Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
wickzao

Taramps 4ohm toca falante em 2ohm?

Recommended Posts

Quanta ignorância da parte de vocês, já pensaram em sair da ideia principal e ir p outro lado? Se está tocando será que o falante é mesmo 4 ohm? Falei que ia verificar, se eu disse que ta tocando perfeitamente pode ser que o taramps tenha sim proteção contra baixa impedância mas o falante é 8ohm, e ai? O gente estressada

Pega o Multímetro e mede pra confirmar, se for oito ohms fechou seu projeto :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pegamos como exemplo 3 modulos da taramps

1 de 1000 watts versão 1 ohm - fonte dele tem 25v + 25v

1 de 1000 watts versão 2 ohms - fonte dele tem 36v + 36v

1 de 1000 watts versão 4 ohms - fonte dele tem 45v + 45v

Os tres modulos tem a mesma saída de som, os mesmos componentes, o que muda, como no exemplo acima é a fonte. Onde o que tem a fonte mais fraca vai precisar de uma impedância menor pra dar a mesma potência de 1000 watts.

O que acontece se colocarmos uma impedância menor num modulo de impedância maior, por exemplo, colocarmos um sub de 2 ohms num modulo de 4 ohms? Uma potencia quase dobrada, mas também uma sobrecarga, aquecimento e queima da saída.

Porque ocorre uma sobrecarga e queima da saída? Porque as saídas dos 3 módulos são a mesma! (saídas projetadas pra 1000 watts)

E pior, a carcaça é a mesma, sendo que a dissipação de calor vai ser insuficiente também, já que o calor gerado vai ser maior.

Em resumo, use o modulo certo pra impedância de seus subwoofers!

Compartilhar este post

Link para o post

Véi o cara posta um tópico explicando apenas q ta abaixo da impedância ai temos q advinhar se o falantes é 8 4 2 e ainda nós q somos arrogantes,? Ainda o pessoal explica tudo e são estressados? A véi para vai. Um pouco de consideração é bom né

Compartilhar este post

Link para o post

Véi o cara posta um tópico explicando apenas q ta abaixo da impedância ai temos q advinhar se o falantes é 8 4 2 e ainda nós q somos arrogantes,? Ainda o pessoal explica tudo e são estressados? A véi para vai. Um pouco de consideração é bom né

É? Como que alguém afirma que não vai tocar e ta tocando? Isso que me irrita, se não sabe o que ta falando nem fala..

Compartilhar este post

Link para o post

Ele abriu um outro topico meio estranho tbm, entendi nao. E o bendito taramps ta la tbm. Kkkkkkhttp://autoforum.com.br/index.php?/topic/197519-Som-tocando-estranho,-seria-falta-de-bateria?

Enviado de meu GT-S5830C usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

É? Como que alguém afirma que não vai tocar e ta tocando? Isso que me irrita, se não sabe o que ta falando nem fala..

Porque se fosse um amplificador bom não tocaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho eu que ele disse que nao iria tocar pelo fato de correr o risco de queimar. Tocar toca massss

Compartilhar este post

Link para o post

Na boa, espeta essa po**a no talo ate o botao do volume virar cambalhota. Se queimar compra outro. Simples.

Compartilhar este post

Link para o post

Te irritá. O cara afirma q nao toca e ta tocando ele esta certo o modelo q nao abriu proteção mais se ta tocando o cara alerto os riscos e te irrito entao deixa tocando pq abriu o tópico entao? Corra o risco se queima fo** se compre outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Te irritá. O cara afirma q nao toca e ta tocando ele esta certo o modelo q nao abriu proteção mais se ta tocando o cara alerto os riscos e te irrito entao deixa tocando pq abriu o tópico entao? Corra o risco se queima fo** se compre outro.

Uhum, queria saber os ricos, e não se toca ou não toca, alguns poucos membros do fórum já explicaram o funcionamento ali em cima e eu ja entendi, já outros..

Compartilhar este post

Link para o post

Tocar toca, geralmente tem umas tolerâncias, mas no caso vai estar tocando acima do limite imposto pelos engenheiros e projetistas do amplificador.

Pode tocar mas a qualquer momento um surto de uma batida mais forte pode romper algum transistor, ou o amplificador pode tocar por alguns meses, mas a vida útil vai ser reduzida.

