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Direção Defensiva - Dicas e recomendações

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8292414.jpg1. Dirigir com excesso ou escassez de luz

 

- em caso de via escura, o motorista pode se guiar pela faixa branca na lateral da pista;

- é preciso cuidado com o farol alto, que ofusca o motorista na via de sentido oposto. O indicado é baixar a luz quando outro veículo se aproximar na pista contrária;

- o farol alto também pode cegar temporariamente o carro da frente, quando a luz incide no retrovisor. Nesses casos, também é aconselhável diminuir o farol quando atrás de outro veículo no mesmo sentido;

- é indicado, sempre que possível, trafegar com luz baixa.

 

 

8292415.jpg2. Dirigir em condições adversas de tempo

 

- neblina - diminui a visibilidade. Recomenda-se ligar o farolete ou os ou faróis baixos e só parar em locais com acostamento, sinalizando com o pisca;

- chuvas - a pista molhada diminui a aderência entre os pneus e o solo, o que pode gerar a aquaplanagem e perda de controle. Diminua a velocidade e freie com cuidado;

- granizo - como em outros casos de baixa visibilidade, o ideal é manter distância do carro da frente e ir devagar;

- vento - se o vento estiver transversal, a recomendação é abrir as janelas; se vier de frente, aconselha-se diminuir a velocidade. Atenção com objetos que podem ser arremessados contra os vidros.

 

8292416.jpg3. Cuidado com a situação das estradas

 

- em caso de problemas na conservação das pistas, é indicado adequar a velocidade às condições observadas;

- recomenda-se atenção a desvios, trechos em meia pista ou sem acostamento;

- em vias sem sinalização, atenção redobrada;

- definir o trajeto antecipadamente é uma forma de evitar conversões bruscas e velocidades abaixo das mínimas ao se procurar um endereço;

- em descidas, a indicação é usar o freio rápida e suavemente, e manter-se com a marcha engatada (em vez de fazer "banguela").

 

8292434.jpg4. Cuidados com o veículo

 

- fazer a manutenção periódica do veículo é uma das medidas preventivas - pneus (calibragem e desgaste), limpador de para-brisas, a sinalização luminosa principal (faróis, setas, lanternas, luz de freio), quantidade de combustível, nível do óleo, condições das pastilhas de freio e funcionamento do motor são alguns dos itens que devem ser periodicamente checados.

 

8292433.jpg5. Condições do motorista

 

- fatores físicos como cansaço, visão ou audição comprometidas diminuem a atenção e aumentam os riscos de acidente;

- comer demais ou deixar de se alimentar são atitudes que geram reflexos físicos não aconselháveis a um condutor;

- fatores emocionais e psiocológicos - nervosismo, tensão, inexperiência, excitação ou tristeza - também fazem o motorista perder o foco;

- dirigir com sono, embriado ou sobre efeito de substâncias tóxicas (remédios ou drogas) também não é aconselhável.

 

8292435.jpg6. Como evitar colisões

 

- manter distância do carro da frente, para dar espaço a reações bruscas, em caso de atitudes inadvertidas do outro motorista;

- sinalizar corretamente as conversões;

- em cruzamentos não sinalizados, o veículo na via da direita tem preferência; se houver placa de "dê a preferência", vale a placa;

- quando em marcha ré, retorceder devagar e sempre observando os dois espelhos;

- Direção e celular não combinam: além de ser contra a lei atender ligações ao volante, o telefone desvia a atenção do condutor;

- da percepção do problema à reação por parte do motorista passam-se, pelo menos, dois segundos. Para medir esse intervalo, marque um ponto X e conte "três mil e um, três mil e dois" entre o instante em que o carro da frente passa pelo ponto e o em que o próprio carro passa por ali; se o veículo de trás cruzar o ponto antes dos dois segundos, é porque a distância está pequena.

 

CondDefensiva.jpg7. Os maus hábitos ao volante

 

Os maus costumes ao volante podem prejudicar o veículo, e acabam exigindo uma manutenção precoce. Leia alguns exemplos abaixo e evite-os:

Segurar o automóvel na embreagem – Controlar o veículo com a embreagem numa subida, faz com que o platô não pressione o disco de embreagem contra o volante do motor. Isso acaba provocando um deslizamento entre o disco e o volante, prejudicando os componentes da embreagem, com possibilidade até de comprometer partes do motor.

 

Virar o volante com o veículo parado – Força excessivamente o pinhão e a cremalheira da caixa de direção, diminuindo sua vida útil, além de prejudicar os pneus e forçar as buchas de suspensão.

 

Esperar o motor aquecer – Esta prática, além de desnecessária acaba prejudicando o rolamento do eixo primário da caixa de mudanças.

 

Lavar o motor – O motor não foi feito para receber água sob pressão em seus conectores elétricos. Quando é lavado com jato de água, o motor pode ter seus conectores soltos ou com acúmulo de água com desengraxante ou sabão, com o tempo, os conectores podem sofrer oxidação, exigindo a troca do chicote.

