Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RiQuati

Questo 10" DVC em caixa selada visando qualidade

Recommended Posts

Caixa selada descendo mais do que dutada explícita no manual ? lol

Existe um cálculo (muito teórico) pra dizer se o sub serve melhor em caixa dutada ou selada, senão me engano a do questo deu dutada.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

estranho mesmo um sub descer menos na dutada que na selada

isso considerando mesmo sub, mesmo sistema, mesma regulagem de amp e usando apenas as caixas recomendadas pelo fabricante

ele pode ter usado uma caixa grande selada e uma pequena dutada, só se foi isso...impressão de a dutada descer menos, mas na verdade o pico de ressonância que poderia ser muito elevado, e a depender do corte usado pode passar impressão errada

o cálculo é referente ao EBP, que no Questo tende (pouco) para a dutada, mas que na real é só um ponto de referência, eu mesmo preferi ele em selada tb, em casa e no carro

Compartilhar este post

Link para o post

Uso de 10" 350 em caixa selada de 55litros livre.

Achei melhor que a do manual.

Não embolou e ganhei um pouco mais de SPl em sub grave, e não perdeu o controle do cone. Como usei uma caixa maior não forrei com nada,

Compartilhar este post

Link para o post

ô loco, dobrou o volume de caixa recomendado kkkkk

E não perdeu controle do cone [^]

Imagina o group delay.

Compartilhar este post

Link para o post

Só lembrando que a referida caixa dutada era a de reforço, portanto com sintonia bem mais alta.

Compartilhar este post

Link para o post

O delay deve ainda ter ficado menor que a da Dutada, porém nesse tamanho, porque não fazer a dutada de uma vez?

Compartilhar este post

Link para o post

...quase decidido pelo sub mesmo, provavelmente um em selada. Pensei em dois, mas... pensando se não é meio exagero perto do restante (kit 5" nos locais originais e talvez, quem sabe, o l3se no painel). Por outro lado, revi o portamalas hj, pense em algo lacrado... rs....

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, se tem potência disponível e disponibilidade de espaço, eu dou meu voto pelo uso de dois subs em selada :D

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, se tem potência disponível e disponibilidade de espaço, eu dou meu voto pelo uso de dois subs em selada :D

+1

Compartilhar este post

Link para o post

É, tou avaliando isso tbem. A princípio acho que começo com 1 e avalio na prática... a idéia é complementar o trabalho do kit Unity 5" só. Outra vantagem é poder manter apenas um amp para ambos, se abrir mão dos cortes ativos (o Unity tem um crossover passivo bem elaborado)... ou mesmo abrir 2 canais fortes pro mid numa configuração ativa (340w pro sub, 2x120 pros midbass 5", e o PPI ou outro amp mais fraco e refinado pro tw e talvez fulls). Dois 10" na selada e alimentados por 780w rms seriam um grave considerável, mas... quantas vezes eu usaria de fato??? Eu sou meio fraquim pra grave, e ouço música 'sossegada' - rock, mpb, jazz e uns 20% de eletronico e progressivo. Nestes 20% talvez desse uma diferença boa, mas no restante, realmente não sei.

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo, se quiser testar eu te empresto o JL10wX pra vc ver se curte 1 de 10 na selada pro fluence.

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Marcos, por enquanto tou sem a caixa... mas quando estiver com ela, de repente fazemos um teste sim. Fico pensando se realmente preciso de mais do que isso, mesmo sendo um carro grande. Pra SQ pelo menos, fico em dúvida.

Cristiano, até pensei no 'irmão maior', o 12"... seria um adicional de pressão considerável pelo mesmo valor, e só uns 13 litros a mais de caixa. Por outro lado, tenho uma queda por subs pequenos (o que iria pro fiesta é um 6", o meu 'parâmetro' de sub bom é o ehw-8, etc).

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo, se quiser pode usar a minha caixa pra ter de parâmetro. Ele ta em uma caixa conforme o manual.

