Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Rempel

Set SQ bom para Nar Cs3 (já comprado) - Peugeot 208 Allure

Recommended Posts

Olá, pessoal.

Primeiramente quero exaltar a existência desse fórum e sua enorme contribuição para conhecimento e troca de informações sobre som automotivo. A grande presença de membros experientes nesse assunto e várias pessoas com boa vontade em debater diversas perspectivas a respeito, me fez criar aqui um cadastro para aprender, trocar informações e na medida do possível colaborar com o que eu puder.

Gostaria de sugestões para compor um ser SQ de entrada que equilibrasse a qualidade do Kit 2 vias em questão com um custo benefício atraente, mas não necessariamente escasso.

Escuto rock, de metal/hardcore pesado até Incubus e acúsicos por exemlo, raramente Eminem. Minha prioridade é tocar muito bem e fielmente rock!

Segue:

- HU original Peugeot 208 (multimídia)

- Nar Cs3 60 wrms (Já comprados R$ 510,00)

- Módulo Banda 2.4 Voxer já tenho faz tempo - Procuro um adequado até R$ 600,00 (caso não encontre ou exista algum conforme necessidade, vou de Mosconi 120.4 mas gostaria de evitar pagar esse preço agora, mesmo!)

- Sub Nar 1004 Sw2 10" 250 wrms = R$ 250,00 (um pouco indeciso se pego com 10" ou 8", Nar ou Questo, aceito sugestões)

- 2 Conversores Corzus cvr 4.0 - Já comprei e futuramente buscarei por processador (equalizador pobre da HU)

- 2 Cabos 5 metros Technoise TZ 12 - Ainda não comprei

- Cabos speakers ?

- Tratamento nas portas dianteiras com Viapol = R$ 300,00 (manta + mão de obra)

Minhas maiores dúvidas agora é com relação ao módulo e Sub.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Questo de 10" caixa dutada...

Com R$600 da pra pegar um amp bacana nos classificados.

Compartilhar este post

Link para o post

Com R$ 600 é possível apertar um pouco e pegar um SoundStream DTR4.500 na R2 Audio, amp classe AB, novo, de ótima qualidade. Tem entrada alta então não precisa de conversor RCA também, uma coisa a menos para piorar o som.

Compartilhar este post

Link para o post

Com R$ 600 é possível apertar um pouco e pegar um SoundStream DTR4.500 na R2 Audio, amp classe AB, novo, de ótima qualidade. Tem entrada alta então não precisa de conversor RCA também, uma coisa a menos para piorar o som.

Obrigado!

Posso apertar, sim, se realmente valer a pena para meu set. A não ser que me convençam que de fato, ganharia muito mais se gastante R$ 150 a mais para pegar o Mosconi. Mas não o Mosconi não seria investimento esperado para agora.

Anotado sua dica!! Estou pesquisando esse amp.

valeu mesmo!

Editado por Rempel

Compartilhar este post

Link para o post

Questo de 10" caixa dutada...

Com R$600 da pra pegar um amp bacana nos classificados.

Valeu!

O problema em pegar o amp nesse valor é que os modelos que cogitei, me disseram que "tem coisa melhor com esse preço" mas ainda não conseguir acertar o valor em quais serias esses tais "melhores". Ninguém ainda me apontou "esse vale mais a pena por isso e por aquilo". Quanto ao Questo, também estou inclinado a pegá-lo, mas você foi o primeiro que me indicou dutado, pela minha necessidade de ter resposta rápida e precisa de graves smpre pensei nos selados, mas gostei de receber uma outra perspectiva.

Liguei sexta feira na Questo e pedi para falar na área Técnica, a pessoa responsável me indicou o questo de 8" na dutada, pois disse que não gostava do seu sub de 8" com selada.

Meu único medo de pegar o de 10" principalmente , é dar mais grave ( e com mais profundidade) do que preciso. ico apenas com a imprenssão de que me permitiria explorar mais graves e poder controlar o limite que preciso.

Considero sua sugestão, mas para pegar dutado, creio que só o de 8".

Poderia me dizer o que o Questo tem dem melhor que o Nar, se é por experiência própria ou tecnicamente falando?

Muito obrigado Auto som, quando levantamos questionamentos é que refletimos sobre a questão!

Editado por Rempel

Compartilhar este post

Link para o post

Numa visão geral, o que vocês diriam (julgariam) desse meu set inicial? É um SQ bom?

Compartilhar este post

Link para o post

Velho, tu não consegue comprar processador mesmo?

