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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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ximenez

BATERIAS - Verdades e Mitos

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Galera hoje aconteceu um episódio interessante aqui em casa.

 

Meu pai tem caminhões e nesta madrugada roubaram a bateria de um caminhão, quando ele foi ligar cedo viu que alguém tinha levado a bateria.

 

Tenho 2 Baterias 150 chumbo/ácida na saveiro.

Tentativa 1: tiramos uma marcando 12.4v e colocamos no caminhão, o motor mal girou.

Tentativa 2: a outra bateria da saveiro chumbo/ácida também, colocamos no caminhão partida e nada! também mal girou.

Tentativa 3: busquei uma bateria do meu tio, uma tudor 180a, partida e nada! (na real acho que essa tava zicada mesmo).

ultima tentativa para fazer o caminhão pegar peguei a moura 60a do cofre da saveiro marcando 12.5v, e adivinhem? o motor virou virou virou e o caminhão pegou, o terminal tava sequer apertado! meu pai deu partida comigo segurando os terminais encima da bateria!

 

Caminhão : Ford Cargo 2630 (300cv)

 

As baterias da saveiro são ligadas as 3 juntas cofre + aux1 + aux2 (auxiliares em caixote de madeira) todas em paralelo com cabos 50mm e alternador 90a em excelente estado! o som é só usado aos fds e de semana rodamos bem com a saveiro!

 

Vira e mexe dou uma carga lenta nelas.. a um mês atras tirei, limpei elas, passei silicone nos terminais para não criar zinabre, dei carga lenta, testei com aqueles aparelhos que são uma resistência, e tudo perfeito! seguraram carga, foram bem no teste do aparelho, etc!

 

Agora tenho algumas perguntas.

 

Minhas baterias são marcas "genéricas" pesam um pouco menos que a tudor 180a, mais afinal, fiz vários testes e elas passaram em todos, oque acontece na real?

Será que por estarem ligadas as 3 juntas 60a + 150a + 150a elas carregam diferentes?

Será que elas não prestam a ponto de perderem para uma moura 60a?

Qual os métodos corretos para testar uma bateria?

Teria como fazer testes para ver se dão realmente os 150a como fazem com amplificadores?

Será que as mouras tem um pico maior? ou a minha tem 150a mais quase nada de pico?

Será que estamos realmente tirando o máximo de aproveitamento de nossas baterias?

 

Pesquisei bastante no fórum e não achei muita coisa a respeito! e também acho legal este tópico para termos um material aqui voltado somente voltado a baterias, cargas, marketing, ligações, fontes, etc..

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Acho que o problema é corrente de pico mesmo... e pra mim essas genéricas tem as especificações em Volts e Amperes PMPO hehehhe

 

Já vendi mais de 200 baterias pra um "fabricante" destes em Foz... era triste de ver a "linha de produção".... mas depois faz uma etiqueta legal, com um monte de raio colorido, põe 200Ah e inventa uma corrente de pico qq e fica lindo....

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Caraca velho, algum técnico ou especialista no assunto para dar mais explicações??

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acredito que não, passei o silicone apenas na base do terminal bem embaixo, lixei bem o polo e instalei os terminais tudo certinho e bem apertado! acredito que não, porque a bateria que estava nesse caminhão era uma moura 150Ah com silicone nos polos também..

 

o que eu fiquei indignado é que uma simples moura 60Ah deu um coro em uma 150Ah "generica"

tudo bem que ela não de os 150ah, mais perder para uma 60ah? sei la...

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acredito que não, passei o silicone apenas na base do terminal bem embaixo, lixei bem o polo e instalei os terminais tudo certinho e bem apertado! acredito que não, porque a bateria que estava nesse caminhão era uma moura 150Ah com silicone nos polos também..

 

o que eu fiquei indignado é que uma simples moura 60Ah deu um coro em uma 150Ah "generica"

tudo bem que ela não de os 150ah, mais perder para uma 60ah? sei la...

 

Esquece Ah nesse caso cara.... ve se tem especificação de corrente de partida na genérica e ve a da Moura...

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Tem que fazer o teste de carga nela pra ver qual a corrente de pico dela. Só assim pra saber.

 

Muitas das baterias de caminhão genéricas são na verdade baterias reformadas.

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Esquece Ah nesse caso cara.... ve se tem especificação de corrente de partida na genérica e ve a da Moura...

amanha eu dou uma olhada e posto aqui.. mais acredito que não tem muito especificação as genericas não em rs

 

Tem que fazer o teste de carga nela pra ver qual a corrente de pico dela. Só assim pra saber.

 

Muitas das baterias de caminhão genéricas são na verdade baterias reformadas.

