Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Abreu

Cortes... 12dB + 18dB = 30dB!???

Recommended Posts

Galera a duvida básica é a seguinte, atualmente estou cortando meu stereo em 80Hz pelo player com atenuação de 12dB/Oitava, mas o HP da potencia tb está ligado a 85Hz e 18dB/Oitava.

Logo, como está meu corte?

85Hz a 18dB?

ou

85Hz a 30dB?

Isso tambem acontece com o sub, ele está cortado em 80Hz pelo player e 85Hz pelo amplificador...

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

um tempinho atras eu postei uma duvida parecida.......12dB do player + 12dB do amp...pensava d dava 24dB mas dah 18dB...........o teu deve dah uns 24dB......

[]'s

Lucas

Compartilhar este post

Link para o post
um tempinho atras eu postei uma duvida parecida.......12dB do player + 12dB do amp...pensava d dava 24dB mas dah 18dB...........o teu deve dah uns 24dB......

[]'s

Lucas

Mas o problema é que são cortes em frequencias diferentes! 80 e 85Hz...

Estou pensando em desligar os cortes do amplificador, mas ai vem o problema... O corte do 5º canal, o classe D, é fixo em 85Hz a 18dB/Oitava. Então não tenho como desliga-lo...

Seria melhor desligar um dos cortes, player ou amplificador, ou como está (com uma maior atenuação) está bom?

O som está muito bom. Não tenho do que reclamar...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

[]'s

Lucas

Estou pensando em desligar os cortes do amplificador, mas ai vem o problema... O corte do 5º canal, o classe D, é fixo em 85Hz a 18dB/Oitava. Então não tenho como desliga-lo...

Seria melhor desligar um dos cortes, player ou amplificador, ou como está (com uma maior atenuação) está bom?

Abraços.

eu deixaria como está.........vc tem um corte 12dB d 80 a 85....e de 24dB de 85 em diante

e tem outra coisa..........c vc está gostando......pra q mudar neh?!?!?!?! :P

[]'s

Lucas

Editado por Coyote86

Compartilhar este post

Link para o post

[]'s

Lucas

Abraços.

eu deixaria como está.........vc tem um corte 12dB d 80 a 85....e de 24dB de 85 em diante

e tem outra coisa..........c vc está gostando......pra q mudar neh?!?!?!?! :P

[]'s

Lucas

Hehehehe, xou então...

Era só para saber se isso não poderia gerar alguma distorção, perda de SPL, ou algo do tipow...

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Naum sei bem, mas naum sei pq daria mais.

Sem fazer nenhuma conta ou vendo a curva eu imagino (puro chute) que prevalece o maior corte (no seu caso 18db). Pq aumentaria o corte? seria como aumentar a ordem do filtro.

Eu naum entendo muito bem, queria saber tb.

Compartilhar este post

Link para o post
Naum sei bem, mas naum sei pq daria mais.

Sem fazer nenhuma conta ou vendo a curva eu imagino (puro chute) que prevalece o maior corte (no seu caso 18db). Pq aumentaria o corte? seria como aumentar a ordem do filtro.

Eu naum entendo muito bem, queria saber tb.

ahh um tempo atras eu postei uma duvida parecida.....pensando q 12dB do player + 12dB do amp daria um total de 24dB..........mas me falaram q o corte seria a 18dB...........por vc kerer atenuar algo jah atenuado......ae o corte seria + "forte"!!!!

agora c to falando bosta..............alguem me corrija.........

[]'s

Lucas

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, tb naum sei. Faz sentido o que vc falou. Mas na prática eu imagino sempre na ordem do filtro.

