Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bulldozer

Projeto SQ- Iniciante

Recommended Posts

Boa noite amigos do fórum blz?

Olhem, é o seguinte, tenho um conhecimento razoável em alguns equipamentos de som mas nada profissional, porém quando o assunto é voltado a SQ ou Hi-Fi, não sou muito bom para o segmento.

Mas vamos lá, quando moleque, gostava daquele tipo de som estrondoso, alto SPL, querendo ter um som mais alto que os outros, mas, nunca tive as condições $$ para tal modalidade na época.

Porém hoje com uma condição um pouco melhor resolvi mudar o foco, a um bom tempo penso mais em um conjunto de boa qualidade e sempre revirando a net por artigos, explicações e etc mas nunca encontrava nada a altura do que eu procurava.

Então por indicações de amigos vim aqui ao autosom/autoforum, me disseram que aqui poderei ter todas minhas dúvidas sanadas com a experiência dos usuários. Vamos lá:

Quero montar um som voltado para a qualidade, porém não deixando de lado uma boa potência para ter um sonzinho a mais dentro do carro. Para tocar o que estou pensando em adquirir, tenho um antigo dvd player Pioneer avh p5150 tela 7", por se tratar de um dvd com muitos recursos voltados ao áudio, foi a única coisa que guardei dos antigos equipamentos que eu tinha. Enfim, andei pesquisando vários kit's 2 vias, (que é o mais recomendado para a área) mas cada um com suas particularidades e preços. Quando comprei meu primeiro kit que é o que eu ainda uso aqui (Bravox CS60B), me agradou pela qualidade de áudio ser melhor que alguns equipamentos anteriores que eu tinha. Som bacana, razoável e me parece que realmente responde as frequências sonoras.

Mas de um tempo pra cá resolvi comprar algo que agrade mais, de uma potencia mais alta, e fidelidade melhor também! Então eis os kit's que eu estou pensando em comprar juntamente com um bom subwoofer:

JBL gto 608c - 140wrms (70 por lado)

Resposta de frequência 55hz-21khz

Sensibilidade: 92dB

Impedância de 2 ohms

Preço variável mas na faixa dos R$350,00

JBL gto 609c (lançamento) 180wrms (90 por lado)

Resposta de frequência 67hz- 21khz

Sensibilidade 92dB

Impedância de 3 ohms

Preço (um único anúncio a venda) R$490,00

Subwoofer Kicker Solo-Baric L3 10" quadrado 400wrms

Impedância: 4 ohms cada bobina (duplo)

Sensibilidade: 85dB

Resposta de frequência 25hz-500hz

Agora explicando o por que pela preferência pelo equipamento da JBL, sabendo um pouco que é uma grande empresa no ramo de equipamentos de som, sabendo também que tem produtos de ótima qualidade, voltados a área citada claro: qualidade. E também pelo custo pois se tratando de um produto de ótima qualidade (no meu ver) está com um preço bacana e atrativo.

Agora vamos para os poréns: o primeiro é justamente em relação ao segundo kit, boa potencia 180rms, mas nunca vi um kit componente com impedância de 3 ohms, ficaria difícil achar um amplificador que "case" corretamente com esse kit, dando toda sua potencia com clareza sem perder a qualidade.

Segundo porém é justamente o amplificador para tocar o kit, eu optaria pelo GTO608C, mas a preferência era pelo gto 609c.

Terceiro porém: o Subwoofer pelo que leio sobre a fabricante Kicker, é um ótimo Subwoofer, desempenho ótimo nos graves e subgraves, mas como kit 2 vias ja "estaria" respondendo nas frequências até 500hz, poderia dar um corte de frequência no amplificador para o mesmo trabalhar abaixo dos 60 hz apenas. E optei por ele tbm pelo design, sub quadrado é bacana hehe, mas sem esquecer a qualidade.

Agora passando para o projeto:

O que eu quero fazer (e vou essa semana mas ainda dependendo da resposta de vocês amigos do fórum)

Farei um par de pesinhos acústicos para meu carro que é um Ford Del Rey, tem um espaço razoavelmente bom para fazer um par de pezinhos, fiz uma pré calculada que me deu em torno de 4 ou 5 litros, certo?

O Subwoofer será para um "upgrade" mais para o final do ano, quando estarei indo para o "país das maravilhas" mais conhecido como Paraguay, comprar alguns produtos e o sub está incluído no pacote. No momento estou focado para a compra do kit 2 vias + amplificador para o kit e a fabricação dos pesinhos.