 

Como eu faço esse teste nela kleber?

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amanha eu dou uma olhada e posto aqui.. mais acredito que não tem muito especificação as genericas não em rs

 

 

 

Como eu faço esse teste nela kleber?

 

Em qualquer casa de baterias. Tem que estar com ela carregada, eles vão fazer um teste de descarga rápida que vai te dar o valor.

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Em qualquer casa de baterias. Tem que estar com ela carregada, eles vão fazer um teste de descarga rápida que vai te dar o valor.

não sabia disso, não sei se tem pra cá isso ai não rs (interior) nunca ouvi nem falar

mais vou dar uma pesquisada..

as baterias vão receber carga lenta amanha

tenho um carregador mais ele chega a os 15.5 volts.. tem problema?

tem mais algum cuidado ou algo que possa fazer para carrega-las certinho e ter o máximo de aproveitamento?

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Moura é moura ne

:vts

Ainda eu acho q as baterias estavam descarregadas...

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Cara eu concordo com o AllanMF, baterias com baixa carga! Já vi isso acontecer no meu carro. Minha bateria deu pau(Moura zera, trocaram na garantia) e um colega tentou ligar com a do som dele(180ah) nada! No outro dia meu primo chegou com a bateria do som dele(100ah) e pruf! Pegou na primeira, mesmo o carro do meu colega o som funcionando com a bateria, ela não estava dando pico suficiente pra girar a partida, já a do meu primo estava carregadinha e funcionando 100%

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será que por estar em paralelo as duas de 150 com uma de 60 não tem bronca para carregar?

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Uma regra básica é não ligar em paralelo ou série baterias de capacidade diferentes, pois na hora da carga, sempre vai haver problema.

Eu ainda por uma convicção de formação técnica ainda ouso dizer que mesmo baterias de mesma capacidade, mas com tempo de uso diferenciado, ja tem problemas durante a recarga.

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O alternador do seu carro foi feito para alimentar o sistema dele com a bateria original, ele não vai dar conta de carregar as tres baterias 100% no máximo uns 60%.

E se elas ja tiverem um tempinho de uso complica ainda mais.

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Uma regra básica é não ligar em paralelo ou série baterias de capacidade diferentes, pois na hora da carga, sempre vai haver problema.

Eu ainda por uma convicção de formação técnica ainda ouso dizer que mesmo baterias de mesma capacidade, mas com tempo de uso diferenciado, ja tem problemas durante a recarga.

Kleber intão como faço? Pelo que vejo quase todo mundo daqui usa assim

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O alternador do seu carro foi feito para alimentar o sistema dele com a bateria original, ele não vai dar conta de carregar as tres baterias 100% no máximo uns 60%.

E se elas ja tiverem um tempinho de uso complica ainda mais.

Tuftuf eu sei disso só que o som é usado somente aos fds, de semana as caixas ficam fora da saveiro.. a unica coisa que fica no som é o player, um kit duas vias e um sd400 usando 2 canais no dobro da impedancia ainda.. como o alternador é 90ah e usamos bastante a saveiro de semana achava que conseguia mantar a carga nas baterias, cada uns 15 dias dava carga lenta ainda

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Eu acho que foi um pouco de tudo, baterias sem estarem plenamente carregadas, baixa capacidade de pico, e amperagem pmpo kkkkkkkkkk!!!

 

Editado por dione2005

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Kleber intão como faço? Pelo que vejo quase todo mundo daqui usa assim

 

Caro colega, sei que pode parecer um pouco absurdo, mas o ideal para ter um sistema com pelo menos uns 90% de eficiência, todas as baterias deveriam ser da mesma marca e modelo e colocadas todas novas pra trabalhar juntas.

Quanto a capacidade do alternador, não significa que se vc tiver um alternador de 60Ah ele tenha capacidade de carregar somente até 60Ah, simplesmente que ele pode carregar 60Ah por hora. Caso contrário um carregador de 5Ah nunca carregaria uma bateria de 60Ah, e carrega sim, carga completa, basta que se observe que a voltagem de carga estaja a 14,4 volts (que é o indicado pela maioria dos fabricantes) e para dar a carga total um carregador de 5Ah levaria 12 horas, se tivesse um carregador de 60Ah levaria somente 1 hora para carregar a mesma bateria, tudo isso falando tecnicamente e em condições dadas como ideais para uso ! Sabe-se também que uma carga mais lenta é mais "saudável" para uma bateria !

O dimensionamento de um alternador é feito para suprir o consumo elétrico do veículo + a capacidade de manter a bateria carregada !

Exemplo: meu carro tem um alternador de 120Ah e uma bateria de 95Ah, dado que o carro tem muitos componentes eletrônicos portanto um alto consumo de energia, e tambem precisa manter a bateria carregada !

