Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
chimango_vcs

1 dd3512 1500rms ou dois uxp 500 rms?

Recommended Posts

Gostaria de economizar espaço no PM e continuar (ou até aumentar) com a brutalidade

O módulo tocando é uma RS 1600D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ce sak me dizer a explicação pra isso?

Seria pelo tal do volume de ar deslocado?

Montei meu som e a única coisa com a qual fiquei insatisfeito foi o volume da caixa pros 2 uxp que dá uns 150 litros brutos.O grave deles ficou legalzin...

Não existe nada que eu possa fazer pra diminuir esse volume e continuar com o msm spl e qualidade em subgrave?

Vi agr que vc possui um DD3515

:D

Qual é o volume bruto da caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Ce sak me dizer a explicação pra isso?

Seria pelo tal do volume de ar deslocado?

Montei meu som e a única coisa com a qual fiquei insatisfeito foi o volume da caixa pros 2 uxp que dá uns 150 litros brutos.O grave deles ficou legalzin...

Não existe nada que eu possa fazer pra diminuir esse volume e continuar com o msm spl e qualidade em subgrave?

Vi agr que vc possui um DD3515

Qual é o volume bruto da caixa?

150 litros pra 2 uxp ?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso msm de volume bruto

Como mdf é de 21mm e os ditos são de 4" e 38 cm acho que deve tá dando uns 50 litros livres pra cada

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

150 lts é muita coisa pra dois uxp, caixa pra eles tem que ser 100 lts livre para os dois.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem mais ou menos isso mesmo, os 150 litros são brutos, daí tira 25mm da madeira, o duto de 4" e 38 cm e o volume do grave, imagino que dê uns 50~55 litros

Compartilhar este post

Link para o post

Tem mais ou menos isso mesmo, os 150 litros são brutos, daí tira 25mm da madeira, o duto de 4" e 38 cm e o volume do grave, imagino que dê uns 50~55 litros

Pra que MDF 25mm? 18mm bem travado tá ótimo para o uxp

E que calculo é esse que você tá chegando a 150 lts? E outra sub mais o duto não dão 50 lts nunca.

Editado por Alan-KA

Compartilhar este post

Link para o post

No manual pedia pelo menos 20mm, daí eu já tinha lido que qto mais vibra, mais perde db, por isso exagerei no mdf...

Os cálculos são os seguintes:

Dimensões externas

B=50

b=36

L=84

H=41

Duto=4" e 38cm

Volume bruto da caixa: (B+b)/2*H*L/1000 o que dá os quase 150 litros

Volume interno da caixa, retirando todas as paredes, que são 3 na largura (câmara individual), 2 na altura (cima e baixo) e duas na profundidade (frente e trás):

Então:

B' = ((B+b)/2) - (2 * 2,5) = 38

H' = H - 2 * 2,5 = 36

L' = L - 3 * 2,5 = 76,5

Esse é somente o volume interno da caixa, sem descontar ainda o volume de 2 uxp e 2 dutos, o que deve dar em torno de 3,5 litros pra cada uxp e 3 litros pra cada duto...

Portanto:

Volume livre = (76,5 * 36 * 38 - 2 * 3,5 - 2 * 3)/1000 = 91,652 litros para dois subs >>>> 45,826 litros para 1 sub

Isso tá certo?

Compartilhar este post

Link para o post

No manual pedia pelo menos 20mm, daí eu já tinha lido que qto mais vibra, mais perde db, por isso exagerei no mdf...

Os cálculos são os seguintes:

Dimensões externas

B=50

b=36

L=84

H=41

Duto=4" e 38cm

Volume bruto da caixa: (B+b)/2*H*L/1000 o que dá os quase 150 litros

Volume interno da caixa, retirando todas as paredes, que são 3 na largura (câmara individual), 2 na altura (cima e baixo) e duas na profundidade (frente e trás):

Então:

B' = ((B+b)/2) - (2 * 2,5) = 38

H' = H - 2 * 2,5 = 36

L' = L - 3 * 2,5 = 76,5

Esse é somente o volume interno da caixa, sem descontar ainda o volume de 2 uxp e 2 dutos, o que deve dar em torno de 3,5 litros pra cada uxp e 3 litros pra cada duto...

Portanto:

Volume livre = (76,5 * 36 * 38 - 2 * 3,5 - 2 * 3)/1000 = 91,652 litros para dois subs >>>> 45,826 litros para 1 sub

Isso tá certo?

Para de sofrer cara, http://www.questoaudio.com.br/

vai em calculo de caixas e coloca as medidas.

De acordo com o que você passou sua caixa tem 108 lts e não 150 lts

Compartilhar este post

Link para o post

sim sim, 108 de volume interno e 150 de volume externo (sem descontar os mdf)

Mas com esse site é mais fácil de calcular

:DD

Então...

