Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Acronaudio

Review Modulo Amplificador Soundigital SD800.4D Evolution

Recommended Posts

Olá pessoal!

Recebemos da Soundigital um protótipo, a ser lançado, pra teste e avaliação.

Este amplificador faz parte da nova safra de amplificadores da Soundigital voltados pra qualidade, e trata-se de um amplificador de 4 canais que, segundo a Soundigital, foi projetado inteiro com o objetivo de compor a amplificação de potência de um excelente Sound Quality automotivo.

Ouvimos e fizemos exaustivos testes no produto em questão por vários dias, analisando diversos fatores e diversos quesitos a serem necessários pra montagem de um som de qualidade em um automóvel.

Estaremos postando um vídeo, na próxima semana, gravado por uma filmadora de alta fidelidade, pra demonstrar o desempenho do amplificador.

Mas vamos ao que interessa, com nossa clássica objetividade e praticidade. O primeiro teste foi feito em casa mesmo.

Pros graves, usamos um subwoofer JL Audio model 10wov3, numa caixa dutada de 29L, afinada pra graves e subgraves...

Pro estéreo trouxemos duas caixas Behringer modelo 2030, que emprestei de um estúdio de gravação.

O player foi um da Pioneer model DEH-p5050ub, que foi escolhido por possibilitar testes de vários tipos de mídias, em condições que exigem mais do amplificador.

Os cabos das caixas foram uns antigos da Monster, um modelo branco denominado SUPERFLAT MINI, honesto.

Ouvi diversos estilos musicais, de diversas fontes de sinal, desde CD a USB.

O som é muito gostosa de ouvir, com excelente presença e corpo harmônico. O som enche o ambiente, é um som envolvente, no palavreado dos audiófilos eu diria que o som é quente, parecido com os amplificadores valvulados.

Graves presentes e sólidos, médios no foco correto, sem serem estridentes, o equilíbrio tonal nos médios achei excelente, perfeito. Médios líquidos. Os sons médios como de um violino, violão, ou de voz saem perfeitos e cheios, aveludados, cristalinos e presentes. O Soundigital SD800.4D Evolution não tem pobreza nos médios, são médios ricos, limpos, e de veludo mesmo. Lembra os médios lisos de um bom vinil, ou um vindos de um bom DAC.

Agudos cristalinos. Agudos extremamente cristalinos e clean, achei os agudos do Soundigital SD800.4D Evolution parecidos com os agudos dos amplificadores da TRU. Sinos tubulares, triâgulos e instrumentos de sopro soam limpos e cristalinos.

Os graves aparecem nítidos e encorpados mesmo em baixo volume, o que mostra que o amplificador Soundigital SD800.4D Evolution possui excelente corpo harmônico, ou seja, os graves aparecem de verdade. Os graves tem pegada, tem soco, e ao mesmo tempo descem muito fazendo você ouvir aqueles tremidões presentes em alguns estilos musicais como hip hop, por exemplo.

O player pioneer deh 5050ub não possibilitou avaliar e se impressionar com a excelente dinâmica do amplificador em casa, mas em comparativos mostrou que a dinâmica e microdinâmica do Evolution é acima da média mesmo com players comuns.

No teste no automóvel, já com um player da Clarion, model 786 a dinâmica apareceu muito maior, onde ouvimos uma gravação de um show ao vivo, e a voz dos cantores se sobressaiam perfeitas dos instrumentos musicais, e os altos e baixos da música aparecem vivos e rápidos, crescendo e diminuindo com realismo incrível. Perfeito pra um bom palco sonoro pra HUs com diversos recursos.

Nos testes que fizemos no meu outro carro, juntamente com meu irmão e um outro profissional da área de qualidade de som (SQ) automotivo, usamos uma caixa com um subwoofer Hertz d 30.3, de 12', numa caixa selada, o kit duas vias é da NAR Audio, não me lembro o modelo, estava já instalado no carro, cabos são da Absolute Acoustics, o RCA é da Chord. O player é um Clarion model 786, que tem boa qualidade de som. Esse RCA comprei usado num site.