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episódio estranho mesmo, tem muito tempo de uso essas baterias genericas? e desculpe a pergunta, qual a marca delas?

 

La na Tudor quando as baterias saem do setor de carga, vão diretamente para o teste de vazamento, tem um tempo determinado que as baterias ficam descansando e logo após elas vão para o ROBÔ testador de baterias que simula vários testes inclusive o de partida, com uma descarga bem violenta na bateria, se não aguentar segurar um certo valor de corrente por um determinado tempo, ela é levada pro laboratório. Lembrando que pra cada modelo de bateria a corrente é diferente. os cabinhos que são conectados nas baterias são 2x de 240mm bem flexiveis cada polo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

 

essa tudor de 180a devia ta com a vida util no fim mesmo pq no meu carro uso 4 delas, chegam a durar 3 anos.

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Caro colega, sei que pode parecer um pouco absurdo, mas o ideal para ter um sistema com pelo menos uns 90% de eficiência, todas as baterias deveriam ser da mesma marca e modelo e colocadas todas novas pra trabalhar juntas.

Quanto a capacidade do alternador, não significa que se vc tiver um alternador de 60Ah ele tenha capacidade de carregar somente até 60Ah, simplesmente que ele pode carregar 60Ah por hora. Caso contrário um carregador de 5Ah nunca carregaria uma bateria de 60Ah, e carrega sim, carga completa, basta que se observe que a voltagem de carga estaja a 14,4 volts (que é o indicado pela maioria dos fabricantes) e para dar a carga total um carregador de 5Ah levaria 12 horas, se tivesse um carregador de 60Ah levaria somente 1 hora para carregar a mesma bateria, tudo isso falando tecnicamente e em condições dadas como ideais para uso ! Sabe-se também que uma carga mais lenta é mais "saudável" para uma bateria !

O dimensionamento de um alternador é feito para suprir o consumo elétrico do veículo + a capacidade de manter a bateria carregada !

Exemplo: meu carro tem um alternador de 120Ah e uma bateria de 95Ah, dado que o carro tem muitos componentes eletrônicos portanto um alto consumo de energia, e tambem precisa manter a bateria carregada !

Eu sei como funcionam os alternadores e carregadores, a minha duvida é se tem zica usar baterias de diferentes amperagens

episódio estranho mesmo, tem muito tempo de uso essas baterias genericas? e desculpe a pergunta, qual a marca delas?

 

La na Tudor quando as baterias saem do setor de carga, vão diretamente para o teste de vazamento, tem um tempo determinado que as baterias ficam descansando e logo após elas vão para o ROBÔ testador de baterias que simula vários testes inclusive o de partida, com uma descarga bem violenta na bateria, se não aguentar segurar um certo valor de corrente por um determinado tempo, ela é levada pro laboratório. Lembrando que pra cada modelo de bateria a corrente é diferente. os cabinhos que são conectados nas baterias são 2x de 240mm bem flexiveis cada polo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

 

essa tudor de 180a devia ta com a vida util no fim mesmo pq no meu carro uso 4 delas, chegam a durar 3 anos.

Uma é Maxion ta escrito num sei oque iso 9000 e alguma coisa na lateral hahah

e a outra não sei a marca.. saiu o adesivo da lateral haha

Vou dar uma carga lenta nelas e testar com aquela resistência novamente pra ver oque que da

as baterias tem cerca de 1 ano de uso

 

Realmente aquela tudor 180 estava no fim da vida pois meu pai comprou uma tudor 180 nova e ta lá no caminhão la firme e forte!

 

Meu voltimetro banda não da 14.4 nem só com a bateria do cofre ligada! o máximo que deu foi 14.2 um dia bemmmm frio

Editado por ximenez

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depois de moura a melhor pra mim é tudor :legal: e olha lá tem hora q se equiparam na durabilidade :vts

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depois de moura a melhor pra mim é tudor :legal: e olha lá tem hora q se equiparam na durabilidade :vts

 

Meu pai ja teve essa tudor... 60ah

 

Com 2 anos de uso (em bom estado) um mecanico furou (sem querer) ela e vazou quase todo o ácido.

 

Eu ainda peguei ela pra mim ''lacrei'' o furo, e ainda quebrou um galho por uns 6 meses no meu som residencial ahahahah.

 

Muito boa msmo.

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Olha, meu tio faz assistência em torre de celular, segundo ele quando da pau em meia duzia de bateria, lá fica umas 60 a 80 baterias em paralelo... Eles trocam todas, usam sempre mesma marca. Agora o porque, é ... porque? rs

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