Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Baboo

R. Fosgate 4600x

Recommended Posts

Amigos, recebi de PRESENTE este amplificador Rockford Fosgate 4600x do user Yuri.SieraKowisk

Exatamente este da foto! Está com a carcaça escovada!

imjp.jpg

s7r40.jpg

Mas acontece que ao tentar ligá-lo, apenas o Positivo e Negativo já começa uma fumaceira danada... Isto sem ao menos conectar o Remote.

Abri para ver, o cheiro vem do Trafo... Todos os capacitores aparentemente estão normais.

Na fonte utiliza 4 Caps Nichicon 2200uF 25v

Nas saídas utiliza Capacitores Mallory.

Esta foto é da Internet, de um modelo sem nada reparado. (No meu existem algumas pequeninas diferenças que logo mais postarei)

z2mv.jpg

Estou pensando em arrumar este defeito e já aproveitar e fazer um BOM UPGRADE nele, visto que já é um bom amplificador voltado para SQ.

Preciso da Ajuda de Vocês em relação aos itens a serem trocados para melhor qualidade.

Pensei em trocar todos os capacitores por alguns melhores e o resistores por aqueles resistores brancos quadradinhos.

E também trocar os amplificadores operacionais.

Meu limite de Gastos em Peças seria de até uns R$100,00

Editado por Baboo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, passei por isto no meu. Seguinte, na fonte existem os FETs, e antes deles, existe um par de drivers. Um PNP e um NPN. Acontece MUITO do NPN entrar em curto e deixar o FET disparado. Foi o que ocorreu no meu, uma das saídas deu DC (neste caso, é outro driver que entra em curto também!) e a fonte foi pro saco. Tive que trocar os FETs e os drivers.

Na época, sem achar transístor SMD, montei os drivers numa plaquinha externa e os conectei ao TL495 e aos FETs. Funcionou muito bem.

Esse bicho é CHATO de mexer, viu. É manhoso até onde não custa, vai te consumir muita paciência. Vou tentar achar o esquema nos backups aqui e te mando.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, passei por isto no meu. Seguinte, na fonte existem os FETs, e antes deles, existe um par de drivers. Um PNP e um NPN. Acontece MUITO do NPN entrar em curto e deixar o FET disparado. Foi o que ocorreu no meu, uma das saídas deu DC (neste caso, é outro driver que entra em curto também!) e a fonte foi pro saco. Tive que trocar os FETs e os drivers.

Na época, sem achar transístor SMD, montei os drivers numa plaquinha externa e os conectei ao TL495 e aos FETs. Funcionou muito bem.

Esse bicho é CHATO de mexer, viu. É manhoso até onde não custa, vai te consumir muita paciência. Vou tentar achar o esquema nos backups aqui e te mando.

Valeu Kléber!!!!

O que me dá medo é a montagem SMD.

Quando chegar em casa, irei tirar umas fotos das alterações que encontrei nele.

Você gostava do som do seu?

Acha que vale a pena investir nele ou apenas consertá-lo?

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Kléber!!!!

O que me dá medo é a montagem SMD.

Quando chegar em casa, irei tirar umas fotos das alterações que encontrei nele.

Você gostava do som do seu?

Acha que vale a pena investir nele ou apenas consertá-lo?

Conserto. Tem pouca coisa que se pode mexer nele. No máximo dá pra trocar os capacitores da entrada por melhores, ou então trocar os operacionais do crossover. Neste caso, só com estação de retrabalho ou então com MUITA paciência.

Transístores SMD dá pra trocar sem estação, basta ter cuidado (e um ferro de uns 25 a 30W, nunca acima disto pra não pipocar a placa toda). Eu costumo fazer uma grande gota de solda em cada terminal, pra depois remover o componente com a ponta do ferro de solda, esquentando tudo. Depois tem que limpar e preparar as trilhas pro novo componente.

Eu gosto dele. Gostava, na realidade, o meu tá "em baixa", torrou de novo, perdeu uma trilha na placa, o conserto não ficou legal e acabei aposentando.

Compartilhar este post

Link para o post

Pow que bacana Baboo, vou acompanhar !!!