Esse volume é muito grande, queria dar uma diminuida aí para pelo menos uns 65~70 litros de volume interno e isso sem perder nada (queria até ganhar pra falar a verdade)

Um jeito que sei que dá pra fazer é usando caixa selada, mas nessa história eu perco a "altura" no som

Por isso pensei que um alto falante de 12" 3 vezes mais potente que o uxp renderiam pelo menos igual ou mais, e teriam uma caixa muito menor

Não há nada a se fazer nesse caso?

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a música, o que eu quero é peito tremendo, graves longos que abranjam eletrônicas (mas não pancadão), sertanejo, hip hop, internacionais e nacionais mais populares

Quanto ao sistema, eu quero o mais meio termo de tudo, não sou fanático por qualidade e nem por "altura" (como é o caso das cornetas) em outras palavras, eu quero basicamente, brutalidade quando alto, e qualidade quando baixo~médio, que isso me custe no máximo 70~80 litros do PM e seja igual ou melhor que 2 UXP

A sintonia atual da caixa é de 31 hz aproximadamente (joguei 54 litros no winisd, os dutos são de 4" e fui mexendo na sintonia da caixa até achar o tamanho do meu duto - 38 cm) e ponto de pico de 2,37 db em 36 hz

>>>>A FS do uxp é de 32 hz, só para quesito de informação...

No link do vídeo a seguir, a caixa estava com duto de 32 cm ( 34hz pelo mesmo processo // ponto de pico de 3,72 db em 38hz)

https://www.youtube.com/watch?v=jABB5FkYxME

Tamanho do duto influencia diretamente em queimar o falante?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, vamos por partes. O Volume de 150L BRUTO está errado. Volume bruto é: Volume interno da câmara sem descontar falante, duto e reforços. 150L é volume externo da caixa.

Volume bruto é o volume externo (medidas externas da caixa, o que representa os teus 150L) - as madeiras. Isso vai dar o volume interno da caixa, que seria os 108L pelo que li.

Volume líquido (este sim é o volume que importa para QUALQUER coisa em som automotivo, é o Vb, ou seja, o volume final livre já descontado falante, duto e reforços).

Então de qualquer forma, ambos estão errados na informações.

Com estas informações dadas, é possível saber a sintonia da caixa, pelo Vb, e especificações do duto se obtem a sintonia da caixa.

UXP tem Fs de 52Hz e não 32Hz como foi informado. Só tem uma coisa, arrume os teus dados no WinISD, pois com essa Fs do falante, sairá bem diferente. http://www.bravox.com.br/portal/produto.asp?id_CON=1041

Nenhum deles irá te dar brutalidade como tu quer. DD tem baixa eficiência e UXP tem Fs altíssima e cone sem rigidez nenhuma, além de ter sensibilidade não tão alta assim.

O Questo de 12" DVC2 com a caixa de 45L brutos para cada falante irá render mais que o UXP. Já começa que mesmo aplicando os mesmos 500W no falante, ele tem uma sensibilidade de 2dB a mais, o que já vai te render um ganho ai na faixa de 60 a 70% de SPL se comparado a usar 2UXP.

O espaço usado no PM é menor e tu terá uma musicalidade muito maior, além de um timbre mais gostoso pelo cone de celulose e não de "plástico" que se olhar contra a luz chega a ser quase transparente hoje em dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw Silvinho!!

Eu realmente não sabia sobre os termos técnicos dessas medidas...

Mas no manual do meu uxp ele veio com a FS de 32hz, acho que pelo fato de ser modelo antigo, sei lá

Acho que o meu é esse aqui:

http://www.bravox.com.br/portal/produto.asp?id_CON=302

Mesmo assim, ainda teria o problema da rigidez do cone que vc falou...

Dei uma olhada rápida no questo qs350a -dvc2, a roadstar fritaria ele não? 1600 rms em cima de 350?

Sobre a eficiência do DD, se eu aliar isso com uma bandpass de 6ª ordem e usar somente um 3512, acredito que utilizo apenas 70 litros internos, mais ou menos, e teria um aumento fo** no SPL, certo? Teria ainda a vantagem econômica, pois já tenho uma caixa que posso aproveitar (só falta uns ajustes) e o dd3512 com frete grátis é 700 e pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for pra fazer caixa pequena para o DD melhor montar os UXP

já que você disse que eles são do modelo antigo, que são bem melhores que esses

novos.

Compartilhar este post

Link para o post

Pense o seguinte: Com o DD tu tem a pior sensibilidade de todas. Se tu fizer a caixa e ter um ganho x, tu pode ter um ganho próximo a isso com o UXP e também com o Questo, então ainda assim, com o Questo tu está na frente dos 2 pois já parte com uma sensibilidade mais alta.

DD tu não terá absolutamente NENHUMA qualidade de áudio, não terá nenhuma garantia, terá meramente barulho e só. Isso gera dor de cabeça e fadiga, não vejo como sendo vantagem isso nem tão pouco economia.