O som encheu completamente o carro, com graves precisos e muito musicais, descendo muito e com uma pegada incrível, os médios e agudos foram perfeitos e nítidos, com muita musicalidade e excelente palco e definição tonal. Os médios soaram no foco certinho, e os agudos POLIDOS e cristalinos estavam lá também, com sons de prato subindo lá em cima, e instrumentos de percussão presentes com agudos aveludados e cristalinos. Tudo que no teste residencial, no laboratório deu, no set residencial também deu, mas com maior dinâmica e palco, proporcional ao player e ao ambiente acústico.

Ao nível de um excelente SQ eu não tenho nenhuma crítica a fazer a respeito do amplificador em teste, por isso coloquei e enalteci os pontos positivos, que são os que interessa. Tanto que estou a colocar ele no meu outro carro, e este amplificador fará parte do meu outro e próximo SQ.

As impressões maiores que tive nestes testes foram a surpresa, em ter diante dos testes, um amplificador Classe D que com certeza superou as expectativas de desempenho e fidelidade. Sem dúvida a Soundigital está fazendo uma evolução gigantesca nos Classe D, os colocando no topo dos amplificadores pra qualidade, com inúmeras vantagens como baixo consumo, tamanho reduzido. Uma opção pra pessoas inteligentes e exigentes com certeza.

Pra próxima semana, vídeo pra apreciação.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

nossa cara, só elogios?

admito que fico feliz pelo fato de começarem a aparecer aparelhos "Classe D" (mesmo o Juliano comentando que provavelmente seria de outra topologia) mas ao mesmo esperava alguma critica, mesmo que construtiva.

usasse pontos fortes de equipamentos que usufruem de ótima sonoridade.. e ele se saiu a altura da qualidade de alguns.. e isso me assusta um pouco..

pois não saberemos ao certo se o equipamento realmente é bom ou se o review foi escrito por um grande entusiasta (não leve isso como defeito, por favor).

grande abraço e gostaria de ler mais relatos sobre esse novo equipamento!

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, só faltou avisar que era um publipost.

Um soundigital que é parecido com um valvulado, tá aí um negócio que só acredito ouvindo.

Deu tempo pra fazer burn in ou melhora ainda mais ?

Compartilhar este post

Link para o post

Um soundigital que é parecido com um valvulado, tá aí um negócio que só acredito ouvindo.

:vts:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Classe D soando como valvulado?

Não me parece uma solução inteligente

Quem busca SQ busca som sendo reproduzido com fidelidade de 20 ate 20kHz

Quem busca um valvulado não liga tanto pra isso, prefere outras características deles

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tive valvulados residenciais, e este soundigital sd800.4 evolution tem um som quente muito semelhante a um valvulado, este efeito se deve ao numero alto de harmônicas pares. Existem chips da tripath que soam também como um valvulado, isso se deve a um cuidado muito grande no projeto.

Eles tem o som quente de um valvulado com a fidelidade do estado sólido.

Compartilhar este post

Link para o post

Classe D soando como valvulado?

Não me parece uma solução inteligente

Quem busca SQ busca som sendo reproduzido com fidelidade de 20 ate 20kHz

Quem busca um valvulado não liga tanto pra isso, prefere outras características deles

Ele não tem audio idêntico, eu disse semelhante a um valvulado, ora o que você procura em um amplificador é a musicalidade, caso queira um som frio e anêmico deve embacar em um xing ling como roadstar, boss.

Ele tem a fidelidade perfeita dos 20 aos 20.000hz, sem picos, é muito flat, é apenas musical e quente como um valvulado, mas não tem o colorido de um valvulado, até porque as válvulas são diferentes do estado sólido.

Uma coisa que ele definitivamente não tem é coloridos exagerados, é muito flat e hi-fi.

Mas com relação ao que você disse eu discordo, eu até duvido que não teria quem pagasse milhares de reais em um valvulado puro automotivo caso fosse viável. Já existem alguns que possuem válvuas no pré, justamente pra dar a musicalidade que tanto queremos.