Sei lá, eu nem me animaria de montar um projeto sem um processador.

Já vai pensando num Audiosigma ou um JBL MS-8.

Em termos de sub eu iria de QS250A antes de NAR.

De cabo speaker vai de diamond ou shok industries.

Compartilhar este post

Link para o post

Velho, tu não consegue comprar processador mesmo?

Sei lá, eu nem me animaria de montar um projeto sem um processador.

Já vai pensando num Audiosigma ou um JBL MS-8.

Em termos de sub eu iria de QS250A antes de NAR.

De cabo speaker vai de diamond ou shok industries.

Vc já ouviu os dois subs? Vejo opiniões muito divididas sobre eles, acabo achando que a preferência é somente gosto mesmo, talvez eu precise mesmo é saber se pego 8" ou 10".

O processador, te digo que realmente não posso pegar um agora, teria que ser daqui uns 4,5 meses, visto que inicialmente o Banda Voxer 2.4 iria compor esse set e agora, talvez terei de investir cerca de R$ 980,00 somente no amplificador. Ficou pesado em relação ao que eu queria inicialmente.

Sendo mais objetivo na resposta... Não, por R$ 2.000,00 reais, sinceramente não. Teria de ser algo mais modesto mesmo assim.

Compreendo que a pobreza de opções da minha HU me pede isso, mas por ser meu primeiro SQ, por ter outras prioridades, por já estar investindo razoavelmente em outros itens, esse processador se torna um luxo nesse momento. Infelizmente...

Anotado:

- cabos

Sub, eu pensaria até em comprar um questo de 8" e se não gostar, compraria um de 10 e passaria o de 8 pro carro da mulher.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai no QS250A-10DVC.

Velho o seguinte, se tu não comprar um processador nem perde o teu tempo comprando um amplificador melhor.

Player/Processador é a coisa mais importante do set. E vai por mim, esses 2 processadores que eu citei, são os CXB do mercado.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, como você não pretende gastar muito, talvez um Amp usado, Hertz EP4, Wharf Flex dentre outros 4 canais, pois assim vocé consegue tocar todo o seu SET com somente um amplificador. Dá pra comprar um Focal FPP 4100 gastando uns R$600,00 se pesquisar legal. Não acho que valha a pena em gastar R$1.000,00 em um amplificador para um Kit que pagou R$510,00 (ainda assim altamente inflacionado). Tem outros pontos que merecem um melhor tratamento neste inicio.

Economize um pouco para depois investir em uma HU melhor, não precisa investir em processador para algo de entrada, acredito que temos diversas HUs no Mercado boas, com a maioria dos recursos que irá precisar a um custo menor que um processador, basta estar disposto a pegar algo usado.

Este Questo pelo que o pessoal fala, toca muito bem, então seria um casamento legal.

O melhor conselho para quem está começando é caprichar no tratamento, cabos e RCAs. Amplificadores, falantes, depois você troca sem muitos problemas caso julgue necessário, mas o tratamento legal fica no carro.

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Editado por Marcos Vinicius

Compartilhar este post

Link para o post

Vai no QS250A-10DVC.

Velho o seguinte, se tu não comprar um processador nem perde o teu tempo comprando um amplificador melhor.

Player/Processador é a coisa mais importante do set. E vai por mim, esses 2 processadores que eu citei, são os CXB do mercado.

Eu acredito na importância do processador, mas vou ter que fazer um de cada vez. A hu desse carro é um multimídia, que já vem de fábrica e compões até o design do painel: Gps, som, telefone e blá blá... Meu investimento agora é tratamento das portas, compra de sub, comprei o kit semana passada e pelo que muitos estão sugerindo, comprar um novo amp. Já comprei os conversores porque sabia que não dava pra bancar um processador agora mas seria necessário e era um investimento pro futuro...valeu pela dica desses aí, vou pesquisar a partir disso.

Cara, como você não pretende gastar muito, talvez um Amp usado, Hertz EP4, Wharf Flex dentre outros 4 canais, pois assim vocé consegue tocar todo o seu SET com somente um amplificador. Dá pra comprar um Focal FPP 4100 gastando uns R$600,00 se pesquisar legal. Não acho que valha a pena em gastar R$1.000,00 em um amplificador para um Kit que pagou R$510,00 (ainda assim altamente inflacionado). Tem outros pontos que merecem um melhor tratamento neste inicio.

Economize um pouco para depois investir em uma HU melhor, não precisa investir em processador para algo de entrada, acredito que temos diversas HUs no Mercado boas, com a maioria dos recursos que irá precisar a um custo menor que um processador, basta estar disposto a pegar algo usado.