O power one, por exemplo, foi feito pra 4 ohms em bridge, eu já vi muitos ligados em 2 ohms em bridge, toca e funciona assim por muito tempo, até anos, mas uma hora queima, se tiver de durar 10 anos vai durar 2 ou 3..

Compartilhar este post

Link para o post

OMG, amigo meu vem me perguntar umas bagaças, ai eu explico pra ele como funciona (ta eu tento.. :vts ),

mas no fim ele ja tá com um bendita opinião formada, hoje em dia nem respondo mais, só falo, ááááh compra lá, se não gostar é só vender :P

hauahuahhauh

:+1

e quando é pra zoar, eu forço esses mente fechada q ñ tá tocâno como deveria:

"- aumenta aí!"

"- ñ, já tá esquentando.."

"- tão põe fogo nesse trem, uai"

Compartilhar este post

Link para o post

hauahuahhauh

:+1

e quando é pra zoar, eu forço esses mente fechada q ñ tá tocâno como deveria:

"- aumenta aí!"

"- ñ, já tá esquentando.."

"- tão põe fogo nesse trem, uai"

Nossa, que radical você em =)

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi valeu, quer dizer que a engenharia de um módulo 2 ohms ou até mesmo 0,5ohm são melhores do que um modulo 4 ohms em relação a componentes eletronicos??

Mas devido a essa força, o modulo nao esquenta?

Eu acho que são melhores no fato de aceitar um maior número de impendancias diferentes, se pegar um módulo de 01 ohm você poderá ligar qualquer sub nele que não vai estar abaixo de 01 ohm.

Mas a Taramps deve ter lançado esse pro pessoal que gosta de usar falantes profissionais que tem muitos modelos de 08 ohms pra ligar dois deles em paralelo. Ou ainda ligar um único woofer profissional de 4 ohms como eu mesmo já tive idéia de fazer.

Mas tem outra questão, amplificadores que trabalham numa impendancia maior devem ter (acredito eu) mais qualidade, pois os profissionais trabalham em impendancias maiores, e muitos residenciais também, mas não sei o porque.

Editado por jpchiullo

Compartilhar este post

Link para o post

Em questão mesmo falando do Taramps, anteriores a linha HD ultima lançada, sim os amplificadores funcionam com impedancia abaixo.

Claro que em uso extremo ira esquentar, e entrar em proteção por esse fato. Ao contrario dos SD, que ao chegarem no limite aceitado de impedancia ja acionam proteção, Ricsom, Stetsom tambem são assim.

Como exemplo temos no RS uma loja que trabalha muito com T50, ele é 1ohm, mas por varias vezes é usado a 0,5ohm, e se for pelo RE, acho que nao chega a 0,4ohm.

RESULTADO, mais de 6 T50 ja foram queimados. Uma coisa é voce acusar como teste, outra coisa é voce usar e ficar insistindo. Portanto se o equipamento não foi feito pra isso. é pq nao deve ser usado,

A impedancia quanto ao amplificador tem uma grande variação em pleno funcionamento, a impedancia oscila, tem relação com a caixa utilizada, musica tocada, etc.

Voce tera ai N fatores que podem mudar completamente o resultado.

Muita gente aqui no forum ja pegou a epoca em que se usava POWER ONE bridge 4ohms, mas usavam a 2ohms, nao tenho relatos de queima, mas vi muito projeto com até 6 coolers em cima do amplificador em pleno funcionamento. E cabeamento de 25mm.

Se voce exige em uma ponta, precisa manter a proporção da exigencia e correr o risco.

Até hoje (dificil acreditar), vejo muitaaaaaaaaa loja instalando amplificadores de 8000rms, e usando 2 cabos technoise de 21mm.

De nada vai adiantar tu fazer uma ligação dessas se nao mudar a fiação, bateria, ventilação, fusivel.

Em uso extremo só vai te causar prejuizo.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em questão mesmo falando do Taramps, anteriores a linha HD ultima lançada, sim os amplificadores funcionam com impedancia abaixo.

Claro que em uso extremo ira esquentar, e entrar em proteção por esse fato. Ao contrario dos SD, que ao chegarem no limite aceitado de impedancia ja acionam proteção, Ricsom, Stetsom tambem são assim.