Agora o que eu mais preciso é o seguinte, a resposta de vocês, fazendo alguns testes mesmo sem o pesinho moldado, apenas segurando o midbass na região dos pés, vi que realmente a uma melhora muito significativa no som naquela região.

Para eu chegar perto ao máximo de um efeito de palco, qual seria a posição correta dos mid's? virados para a cabeça do motorista e carona? para criar o conhecido "canal central fantasma" no cérebro? qual a posição mais adequada para eu posicionar o midbass quando for colar os apoios do baffle em mdf que segurará o mid?

Já os tweeters, por vídeos que vejo, todos posicionam os tweetes na coluna logo acima do painel, um de cada lado e ambos virados de frente um para o outro, seria essa a posição correta para o melhor efeito palco? me recomendam qual posição?

E a última questão, relacionada aos equipamentos citados

Até no valor de 500 reais ou um pouco menos, vale a pena algum desses 2 kit's da JBL, ou vocês podem me indicar algum com a mesma faixa de potência, com ótima qualidade de audio? e se realmente esse kit da JBL está de bom tamanho, qual amplificador me recomendam usar para o GTO 608 ou 609. E relacionado ao Subwoofer, nesse valor e esse modelo estão de bom tamanho? (gosto de um bom subgrave) Lembrando que comprarei também um amplificador individual para o Subwoofer mais pra frente!,

Enfim meus amigos, essas eram minhas dúvidas quanto a essa relação, a dúvida maior é sobre a posição dos midbass no pesinho, pois antes de começar a fabricação dos mesmos, quero saber de uma melhor posição.

É meu primeito tópico, meu primeiro post no fórum, e ficarei muitíssimo agradecido pela ajuda de vocês!, a gente vai aprendendo e compartilhando o que sabemos! espero ajudar muitos por aqui conforme eu for aprendendo.

Obrigado desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos lá. Sobre o kit JBL GTO 608C no PY tem por 240,00. Baseado nesse preço, não tem melhor. Eu fui atrás de um Clarion, o 609 e por último o 608. Só encontrei ele. Já que pode investir um pouco mais, tem German Maestro, NAR cs2 ou cs3, hertz... São inúmeras opções on-line. La no PY procure amplificador Clarion para o estéreo. Excelente ampli, bem conhecido e recomendado. Pesquise mais sobre os modelos. Tem a opção de investir um pouco mais no amplificador, e pegar um só para tocar o set todo. O sub não conheço, só visualmente. O restante vão aparecer mais usuários pra opinar, também estou começando.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vamos lá. Sobre o kit JBL GTO 608C no PY tem por 240,00. Baseado nesse preço, não tem melhor. Eu fui atrás de um Clarion, o 609 e por último o 608. Só encontrei ele. Já que pode investir um pouco mais, tem German Maestro, NAR cs2 ou cs3, hertz... São inúmeras opções on-line. La no PY procure amplificador Clarion para o estéreo. Excelente ampli, bem conhecido e recomendado. Pesquise mais sobre os modelos. Tem a opção de investir um pouco mais no amplificador, e pegar um só para tocar o set todo. O sub não conheço, só visualmente. O restante vão aparecer mais usuários pra opinar, também estou começando.

Po camilo obrigado pela resposta cara, então, vc me deu uma ótima idéia, amigo, dei uma pesquisada aqui no site comprasnoparaguay, achei tanto o gto 608 e o 609 na Pioneer International, o 609 ta 290 reais lá, bem mais em conta que aqui, darei uma pesquisada para o amplificador.

Sobre a posição dos midbass nos pesinhos, vc tem alguma idéia? quero ter um resultado mais próximo possível de um "palco sonoro" como o pessoal fala, amanha pretendo começar o projeto dos pesinhos, vamos ver a resposta do pessoal!..abraços mano e obrigado por enquanto!

Compartilhar este post

Link para o post

Po camilo obrigado pela resposta cara, então, vc me deu uma ótima idéia, amigo, dei uma pesquisada aqui no site comprasnoparaguay, achei tanto o gto 608 e o 609 na Pioneer International, o 609 ta 290 reais lá, bem mais em conta que aqui, darei uma pesquisada para o amplificador.

Sobre a posição dos midbass nos pesinhos, vc tem alguma idéia? quero ter um resultado mais próximo possível de um "palco sonoro" como o pessoal fala, amanha pretendo começar o projeto dos pesinhos, vamos ver a resposta do pessoal!..abraços mano e obrigado por enquanto!

