Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
BooM Audio System

Curso Avançado

Recommended Posts

Boa tarde galera...

Estou programando um curso de som automotivo, para pessoas que ja trabalham na área ou os que ja sabem instalar, com o intuito de prepara-los para resolver os problemas de ruídos, distorções, desequilíbrio e falta de aproveitamento de potência da maioria dos sons de nossa cidade.

Gostaria da opinião de Vcs aqui do fórum, para saber se existiria o interesse na existência de um curso de técnicas avançadas em sistemas Hi-fi, trio-elétrico e mesmo os Hi-end, ja que aqui encontram-se se os verdadeiros amantes de sons de qualidade, diferenciando-se da maioria existencial na cidade; De forma a me ajudarem a avaliar se abro uma turma avançada para tentarmos juntos, mudar o que se refere a som automotivo em nossa cidade hoje.

Agradeço, desde ja a participação de todos e peço-lhes que fiquem a vontade para comentar...

contatos por aqui, MP, ou www.boomaudiosystem.com.br

Att.

Carlos Calil

Editado por BooM Audio System

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

HiFi e Hiend aqui em Brasília, terra do trio goiano, do páinir e do rodistá, se conta nos dedos.

Mas boa sorte. Só fico na curiosidade de quem ministraria tal curso e qual a proposta de abordagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia caro Kleberlpa, obrigado pelo questionamento; Quem ministrará as aulas, será o professor Carlos Calil, formado no SENAI Ipiranga-SP em um curso técnico de engenharia de áudio, acústica e eletrônica automotiva = 1.600 hs. Proprietário da loja Boom Áudio System, oferecendo como portfólio, vários projetos executados na cidade e disponíveis para pesquisa no site da loja, no fórum Digus e aqui mesmo no autosom.net.

A proposta de abordagem, seria primeiramente ministrar técnicas resumidas e simplificadas, necessárias para que os já instaladores e os formados em “cursinhos” oferecidos na cidade, possam resolver os inúmeros e frequentes problemas encontrados em seu caminho, principalmente nos trios goianos, tais como: Ruídos, queima-queima, excessos de distorções, falta de aproveitamento de potência e acústica, desequilíbrio, configuração de carga, etc.

Dessa forma, espero despertar o interesse dos instaladores em adquirir maiores conhecimentos, afim de retirarem mais dos sistemas, mesmo os trios goianos, e tentar começar uma mudança tanto no gosto, quanto na mão de obra existentes em nossa região atualmente.

Dando sequência, oferecer formação adequada, caso haja procura, para e tenhamos na região, profissionais e não emendadores de fios!

E por fim, também para os que se destacarem em interesse de conhecimento e os que já tem uma boa bagagem, oferecer um curso avançado tendo como propósito aprimorar as técnicas utilizadas, aumentar a gama de conhecimento, incentivar o retorno das competições de som, e principalmente, extinguir os mitos e o tal do achômetro, muito comum em nossa comunidade.

O curso abrangerá imagem, harmonia entre equipamentos, acústica, posicionamento, verdades sobre construções eletrônicas, sistemas mixem-bridge, frequência, elétrica, etc... Enfim, todo o necessário para ajudar a enriquecer o conhecimento dos amantes do som automotivo, tendo como base, uma pesquisa feita nos fóruns, identificando as necessidades encontradas nos posts da galera.

Conteúdo programático esclarecerá os detalhes e estará contido no flyer de divulgação do curso.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o tópico deveria ser movido pro Geral, onde abrangerá mais visibilidade, até pq não é um curso SÓ voltado para Hifi

Compartilhar este post

Link para o post
A proposta de abordagem, seria primeiramente ministrar técnicas resumidas e simplificadas, necessárias para que os já instaladores e os formados em “cursinhos” oferecidos na cidade, possam resolver os inúmeros e frequentes problemas encontrados em seu caminho, principalmente nos trios goianos, tais como: Ruídos, queima-queima, excessos de distorções, falta de aproveitamento de potência e acústica, desequilíbrio, configuração de carga, etc. Dessa forma, espero despertar o interesse dos instaladores em adquirir maiores conhecimentos, afim de retirarem mais dos sistemas, mesmo os trios goianos, e tentar começar uma mudança tanto no gosto, quanto na mão de obra existentes em nossa região atualmente.