 

Deixar o tanque quase vazio – Andar muito tempo com o combustível na reserva pode prejudicar a bomba de combustível e as válvulas injetoras, em função das impurezas do combustível, depositadas no fundo do tanque.

 

Dirigir com a mão sobre a alavanca do câmbio – Desgasta as engrenagens.

 

Manter o pé apoiado na embreagem – Provoca desgaste prematuro na peça.

 

Dirigir com o braço para fora do carro – Provoca lentidão nas reações do motorista e a atitude é punida com multa.

 

Dirigir com o banco deitado – Também dá lentidão às reações, além de provocar dores nas costas.

 

Usar a luz de neblina desnecessariamente – Ofusca os motoristas que vêm atrás.

 

 

Fonte

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Pra mim, motorista e motorista, manobrista e manobrista.

 

E todos os motoqueiros precisam morrer, motociclistas podem continuar vivos com suas motocas.

 

 

Hoje de manha vindo para o trampo tava de boa na lagoa dando seta pra esquerda quase chegando na rotatoria, quando percebi um fdp conhecido como motoqueiro vindo do lado direito passando por traz de mim e entrando entre meu carro e o meio fio, o fdp quase arranca meu retrovisor e me obriga a tirar o carro para a direita quando eu quase esbarro em outro carro que tambem tava de boa na lagoa.

 

E isso nao foi a unica vez que aconteceu comigo e com todos por aqui, principalmente se na sua cidade tem esses mulekes fdp que compram uma CG125 FAN em 60x financiado 100%, tiram o filtro de ar pra faze aquele barulho chato e ainda fazem graça na rua.

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Minhas dicas são:

 

JAMAIS ultrapassar em faixa contínua;

 

Olhar longe, não olhar na bunda do carro da frente.

 

 

Só isso diminui 76,4% de chance de acidente em estradas.

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Pra mim, motorista e motorista, manobrista e manobrista.

 

E todos os motoqueiros precisam morrer, motociclistas podem continuar vivos com suas motocas.

 

 

Hoje de manha vindo para o trampo tava de boa na lagoa dando seta pra esquerda quase chegando na rotatoria, quando percebi um fdp conhecido como motoqueiro vindo do lado direito passando por traz de mim e entrando entre meu carro e o meio fio, o fdp quase arranca meu retrovisor e me obriga a tirar o carro para a direita quando eu quase esbarro em outro carro que tambem tava de boa na lagoa.

 

E isso nao foi a unica vez que aconteceu comigo e com todos por aqui, principalmente se na sua cidade tem esses mulekes fdp que compram uma CG125 FAN em 60x financiado 100%, tiram o filtro de ar pra faze aquele barulho chato e ainda fazem graça na rua.

 

Ontem depois do almoço passou dois UHEUEHUE BR, empinando a moto em dois, deu uma vontade de tacar um pau na frente, só pra ver os fdp se espalhar no chão.

 

 

Minhas dicas são:

 

JAMAIS ultrapassar em faixa contínua;

 

Olhar longe, não olhar na bunda do carro da frente.

 

 

Só isso diminui 76,4% de chance de acidente em estradas.

 

:+1

O que tem de babaca que ultrapassa em subida é brincadeira, aí vc olha e o cara ainda tá com a família dentro do carro. :banghead

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Na auto escola a gente nao aprende a dirigir, quem ensina a gente sao os nossos pais e avos, e foi com eles que aprendi que quando eu estou sozinho no carro posso fazer o que quiser, mas se tiver 1 pessoa que seja eu preciso andar dentro das regras. Isso eu aprendi com 16 anos sei la, hoje tenho 27 anos e continuo fazendo a mesma coisa, sozinho o meu gol quase ferve o motor na rodovia, mas quando to com alguem no carro eu pareço velho dirigindo. A unica pessoa que sabe das minhas loucuras no valente e a patroa kkkkkkk, e ela sempre ouve as pessoas que andam comigo dizerem que eu dirijo bem e que sou atento a tudo, ai ela da risada kkkkkkkkk, nao sabe o tanto q eu sou louco quando to sozinho.

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Na auto escola a gente nao aprende a dirigir, quem ensina a gente sao os nossos pais e avos, e foi com eles que aprendi que quando eu estou sozinho no carro posso fazer o que quiser, mas se tiver 1 pessoa que seja eu preciso andar dentro das regras. Isso eu aprendi com 16 anos sei la, hoje tenho 27 anos e continuo fazendo a mesma coisa, sozinho o meu gol quase ferve o motor na rodovia, mas quando to com alguem no carro eu pareço velho dirigindo. A unica pessoa que sabe das minhas loucuras no valente e a patroa kkkkkkk, e ela sempre ouve as pessoas que andam comigo dizerem que eu dirijo bem e que sou atento a tudo, ai ela da risada kkkkkkkkk, nao sabe o tanto q eu sou louco quando to sozinho.