Eu comprei um Fosgate 4.6x pena que ele queimou, eu mandei pro acron consertar e ele vai dar uma geral, deve ficar bom ! Boa sorte ai no conserto.

Gostaria de saber as diferenças sonoras do 4.6x para o 4600x, internamente parece ser parecido, só muda as disposição dos componentes.

Boa sorte ai no conserto.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de saber as diferenças sonoras do 4.6x para o 4600x, internamente parece ser parecido, só muda as disposição dos componentes.

exatamente o que pensei..

muito semelhante ao 4.6x.. mudando apenas algumas disposições..

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte ai no conserto.

Tinha um user antigo, o Royo que parece que teve tanto o 4.6x quanto o 4600x. Segundo ele, os 2 tinham a sonoridade muito parecidas, com o detalhe entre um deles ter maior peso nos graves e medio-graves e o outro modelo ser mais aberto nos agudos; mas não lembro quem era quem nesta referência.

Os componentes internos são praticamente idênticos.

Compartilhar este post

Link para o post

Estas são as alterações que encontrei na placa do meu amplificador que estão diferentes dos modelos originais que vejo pela internet:

65ni.jpg

yt0g.jpg

Fiozinho fazendo um Jump entre componentes:

lvibc.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui os modelos de Capacitores Mallory 100uF x 50v e os resistores:

wzww4.jpg

j2j3x.jpg

Será que compensa trocar estes capacitores pelos Hitano ou Nichicon, e os resistores por outros melhores?

Compartilhar este post

Link para o post

Teu amp deu o mesmo problema que o meu tinha dado. O cara montou transístores comuns no lugar, como eu fiz.

Compartilhar este post

Link para o post

Teu amp deu o mesmo problema que o meu tinha dado. O cara montou transístores comuns no lugar, como eu fiz.

Então Kléber, irei começar a reparar ele.

Primeiro lugar trazer de volta a vida! :)

Tentar resolver o problema da fonte.

Seria possível dar um bom upgrade na fonte?

Trocar todos os capacitores por melhores, e talvez colocar com capcitancia maior (traria beneficio)?

Trocar os Fets e Transistores por outros melhores, mas quais?

No geral tentar deixar a fonte bem mais parruda!

Compartilhar este post

Link para o post

Não dá pra mexer muito na fonte não. Trocar os capacitores traz a grande possibilidade da tampa não fechar depois. Tem que ficar esperto com isto.

Quanto à fonte, ela não tem proteção contra curtos, então é bom ter certeza que as saídas estão ok, ou então soltar um dos terminais de cada resistor da saída, só pra garantir que a saída não entre em curto caso exista alguma anomalia.

Compartilhar este post

Link para o post

Retirei a placa da carcaça, e para minha surpresa os transistores mosfets IRFZ44N estavam quebrados (1) e trincados (2) do total de 4.

Estava na net e vi que os 44n suportam 55v e 49a.

Posso substituir pelos 46n 55v 53a

Ou 48n 55v 64a???

Compartilhar este post

Link para o post

Pode usar sim, mas não traz vantagens.

Blz! Vou cotar amanhã e se a diferença de preço for pouco já coloco o 48n.

Kleber, os Drives que vc citou são aqueles dois negocinhos marrons que estão entre o trafo e os 3 caps que fixam atrás dos conectores de alimentação???

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei os 4 Fets IRFZ48N, visto que a diferença de preço era pouca.

Irei retirar os 44N e substitui-los pelos 48N e já irei comprar o NPN e o PNP.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, depois de alguns meses em que deixei este amplificador guardado, retornei com o projeto de traze-lo de volta a vida!

Ontem fui nas lojas de eletrônica e encontrei apenas 1 dos diodos, que possui código:

FEP16bt

E achei o

FEP16dt

Segundo o vendedor a diferença no final do código não tem problemas...

Me custou R$4,40

Agora o outro diodo U1620 ninguém tinha pra vender...

Aproveitei e fui numa assistência técnica de amplificadores de PA e automotivos, e a atendente me disse que nunca tinha ouvido falar nesta marca... Imagina a qualidade do trampo do pessoal...

Irei retomar o conserto dele a partir de segunda (22) quando estarei de férias.

Editado por Baboo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...