Desculpa a sinceridade, mas ao meu ver o impacto desse "curso avançado" o qual você apresentou nesse tópico seria mínimo pro SQ e HiFi no país.

Quem está nesse ramo (estou excluindo tudo que não seja SQ/HiFi) já tem um nível de conhecimento que não é raro ter sido consolidado em nível superior (engenharia elétrica, no caso de quem fez meu carro), muitas vezes, é aperfeiçoado por meio de workshops e cursos ministrados por grandes profissionais e grandes marcas mundiais, como o que vai ocorrer dia 1º e dia 2 de fevereiro com a Tchernov Cables e a Ground Zero.

Acho que é interessante sim, pro som automotivo "em geral" que hoje está por "emendadores de fios" como você mesmo disse, pra melhorar o nível não só da instalação como dos produtos. Mais conhecimento, mais exigência, mercado mais maduro.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o tópico deveria ser movido pro Geral, onde abrangerá mais visibilidade, até pq não é um curso SÓ voltado para Hifi

Concordo Cristiano!, mas não sei como fazer isso. se a comunidade puder ajudar, fico agradecido!

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa a sinceridade, mas ao meu ver o impacto desse "curso avançado" o qual você apresentou nesse tópico seria mínimo pro SQ e HiFi no país.

Quem está nesse ramo (estou excluindo tudo que não seja SQ/HiFi) já tem um nível de conhecimento que não é raro ter sido consolidado em nível superior (engenharia elétrica, no caso de quem fez meu carro), muitas vezes, é aperfeiçoado por meio de workshops e cursos ministrados por grandes profissionais e grandes marcas mundiais, como o que vai ocorrer dia 1º e dia 2 de fevereiro com a Tchernov Cables e a Ground Zero.

Acho que é interessante sim, pro som automotivo "em geral" que hoje está por "emendadores de fios" como você mesmo disse, pra melhorar o nível não só da instalação como dos produtos. Mais conhecimento, mais exigência, mercado mais maduro.

Boa noite Murillo,

Concordo com vc em se tratar não só de um curso para Sq e Hi-fi, mas como um todo. E agradeço a sinceridade, pois é isso que precisamos quanto ao assunto, mas me referi a tudo, para esclarecer ao Kleberlpa sobre o questionamento dele, pois, em se tratando do geral da cidade, já sei bem que qualquer conhecimento introduzido na mão de obra é bem vindo! Mas no que diz respeito ao "curso avançado", que me referi, Seria algo em avançado mesmo, mas precisaria saber da comunidade, o que eles tem em mente, pois nos tópicos que acompanho, vejo que falta muito conhecimento embasado, pelo menos nos que se manifestam em tentar ajudar com os posts. E quanto aos grandes nomes do som automotivo, conheço quase todos e aprendi muito com eles! Já grandes marcas, conheço bem seus cursos e ainda não encontrei um que passasse verdadeiro conhecimento, mesmo que fosse apenas detalhes importantes; Ao invés disso, tentam apenas enobrecer suas marcas e seus produtos, maquiando e muitas vezes omitindo seu verdadeiro defeito e engrandecendo suas qualidades que as vezes nem existem!

Mas achei muito interessante você ressaltar esses detalhes, pois com eles, podemos filtrar o que a comunidade realmente espera de um curso avançado.

Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo Cristiano!, mas não sei como fazer isso. se a comunidade puder ajudar, fico agradecido!

Teria que pedir pra moderação.

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos, não conheço a loja. Vi agora que fica na 711 norte, depois dou uma passada aí pra conhecer.

Bem, quanto ao curso... se formar profissionais que saibam montar um sistema sem picotar cabos, sem gambetas, sem parafusar tudo nos plásticos e etc, já será um grande avanço.

Pra SQ e Hi-Fi eu acho que a via é outra e bem mais complicada, pois será preciso bastante vivência... como fazer o peão entender o que é palco e imagem se ele não sabe ouvir? Vai ter que ensinar o cabra a ouvir...

