Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
dds

Utopia No6 vs WRC em off-axis

Recommended Posts

Fala pessoal,

Vou trocar de carro e quero finalmente por a assinatura Utopia no meu som. Ainda não decidi qual carro, mas não quero fazer colunas e não deixar nada visivel (vou usar processador e player OEM), o que me fez descartar o no7 pela necessidade de fazer colunas.

Fiquei entre o no6 e o WRC. Sempre achei que o no6 seria superior, mas me parece que em instalação sem on-axis o resultado final com o WRC é superior? Vou tratar a porta com manta, usar bom speakers, mas tanto mid quanto tweeter vai ficar na posição original. Ah, não pretendo inicialmente usar subwoofer... Então rendimento em baixas frequencias do mid também seria um fator importante

Só a carater ilustrativo, nos carros que vi para comprar alguns tem posicionamentos bem estranhos como no 308, em que o tweeter fica praticamente voltado para o para-brisa:

2272.jpg

208 em que o tweeter fica do lado da maçaneta

Peugeot-208-Griffe-interior%2B(3).JPG

Golf (o menos estranho deles provavelmente)

vendo-forras-da-porta-golf-iv-Coimbra_435251788_2.jpg

No meu caso, o WRC seria a melhor escolha?

Obrigado

Editado por dds

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se é para usar assim (direcionado para o para-brisa), nem sei se vale a pena.

Pq não pode fazer uma pecinha que seja?

Não pode nem usar o copinho do tw?

Edit:

Por falar nisso, se alguém tiver o copinho desse tw para vender, por favor, manda MP p/mim. [¨]

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

No caso do 208, o tweeter naquela posição original vai deixar o palco muito baixo.. o mesmo problema que tive no meu vectra..

É de se pensar num acabamento no painel ou ainda uma coluna...

Compartilhar este post

Link para o post

Se é para usar assim (direcionado para o para-brisa), nem sei se vale a pena.

Pq não pode fazer uma pecinha que seja?

Não pode nem usar o copinho do tw?

Edit:

Por falar nisso, se alguém tiver o copinho desse tw para vender, por favor, manda MP p/mim. [¨]

Alves, será que fica tão ruim assim com o tweeter mirado no parabrisa? Já vi uns sets gringos usando desse jeito (ok, 3 vias, mas relatos de 2 vias também):

http://csdaudio.com/blog/2011/08/18/csd-audi-v3-powered-by-focal-mosconi/

Os relatos que vi, o palco fica mais largo, mas perde foco em comparação ao on-axis

Compartilhar este post

Link para o post

Perde foco, mas ganha muito em espacialidade e se não for usar TA eu gosto, é uma configuração que motorista e carona ficam razoavelmente bem servidos

É só cuidar o afastamento que vai ter entre tweeters e vidro, muito perto tende a ficar agressivo, mas quando o carro tem espaço dedicado pra isso, não se tem esse problema

Só tem que ver se cabe...

Nunca ouvi um Golf pra saber como fica, mas os carros que escutei com tweeter posicionados no acabamento dos reteovisores, o palco não era absurdamente alto, mas ganhava em largura

Compartilhar este post

Link para o post

Alves, será que fica tão ruim assim com o tweeter mirado no parabrisa? Já vi uns sets gringos usando desse jeito (ok, 3 vias, mas relatos de 2 vias também):

http://csdaudio.com/...-focal-mosconi/

Os relatos que vi, o palco fica mais largo, mas perde foco em comparação ao on-axis

Na sua pesquisa, viu como é mais fácil achar um set com esse tw on-axis, ñ viu?

Pois é, tem quem use off, mas na minha opinião, a imagem formada on-axis supera qualquer preocupação em ganhar apenas centímetros de largura.

Tenho um 307 e uso o tw do kit W-RC. Antes de instalar, procurei imagens de sets com Utopia. Fui no carro, escolhi um lugar pensando naquilo que vi e liguei o tw... pimba! Acertei de primeira e o resultado me surpreendeu muito. Tinha boa largura, altura (acima do painel) e profundidade (às vezes, com sensação de estar além do pára-brisa), além de ter formado uma imagem bem definida.

Olha como ficou simples (provisoriamente):

xbg6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Na sua pesquisa, viu como é mais fácil achar um set com esse tw on-axis, ñ viu?

Pois é, tem quem use off, mas na minha opinião, a imagem formada on-axis supera qualquer preocupação em ganhar apenas centímetros de largura.

Tenho um 307 e uso o tw do kit W-RC. Antes de instalar, procurei imagens de sets com Utopia. Fui no carro, escolhi um lugar pensando naquilo que vi e liguei o tw... pimba! Acertei de primeira e o resultado me surpreendeu muito. Tinha boa largura, altura (acima do painel) e profundidade (às vezes, com sensação de estar além do pára-brisa), além de ter formado uma imagem bem definida.

