Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RiQuati

sugestão de kit 2 vias 5" BBB DIY ativo

Recommended Posts

Falaê, Gariba, valeu pelo comentário.

Sim, antes de mais nada, conforme a HAT, de fato o mid do Unity é o mesmo do Imagine, exceto por esse detalhe que você citou do phase plug. O mid do Unity usa calota porque é um duas vias tradicional e não tem a "habilidade" de se alternar entre kit duas vias e coaxial que o Imagine tem, mas isso é apenas detalhe de construção, o resto do mid é todo idêntico (Unity é a união das linhas Imagine e Clarus). Aliás, outro detalhe interessante é que o Mirus, o falante mais básico da HAT, me parece praticamente idêntico ao Imagine quando montado em modo coaxial (com a diferença que o Mirus é um coaxial fixo, não deixa destacar o tweeter). A própria HAT menciona que o Mirus é um Imagine simplificado e ele custa simplesmente a metade do preço, o que aumenta ainda mais o custo-benefício desse ótimo driver. Eu preferiria um HAT Mirus que um Morel Maximo da vida (mesma faixa de preço), por exemplo, mesmo o Maximo sendo um kit 2 vias. Ambos são cones de papel, mas o mid do HAT dá um banho no Morel Maximo, na minha opinião, além de o tweeter ter melhor extensão do que o do Morel, (também na minha opinião).

Sei que isso é outra história, mas um ponto correlato que queria comentar é que vi um comentário de um comprador que comparou o HAT Clarus com o Morel Hybrid Ovation, que se não me engano é o 3º melhor kit da Morel. E o cara falou que o Clarus estaria no mesmo nível dele, com a vantagem de ser mais barato. Já cheguei a cogitar comprar esse Morel Hybrid, mas desisti por conta da velha e comentada deficiência de graves dos mids Morel.

Agora alguns kits da HAT têm uma diferença significativa em relação aos Morel: no HAT o mid trabalha mais, pois é cortado em coisa de 5 kHz (Unity e Clarus). Nos kits Morel mais tops, o corte ocorre por volta dos 2 kHz. No início achei isso até uma desvantagem dos kits HAT, pelo menos tecnicamente. Mas acho que acabou sendo um mito desmistificado, já que na prática os kits HAT entregam resultados convincentes e elogiados, que é o que importa. E o corte mais alto tem suas vantagens, como a questão da transição entre frequências, aquela história de que não é muito legal que algum som ou instrumento opere mais ou menos ali na região de corte do cross, porque vai ser prejudicada. Assim, o ponto de corte mais alto permite que a voz humana seja inteiramente reproduzida pelo mid, da mesma forma que os instrumentos musicais que operam até 5 kHz, resultando numa reprodução mais homogênea e consistente.

Outro mito que a HAT parece ter desfeito foi o uso do papel nos cones. Eu achava que papel era um material apenas "bom" e que mids de alta qualidade jamais pudessem ser construídos meramente de papel. Morel e Focal por exemplo só usam papel nas linhas mais "básicas". Como eu já disse, considero o mid de papel do HAT Imagine bem superior ao Morel Maximo, por exemplo. Mas o Clarus que a HAT classifica como "performance excepcional" também usa papel. Pelas características e comentários que ouvi, parece um mid ótimo e, claro, um tanto superior ao do Imagine/Unity.

Legal saber que vale o que toca.

Quando mencionou que o Clarus é cavalinho, se refere ao desempenho dos graves ou ao kit como um todo?

[ ]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Roger, descobri outra diferença: o Unity tem cap de filme apenas na via do tweeter... na via do midbass, é o tradicional eletrolítico. Não desmontei meus cross ainda (dó), mas pelo acrílico dá pra ver a diferença entre ambos. E o tamanho do cross parece menor em relação ao do Clarus, talvez use bobinas de fio de menor diâmetro.

Bem pro futuro penso se compensa um UP pro Clarus, por hora quero mais é por pra tocar o Unity e curtir... :)

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem observado, Ricardo.

Também tinha uma suspeita com relação ao tamanho do cross, provavelmente deve ter a ver mesmo com o fio da bobina por conta da potência do Clarus (mais alta).

A essas alturas estou tendendo mais pro Unity também, o custo-benefício é muito apelativo. A impressão que tenho é que o próprio mid é bastante similar ao do Clarus, tendo esse último principalmente uma vantagem nos graves e também na maior potência (que pra mim não agrega).

Não sei se chegou a ler o artigo daquela revista inglesa (talkaudio) que falou do Unity, enfim, falou muito bem, dando um score geral de 9.2 e as classificações de "best buy" e "reference". "Referência", segundo explicam, porque consideram que, acima de um certo ponto de qualidade, certos equipamentos podem ser usados pra testar outros equipamentos. Pra mim, essa classificação teve também uma conotação de neutralidade do kit.

Grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Roger!

Eu tinha escrito um texto aqui, mas por algum problema não consegui postar. Lí este review na época da compra sim, e se ele se confirmar na prática, creio que é uma escolha bastante acertada, até pelo custo x benefício. O que me interessava era justamente esta neutralidade, acho que é resultado do projeto (os crossovers são simples e diretos, sem que o kit como um todo dependa de grandes equalizações/acertos por ele), o que denota drivers bem neutros mesmo. Curiosidade grande de ver tocando o kitzinho!!! :)

abração,

Ricardo.

Editado por RiQuati

Compartilhar este post

Link para o post

e aí já tá tocando o kit ?

to com curiosidades de saber o review...

Compartilhar este post

Link para o post

e aí já tá tocando o kit ?

to com curiosidades de saber o review...

Kiroi, vou ficar (novamente) devendo. Ainda não consegui tempo pra parar, ia instalar amp e cabeamento primeiro mas nem rolou ainda. Esperança é que até dezembro toque... :)

Compartilhar este post

Link para o post

Cara ainda bem q vc esta com L3 SE pq o tweeter do clarus e sofrivel na minha opiniao...

Mas os mids sao muito brutos e bem construidos!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...