Sobre os 1600W, tu tem 2 Questos, são 700W, seria uma folga interessante, porém tu deve ter bateria auxiliar para alimentar este módulo caso contrário terá rios de distorção por falta de energia.

Custo monetário entre DD e Questo é praticamente o mesmo, porém o Questo rende mais, ainda mais por serem 2 subs bem mais eficientes e sensíveis, com áudio de maior qualidade. Só tem vantagens.

Compartilhar este post

Link para o post

Pense o seguinte: Com o DD tu tem a pior sensibilidade de todas. Se tu fizer a caixa e ter um ganho x, tu pode ter um ganho próximo a isso com o UXP e também com o Questo, então ainda assim, com o Questo tu está na frente dos 2 pois já parte com uma sensibilidade mais alta.

DD tu não terá absolutamente NENHUMA qualidade de áudio, não terá nenhuma garantia, terá meramente barulho e só. Isso gera dor de cabeça e fadiga, não vejo como sendo vantagem isso nem tão pouco economia.

Sobre os 1600W, tu tem 2 Questos, são 700W, seria uma folga interessante, porém tu deve ter bateria auxiliar para alimentar este módulo caso contrário terá rios de distorção por falta de energia.

Custo monetário entre DD e Questo é praticamente o mesmo, porém o Questo rende mais, ainda mais por serem 2 subs bem mais eficientes e sensíveis, com áudio de maior qualidade. Só tem vantagens.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

O fo** é que msm os 45 litros internos do questo ainda pesa pq o volume externo dessa caixa seria de aproximadamente 120 litros, aumentando meu PM em meros 8 cm...

Gostaria de ter um resultado satisfatório (peito tremendo, graves longos que abranjam eletrônicas //mas não pancadão// sertanejo, hip hop, internacionais e nacionais mais populares)

para no máximo 100 litros externos de caixa, e aí tanto faz o tipo de caixa, o grave, etc...

Queria saber se isso "existe"...

Compartilhar este post

Link para o post

Paini .... [^]

Não, paini não faz isso o que ele quer. Ele quer subgrave e qualidade.

Chumango, tu tinha uma caixa de 150L para 2 UXP, agora não quer uma caixa de 120L??

O meu 10" da Questo faz meu peito tremer e o carro todo tremer. Caixa sintonizada em 31Hz, é um sub apenas.

https://www.youtube.com/watch?v=OaXDSfMrGCg

No vídeo é o 10" tocando com apenas 200Wrms nele.

Agora estes são o meu antigo 12" com exatos 404Wrms nele, na caixa de 57L. Todos eles é apenas 1 sub, todo o player em flat e sub cortando em 40Hz LPF 36dB/8ª. Estamos falando de 1 sub, e apenas 400W aplicados, o teu caso seriam 2 subs e mais potência por falante e com uma caixa com reforço de graves então espere algo mais forte que isso ai.

https://www.youtube.com/watch?v=HXmdDh-5mJ0

https://www.youtube.com/watch?v=5fmUg9_O8Oo

https://www.youtube.com/watch?v=ocb8HahiTwM

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, muito forte eles!

Se eu tivesse visto eles antes dos UXP, teria comprado, com certeza

O problema é que eu fiz 2 caixas, uma selada de 70 litros de volume interno pros dois, e essa dutada de 108 litros

Quando eu tava com a selada, achava o máximo, pois cabia malas no PM (a base maior era somente de 36 cm em um PM de 80 cm), aí eu dei a rata de abrir duto nela e acabei com a caixa...

Eu tava pensando em voltar pra essa caixa antiga fazendo ela digivolver pra uma bandpass de 4ª ou 6ª ordem dependendo do falante, usando apenas um grave fodástico, e se isso não aumentasse o conjunto subgrave/spl/qualidade, que ao menos não me roubasse tanto assim

O questo aí é muito eficiente, pelo visto, pois com pouco ele dá muito... Só que eu não tenho dó no dedo, e quando eu aumento o som, acho que poderia fritá-lo com a RS 1600D, ainda mais que seria somente 1 grave

Queria um sub duns 800/1200 rms que tivesse a qualidade e que descesse / tremesse no mesmo tanto que esse questo (ou até meus 2 UXP atual)

Novamente: ecxiste? Ou eu tô querendo demais?

Compartilhar este post

Link para o post

Corte LPF fo** esse aí hein

Eu uso o meu subsonic filter em 35 hz, level no máximo, bass boost no 0 (no player também)

Sintonia da caixa em 31hz

FS do uxp é 32hz

LPF é no player de 63hz 24db/8ª (pra sertanejo gosto de aumentar para 80hz)

Compartilhar este post

Link para o post

Dó no dedo?

Antes de desmontar meu carro para o EMMA, eu aplicada entre 600 e 700W no meu 10", e acredite, a diferença é bem grande do que tu viu no vídeo rsrsr.

É importante tu ter uma folga no módulo até para que a fonte do mesmo trabalhe com uma folga e evite distorções no sinal.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...