Sei lá, não sei se teria muita gente pra fazer o curso, mas seria um diferencial sim. Pelo menos por aqui, em Brasília, eu já desisti de explicar qualquer coisa nas lojas. Quero produto tal, o cara já vem perguntar o que vou fazer com ele. "Nada, só quero o produto". Isto porque o pessoal só pensa com cabeça de trio e SPL. Vai projetar caixa e já pensa no pico, acha que quanto maior a ordem do crossover, mais qualidade...

Diria que é uma revolução cultural, de uma cultura que já existiu na década de 90 e que foi suplantada pelo trio.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos, não conheço a loja. Vi agora que fica na 711 norte, depois dou uma passada aí pra conhecer.

Bem, quanto ao curso... se formar profissionais que saibam montar um sistema sem picotar cabos, sem gambetas, sem parafusar tudo nos plásticos e etc, já será um grande avanço.

Pra SQ e Hi-Fi eu acho que a via é outra e bem mais complicada, pois será preciso bastante vivência... como fazer o peão entender o que é palco e imagem se ele não sabe ouvir? Vai ter que ensinar o cabra a ouvir...

Sei lá, não sei se teria muita gente pra fazer o curso, mas seria um diferencial sim. Pelo menos por aqui, em Brasília, eu já desisti de explicar qualquer coisa nas lojas. Quero produto tal, o cara já vem perguntar o que vou fazer com ele. "Nada, só quero o produto". Isto porque o pessoal só pensa com cabeça de trio e SPL. Vai projetar caixa e já pensa no pico, acha que quanto maior a ordem do crossover, mais qualidade...

Diria que é uma revolução cultural, de uma cultura que já existiu na década de 90 e que foi suplantada pelo trio.

É outro mundo mesmo...

A única semelhança é que os dois precisam de auto falantes, não dá nem pra dizer que os dois precisam de música porque só olhar o trio e o SPL já dá pra ver que isso é secundário.

Compartilhar este post

Link para o post

Não passa não Kleberlpa! te convidei a 2 anos!!! agora ja fechei a loja, rs... principalmente pela falta de profissionais!

Com certeza pretendo formar esse tipo de profissionais. Mas quanto a dificuldade em formar profissionais de verdade, evidente que não pretendo dar um curso desses pra qualquer maluco que me aparecer na frente dizendo que quer uma vaga.

O curso que chamei de avançado, seria para bons intendedores que queiram adquirir mais conhecimentos, mais detalhes, mais truques, enfim... Á cerca de cinco anos, venho acompanhando o fórum e vendo os palpites que os usuários dão para ajudar nas dúvidas da comunidade e sinceramente, ainda não vi um sequer, que realmente tivesse uma bagagem considerável para dar uma solução plausível para o que se predispôs a opinar. Vejo desde falta de conhecimento, até absurdos como mitos e o tal do "disse não medisse" , e desse forma, criei o tópico para conhecer se há o interesse real dos que sabem muito e querem ainda mais. Sei que também tem muita gente que sabe e não opina por seus motivos particulares... Se der uma olhada em uns tópicos sobre sistemas que criei, verá quanta abobrinha tem lá.

Sobre o que disse de evolução cultural, é exatamente minha vontade! reacender os bons anos 90! Mas para dar início a isso, tenho muito trabalho e gostaria de contar com a ajuda de vocês aqui do fórum, pois como você mesmo disse: vou ter que ensinar muito peão a ouvir primeiro e depois construir!

Compartilhar este post

Link para o post

É outro mundo mesmo...

A única semelhança é que os dois precisam de auto falantes, não dá nem pra dizer que os dois precisam de música porque só olhar o trio e o SPL já dá pra ver que isso é secundário.

Pura verdade Murillo! Mas você sabe que da pra montar trio com a mesma qualidade de um palco também neh?! Isso seria um novo passo, que poderia ser feito aos pés dos anos 90, mas com o acréscimo de hoje que a grande vontade dos clientes é ter um trio elétrico; Eu mesmo ja montei vários em minha loja que modéstia a parte, se bem posicionado o ouvinte atrás do carro, era notável a imagem do palco e em muitos, os trios eram poderosos! mas com boa música e posicionamento, pouco diferenciava!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa do curso avançado acho legal,

Mas acho mais eficiente fazer um curso em três módulos,

Básico, tipos de som, alto falantes e suas aplicações, cálculo de cabos, etc. Voltado pra quem cansou de ser enganado.

