Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
berval

Garantia Qual Meu Direito?

Recommended Posts

Pessoal fiz este topico no geral por se tratar de uma duvida sobre a garantia de equipamentos de som automotivo comprados pela internet e enviado para assistencia pelos correios.

Duvida?

Algumas vezes enviei alguns equipamentos para garantia e mesmo depois do recebimento na fabrica ou na assistencia demorou até 2 meses para enviar o equipamento depois de consertado, sei que pelo artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor define uma regra que, se fosse de conhecimento geral, evitaria muita dor de cabeça aos consumidores brasileiros. Em poucas palavras, o artigo afirma que, se um produto não tiver seu defeito reparado no prazo máximo de 30 dias a contar da reclamação do consumidor, o cliente tem direito a um aparelho novo ou à restituição da quantia paga, com correção monetária. Regra simples, mas que ainda não é totalmente cumprida pelos fornecedores.

Conclusão quando vou pessoalmente na assistencia eles me entrega um comprovante que efetuei o pedido de conserto do equipamento no qual vem data de entrada e tudo mais. Minha pergunta é a seguinte quando envio para assistencia pelos correios só o codigo é suficiente?

Editado por berval

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois é, acho que tem direito a devolução ou troca.

mas, como se trata de envio pelos correios, acho que o prazo de envio e devolução deve ser somado nesses 30 dias.

até ai, fica dentro do tolerável, mais que isso, já é descaso.

claro, existem casos e casos, as vezes, dependendo do equipamento (se for importado principalmente), falta a maldita peça pra consertar, mas no geral 30 dias é mais que suficiente.

o problema surge quando a loja passa pra fábrica, que embora seja responsável, diretamente não te vendeu nada.

e a maioria dos produtos (na área de informática pelo menos) tem garantia e troca no distribuidor até 7 ou 14 dias, depois só com a fábrica.

muitas nem aceitam envio na garantia pelo distribuidor/lojista, tem que ser enviado pelo consumidor.

só tem cliente que não entende, acha que é falta de boa vontade ou que o lojista está se negando a dar garantia.

Compartilhar este post

Link para o post

Cjainf então muitas vezes é enviado para assistencia mesmo, que as vezes é na propria fabrica só que mesmo eu retirando o prazo dos correios demora em media 7 dias as asistencias estão demorando até 60 dias para enviar o produto consertado ou mesmo a gente tolerando 30 dias livres sem somar o prazo dos correios, mais como vou provar isso ? só com codigo de envio serve?

Compartilhar este post

Link para o post

Cjainf então muitas vezes é enviado para assistencia mesmo, que as vezes é na propria fabrica só que mesmo eu retirando o prazo dos correios demora em media 7 dias as asistencias estão demorando até 60 dias para enviar o produto consertado ou mesmo a gente tolerando 30 dias livres sem somar o prazo dos correios, mais como vou provar isso ? só com codigo de envio serve?

Eu acho que vc tem que enviar com aviso de recebimento... e que vale a partir da data de recebimento

Em tempo:Na condição de garantia, quem é responsável pelo pagamento dos fretes é a empresa

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que vc tem que enviar com aviso de recebimento... e que vale a partir da data de recebimento

Em tempo:Na condição de garantia, quem é responsável pelo pagamento dos fretes é a empresa

Exato.

A contagem dos 30 dias são referentes ao tempo de reparo, dentro da fábrica, assistência, etc... O tempo de frete não conta. (ida e volta)

E sim, o frete pelo uso da garantia, é de responsabilidade da empresa, coisa que 99% não faz.

Compartilhar este post

Link para o post

aquele rastreamento que aparece no site dos correios deve servir.

Compartilhar este post

Link para o post

aquele rastreamento que aparece no site dos correios deve servir.

Então o que você falou sobre AR, pensei mandar com AR e no campo "declaração de conteudo" especificar o motivo e objeto .

Compartilhar este post

Link para o post

Sim.....

voce envia...pelo rastreio voce vai ver quando ele recebeu...os 30 dias começa a contar dai...

se eles retornarem o produto para os correios dentro dos 30 dias está tudo certo...se passar voce tem direito a um novo ou a devolução do dinheiro.

se for entrar com uma ação vá direto no juizado especial e pronto...lá eles montam tudo o processo.

é bem simples e rapido.

Compartilhar este post

Link para o post

Exato.

A contagem dos 30 dias são referentes ao tempo de reparo, dentro da fábrica, assistência, etc... O tempo de frete não conta. (ida e volta)

E sim, o frete pelo uso da garantia, é de responsabilidade da empresa, coisa que 99% não faz.

Sim lucas tempo de reparo é 30 dias fora o prazo dos correios, mais teve casos de enviar via sedex paguei todo frete e esperei quase 2 meses para receber o produto ou seja passou o prazo, então resolvi postar este topico porque isso está acontecendo com frequencia e os fabricantes não estão respeitando nossos direitos, quero me preparar para proxima vez que tiver problemas porque já estou ficando de saco cheio, principalmente de comprar produtos novos na net e chegar aqui com defeito.

Compartilhar este post

Link para o post

http://procon.to.gov...io-de-garantia/

http://noticias.r7.com/economia/videos/quem-paga-as-despesas-de-envio-de-um-produto-com-defeito-24122013

Envie com aviso de recebimento, mesmo sendo SEDEX você terá dificuldades em conseguir a assinatura, nome e rg de quem recebeu, o AR é barato e poupa dor de cabeça.

Observar se, na garantia e na loja virtual existe a informação CLARA de que os custos de envio são por conta do consumidor, se isso estiver de forma clara quem paga é vc mesmo, se não estiver de acordo JEC.

Pessoal, se não receberem em 30 dias basta protocolar de alguma forma a sua vontade de ter o dinheiro de volta, se não atenderem tem que ir direto ao JEC, sem PROCON.

abs

Editado por soaresrey

Compartilhar este post

Link para o post

soaresrey neste link que você passou falo que as despesas de envio é da empresa que vendeu pelo que entendi a não ser que tenha assistencia na cidade que você mora correto?

3) PRODUTO ADQUIRIDO FORA DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL (TELEFONE, INTERNET, ETC.): Devem ser verificadas as alternativas diretamente com o fornecedor, se não constar orientação na documentação recebida. Entendemos que se o produto estiver na garantia legal o fornecedor deverá ser o responsável pelas despesas de frete/correio. Nesse caso, o consumidor poderá utilizar-se de postagem a cobrar. Estando na garantia contratual, verificar o termo de garantia.

Relembramos que na compra de produtos fora do estabelecimento comercial, o consumidor pode solicitar o cancelamento, no prazo de sete dias após a contratação, ou sete dias após o recebimento do bem. Para exercer esse direito, o consumidor deve formalizar o pedido de rescisão, dentro do prazo, e enviar por Correio com AR (Aviso de Recebimento), guardando uma cópia como comprovante. O produto poderá ser enviado, também por Correio, com despesas a cobrar.

Compartilhar este post

Link para o post

se não constar orientação na documentação recebida

Como eu disse lá em cima, se constar no site de forma CLARA que, se houver defeito as despesas são por conta do consumidor não tem muito o que fazer, tem que ir no JEC para contestar, pode-se tentar fazer reclamações em sites etc..mas dificil cederem.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

99,99% consta no próprio termo de garantia que as despesas de transporte são por conta do consumidor.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...