Bom como eu falei, o 608 era minha terceira opção, e foi o único que encontrei. Um detalhe é que constavam os três produtos nas listas online no compras no paraguai e chegando la não encontrei. Boa sorte na procura.

Sobre os pezinhos, é a melhor opção realmente para seu carro, que por sinal tem um bom espaço para os pés e consequentemente para maior litragem dos pezinhos. Eu não entendo e não sei muita coisa sobre, o que posso dizer é que muito provavelmente irá render mais que em portas tratadas. Procure no fórum mesmo por projetos em que foram feitos pezinhos e tente tirar suas dúvidas com os responsáveis do projeto.

Acompanhando.

Compartilhar este post

Link para o post

Dificilmente vc encontrará um mid de 6" q trabalhe bem com apenas 4-5 litros.

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é de 5" para pezinhos.... antes um de 5" numa litragem legal do que um de 6" com pouca litragem.... De 6" vc vai precisar ai de uns 7, 8 litros

Eu tmb tenho um carro que ficará melhor em pezinhos, é o caso do monza tubarão.

As portas nao sao legais para os mids, então a solução é em pezinhos fibrados...

Se puder pegar um kit de 5", fica melhor!

Editado por Neto bass

Compartilhar este post

Link para o post

Po obrigado pessoal, Camilo, a um amigo meu que estará indo para o paraguay nesse mes, e falarei com ele, pra ele dar uma pesquisada pra mim , pelo que vi a loja que tem o equipamento anunciado no site é a pioneer international de foz do iguaçu, e é pra la que ele vai, pedirei que ele de uma boa olhada. Neto bass e Alves, é realmente pensei nesse caso da litragem, refarei o cálculo, pois terei um bom espaço para trabalhar com os pesinhos, posso estar enganado mas acho que me renderá em torno de uns 7 a 8 litros, refiz a medida e alguns cálculos aqui, em último caso como um kit 2 vias de mids com 5", algum de vocês sabem me dizer mais ou menos qual a melhor posição para "focar" o midbass na hora de colar o aro de madeira na camada do pesinho? obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Bom como eu falei, o 608 era minha terceira opção, e foi o único que encontrei. Um detalhe é que constavam os três produtos nas listas online no compras no paraguai e chegando la não encontrei. Boa sorte na procura.

Sobre os pezinhos, é a melhor opção realmente para seu carro, que por sinal tem um bom espaço para os pés e consequentemente para maior litragem dos pezinhos. Eu não entendo e não sei muita coisa sobre, o que posso dizer é que muito provavelmente irá render mais que em portas tratadas. Procure no fórum mesmo por projetos em que foram feitos pezinhos e tente tirar suas dúvidas com os responsáveis do projeto.

Acompanhando.

Camilo, se puder me fazer um grande favor mano, como vc tem o gto 608, pode me informar o diâmetro da circunferencia do cone? tipo sei que é 6,5" mas é 6,5 medindo o cone, ou o tamanho total do mid medindo por fora? pois os mids comuns são 6" de diametro (tamanho do cone) dando 6,5" com a aba de fora, pois aí ja faço o aro aqui para moldar os pezinhos

Compartilhar este post

Link para o post

Camilo, se puder me fazer um grande favor mano, como vc tem o gto 608, pode me informar o diâmetro da circunferencia do cone? tipo sei que é 6,5" mas é 6,5 medindo o cone, ou o tamanho total do mid medindo por fora? pois os mids comuns são 6" de diametro (tamanho do cone) dando 6,5" com a aba de fora, pois aí ja faço o aro aqui para moldar os pezinhos

Bom, vou dar uma olhada no manual, já estão na porta e não tenho pretensão de abrir novamente. Chegando em casa confiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vou dar uma olhada no manual, já estão na porta e não tenho pretensão de abrir novamente. Chegando em casa confiro.

po blz amigo, de uma olhada no manual fazendo favor, mas não precisa desmonta-lo pra saber nao, é só pegar uma trena e medir por cima do cone mesmo, vc me passando a medida do tamanho do cone ou o tamanho total do mid, é só pra tirar a dúvida

Compartilhar este post

Link para o post

po blz amigo, de uma olhada no manual fazendo favor, mas não precisa desmonta-lo pra saber nao, é só pegar uma trena e medir por cima do cone mesmo, vc me passando a medida do tamanho do cone ou o tamanho total do mid, é só pra tirar a dúvida

Quando falei em desmontar, falei sobre o forro da porta. Estou com o manual em mãos. 159 mm externo.9ejuhytu.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...