Olha como ficou simples (provisoriamente):

xbg6.jpg

Ah sim, achar sets on-axis é bem mais fácil, até porque ai são carros voltados para isso, HU dedicada (Geralmente P99RS). Eu vou usar a HU original usando conversor de alta Focal Hilo + Dual Monitor para fazer o DSP... Pretendo colocar um airport express + toslink para quando quiser brincar (já usado pelo Fabio Arisa se não me engano), mas a proposta do som não põe qualidade acima de praticidade no meu caso.

No caso de 308, se realmente ficar muito ruim, penso em fazer um esquema parecido com o IFP 207 da linha integration da Focal, deixando eles on-axis dai, segue foto:

ifp207_2__28648.jpg

ou assim

middle_1345031927.jpg

Pelo que andei lendo em outros tópicos, na minha proposta o WRC é melhor que o no6 certo? Vi muita gente preferindo o WRC ao No6

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião, esse lugar faz com que o tw fique acima do painel, mas ñ oferece a largura que as extremidades do painel ou colunas podem oferecer.

Veja que o lugar que eu escolhi é até mais baixo. ;) Apesar de ser mais próximo dos ouvintes, gostei da profundidade. Quem ouviu gostou tb.

Por enquanto, ainda tenho outras coisas para resolver no meu set e o tw continuará ali, mas quero passar para a coluna ou montar uma peça melhor.

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

o Alves, cade o teu topico do teu som? quero ver como ficou o 307 :)

Compartilhar este post

Link para o post

Prefiro o n6 mas gostei do wrc tb. O n6 vem com um copinho direcionado pro tw bem honesto, que da para acoplar na,telinha do 307 sem problema. Quanto ao mid, qq um vai bem na porta. Soh atente que pelo menos a porta do 307 era horrivel, prende o falante no plastico, fica muito ruim. Nao sei se melhorou no 308. O golf deve ser 100% melhor para instalar.

Na minha opiniao seu foco deveria ser em tratamento acustico e depois praticidade/conectividade. Avalie um ibus da focal para ter um subzinho, vale a pena para complementar o subgrave

Digo isso pois tb eh meu foco ha mto tempo.

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou usar a HU original usando conversor de alta Focal Hilo + Dual Monitor para fazer o DSP... Pretendo colocar um airport express + toslink para quando quiser brincar (já usado pelo Fabio Arisa se não me engano), mas a proposta do som não põe qualidade acima de praticidade no meu caso.

Dureza usar um utopia off axis com hu original ein.

Se a proposta não é qualidade acima da praticidade por quê um utopia então ?

Bem mais fácil mandar fazer uma coluna/moldura no retrovisor que seja discreta do que ficar com gambiarra no set.

Se é pra usar um equipamento hi end que use direito, se não for pra aproveitar todo o potencial que use um mais adequado.

Minha opinião.

Que mais tem nesse set ? Cabos ? Amps ?

O utopia desce MUITO e forte. Mas nunca ouvi o 2 vias, só o 3 vias. Os mids são diferentes. Dá pra ficar sem sub se a porta estiver perfeita ou com um door pod. Mas não é a mesma coisa que ter um subwoofer, obviamente.

Compartilhar este post

Link para o post

o Alves, cade o teu topico do teu som? quero ver como ficou o 307 :)

Tive uns imprevistos. O set ñ tá pronto.

Por enquanto, está definido apenas:

Tweeter do kit W-RC

Midbass Utopia 6W3253

Crossover baseado no CrossUniq

Sub 21wx Be

Amp Helix A2 (para o kit)

Amp Helix A1 (p/o sub)

HU: Estou com Alpine W205 + PXA-H701 + RCA DLS SL1. Esse ponto ñ está definido ainda. Estou vendendo para me recapitalizar, mas depois pode ser que volte para esse mesmo conjunto (o resultado é bom e fica bonito no painel)... ou, se o negócio melhorar, quem sabe se ñ me encorajo (ou perco o juízo) e encaro um P99RS ou 9255 + módulo p/ipod? o-o-[^]

Ainda tenho que ver os cabos. RCA dependem da HU, pois se for usar o PXA, usarei cabos curtos. Speakers ainda ñ defini tb.

Tanto RCA quanto speakers, andei pensando nos Tchernov.

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Prefiro o n6 mas gostei do wrc tb. O n6 vem com um copinho direcionado pro tw bem honesto, que da para acoplar na,telinha do 307 sem problema. Quanto ao mid, qq um vai bem na porta. Soh atente que pelo menos a porta do 307 era horrivel, prende o falante no plastico, fica muito ruim. Nao sei se melhorou no 308. O golf deve ser 100% melhor para instalar.

