Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
SCent

Meu set - Palio

Recommended Posts

Bom pessoal, nunca postei o som que montei em algum carro, então vou deixar aqui o relato de um som que está montado no momento.

Aproveitei o domingo de folga para colocar tudo em ordem, e o set é composto do seguinte:

Player: Sony MEX 4050

Kit: Selenium Xclusiv 52V3A

Traseiros: Selenium 5TR6A

Subwoofer: Questo 8

Amplificador Stereo: N/A

Amplificador Subwoofer: SD250.1

Não tem nem muito o que falar do equipamento, melhor custo benefício que isso acho quase impossivel.

O kit não é tão barato novo, mas eu comprei usado aqui no fórum, saiu bem em conta pelo que ele toca e pela construção do falante e crossovers, ambos impressionam pelos meteriais utilizados. Os tweters foram atenuados em -6db pelo crossover porque os bixinhos berram, não que seja desagradável, mas ele é mais sensivel que o falante. O falante é bem valente, tem médio grave agradável, som limpo, bem definido, mas é pouco sensível comparado a outros mids de 5". Na realidade esse kit não casou com a saida do player, pois atenuado com tw atenuados em -3db eles ficavam extridentes, em -6db eles desapareciam muito, precisando de uns tapas no equalizador, espero resolver isto com a troca de amplificador.

TWO-WAY-EXCLUSIVE-5-52V3A-80W-RMS-JBL-SELENIUM_1.jpg

O player já é bem conhecido aqui no fórum, apesar de não ser mais vendido, só importando creio eu, o que é uma pena pois ele tem todos recursos do dia a dia (USB, Bluetooth, Aux) e de quebra conta com opções de aúdio bem avançadas pro patamar dele, equalizador de 7 bandas, crossover preciso e com 3 slopes, som limpo e agradável. O único porém são os botões, para quem tá acostumado com os botões sem click e macios dos pioneer da vida, vai estranhar.

BT4050_v003.jpg

As configurações setadas no player são as seguintes:

Cortes

Low Pass Filter - 80hz - Slope 1 (sub)

High Pass Filter - 60hz - Slope 2 (kit + traseiro)

Equalização

Band 1 - 63hz 0db

Band 2 - 160hz 0db

Band 3 - 400hz 0db

Band 4 - 1khz 0db

Band 5 - 2,5khz +2db

Band 6 - 6,3khz +1db

Band 7 - 16khz +2db

Loudness, BBE, RBE, e todos outros "melhoramentos" - OFF

O subwoofer está numa caixa com 14,5 litros, mas está com o duto ainda curto, faltou PVC para acertar o tamanho, então a resposta acabou ficando com bastante punch e faltando um pouquinho de subgraves, algo fácil de resolver. Curiosamente num dos testes fui colocar o crossover do amp em flat e acabei mexendo o level por engano, e o sub bateu bobina com só cento e poucos watts nele, distorção + duto errado, cuidado pessoal.

max1374796647QS250A_08SVC4_02.jpg

Os falantes traseiros foram um grande surpresa, porque além de eles terem um conjunto magnético grande e trabalharem bem com potência, eles se revelaram extremamente sensiveis, eles tocam muito mais alto que o kit duas vias, com menos qualidade, claro, por isso foram atenuados no player. Abrindo o porta malas da pra curtir um som ambiente para um churrasco, isso com os falantes ligados no player, se colocar um amp neles, o bixo pega, realmente falam alto!

11FZ3.JPG

O amplificador cumpriu seu papel, trabalhando no dobro da impedância, jogando cerca de 100-150watts no questo, fez o pequeno sub de 8 se mostrar presente. Mas falta potência, o pequeno sub ainda aguenta muita coisa, aliado ao barulho do cooler e a interferencia no FM ele sair do setup. Quem sabe esse amp fica no carro para alimentar alguma caixa com um woofer de 8 e um st para um eventual churrasco, mas a principio não.

No lugar do SD vai entrar um amplificador hifi, classe A, com 16 válvulas, turbo: O Power One. Sim meus caros, vai entrar uma Roadstar Power One, dois canais alimentando o kit e a bridge alimentando o sub. O amplificador já está aqui, só faltou o fio 21mm de alimentação para chegar até o porta malas, visto que o SD está embaixo do painel com fio 10mm. Não é um primor em qualidade, nem em potência, mas é um classe AB que vale o que custa, alimentar o kit duas vias com ele com certeza vai ser melhor do que com o player como está no momento, e sabendo que é um amplificador que tem agudos apagados, vai casar bem com um kit que tem agudos avantajados. O sub, bem, vai ter o dobro da potência e um classe AB, acho que não tem como não melhorar.

O som no momento ficou muito agradável, cumpre seu papel de ser um custo benefício, talvez com o amplificador no 2 vias de pra dizer que é um SQ beeeem de entrada. Perfeito para o que eu queria, para o dia a dia.

Deixo aqui um vídeo do set tocando pro pessoal avaliar, comentar, critícar, xingar. O vídeo começa com três "rocks" conhecidos para o pessoal avaliar, seguido de uma música eletrônica e outra música eletrônica com o volume mais alto para ter uma ideia do volume alcançado. O set não foi feito pensando em pressão, mas se subir o volume, não deixa a desejar em momento algum, os retrovisores chegam a tremer :vts

Vídeo:

[media]http://www.youtube.com/watch?v=lkZLGwkF6Bc&feature=youtu.be[/media]

- Wish you were here - Seguridad Social (Pink Floyd)

- Another Brick in the wall - Pink Floyd

- Hotel California - The Eagles (essa música é fantástica, o vídeo com a banda e meia dúzia de violões é show)

- Hey Brother - Avicci

- Pumped up kicks - Foster the People (tunts tunts tunts)

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta ficando muito legal, aos poucos vai melhorando...