A musicalidade é muito importante, quantas vezes você ligou um som e logo desligou, enjoado? Pois se ele tivesse musicalidade, com certeza você ouviria o dia todo sem se cansar ou causar irritação auditiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe a sinceridade mas eu achei demasiadamente exagerado os elogios colocados no primeiro post, e não eu não ouvi. É apenas ceticismo mesmo.

Estou aqui tentando imaginar o que é um "médio como de um violino ou violão" sendo que isso nada mais é do que dois timbres diferentes.

Sem falar que achei o set do carro muito simples pra um som descrito como tão "perfeito". Tudo isso se deve ao amp ?

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe a sinceridade mas eu achei demasiadamente exagerado os elogios colocados no primeiro post, e não eu não ouvi. É apenas ceticismo mesmo.

Estou aqui tentando imaginar o que é um "médio como de um violino ou violão" sendo que isso nada mais é do que dois timbres diferentes.

Sem falar que achei o set do carro muito simples pra um som descrito como tão "perfeito". Tudo isso se deve ao amp ?

Sim, eu também era cético, mas a Soundigital arrasou mesmo neste modelo, que fará grande sucesso com certeza. Pequeno, consome muito pouco.

Se você não imagina como é o médio de um violão, com certeza deve estar acostumado com médio de celular, aquele médio frio e estridente.

A melhor forma de treinar seus ouvidos é ouvir música ao vivo, eu nos meus 29 anos já ouvi muita música ao vivo, somente ouvindo uma banda tocar ao vivo você treina seus ouvidos sem compromisso em fazer comparações entre um equipamento ou outro, pois seu ouvido estará habituado ao que soa correto, e não a padrões, que muitas vezes são distorcidos ou tendenciosos.

As características de desempenho dependem do conjunto, são cabos, e não é necessário um set milionário pra se ter qualidade, já ouvi sets de muita grana que soam horríveis, e perderam feio pra sets mais econômicos, tudo é questão de saber casar os componentes, uma instalação bem feita faz muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post

nossa cara, só elogios?

admito que fico feliz pelo fato de começarem a aparecer aparelhos "Classe D" (mesmo o Juliano comentando que provavelmente seria de outra topologia) mas ao mesmo esperava alguma critica, mesmo que construtiva.

usasse pontos fortes de equipamentos que usufruem de ótima sonoridade.. e ele se saiu a altura da qualidade de alguns.. e isso me assusta um pouco..

pois não saberemos ao certo se o equipamento realmente é bom ou se o review foi escrito por um grande entusiasta (não leve isso como defeito, por favor).

grande abraço e gostaria de ler mais relatos sobre esse novo equipamento!

Sim, só elogios, eu não notei nenhuma característica negativa pra um amplificador da categoria a que ele se propõe, ou seja, a um bom SQ. Caso fosse um equipamento de 4 ou 7 mil reais eu iria em primeiro lugar colocar ele em um set mais refinado, com um player purista, cabos shord, kit utopia, etc.

Não vou criticar o aparelho com parâmetros baseados naquilo que é perfeito, na casa de 14, 23k, nem mesmo na casa de 4 ou 5k pois além de querer muito, ainda não é este o objetivo. O objetivo é passar aos leitores e internautas entusiastas de um bom som de qualidade automotivo, aquilo de BOM que o aparelho oferece, principalmente a um excelente custo benefício :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Haters gonna hate!!!

Enviado daqui pra aí, via denden-mushi!!!

Pior que é mesmo Dionne hahaha.

Parece que as pessoas tem uma polarização negativa na mente, esperam só coisas ruins. Acho que o cara já sai cedo de casa pra trabalhar pensando: Meu Deus, vou bater o carro, meu patrão vai me despedir, vou ser atropelado, minha roupa vai rasgar, e por aí vai.

Estaremos postando uns vídeos em breve, acompanhem, e obrigado a todos pelas participações.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, mas só digo uma coisa som no meu carro ouço andando, não na garagem de madrugada, aguardando mais detalhes e sucesso para a sd!!!

Enviado daqui pra aí, via denden-mushi!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Seu "review" pra mim, e creio que para muitos que por algum motivo só leram o seu post, não serve de nada, afinal ele é perfeito, quente como um valvulado e hi-fi. Não tem uma comparação ? Não tem nada que poderia ser melhor?

