Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ivancd

TA em sistema 3 vias

Recommended Posts

Olá Galera, tudo bem?

Equipamentos: JVC Sh-1000 + DLS Scandinávia + Audison LRx 5.1k + JL 12w3v3@2

Cabos: Shok RCA elite, Speakers shok FW 16awg + knu 29,99mm força.

Estou com um problema na regulagem de meu set.

Os Mid estão cortados em 80hz -18db / 1.6hz -12db

Os Tweeters 4.0kz -12db

Sub 63hz -12db

O amp ta tudo em FULL

Qual minha duvida:

- Não estou conseguindo regular o T.A direito

Sempre regulei da seguinte forma

45cm - 0cm

45cm - 0cm

agora se faço isso, o som fica estranho, nao tem um palco certo

- qual jeito certo de regular?

no aguardo pessoal.

Atenciosamente,

Ivan

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Galera, tudo bem?

Equipamentos: JVC Sh-1000 + DLS Scandinávia + Audison LRx 5.1k + JL 12w3v3@2

Cabos: Shok RCA elite, Speakers shok FW 16awg + knu 29,99mm força.

Estou com um problema na regulagem de meu set.

Os Mid estão cortados em 80hz -18db / 1.6hz -12db

Os Tweeters 4.0kz -12db

Sub 63hz -12db

O amp ta tudo em FULL

Qual minha duvida:

- Não estou conseguindo regular o T.A direito

Sempre regulei da seguinte forma

45cm - 0cm

45cm - 0cm

agora se faço isso, o som fica estranho, nao tem um palco certo

- qual jeito certo de regular?

no aguardo pessoal.

Atenciosamente,

Ivan

Primeiramente, procure sempre fazer os cortes sempre casados para não deixar buracos, ex sub 63hz e mid em 80hz, tem um pequeno buraco ai.

confira se os canais estão corretos, veja se os rcas estão conectados nos canais certos e se os fios de alto falantes estão corretos. Veja isso através do balance e fader. Se tiver trocados esta ai seu problema.

Outra, eu gosto de fazer do seu jeito ai, deixando o lado direito sempre no 0 e mexendo pouco no lado direito. Mas se os TW estiverem nas colunas e os mids nas portas é impossível colocar o mesmo atraso nos dois, pois um esta mais longe do que o outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, procure sempre fazer os cortes sempre casados para não deixar buracos, ex sub 63hz e mid em 80hz, tem um pequeno buraco ai.

confira se os canais estão corretos, veja se os rcas estão conectados nos canais certos e se os fios de alto falantes estão corretos. Veja isso através do balance e fader. Se tiver trocados esta ai seu problema.

Outra, eu gosto de fazer do seu jeito ai, deixando o lado direito sempre no 0 e mexendo pouco no lado direito. Mas se os TW estiverem nas colunas e os mids nas portas é impossível colocar o mesmo atraso nos dois, pois um esta mais longe do que o outro.

Pois é amigao, antes mesmo estava regulando e ficou assim o TA

0 - 95

45 - 0

invertido saka? assim os tweeter direito chega no palco e o meio fica totalmente no centro. Ficou legalzinho agora ;)

Tenho que rever os cabos e etc; farei amanha e te informo o resultado ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo.

Slopes diferentes, decaimentos diferentes e depente do roll-off natural do falante. Não existe fórmula, tudo depende do falante, e da posição em que cada um está instalado para poder aplicar o TA corretamente.

45cm -0cm está completamente errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo.

Slopes diferentes, decaimentos diferentes e depente do roll-off natural do falante. Não existe fórmula, tudo depende do falante, e da posição em que cada um está instalado para poder aplicar o TA corretamente.

45cm -0cm está completamente errado.

Eu também discordo, não estamos falando em slopes e sim da frequência a ser cortada. Agora se vc me provar em um RTA que um buraco deixado por causa do corte é bom, faltando frequencia no range beleza, estou no aguardo.

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Quanto menos mexer no T.A melhor, assim a maioria em campeonatos usa, mas vai muito do gosto pessoal mesmo a causa do T.A.

Editado por fabricioM

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não vejo mal nenhum em cortes ligeiramente assimétricos, ainda mais em baixas frequências.

Pode facilitar a integração, evitando alguma ressonância. Fora que a ordem do mid é mais alta, a diferença é muito sutil, duvido que haja uma deficiência plenamente audível. Já a diminuição na distorção do midwoofer é bem vinda (e preferível), ao meu ver.

Compartilhar este post

Link para o post

eu concordo com o Silvinho em gênero número e grau sobre os cortes

sobre o TA, se são mesmo 5 vias tocando (falantes) está faltando coisa aí

cada player é de uma forma, mas normalmente é por diferença de distância, como parece ser no SH1000

mede todos os falantes em relação a ti (já que tu é o ponto de referência) e o mais perto deixa em ZERO na regulagem

os demais, mede e diminui a distância medida sempre do que ficar mais perto, essa diferença tu vai colocando neles

depois de tudo medido na trena, parte pra ajuste fino, não há maneira mais fácil pra iniciantes

lembrando que cada falante está uma distancia, então dificilmente vai ficar exatamente igual as medições

EXEMPLO

5 falantes

TW L está a 1m20, deixa ZERO

MID L está a 1m45, deixa 25cm

TW R está a 1m75, deixa 55cm

MID Restá a 1m90, deixa 70cm

SUB está a 1m50, deixa 30cm

daria pra colocar todas as distâncias direto, sem calcular nada, mas podem aparecer algumas "aberrações" no som, colorações e outras coisas, por isso o usual é trabalhar sempre colocando as diferenças

e pode acontecer em alguns casos de ter que adiantar mais o sub (colocar uma distância maior), a depender da caixa e carro

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também discordo, não estamos falando em slopes e sim da frequência a ser cortada. Agora se vc me provar em um RTA que um buraco deixado por causa do corte é bom, faltando frequencia no range beleza, estou no aguardo.

