etc) vi que tem ligação em série e em paralelo,

mas não sei a diferença delas.

Alguém saberia informar quantos watts o módulo esta mandando para o sub?

Para facilitar segue especificações do módulo:

Potência máxima @13,8 VDC - 2 OHMS: 400W RMS (4 x 100W RMS)

Potência máxima @13,8 VDC - 4 OHMS: 252W RMS (4 x 63W RMS)

Potência máxima em Bridge @13,8 VDC - 4 OHMS: 400W RMS (2 x 200 RMS)

Desde já agradeço a ajuda dos amigos.

Alex Sena

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas tire o RCA da Saída Sub do Aparelho e Ligue na Saída normal passe a chave para Lpf e deixe o sub em bridge

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Marciinho, vou tentar a sua sugestão no final de semana, porém não sei como

devo proceder a ligação em Brigde, pois o falante tem bobina dupla. Devo juntar os dois

positivos e os dois negativos do falante e ligar em Bridge no módulo?

A ligação deste módulo em Bridge vai mandar 200w,não corre o risco de queimar o sub?

Obrigado.

Editado por Alex Sena

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Marciinho, vou tentar a sua sugestão no final de semana, porém não sei como

devo proceder a ligação em Brigde, pois o falante tem bobina dupla. Devo juntar os dois

positivos e os dois negativos do falante e ligar em Bridge no módulo?

A ligação deste módulo em Bridge vai mandar 200w,não corre o risco de queimar o sub?

Obrigado.

Boa tarde, alguem poderia me esclarecer como devo fazer essa ligação em bridge,

e se corro o risco de queimar o sub.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

O seu sub é 4+4, então ele dará 2Ohms em paralelo ou 8Ohms em série.

Se ligar em paralelo terá potência de sobra, mas é provável que o amplificador fique desligando porque faz bridge em 4Ohms.

Se ligar em série terá apenas uns 100W e provavelmente ficará tão fraco quanto está.

Não é potência que queima falante, é distorção. E a deste módulo é meio alta para meu gosto. Em equipamentos melhores faria a ligação em paralelo sem medo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, terá que trocar o sub. caso queira aproveitar alguma coisa do amp...rs

Alex Sena - tenho um amp desse e estou trocando pq não gostei, caso queira trocar o sub. tenho pra vender um Bomber Upgrade 4ohms de 10" em caixa dutada, toca muito bem nesse amp :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...