Se for assim já pode aposentar todos os amps de referência.

Isso é um publipost e não review. E publipost é propaganda, review não.

Tá pra chegar o dia em que um amp ou qualquer equipamento não vai ter um ponto fraco sequer pra falar.

E agora é "custo benefício" ? Nem faixa de preço foi mencionado!

Além do mais você nem ao menos me conhece pra dizer que não sei como é um médio de violão. Eu toco violão.

O ponto é que isso não é característica de um amplificador. Isso chama precisão tonal, o violão ter som de violão, expresse-se direito então.

Como se não bastasse você afirma que o médio é de violão e de violino... Que não são nenhum pouco parecidos. Mas beleza :legal:

PS: 29 anos e 29 anos de música ao vivo ? [-]

• Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tive valvulados residenciais, e este soundigital sd800.4 evolution tem um som quente muito semelhante a um valvulado, este efeito se deve ao numero alto de harmônicas pares. Existem chips da tripath que soam também como um valvulado, isso se deve a um cuidado muito grande no projeto.

Olá, quando você diz "chips tripath" seriam aqueles mesmo usados nos amplificadores classe T , por exemplo?

Acredito quando você diz que o amplificador e "Flat" foi à primeira característica que notei no SD250. 2, abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Murilo, médios não são como de um violão, eu disse que médios como de um violino ou violão, bem como os médios da voz humana saem cheios e quentes, acho que você não leu por completo e interpretou que o SD800.4D Evolution tem médios de violão, eu acho que você poderia pra rever isso.

Um review não obriga nada a ter pontos negativos e nem ser mencionado pontos negativos, não vi nenhuma lei pra isso até hoje.

Já que você está procurando alguns pontos negativos, eu vou lhe dar então, primeiro ele não tem uma potência altíssima, ou seja este modelo não é voltado a SPL, segundo, o mesmo possui uma estrutura de acrílico, que for pra mão de uma criança e chegar a cair no chão pode quebrar ao contrário de muito com chassi feitos em metal; ele não mostra o suspiro nem a inspiração de ar da voz de Celine Jhon pois não é um classe A como um Audison Thesis de 40 mil reais, e por aí vai, mas o review apresentou o que o produto tem de bom, e é bem recomendado :legal:

Quanto ao preço nem eu sei, mas com certeza a relação custo benefício vai ser muito bom, nada você irá comprar nesta faixa de preço que toque tão bem quando o SD800.4D Evolution, se você achar me manda que testo e retiro tudo o que disse :legal:

Quanto a eu ter 29 anos, posso ter vividoe ouvido muito mais que muita gente de 59 :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

eu tinha escrito um baita texto e perdi... maldito celular

Bom, vamos novamente, se eu lembrar o que escrevi rsrsrs

Então, Isaías, um amp que que insere harmônicos pares pode ser muito bom, musical e quente, não é demérito algum, tanto que temos uma legião de adoradores dos valvulados

Acontece que, e acho que por isso que meu comentário soou extremista, é que a função de um amp é amplificar o sinal elétrico sem modificá-lo, e adicionar harmônicos pode deixar o som bom, mas altera timbre, e o grande paradigma de um amp classe D é soar correto, sem perdas em relação a um classe A ou AB. Se isso pode ser traduzido em um amp frio e analítico? Pode ser...

Talvez eu tenha exagerado em dizer que foi um tiro no pé, mas da forma como tu colocou teu primeiro post, não tive a impressão ideal do que eu (lembrando que tudo o que falei é sob o meu ponto de vista e não constitui verdade absoluta) espero de um amp classe D "que quebre os paradigmas" primeiro

Depois, se quiserem usar até tecnicas de convolução por DSP (como alguns programas de produção musical fazem pra que as guitarras soem com o timbre como se tocadas em amps da década de 1950) pra fazer ele soar diferente, beleza!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, quando você diz "chips tripath" seriam aqueles mesmo usados nos amplificadores classe T , por exemplo?

Acredito quando você diz que o amplificador e "Flat" foi à primeira característica que notei no SD250. 2, abraços!