Compartilhar este post

Link para o post
Sinceramente, tb naum sei. Faz sentido o que vc falou. Mas na prática eu imagino sempre na ordem do filtro.

imagine como 2 controles de volume............

vc pega o primeiro(filtro 1)e diminui...e o som abaixa.......ae vc pega o segundo(filtro 2) e diminui tbm........e o som abaixa + ainda.............

bom.....agora soh esperar alguem dizer c essa teoria loka minha tah certa......huauhauhauhauh :ol

[]'s

Lucas

Compartilhar este post

Link para o post

vc pega o primeiro(filtro 1)e diminui...e o som abaixa.......ae vc pega o segundo(filtro 2) e diminui tbm........e o som abaixa + ainda.............

bom.....agora soh esperar alguem dizer c essa teoria loka minha tah certa......huauhauhauhauh :ol

[]'s

Lucas

Eh por ai, e como um multiplica o outro, eh o que explica pq dB vc pode somar..... Desde que os valores dos componentes de um Crossover nao influencie no estagio seguinte.....

Quanto a taxa de atenuacao, entre 85 a 80 estah com aproximadamente (aproximadamente pq jah comecou a ter atenuacao do outro crossover) 12dB/8a, depois passa a 30dB/8a...... Na pratica, vc nao precisa dessa atenuacao toda (lembre-se que dB eh logaritmico, e que com 12dB/8a, vc tem 1/16 da potencia com uma 8a mais abaixo).

Compartilhar este post

Link para o post

[]'s

Lucas

Eh por ai, e como um multiplica o outro, eh o que explica pq dB vc pode somar..... Desde que os valores dos componentes de um Crossover nao influencie no estagio seguinte.....

Quanto a taxa de atenuacao, entre 85 a 80 estah com aproximadamente (aproximadamente pq jah comecou a ter atenuacao do outro crossover) 12dB/8a, depois passa a 30dB/8a...... Na pratica, vc nao precisa dessa atenuacao toda (lembre-se que dB eh logaritmico, e que com 12dB/8a, vc tem 1/16 da potencia com uma 8a mais abaixo).

só cuidado com a rotação de fase...

Todo crosover gira o sinal...

1.a ordem (-6db) 90 graus, 2.a ordem (-12db) 180 graus 3.a ordem (-18db) 270 graus, 4.a ordem (-24db) 360 graus

Tem que somar todos os giros para não ter incoerencia de fase entre os falantes.

Por exemplo girou o sinal em 90 Graus no player , ai gira mais 90 no amp = 180 Graus (dois crosovers de 1.a ordem) ai é bom testar com fase elétrica invertida.

[]

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post

Link para o post

nuossa, não é por isso que vc tá achando o CSP-60 um lixo não? corta essas coisa em 50 Hz mininu! aí sim vc pode usar corte do player em cima do do módulo... lembrando que a F3 do corte vai subir um pouquinho, por causa do slope mais abrupto (a F0 se mantém).

Compartilhar este post

Link para o post

cortar em 50Hz não vai tocar nada

sandro, tem certeza que não eh

1 fase - 90 graus

2 - 180

3 - 270

4 - 360??

Foi o que li por aí...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
cortar em 50Hz não vai tocar nada

sandro, tem certeza que não eh

1 fase - 90 graus

2 - 180

3 - 270

4 - 360??

Foi o que li por aí...

Abraços

Posso estar enganado.. mas...

Usar dois crossovers de 12 dB dá giro de 180 Graus.. tanto que comummente quando trabalhamos com low pass 12 dB e high pass 12 dB invertemos a fase elétrica do canal low pass para manter a coerencia..

Vale averiguar. Me deixou em dúvida agora.. se achar material porste o link.. sempre é bom dar uma "ventilada"

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Posso estar enganado.. mas...

Bom, um acoplamento capacitivo OU indutivo (que é o único num filtro de primeira ordem) defasa corrente e tensão em 90º. Portanto, esta seria a defasagem no filtro de primeira ordem.