Intermediário, Instalações, cálculos de caixa, análise de parâmetros, etc. Voltado pra quem quer meter a mão na massa.

Avançado, Regulagem de sistemas com base em instrumentos, e sonorização de veículos para campeonatos, Voltado para quem quer trabalhar e competir, enfase em SQ.

Tenho muita vontade de montar um curso desse aqui, mas já tem alguns aqui, não sei se são bons ou se são completos, mas falta coragem e principalmente apoio de lojistas ou fabricantes, pois um curso assim é caro....

Minha estimativa é de algo em torno de 40k só em investimento de equipamento para aula O.O , fora local e material para apresentar aos alunos....

Compartilhar este post

Link para o post

Essa do curso avançado acho legal,

Mas acho mais eficiente fazer um curso em três módulos,

Básico, tipos de som, alto falantes e suas aplicações, cálculo de cabos, etc. Voltado pra quem cansou de ser enganado.

Intermediário, Instalações, cálculos de caixa, análise de parâmetros, etc. Voltado pra quem quer meter a mão na massa.

Avançado, Regulagem de sistemas com base em instrumentos, e sonorização de veículos para campeonatos, Voltado para quem quer trabalhar e competir, enfase em SQ.

Tenho muita vontade de montar um curso desse aqui, mas já tem alguns aqui, não sei se são bons ou se são completos, mas falta coragem e principalmente apoio de lojistas ou fabricantes, pois um curso assim é caro....

Minha estimativa é de algo em torno de 40k só em investimento de equipamento para aula O.O , fora local e material para apresentar aos alunos....

Já planejei isso caro Nisito. Um pouco diferente de sua opinião, mas em módulos sim, só que de acordo com a necessidade da cidade.

O curso avançado, seria para amantes do som primeiramente, mas eh apenas um estudo, agora formação de profissionais que parem de enganar os clientes por não saberem, isso já está bem programado e em andamento.

Mas e você, se encaixa onde? Aluno, Proprietário ou professor?

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, sério que você me convidou? :vts

Liga não, sou desligado mesmo com as coisas, principalmente se estiver atarefado.

Em relação a fóruns, vi isto que você disse no Digus. Aqui não. Aqui eu vejo muita gente com boa bagagem (que não é uma bagagem técnica completa, mas cada um com uma aptidão em especial) que em geral circula a informação. Inclusive o nível de algumas discussões extrapola o que se considera como "avançado", mesmo que o linguajar técnico talvez não seja o mesmo empregado na engenharia.

Aliás, aqui e na Audio List foi onde eu mais vi informação BOA sendo compartilhada. Não por todos, mas a coisa flui e rende bons frutos. Por exemplo, por alguns se aventurarem é que muita gente partiu para soluções "fora da caixinha", como caixas linha de transmissão, cabos DIY, amplificadores modificados e etc. Se você vai a um técnico, o cara logo pula fora de uma grande LT. Aliás, foi da boca de um "grande técnico" que eu li uma das maiores pérolas sobre o fato das LTs não prestarem... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Já planejei isso caro Nisito. Um pouco diferente de sua opinião, mas em módulos sim, só que de acordo com a necessidade da cidade.

O curso avançado, seria para amantes do som primeiramente, mas eh apenas um estudo, agora formação de profissionais que parem de enganar os clientes por não saberem, isso já está bem programado e em andamento.

Mas e você, se encaixa onde? Aluno, Proprietário ou professor?

Eu seria os três!!!!!!!!!

Ainda tenho muita coisa para aprender, como confecção de cross, filtros note, l-pads essas coisas, sei a teoria, mas aplicar e ter o resultado esperado ainda estou praticando para as coisas se tornarem mais fluida na aplicação prática.