Sp- Super, o 250.2 é ótimo e foi e está sendo um sucesso, mas ele está bem a frente do 250.2, tanto que eu mesmo vou adquirir um SD800.4D Evolution na versão 4 ohms pra instalar em meu set no outro carro, eu já tenho o som da assinatura em meu golf, mas o outro carro já está programado pra receber o Evolution da Soundigital, e olha que sou muito exigente e não é qualquer produto que me agrada.

Exatamente, ele é um HI-FI muito flat, sem picos e com um som muito perfeito pro que propõe, um bom SQ.

Compartilhar este post

Link para o post

Enquanto eu escrevia tu postou os pontos negativos do amp

Alguns pontos que eu acho que esse amp não pode pecar, se quer realmente bater de frente com amps voltados para SQ:

- captação de ruídos

- ventoinha barulhenta

- pots de difícil ajuste

São os problemas que eu lembrei agora que o pessoal comenta sobre oa últimos SD

Compartilhar este post

Link para o post

Ah! Por favor, fale mais das características construtivas do amp, não topologia, mas qualidade de peças, acabamento, visual, resistência, ...

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente Cristiano_lo,

os classe D tem uma certa tradição de serem analíticos e frios, é isto que os maiores fabricantes de Classe D HI-END do mundo estão tentando e conseguindo derrubar. E será a classe de amplificação do futuro, embora muitas pessoas ainda teimam em não admitir ou aceitar.

Pode ter certeza que vai chegar o dia em que teremos um Classe D com a possibilidade de se ajustar o TIMBRE, mais frio, analítico, mas quente, pois isso depende do tipo de processamento do amplificador.

Já discordo de você dizendo que um amplificador pra ser fiel não pode ser musical nem quente, se fosse assim, ao ouvir uma banda tocando ao vivo na sua frente você não teria fidelidade, apenas musicalidade, quando o que mais tem é justamente a fidelidade, você ouvindo o som direto dos instrumentos musicais. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah! Por favor, fale mais das características construtivas do amp, não topologia, mas qualidade de peças, acabamento, visual, resistência, ...

Olha este que recebi é um protótipo, não está ainda com o acabamento que será comercializado, nem o logo. Da pra notar, na placa pelo acrílico transparente, que usa componentes muito bons. São capacitores de tântalo, são componentes bem organizados e de dimensões reduzidas, a melhorar muito a velocidade do amplificador.

A saída de som não é por circuito integrado, são transistores em SMD, de baixíssima resistência interna favorecendo um bom fator de amortecimento, e o rendimento por não aquecerem muito.

O acrílico, característico desta linha nano, não sei ao certo se continuará a ser implementado, é bem resistente a não ser que caia na mão de alguma criança que acabe deixando o aparelho cair no chão e mesmo assim ainda acho que não se quebra facilmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Enquanto eu escrevia tu postou os pontos negativos do amp

Alguns pontos que eu acho que esse amp não pode pecar, se quer realmente bater de frente com amps voltados para SQ:

- captação de ruídos

- ventoinha barulhenta

- pots de difícil ajuste

São os problemas que eu lembrei agora que o pessoal comenta sobre oa últimos SD

Opa quanto à captação de ruídos, ele não capata ruído algum, colando o ouvido no alto falante não ouvi nenhum ruído, no caso os testes que fiz foram com RCAs de boa qualidade, evidente que se comprar um cabo RCA ching ling dos mais fuleiros, com fio interno da grossura de 5 fios de cabelo e com 4 ohms de resistência a cada 2 metros aí nenhum amplificador vai estar livre de interferências.Se os anteriores tinham algum problema de ruído, neste modelo não tem não.

As ventoinhas não são barulhentas, são muito silenciosas, foi também corrigido isso, bem lembrado Cristiano.

Os ajustes de corte são excelentes e mais precisos, com ótimo equilíbrio e precisão, o projetista foi muito feliz pois os ajustes são bem inteligentes no modelo que testamos.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é feito o ajuste dos cortes? Que tipo de cortes HP/LP tem, de quanto a quanto? Quais slopes?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...