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Quanto menos mexer no T.A melhor, assim a maioria em campeonatos usa, mas vai muito do gosto pessoal mesmo a causa do T.A.

se tu não curte um béis e quer uma curva totalmente plana, aí tu vai te obrigar a fazer cortes casados

se tu curte um béis a mais, pode sim cortar o sub mais baixo e trabalhar com mais potência nele, nesse caso a zona que teoricamente ele teria o buraco, vai estar equilibrada (lembra, maior potência aplicada...), e a zona que tu quer que ele tenha mais potência, vai ter mais potência (NOSSA!)

da mesma forma que tem gente que não suporta curva plana acima de 12k, pq arde os ouvidos, aí o decaimento faz bem

nem tudo é RTA

isso é muito particular, pessoal e intransferível de cada ser humano por consigo mesmo

:P

Compartilhar este post

Link para o post

se tu não curte um béis e quer uma curva totalmente plana, aí tu vai te obrigar a fazer cortes casados

se tu curte um béis a mais, pode sim cortar o sub mais baixo e trabalhar com mais potência nele, nesse caso a zona que teoricamente ele teria o buraco, vai estar equilibrada (lembra, maior potência aplicada...), e a zona que tu quer que ele tenha mais potência, vai ter mais potência (NOSSA!)

da mesma forma que tem gente que não suporta curva plana acima de 12k, pq arde os ouvidos, aí o decaimento faz bem

nem tudo é RTA

isso é muito particular, pessoal e intransferível de cada ser humano por consigo mesmo

:P

Tá, mas estamos falando de um SQ ou de um bass??

se gostar de um spl faça uma caixa e meta potencia...mas como vc citou, cada um acha uma coisa...

Compartilhar este post

Link para o post

TA eu acerto de ouvido, ate pq o posicionamente dos falantes conta, não somente a distância deles para seu ouvido... Nunca usei formulas pré determinadas para acerto.

Abs

Editado por Guto-Black belt

Compartilhar este post

Link para o post

TA eu acerto de ouvido, ate pq o posicionamente dos falantes conta, não somente a distância deles para seu ouvido... Nunca usei formulas pré determinadas para acerto.

Abs

direcionamento, ti quis dizer, creio eu

Fabrício, SQ não é Hi-Fi

Compartilhar este post

Link para o post

Fabrício, SQ não é Hi-Fi

Vai da exigencia de cada um.

Compartilhar este post

Link para o post

Fabrício, SQ não é Hi-Fi

Na minha opnião SQ é hifi sim, visto que todo campeonato de Sq segue os padrões de HiFi...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Fabrício, SQ não é Hi-Fi

Posicionamento mesmo, afinal a posição dos falantes pode mudar do local original. Na maioria das vezes muda, vc faz colunas, pesinhos, etc... Primeiro vc posiciona depois vc direciona.

E só depois vc pensa em TA.

Abs

Editado por Guto-Black belt

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entendo pq num campeonato SQ o padrão de julgamento é mesmo do HiFi, tem que balizar por cima, não por baixo

Mas já li tu mesmo falando que ajuste pro dia a dia é diferente do pra campeonato, não?

Quanto a segunda questão

Posicionamento: onde estão

Direcionamento: pra onde apontam

Não fosse isso, tua frase que eu cautelosamente questionei não teria sentido algum de ter sido dito

Posicionamento é em função de distancia

Direcionamento não somente, mas tb

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opnião SQ é hifi sim, visto que todo campeonato de Sq segue os padrões de HiFi...

Abs

Esta aqui uma coisa que concordamos. Para mim o SQ é o começo do HI-FI ou o HI-FI é o final do SQ, mas dizer que não são é mesma coisa fica estranho pois um começa ou termina pelo outro.

Mas respeito quem acha diferente, pois são só ideias.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não vejo mal nenhum em cortes ligeiramente assimétricos, ainda mais em baixas frequências.

Pode facilitar a integração, evitando alguma ressonância. Fora que a ordem do mid é mais alta, a diferença é muito sutil, duvido que haja uma deficiência plenamente audível. Já a diminuição na distorção do midwoofer é bem vinda (e preferível), ao meu ver.

Sempre prefiro cortes casados e com um slope mais alto no corte Hi do mid com um corte baixo no sub, tipo 12db8º para ter uma melhor integração nas vias. Mid que começa a distorcer ou é por regulagem ou corte errado, não adianta querer que o mid desça a 50hz se mecanicamente ele não pode.

Dai o trabalho começa desde a escolha dos equipamentos, pesquisas, testes, etc. E um sub cortado a 80hz em um sistema não tão exigido não mata ninguém ao meu ver. Se o mid não desce a 50/60hz fazer o que!!!

kkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...