Trabalho com áudio tem mais de 20 anos, já passei por todas as categorias, de Estúdios de gravação, PA e automotivo! Mas nunca larguei o som automotivo já trabalhei por uns 10 anos em lojas, mas desisti, pois as "estaladoras" daqui só visam o lucro, só instalações mal feitas e equipamentos podres, quando pediam para comprar cabos de melhor qualidade, equipamentos como RTA e osciloscópio, era quase mandado embora!

Hoje só monto meus carros, no máximo ajudo nos carros dos amigos, e tento testar ao máximo as coisas que estudo, como confecção de cabos e filtros, mas mesmo assim é complicado, pois não tenho grana para investir em um pequeno laboratório que no final das contas seria para ficar com dinheiro parado.

Editado por Nisito BH-MG

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, sério que você me convidou? :vts

Liga não, sou desligado mesmo com as coisas, principalmente se estiver atarefado.

Em relação a fóruns, vi isto que você disse no Digus. Aqui não. Aqui eu vejo muita gente com boa bagagem (que não é uma bagagem técnica completa, mas cada um com uma aptidão em especial) que em geral circula a informação. Inclusive o nível de algumas discussões extrapola o que se considera como "avançado", mesmo que o linguajar técnico talvez não seja o mesmo empregado na engenharia.

Aliás, aqui e na Audio List foi onde eu mais vi informação BOA sendo compartilhada. Não por todos, mas a coisa flui e rende bons frutos. Por exemplo, por alguns se aventurarem é que muita gente partiu para soluções "fora da caixinha", como caixas linha de transmissão, cabos DIY, amplificadores modificados e etc. Se você vai a um técnico, o cara logo pula fora de uma grande LT. Aliás, foi da boca de um "grande técnico" que eu li uma das maiores pérolas sobre o fato das LTs não prestarem... :vts

Inclusive estou estudando a possibilidade de colcar uma TL no meu próximo projeto, um questo 10" e 350w na Sportage, mas ainda não tenho segurança com as formulas e formato da tal caixa..

Acho que vou te incomodar Kleberlpa daqui uns dias para definir o projeto da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, conheço o Carlos (BooM Audio System) e posso atestar sua competência e paixão pelo trabalho. :rever1: :rever1: :rever1:

Ví vários projetos que ele fez e nada tem a ver com os feitos aqui em Brasília, tanto no quesito instalação quanto no quesito projeto e qualidade do som no final do trabalho.

Um detalhe que me chama atenção é que ele não se atenta à marca dos equipamentos, e sim à adequação do equipamento ao projeto final para atender à expectativa do cliente, coisa que ninguém mais faz por aqui nas lojas da cidade... o que se escuta é, compra essa marca ou aquela que bate muito! etc etc etc!

Sendo assim, vejo que a iniciativa de fazer um curso aqui na cidade para capacitar mais pessoas a trabalhar dessa forma seria fantástico! Tanto para instaladores / donos de lojas como para os entusiastas de som automotivo. Eu mesmo estou pensando em participar da turma!

Assim que tiver com o conteúdo programático, poste para que possamos ver melhor!

[-] [-] [-] [-]

[]s

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

Á cerca de cinco anos, venho acompanhando o fórum e vendo os palpites que os usuários dão para ajudar nas dúvidas da comunidade e sinceramente, ainda não vi um sequer, que realmente tivesse uma bagagem considerável para dar uma solução plausível para o que se predispôs a opinar. Vejo desde falta de conhecimento, até absurdos como mitos e o tal do "disse não medisse"

Ba me senti um nada agora, kkkkkk ainda bem que nunca entrei nos tópicos do Dr bagagem ai, boa sorte no seu curso por Brasília pois aqui so tem gente que não sabe nada e ta a tempo tentando aprender um pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre fui bastante dedicado, aprendi sozinho só lendo aqui no tópico, não foi fácil se for comparar o meu primeiro som montado para o que tá montado hoje o progresso foi enorme kkkkkk. Sempre tive vontade de fazer um curso entender mais quem sabe em médio-longo prazo ter minha própria loja, montar mais por gostar mesmo de som, quando for ter o curso saio daqui de Goiânia e vou para bsb só para participar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...