 

Mas é bom pensar que nos outros carros também há pessoas, não é porque você está sozinho no seu carro que pode sair fazendo loucuras no transito.

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Ontem depois do almoço passou dois UHEUEHUE BR, empinando a moto em dois, deu uma vontade de tacar um pau na frente, só pra ver os fdp se espalhar no chão.

 

 

 

:+1

O que tem de babaca que ultrapassa em subida é brincadeira, aí vc olha e o cara ainda tá com a família dentro do carro. :banghead

 

Não pode é???? Subida é igual descida que é igual plano. Talvez esteja se referindo a quando não há visão plena do que te espera. Aí sim. Mas não necessariamente uma subida é cega.

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Usar a luz de neblina desnecessariamente – Ofusca os motoristas que vêm atrás.

 

Prefiro um farol alto por 2 segundos de um manolo com xenon roxo do que um verme andando com a luz de neblina (aquela vermelha traseira) ligada por 5 minutos numa avenida...

 

lantneb.jpg

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Eita.. .

 

Meu Voyage iTrend tem opção de ligar os faróis auxiliares dianteiros ( de milha, como quiserem ) e não ligar a luz de neblina traseira pasmafaute

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Eita.. .

 

Meu Voyage iTrend tem opção de ligar os faróis auxiliares dianteiros ( de milha, como quiserem ) e não ligar a luz de neblina traseira pasmafaute

 

Nunca vi um carro que não seja assim, mas das duas uma os vermes não sabe usar ou ligam de propósito achando que é roots.

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Minhas dicas são:

 

JAMAIS ultrapassar em faixa contínua;

 

Olhar longe, não olhar na bunda do carro da frente.

 

 

Só isso diminui 76,4% de chance de acidente em estradas.

 

Uma coisa que eu não faço é colar na traseira de caminhão e ficar botando meio carro na pista contrária pra ver se dá pra ultrapassar.

 

Me arrepia só de olhar nego fazendo isso direto nas estradas.. dá cada cagaço e puxão pra voltar que o cara quase pára no acostamento.

 

Fora nego que não tem noção de trocar marchar, começa ultrapassar usando quinta marcha... parece que o carro nunca vai conseguir terminar a manobra.

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Uma coisa que eu não faço é colar na traseira de caminhão e ficar botando meio carro na pista contrária pra ver se dá pra ultrapassar.

 

Me arrepia só de olhar nego fazendo isso direto nas estradas.. dá cada cagaço e puxão pra voltar que o cara quase pára no acostamento.

 

Fora nego que não tem noção de trocar marchar, começa ultrapassar usando quinta marcha... parece que o carro nunca vai conseguir terminar a manobra.

 

Colar na traseira do caminhao?

 

Eu lembro de um forum que nao existe mais onde os caras (inclusive eu) apostamos quem andava mais rapido colado amenos de 2mt da traseira de um cameaum, o max q consegui foi a 95km/h, teve um maluco q posto um video a 110km/h kkkkkkkkkkkkkk

 

Mas este feito e realizado apenas por profissionais, nao tente fazer isso em casa!

 

 

 

Incrusive tem um video dos caçadores de mito onde eles estudaram o mito em que se colar natraseira de um caminhao ecnomiza combustivel, e provaram que isto e verdade, a economia foi ate boa.

 

Eu mesmo faço isso de vez em quando, principalmente quando conheço a pista e sei que a faixa continua vai demorar para acabar, colo na traseira do cameao e economizo combustivel kkkkkk, o vacuo do cameao te puxa e vc nem precisa acelerar, e so fixar o zoi no paraxoke dele e fica atento a luz de freio dele, se ele freia o cameao demora pra frea o tempo suficiente pra vc freia tb, tem q ser rapido, eh pura adrenalina kkkkkkkkkkk

Editado por Kbsa

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Minha dica é de um acessório muito útil que vem salvando vidas desde a década de 60...

 

im-de-painel-carro-dec-60-so-jorge-s-jose-no-corra-papai-9126-MLB20012083233_112013-O.jpg

 

+1

 

 

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O dia que eu tiver que colar na traseira de um caminhão na estrada pra economizar combustível eu vendo o carro.

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O dia que eu tiver que colar na traseira de um caminhão na estrada pra economizar combustível eu vendo o carro.

 

:+1

 

 

Tem algo que eu precisarei nascer umas 3 vezes para ver: policial multar caminhão velho, quase fundido, carregado até o talo que não respeita o limite mínimo de velocidade. Isso é tão perigoso quanto não respeitar o limite máximo.

 

Quando vou ao interior do PR por vias secundárias (que estão em ótimo estado por sinal) o limite é de 100. Mas as vezes você leva cada susto!!!! Na última vez um desses estava a incríveis 15km/h. E não era subida, era totalmente plano!!!!!! Distraiu-se, tá embaixo do Fenemê.

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:+1:legal:

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