Este Questo pelo que o pessoal fala, toca muito bem, então seria um casamento legal.

O melhor conselho para quem está começando é caprichar no tratamento, cabos e RCAs. Amplificadores, falantes, depois você troca sem muitos problemas caso julgue necessário, mas o tratamento legal fica no carro.

Achei interessante esse Focal, vou pesquisar outros tb, se acabar passando um pouco dos 600 não tem problema, afinal pode ser que eu pegue o Mosconi mesmo, o que me permitiria dar um up nos falantes futuramente... Tem algo bom AB da Fosgate?? Tenho um amigo que pode me trazer do Paraguai.

O processador no meu caso, é porque como eu disse acima, não dá pra trocar simplesmente e tem um virual determinante no interior do carro, é algo que caracteriza o carro. O processador seria para corrigir essa deficiência, pois o multimídia só permite controle de Graves ou Agudos... ou aquelas pre determinadas (rock, pop, jazz, etc).

Esse Questo de 10" 250 wrms foi bastante recomendado. Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

A linha nova da fosgate pelo que relatam perdeu muita qualidade...

Quanto ao processador, fica de olho nos classificados, que sempre aparece algo dando sopa...

Este carro vai dar muito trabalho para tratar as portas, o pessoal fala muito mal delas, mas nada impossível.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu!

O problema em pegar o amp nesse valor é que os modelos que cogitei, me disseram que "tem coisa melhor com esse preço" mas ainda não conseguir acertar o valor em quais serias esses tais "melhores". Ninguém ainda me apontou "esse vale mais a pena por isso e por aquilo". Quanto ao Questo, também estou inclinado a pegá-lo, mas você foi o primeiro que me indicou dutado, pela minha necessidade de ter resposta rápida e precisa de graves smpre pensei nos selados, mas gostei de receber uma outra perspectiva.

Liguei sexta feira na Questo e pedi para falar na área Técnica, a pessoa responsável me indicou o questo de 8" na dutada, pois disse que não gostava do seu sub de 8" com selada.

Meu único medo de pegar o de 10" principalmente , é dar mais grave ( e com mais profundidade) do que preciso. ico apenas com a imprenssão de que me permitiria explorar mais graves e poder controlar o limite que preciso.

Considero sua sugestão, mas para pegar dutado, creio que só o de 8".

Poderia me dizer o que o Questo tem dem melhor que o Nar, se é por experiência própria ou tecnicamente falando?

Muito obrigado Auto som, quando levantamos questionamentos é que refletimos sobre a questão!

Eu ouvi o questo do felipe em selada e advinha o que ele fez uns 2 meses depois ?

Dutou a caixa...

Não tem como... você está jogando 50% do range de frequencia do auto falante fora porque ele simplesmente não desce!

A própria questo recomenda caixa dutada.

O mesmo felipego tinha um nar e agora tem um questo em dutada (que estava em selada), acho que ele pode te responder tudo isso fácil.

Eu iria no de 10" mesmo, e caixa dutada.

Você tendo controle de ganho e crossover não tem como o bixo ficar mais forte do que você quer... Só regular.

Depois dou uma varrida pelos classificados pra ver o que tem de amp.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ouvi o questo do felipe em selada e advinha o que ele fez uns 2 meses depois ?

Dutou a caixa...

Não tem como... você está jogando 50% do range de frequencia do auto falante fora porque ele simplesmente não desce!

A própria questo recomenda caixa dutada.

O mesmo felipego tinha um nar e agora tem um questo em dutada (que estava em selada), acho que ele pode te responder tudo isso fácil.

Eu iria no de 10" mesmo, e caixa dutada.

Você tendo controle de ganho e crossover não tem como o bixo ficar mais forte do que você quer... Só regular.

Depois dou uma varrida pelos classificados pra ver o que tem de amp.

Muito interessante...

Sub tem sido minha gangorra de decisões, rssss.

Por ter sido do Felipego, imagino que buscava um resultado parecido com o meu no que se refere ao Sub. Minha dúvida entre 8" e 10" era por causa de espaço, sendo a dutada ainda maior, pode ser que acabe escolhendo o de 8" mesmo. O que li até agora sobre os de 8", era geralmente de pessoas que também curtiam rock e disseram que o sub dá conta, mas não vou deixar de pensar nas dicas que estão chegando. Obrigado por essa informação.

