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Baboo

**Problema** Amp Valvulado

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Amigos, estou com um serio problema:

 

Adquiri meu amplificador Muse (idêntico ao Bravo) usado no ano de 2012 e que teoricamente estava com defeito na válvula.

 

Liguei o mesmo e a válvula EH6922 aquecia normalmente e saia som com muito chiado e estalos. E aquela luz azul que fica embaixo da válvula estava fraca e oscilando sua luminosidade. Deixei o mesmo guardado por quase 1 ano.

 

 

Comprei uma nova válvula EH6922 na Sta Efigênia em outubro 2013, no mesmo dia a instalei e o problema continuou, mostrando assim que o defeito não seria na válvula (fiquei com 2 válvulas).

 

Guardei o mesmo novamente por ter ficado decepcionado.

 

Agora em Fevereiro retirei-o da caixa pra fuçar...

 

E o mesmo começou a funcionar normalmente!!!

 

Com apenas 1 detalhe: a luz azul debaixo da válvula não estava funcionando, mas o som estava ótimo!

 

 

E assim permaneceu até este sábado (22/03/14)

 

 

O som voltou a ficar chiado e estalando, insuportável de ser ouvido!

 

Mas um detalhe que me chamou a atenção foi que a lâmpada azul debaixo da válvula voltou a acender e oscilar sua luminosidade, e em um momento que luz azul ficou mais forte a válvula chegou a desligar.

 

Retirei a válvula esperei esfriar, e a recoloquei mas o som continuou ruim.

 

 

 

Não tem nenhum capacitor estufado, redutores queimados...

 

 

A fonte esta fornecendo 24,3V

 

 

 

O que fazer????

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Baboo, o led no Bravo funciona como regulador de tensão. A culpa não é dele, e retirá-lo vai impedir o amplificador de funcionar.

 

Na real, o projeto do Bravo tem umas bizarrices, mas funciona. Ligue o amplificador e meça as tensões nos pinos 1 e 6 da válvula, com a ponta de prova preta no terra, podendo ser o terra do RCA. Pode medir esta tensão também em um dos terminais do resistor de 220 ohms se for mais fácil. Ali pelo esquema tem que ter 14V. No positivo do capacitor da saída tem que ter 10V. Meça também a tensão em cada uma das duas pernas do led azul, ou a tensão no pino 4 da válvula, o que for mais fácil.

 

Meça estas tensões e poste aqui. Eu arrisco dizer que você tem um problema em um ou nos dois LM317, por isto o som distorcido. Pode ser que um deles esteja com solda fria ou com defeito mesmo, o que deixa de ajudar na alimentação do heater da válvula, por isto o led acendendo forte. Quando o led apaga, ele provavelmente entrou em curto ou está disparado, alimenta a válvula com uma tensão maior e tudo funciona melhor.

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Uma coisa que faria esse amplificador tocar melhor é trocar o FET por um transistor bipolar como o BD139, mas observando a montagem "invertida", o que pode dar algum trabalho por conta do dissipador. Na saída, trocaria o capacitor de 1000uF por um cap de boa qualidade de 220uF + bypass. Mas aí já é pra tirar leite de pedra... :vts

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Fiz as medições:

 

Na válvula

 

1. 11,1 a 11,3v

2. 0

3. 0,1v

4. 4,9v

5. 0

6. 10,1 a 10,4v

7. 0

8. 0,1v

9. 0

 

 

isto somente com a fonte e Power ligados, sem sinal musical.

 

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No led azul:

 

22,5v numa perna

 

4,9v na outra perna

 

 

 

No led vermelho (acendendo fraco tbm)

 

24v numa perna

 

22,5v na outra perna

 

 

Medi os resistores nesta sequencia:

 

Resistor ? - 23,3v

Resistor 220 - 10,1v

Resistor ? - 5v

 

 

 

 

Capacitor Elna 560 uf 35v

 

1. 7,5v

2. 6,4v a 7v

 

 

 

 

Capacitor Nichicon (grande) 8200uf25v

 

24,2v

 

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Medi os Lm317 e nos pinos ficou o seguinte:

 

 

1. 4,5v

2. 5,5v

3. 7,5v

 

 

 

Isto nos dois lados; porem o estranho que na 1 vez que medi 1 dos LM317 não marcou nenhuma voltagem.

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Cara to respondendo sua solicitação, eu não conheço este amplificador e como estou com uma net lenta não consegui ver o esquema, mas eu sugiro que você primeiro refaça todas as soldas dele, digo todas, mesmo que a olho nu esteja tudo normal, e troque todos os capacitores, mesmo que visualmente estejam bons, depois você parte pra componentes ativos, como os reguladores, etc.

 

Medir não vai resolver muito, a não ser que você entenda sobre o esquema de funcionamento e polarizações dele, de repente o Kleber pode te ajudar.

 

Se você quiser me enviar eu conserto ele pra ti.

 

Boa sorte!

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Seguinte Baboo... Aparentemente não há nada de muito errado. As tensões estão levemente erradas, mas nada alarmante ainda. Com a válvula fria elas deveriam ser maiores, mas por hora nada indica que o problema esteja aqui.

 

Ao que tudo indica, pode ser solda fria, especialmente nos pinos 4 e 5 da válvula e na sua ligação com o terra. É bom verificar se não tem oxidação no soquete também.

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baboo...pegue um tweeter piezo sem a bobina de fio de cobre. coloque um capacitor de 2;2uf 250v, desses que se usam em tweeter comuns, em serie com ele, alimente o circuito , aumente o volume . ...ligue um fio do piezo no gnd/terra e vai ligando o outro fio desde a entrada ate a saida....analize ate que ponto o sinal ''passa'' ou nao

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