Da mesma maneira, teríamos as defasagens conseguintes nas outras ordens.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Eu desligaria o corte do amplificador e usaria o corte do player. Ou então desliga o corte do player e usa só o do amplificador... Quanto menos interferências no som melhor não ? E 80hz não é meio alto? No meu som eu deixo desligado o corte do JVC e corto o sub pelo Alpine em 12dB 50hz. O corte do S600s eu desligo no player e deixo para os crossovers mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, um acoplamento capacitivo OU indutivo (que é o único num filtro de primeira ordem) defasa corrente e tensão em 90º. Portanto, esta seria a defasagem no filtro de primeira ordem.

Abraços

Peguei os alfarrábios aqui... você tá certo...

Vou corrigir

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Peguei os alfarrábios aqui... você tá certo...

Vou corrigir

[]

Sandro

Fiz uma simulacao do meu midbass com um LP em 2500Hz com 12dB/8a, usando os parametros Re e Le dele,

aqui vai o circuito que foi simulado, no proximo post, vai ter o resultado

post-5-1088616146.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

depois de ter que esperar esse maldito controle de flood (como ele me torra a paciencia, principalmente pq costumo abrir 2 janelas com posts do forum).

Edit: A escala do eixo Y eh linear e vai de -200º (a linha mais de baixo) a 200º, sendo o meio 0º (duh), a linha do eixo X estah logaritmica, de 20Hz (primeira linha, a subsequente indica 30 Hz, depois 100Hz e assim vai) a 10 kHz.

Foi o melhor que deu pra fazer com o limite de 25k por imagem...

Pra facilitar a analise, o mid fica rotacionado em 180º quase todo o espectro, ateh que no ponto de corte ele atinge 0º. Apos o corte, a fase fica negativa.

post-5-1088616217.jpg

Editado por Mogar

Compartilhar este post

Link para o post

Hum... Sobre inverter a faze de um lado (Esquerdo ou direito), isso é valido mesmo?

Já me falaram algo do tipo! Vou lá na garagem inverter, jajá posto o resultado!

Vou tambem fazer uns testes nos cortes.

Mais alguma sugestão para eu fazer agora?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Usar dois crossovers de 12 dB dá giro de 180 Graus.. tanto que comummente quando trabalhamos com low pass 12 dB e high pass 12 dB invertemos a fase elétrica do canal low pass para manter a coerencia..

vc diz isso qdo se usa os dois cortes simultaneamente ou qdo se usa OU um OU outro?

pq to usando um 4050 pra empurrar os kits da frente nos canais front e um sub no bridge dos canais rear e liguei tudo na mesma fase...

fiz isso pq tava usando o kit em full-range e o sub em LP 100Hz, e estavam fora d fase... ligando os dois filtros ao mesmo tempo, os falantes estao em fase agora...

Acho q se inverter só o LP e deixar o HP como esta, vai dar discordancia d fase, nao vai nao?

Compartilhar este post

Link para o post
vc diz isso qdo se usa os dois cortes simultaneamente ou qdo se usa OU um OU outro?

pq to usando um 4050 pra empurrar os kits da frente nos canais front e um sub no bridge dos canais rear e liguei tudo na mesma fase...

fiz isso pq tava usando o kit em full-range e o sub em LP 100Hz, e estavam fora d fase... ligando os dois filtros ao mesmo tempo, os falantes estao em fase agora...

Acho q se inverter só o LP e deixar o HP como esta, vai dar discordancia d fase, nao vai nao?

Exato. O meu tb está tudo na mesma fase.

Alguma sugestão para eu testar!?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

o negócio de inverter a *POLARIDADE* eh só no caso de usar um cartão em passa alta e o outro em passa baixa, devido ao alinhamento mútuo dos crossovers

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, o efeito do uso de um crossover 12dB/8a no meu midbass (quanto a fase do sinal), estah na simulacao que eu coloquei na pagina anterior. E isso foi usando os parametros de Re e Le do midbass, ou seja, eh o mais proximo do real que podemos chegar com os dados fornecidos pelo fabricante.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende... no fosgate se usar Hig Pass em dois canais e Low pass no outro, temos giro de 180 entra os dois..

Experimente as duas fases elétricas possíveis... veja qual fica melhore acusticamente.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...