Ele já havia falado do seu sub Nar em selada em outro fórum, era uma postagem não recente mas falava bem do resultado do sub. Vi também que de lá pra ca ele fez alguns experimentos e trocas no set... uma delas deve ter sido a troca pelo Questo que você mencionou.

Vou listar alguns amps que vi, até mesmo alguns que disseram não ser a melhor opção e postar pra discussão. Todos AB, com variação de alimentação em bridge de 180 wrms a 395 wrms. A potência para o kit era sempre suficiente, sendo a menor delas em 60 wrms, se não me engano.

Compartilhar este post

Link para o post

A linha nova da fosgate pelo que relatam perdeu muita qualidade...

Quanto ao processador, fica de olho nos classificados, que sempre aparece algo dando sopa...

Este carro vai dar muito trabalho para tratar as portas, o pessoal fala muito mal delas, mas nada impossível.

Que pena isso com a Fosgate, seria uma boa oportunidade de trazer do Paraguai, parece que tem outras boas marcas mas a maioria é voltada para SPL.

Vou deixar para comprar o processador mais pra frente mesmo e, enquanto isso, ficar ligado nos classificados caso apareça uma boa oportunidade que me permita antecipar minha compra.

Se eu achar um jeito prático, de boa estética e funcionalidade de adaptar outra HU mantendo a original para todas as funções menos música, investirei em um bom HU e deixarei processador pra lá.

Também acho que nesse meu início de SQ, posso me dar ao luxo de "ignorar" alguns detalhes mais perfeccionistas e buscar por um som limpo, com graves consistentes com bom timbre e altura satisfatória para curtir quando estiver um pouco mais empolgado. Com qualidade!

Rss, o cara disse que dava conta do trabalho com o tratamento das portas, deu o preço e pelo que vejo é caprichoso. Vou confiar na sorte nele.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso que falei lá em cima... Se concentre em investir pesado no que não dá pra trocar ou corrigir no carro, como tratamento de portas, cabos Speakers e RCAs... Se tiver condições, dê uma exagerada (levemente) na bitola dos fios, pois vai que mais pra frente você pretende colocar algo mais potente, daí não precisa refazer tudo, fica meio que plug and play...

Como os vãos parecem ser grandes, neste seria bom você sugerir ao montador que faça peças em MDF (5 a 10 mm) no formato e recubra com a manta por dentro e por fora para "selar" a porta, ou a técnica da tela de galinheiro que o pessoal faz aqui... Este é o maior problema nos PUGs. No mais, é só alegrias.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso que falei lá em cima... Se concentre em investir pesado no que não dá pra trocar ou corrigir no carro, como tratamento de portas, cabos Speakers e RCAs... Se tiver condições, dê uma exagerada (levemente) na bitola dos fios, pois vai que mais pra frente você pretende colocar algo mais potente, daí não precisa refazer tudo, fica meio que plug and play...

Como os vãos parecem ser grandes, neste seria bom você sugerir ao montador que faça peças em MDF (5 a 10 mm) no formato e recubra com a manta por dentro e por fora para "selar" a porta, ou a técnica da tela de galinheiro que o pessoal faz aqui... Este é o maior problema nos PUGs. No mais, é só alegrias.

Foi exatamente o que você escreveu que me trouxe de volta a realidade... focar que meu projeto é de entrada, primeiro projeto. Fui tentando otimizar tanto meus custos que acabei viajando e pensando mais pra frente/cima do que deveria. Só a questão da Hu que pensei que vc não tava ligado..

As portas serão tratadas por dentro e por fora mesmo.

Achei por R$ 89,00 cabo de 5 metros Thecnoise TZ12, mas não sei se é muito ou pouco ainda. Me indicaram algumas boas marcas para speakers tb e não tenho ideia de bitola e metragem para acompanhar esses TZ12, se é que eles me atendem bem...

Compartilhar este post

Link para o post

A do player eu viajei mesmo... Não tinha visto que o seu tinha vindo com a central multimídia...

Estes Technoises dão conta do recado sim, mas sugiro que pesquise melhor o preço como Technoise Série 800 (mesma coisa) que vai ver que não passa de R$60,00 o cabo com 5 metros. No seu caso acho que este de 5 metros atenderá perfeitamente.

Olha ae um amplificador que daria bem pro seu Set:

http://produto.merca...cal-solid-4-_JM

Tente ver se o cara aceita Mercado Pago, talvez dê pra fazer algo com segurança.

Os conversores RCA você já comprou? Já conferiu se realmente irá precisar deles? Porque no caso de algumas centrais vem um par, daí você consegue pegar todo o sinal neste.