Como exemplo temos no RS uma loja que trabalha muito com T50, ele é 1ohm, mas por varias vezes é usado a 0,5ohm, e se for pelo RE, acho que nao chega a 0,4ohm.

RESULTADO, mais de 6 T50 ja foram queimados. Uma coisa é voce acusar como teste, outra coisa é voce usar e ficar insistindo. Portanto se o equipamento não foi feito pra isso. é pq nao deve ser usado,

A impedancia quanto ao amplificador tem uma grande variação em pleno funcionamento, a impedancia oscila, tem relação com a caixa utilizada, musica tocada, etc.

Voce tera ai N fatores que podem mudar completamente o resultado.

Muita gente aqui no forum ja pegou a epoca em que se usava POWER ONE bridge 4ohms, mas usavam a 2ohms, nao tenho relatos de queima, mas vi muito projeto com até 6 coolers em cima do amplificador em pleno funcionamento. E cabeamento de 25mm.

Se voce exige em uma ponta, precisa manter a proporção da exigencia e correr o risco.

Até hoje (dificil acreditar), vejo muitaaaaaaaaa loja instalando amplificadores de 8000rms, e usando 2 cabos technoise de 21mm.

De nada vai adiantar tu fazer uma ligação dessas se nao mudar a fiação, bateria, ventilação, fusivel.

Em uso extremo só vai te causar prejuizo.

Muito obrigado, falou certinho! Estou usando um cabo de 16mm acho que tá pouco demais e tenho só uma bateria 70a

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhum modulo pode trabalhar abaixo de sua impedancia minima.

Tocar vai sim !! Mas Uma hora vc vai queimar a saida do modulo.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma TA1600 4ohms e ela desarma por baixa impedância, fiz o teste fechando em 2ohms quando começa a aumentar o volume ela desarma certinho...engraçado a sua não ter desarmado.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma TA1600 4ohms e ela desarma por baixa impedância, fiz o teste fechando em 2ohms quando começa a aumentar o volume ela desarma certinho...engraçado a sua não ter desarmado.

Controle de Qualidade

Nem CocaCola ultimamente é a mesma coisa

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendo, ler o manual é tão simples! pasmafaute

Realmente, se viesse falando sobre 2 ohms no manual seria tão simples amigao =\

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, se viesse falando sobre 2 ohms no manual seria tão simples amigao =\

SE vc compra um amp 4ohms, e no manual não especifica nd relacionado a 2ohms ou menos......subentende-se que????

Bom, mas mesmo assim lendo o manual sua pergunta seria esclarecida......

Ahhh mas vc não tem manual, agora vc tem o link ai, ok?

http://taramps.com.b...0D-R1-A4(3).pdf

Ahhh mais eu n estou afim de procurar....ta bom titiu aq fala pra vc ler a pagina 6 no item "OBS"(observações)

hand26

Editado por jf.juan

Compartilhar este post

Link para o post

SE vc compra um amp 4ohms, e no manual não especifica nd relacionado a 2ohms ou menos......subentende-se que????

Bom, mas mesmo assim lendo o manual sua pergunta seria esclarecida......

Ahhh mas vc não tem manual, agora vc tem o link ai, ok?

http://taramps.com.b...0D-R1-A4(3).pdf

Ahhh mais eu n estou afim de procurar....ta bom titiu aq fala pra vc ler a pagina 6 no item "OBS"(observações)

hand26

Já que éis tão sabichão... Se no manual não diz nada com relação a 2 ohms, eu não posso subentender que não toca, até por que tocou, e ai meu amigo? Minha pergunta foi se tocaria, se sim, quais os danos e afins, não preciso de uma resposta como a sua, era só ter lido o tópico que eu ja tinha explicado sobre o manual, falo

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores, favor manter o respeito para com o wickzao

wickzao, favor manter a linha e não faltar com o respeito com outros usuários.

Um amplificador que especifica potência com impedância minima de 4 Ohms irá tocar um subwoofer de 2 Ohms.

E até com aparente mais potência.

Em contrapartida, terá mais distorção, aquecerá mais a bobina do seu subwoofer, diminuirá sua vida útil e podera queimar a bobina.

Alem de aquecer o amplificador e queimar os componentes internos. E perder vida util também por má utilização.

Fica a seu critério e risco.

Topico fechado

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...