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

opa, tranquilo Marcos!!! Só ter parte do set instalado e tocando, a gente experimenta sim!!! Valeu!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

estranho mesmo um sub descer menos na dutada que na selada

isso considerando mesmo sub, mesmo sistema, mesma regulagem de amp e usando apenas as caixas recomendadas pelo fabricante

ele pode ter usado uma caixa grande selada e uma pequena dutada, só se foi isso...impressão de a dutada descer menos, mas na verdade o pico de ressonância que poderia ser muito elevado, e a depender do corte usado pode passar impressão errada

o cálculo é referente ao EBP, que no Questo tende (pouco) para a dutada, mas que na real é só um ponto de referência, eu mesmo preferi ele em selada tb, em casa e no carro

Não embolou e ganhei um pouco mais de SPl em sub grave, e não perdeu o controle do cone. Como usei uma caixa maior não forrei com nada,

Essa do Nisito eu ouvi e realmente ficou boa mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa do Nisito eu ouvi e realmente ficou boa mesmo!

Podia comprar um único subwoofer de 12 para fazer isso, em uma dutada de 55 Litros.

Essa de fazer uma caixa de 55 Litros (livres) para um Subwoofer de 10", vou imprimir e moldurar.

Eu tive 2 Questos de 350, e sei como é.... só não entendo alguém defender essa lógica de um subwoofer pequeno em area de atuação exigir caixa tão grande, enquanto fabricantes investem em tecnologias para reduzir tamanho das caixas para caber no lugar no pneu estepe, ou até mesmo em baixo do banco.

Vamos andar de Gurgel e Puma para o resto da vida (porque é nacional, tem garantia local, e o pós vendas?? Fantástico!!).

Compartilhar este post

Link para o post

Podia comprar um único subwoofer de 12 para fazer isso, em uma dutada de 55 Litros.

Essa de fazer uma caixa de 55 Litros (livres) para um Subwoofer de 10", vou imprimir e moldurar.

Eu tive 2 Questos de 350, e sei como é.... só não entendo alguém defender essa lógica de um subwoofer pequeno em area de atuação exigir caixa tão grande, enquanto fabricantes investem em tecnologias para reduzir tamanho das caixas para caber no lugar no pneu estepe, ou até mesmo em baixo do banco.

Vamos andar de Gurgel e Puma para o resto da vida (porque é nacional, tem garantia local, e o pós vendas?? Fantástico!!).

Não estou dizendo que o Questo não toca bem na caixa do manual, e sim que EU PREFERI o som dele em caixa grande..

Isso não acontece só com o Questo, e sim com todos os subs que já tive.

Outro fator que ajudou bem é o fato de usar amplificadores com alto fator de amortecimento e baixa potencia.

Atualmente uso 200w nele e ainda tenho de abaixar para equilibrar com o resto do set,

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que não seja tarde demais pra dizer mas achei o questo em caixa selada muito fraco (em qualidade).

Em dutada dá de 10 a zero.

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que não seja tarde demais pra dizer mas achei o questo em caixa selada muito fraco (em qualidade).

Em dutada dá de 10 a zero.

pq exatamente? qual sutada que tu escutou?

eu to pra colocar o meu 10" em selada, justamente pq o de 12" me agradou muito assim

será que há tanta diferença assim entre o de 10" e o de 12"???

Compartilhar este post

Link para o post

pq exatamente? qual sutada que tu escutou?

eu to pra colocar o meu 10" em selada, justamente pq o de 12" me agradou muito assim

será que há tanta diferença assim entre o de 10" e o de 12"???

Bom, eu escutei os dois no carro do felipe, não sei te falar os specs da caixa dele, mas fala com ele, acabei de postar um review do set dele que eu ouvi na quarta feira.

Na selada simplesmente não descia!

edit: o carro dele tá na galeria lá

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...