Vou acompanhar.

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

show o set, q bom q te agradou.

Ja vou avisando q vc vai querer mais, entao mais um pouco ja procura um amp quatro canais ow pelo menos um mono pro questo, quando ve troca o SD e poe ele pros kits, vai sentir uma baita diferença!

Compartilhar este post

Link para o post

Esta ficando muito legal, aos poucos vai melhorando...

Vou acompanhar.

Enviado via AutoForum Mobile App

Valei Viepper! Aos poucos ele vai tomando forma definitiva!

Compartilhar este post

Link para o post

show o set, q bom q te agradou.

Ja vou avisando q vc vai querer mais, entao mais um pouco ja procura um amp quatro canais ow pelo menos um mono pro questo, quando ve troca o SD e poe ele pros kits, vai sentir uma baita diferença!

Então, como eu comentei no post, ja estou com um amplificador 4 canais...

Compartilhar este post

Link para o post

Pense também no tratamento das portas... também tenho um pálio, só que é o elx 1.4!

Meti a cara e fiz eu mesmo o tratamento... não digo que ficou as mil maravilhas, mas teve uma melhora perceptível no som, de no mínimo uns 35%!!

OBS: O único chato é que quando você tira o forro da porta, tem uma camada bem fina de isopor... se prepara porque retirar a cola das extremidades é um trabalho "dus infernos"

Compartilhar este post

Link para o post

Pense também no tratamento das portas... também tenho um pálio, só que é o elx 1.4!

Meti a cara e fiz eu mesmo o tratamento... não digo que ficou as mil maravilhas, mas teve uma melhora perceptível no som, de no mínimo uns 35%!!

OBS: O único chato é que quando você tira o forro da porta, tem uma camada bem fina de isopor... se prepara porque retirar a cola das extremidades é um trabalho "dus infernos"

Aquele isopor/espuma é bem chato mesmo...

Eu faria tratamento pensando em menor ruido interno, o que me diz do resultado no palio? Diminui o nivel de barulho gerado pelo proprio carro/rodas/solo?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu coloquei duas camadas na parte interna na porta e três na parte externa. As portas ficaram bem mais rígidas e melhorou bastante o isolamento interno, principalmente no barulho rodas/solo. Já a parte do motor, não tem boca, tem que fazer isolamento no corta fogo, pois em altas rotações ele fica bem barulhento.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu coloquei duas camadas na parte interna na porta e três na parte externa. As portas ficaram bem mais rígidas e melhorou bastante o isolamento interno, principalmente no barulho rodas/solo. Já a parte do motor, não tem boca, tem que fazer isolamento no corta fogo, pois em altas rotações ele fica bem barulhento.

:legal:

Bom saber, mas usou bastante manta hein! O forro encaixou fácil depois? Penso nesse upgrade mais pelo conforto do que pelo som, os carros populares tem um isolamento muito fraco... E claro, para o ronco do motor não tem muito o que fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

encaixou fácil sim, basta tomar cuidado com as extremidades onde o forro encaixa. Tirando a parte do isolamento, o desempenho dos mids no médio grave melhora em... e muito!!

Compartilhar este post

Link para o post

encaixou fácil sim, basta tomar cuidado com as extremidades onde o forro encaixa. Tirando a parte do isolamento, o desempenho dos mids no médio grave melhora em... e muito!!

Bom saber, vamos ver se crio coragem para desmontar os forros de novo e fazer isso :legal:

Já que você tem um Palio, aonde passou o cabo de alimentação? Tá uma briga para conseguir fazer passar o 21mm no furo que tem o 10mm...

Compartilhar este post

Link para o post

essa parte eu tenho que futricar para ver onde passaram, porque eu paguei para fazer.

considerando que sou meio azarado e risco de fazer uma mer** e dar um curto são grandes, optei por "terceirizar" essa parte.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, como eu comentei no post, ja estou com um amplificador 4 canais...

a me desculpe, pulei uma parte pra ir pro video e acabei n vendo

o amp vai fazer uma boa diferença, acho q pra complementar eh fazer tratamento nas portas e ter cabos bons

qq tu ta usando de rca?

da uma olhada nos technoise linha tz800, pelo q me disseram sao mt bons pelo preço!

acredito q os outros para falante agrade tbm pelo CxB

Compartilhar este post

Link para o post

a me desculpe, pulei uma parte pra ir pro video e acabei n vendo

o amp vai fazer uma boa diferença, acho q pra complementar eh fazer tratamento nas portas e ter cabos bons

qq tu ta usando de rca?

da uma olhada nos technoise linha tz800, pelo q me disseram sao mt bons pelo preço!

acredito q os outros para falante agrade tbm pelo CxB

Realmente, no momento que realmente seria interessante é o tratamento, mas estou meio sem tempo para faze-lo.

Os RCA eu estou montando. Cabo SC30 Santo Angelo + conectores santo angelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Feito o upgrade!

Agora set definitivo, com uma Power One tocando o kit duas vias e o sub na bridge. A qualidade no 2 vias cresceu e o spl no sub aumentou monstruosamente. O Power One foi ligado com o cabeamento santo angelo como havia comentado, e dois fios 10mm para alimentação.

Algumas fotos:

IMG_20140222_154608562.jpg

IMG_20140222_154712469.jpg?psid=1

Compartilhar este post

Link para o post

Legal o setup. Peguei meu player hoje e no custo benefício com os recursos que ele oferece realmente o Sony Mex-bt 4150U foi a melhor opção que encontrei. Parecido com o seu.

Editado por brcamilo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...