Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

DenisMA

Frequencia de ressonancia

Recommended Posts

Postado em

Esses dias alguem aqui do forum tava pedindo a frequencia de ressonancia para o carro dele pq ia participar de uma competição.

 

Minha dúvida é a seguinte: pra que importa saber a fs?

 

Se ele soubesse essa frequencia, no que ajudaria pra ganhar o campeonato?

Postado em

A vantagem de se conhecer a freq de ressonância de um veículo está baseada no fato de q nesta dada freq, o carro ressoará concomitantemente com a freq emitida pelos falantes ( q deverá casar com a freq de ressonância). Assim haverá uma somação física e amplificação do SPL favorecendo o objetivo do competidor nessa ocasião.

 

Portanto a ressonância será a capacidade de determinado sistema mecânico, elétrico ou acústico entrar em consonaância com determinado estímulo acentuando assim determinada freq.

 

Naum sei se ajudou ou complicou

 

Abraços,

 

André Galego

Postado em

A frequencia de ressonância é a freq na qual o material que emite a onda mecânica (cone do falante) produz a maior excursão (caminho entre o pico negativo e o positivo), portanto é a freq q produz a onda mecânica (sonora) de maior amplitude. Como é de conhecimento geral, diversos materiais combinados (falante mais lataria do carro) emitindo ondas em fase, essas ondas se somam para formar uma onda de maior amplitude.

 

Escrever como explicar isso é meio f*da... mas espero ter ajudado.

Postado em

é, era mais ou menos isso q eu pensava.

 

mas saber isso só serve quando estiver montando a caixa, pq depois de montada não tem o que mecher a equalização pra melhorar né?

Postado em

O ideal é fazer um bom projeto de caixa antes de contruir. Um exemplo disso é a caixa band-pass que o agm2112 construiu e mostrou pra galera no 3º encontro aqui do Rio. A caixa ficou show e tá animal. Ele projetou e simulou no Winisd e deu certo de primeira. A pressão sonora ficou tão alta q a MDF não tá aguentando.

Postado em
é, era mais ou menos isso q eu pensava.

 

mas saber isso só serve quando estiver montando a caixa, pq depois de montada não tem o que mecher a equalização pra melhorar né?

depois de montada mexe na sintonia do duto ué.. se for qualidade, muda pra fugir da ressonancia, se for spl, muda pra casar

Postado em
Na frequência de ressonancia do carro tem um ganho de uns 2 a 3 dbs.

alias podiamos promover um banco de dados com as funções de transferencias dos principais carros...

 

[]

 

Sandro

Postado em
é, era mais ou menos isso q eu pensava.

 

mas saber isso só serve quando estiver montando a caixa, pq depois de montada não tem o que mecher a equalização pra melhorar né?

depois de montada mexe na sintonia do duto ué.. se for qualidade, muda pra fugir da ressonancia, se for spl, muda pra casar

Na construção de uma caixa dutada para SQ qual a relação da frequência de ressonância do alto-falante cokm a frequência de sintonia?

 

 

Hudson

Postado em

o esquema, eu acho, é fazer com q o o sistema cx/falante reproduza com mais intensidade a freq de ressonancia do carro. isso se consegue ajustando o tamanho da caixa e regulando o duto.

Postado em
Corsa 57 à 63Hz

Gol bola 52 a 55

palio 56 a 61

Ka 57 a 63

Uno 61 a 69

Parati g3 50 a 54

:legal:

ow q q é esse tal de controle de Flood???? (aki do forum) (moderadores respodem...)

 

 

E a fs do Fiesta 99???? :angry:

Postado em

bem.. essa questao de freq de ressonancia ja esta voltando!

esse topic ja rolou aki um tempo atras (alias.. vive rolando) a fim de fazer uma lista com as freq de ressonancias dos carros...

bem...

acho que agora eh a hora de oficializar... botar la no hottopics ou nos fixos... dizer como encontrar a freq de ressonancia do carro.. e quem for sabendo eh soh ir postando la... algo assim!

q acham!?

Postado em
e é possivel descobrir exatamente a freq de ressonancia dum carro?

Sim sim, pois eh um pico de Q bastante elevado que fica óbvio, o problema é se ter microfones bons e calibrados, programas e/ou hardwares sofisticados, correto posicionamento do microfone, saber interpretar, conhecer curva do mic, etc etc

 

Abraços

Postado em

tem a parada da moedinha no teto, tô acabando de montar o som, depois vou fazer isso e trocar os dutos para ver se melhora, o bom que eu só vou trocar os dutos se piorar eu volto,se melhorar eu fico...



AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...