Quanto a opção de usar uma HU independente, dá pra usar no porta luvas do carro. Alguns fazem isso em carros mais clássicos, para não estragar a estética, seria uma opção.

Editado por Marcos Vinicius

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor procurar um amp que tenha entrada alta do que usar esses conversores (ou finalmente conseguiram fazer um q preste e seja confiável?).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda repito, primeiro compre um processador, depois gaste em outros upgrades no som.

Cara, o projeto dele é de entrada e o primeiro dele. Ele tem que testar e ver se o resultado sem o processador agrada a ele.

Instalar o processador no carro dele seria a etapa mais fácil de todas, pois não requer uma instalação fora do comum, ele não vai perder nada do serviço que está fazendo. Tem que tomar cuidado em outra coisa, como primeiro projeto, corre o risco deste processador até piorar a coisa, pois qual será a referência? Será que ele saberia regular tudo?

Acho que toda evolução na vida deva se dar em degraus. Já imaginou se ele gasta uma fortuna e vê que não é pra ele isso, que bastava uma porta tratada, com um 2 vias legal, amplificado, um subwoofer legal já seja o paraíso?

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor procurar um amp que tenha entrada alta do que usar esses conversores (ou finalmente conseguiram fazer um q preste e seja confiável?).

Também tem esta opção... Mas eu conferiria se não tem um parzinho sequer de RCA atrás desta central...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda repito, primeiro compre um processador, depois gaste em outros upgrades no som.

Mas nada disso é upgrade! A única coisa que tenho são os kits Nar estão comprados e a caminho. Se eu comprar um processador desses que você indicou terei de comprar um amp bem melhor do que eu tenho, com essa dupla meus Nar vão ficar pra trás, o Sub que eu ainda nem comprei e seria 10" 250 wrms, também terão de ser comprados melhores, ou seja. Meu SQ de entrada com custo aproximado de R$ 1.800,00, vai deixar de ser de entrada e o orçamento vai lá pra casa do chapéu... no meu carro hoje só tem o som original de fábrica, estou com o carro faz duas semanas.

Sou casado, tenho outras prioridades... Pra mim, gastar R$ 1.800,00 agora ou R$ 3.500,00 é uma diferença enorme. Gastaria isso aos poucos, acontece que pretendo trocar o som original pra já! Por isso estou garimpando e tentando dar os passos certos nos momentos certos. Sei que até posso perder um pouco de grana com isso no futuro e quero amenizar o quanto puder isso, mas o fato é que não to podendo acertar na mosca logo de cara.

Não é que estou ignorando sua opinião, mas "é o que tem pra hoje".

Entendo também que outros projetos do autoforum que foram mais modestos do que o meu e tiveram resultado satisfatório, não tiveram como empecilho uma Hu tão pobre (rsss), e você está julgando isso algo importante. Mas talvez meu nível atual de exigência sonora e dinheiro no bolso não me permita gastar tudo isso. A não ser que eu queira comprar tudo as poucos e passar o resto do ano com o som original do carro... mas isso não vai rolar.

JL, respeito sua opinião mas tá impraticável pra mim nesse momento.

Compartilhar este post

Link para o post

Casado? A ta a mulher não deixa gastar muito dinheiro kkkkkkkkkkkk.

Assim velho, o que eu quero te dizer é o seguinte, não adianta começar a comprar kit-componentes,subwoofers,ampli primeiro, primeiro tem que pensar em hu/processador.

Mas como você já tem esses equipamentos, espere de uma vez pra comprar.

E meu, não é porque tu vai adicionar um processador no set que tu precise comprar um kit/ampli/sub melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Alves, comprei esses conversores de forma um pouco precipitada pois o instalador logo disse que seriam necessários, ele fez uma cara "meio assim" com meu banda mas disse que dava para seguir em frente, se um dia eu pudesse comprar um amp melhor ele substituiria para mim. Sei que alguns amps dispensariam os conversores, caso eu arrume um amp que os dispense, usarei no carro da mulher que também será necessário e lá sem dúvida darei um up muito modesto com banda 2.4 etc... ou seja, minha sobra mesmo que com certeza terá disparado melhor qualidade do que tem lá no carro dela hoje, rssss. Nem que eu ponha bravox nas portas, ainda sim será um bom ganho.

Tem um outros 2 membros do fórum que tb montou nesse carro e disseram que era necessário mesmo, ambos colocaram conversor para uma alternativa provisória... eles também estavam mirando por processador no futuro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...