Na minha opiniao seu foco deveria ser em tratamento acustico e depois praticidade/conectividade. Avalie um ibus da focal para ter um subzinho, vale a pena para complementar o subgrave

Digo isso pois tb eh meu foco ha mto tempo.

Boa sorte

Obrigado Fabio, tratamento acústico das portas com Dynamat ou aquela manta da Focal está nos meus planos, baffle de madeira etc. A instalação ficará a cargo da Rally Som provavelmente, e confio nos caras. Gostei da idéia do iBus da Focal. Andei ouvindo meu set atual com o sub desligado (Tweeter Morel MT-23, Mid MB Quart da linha RVF e um JL 12w0) e acho que vou sentir falta do sub... Esse iBus 2.0 me pareceu uma opção complementar perfeita para ligar no LineOut do Dual Monitor

Dureza usar um utopia off axis com hu original ein.

Se a proposta não é qualidade acima da praticidade por quê um utopia então ?

Bem mais fácil mandar fazer uma coluna/moldura no retrovisor que seja discreta do que ficar com gambiarra no set.

Se é pra usar um equipamento hi end que use direito, se não for pra aproveitar todo o potencial que use um mais adequado.

Minha opinião.

Que mais tem nesse set ? Cabos ? Amps ?

O utopia desce MUITO e forte. Mas nunca ouvi o 2 vias, só o 3 vias. Os mids são diferentes. Dá pra ficar sem sub se a porta estiver perfeita ou com um door pod. Mas não é a mesma coisa que ter um subwoofer, obviamente.

Questão de gostar da assinatura sônica Murillo, o WRC até tem um preço atrativo. O amplificador é um Focal Dual Monitor, que vou usar o DSP dele para aplicar T.A. sendo 2 x 300w. Acho que é um amplificador a altura de um set utopia. Cabeamento ainda não decidi, mas a priori vai ser Belden ou Canare (Blue Jeans Cable em outras palavras), se for deixar os crossovers no malas. Se eu encontrar algum lugar mais perto da porta para deixar os crossover (enconomizando uma perna de fio praticamente), vou investir mais e usar Kimber Kable 8TC ou algo nessa faixa. Queria usar umas pernas de Nordost Blue Heaven, mas o formato Flatline não vai passar pela porta sem destruir o cabo hehehe. RCAs ainda não escolhi, Blue Jeans, Chord, ainda estou avaliando as opções... (Estou voltando do som residencial, pelo que dá pra perceber pelas marcas). As opções de kit ficam entre o WRC e o no6, ambos passivos. Acho que se não for trocar o kit, vou manter esse que tenho mesmo na instalação inicial, fazer todo o trabalho de acústica no carro, acerto do DSP, pra ai então começar a mexer no resto

Subwoofer a principio nenhum, vou dar uma olhada nesse ibus da Focal. Alguém aqui já chegou a usar? Complementa o subgrave o suficiente?

Compartilhar este post

Link para o post

Subwoofer a principio nenhum, vou dar uma olhada nesse ibus da Focal. Alguém aqui já chegou a usar? Complementa o subgrave o suficiente?

Já que perguntou...

Toca menos que um subwoofer convencional de 8". De entrada.

O utopia é capaz de descer mais.

O problema mesmo é o timbre e o fato de não ser nem um pouco linear. SPL tem, mas em frequências inuteis pra um subwoofer que vai ser usado junto com um utopia, ou qualquer outro pra SQ.

Compartilhar este post

Link para o post

Já que perguntou...

Toca menos que um subwoofer convencional de 8". De entrada.

O utopia é capaz de descer mais.

O problema mesmo é o timbre e o fato de não ser nem um pouco linear. SPL tem, mas em frequências inuteis pra um subwoofer que vai ser usado junto com um utopia, ou qualquer outro pra SQ.

Obrigado Murillo,

Acho que se for colocar um sub, vou na selada de cerca de 20 litros... Minha caixa atual tem 50 litros e tá muito trambolho. Pensei no bom e velho 10w0 mesmo, ando bem desatualizado em subs... Agora uso um 12w0 na dutada. Alguma sugestão? Vi uns projetos com caixa de 9-10 litros no step com sub de 8... 8w0? (Sou da velha guarda que w0 era a grande preferencia da maioria, não sei o que o pessoal anda usando atualmente...)

Alguma sugestão de baixa litragem em selada?

Compartilhar este post

Link para o post

Achei uma foto da porta do 308... Não é a mesma do 307, mas se essa peça preta for plástico (o que parece ser...)

308%2B016.JPG

Compartilhar este post

Link para o post

Achei uma foto da porta do 308... Não é a mesma do 307, mas se essa peça preta for plástico (o que parece ser...)

90% de certeza que é um negócio que parece isopor, tem em muitas portas isso, mas nesse é preto, tem um vídeo no youtube do cara tirando o forro mas a imagem é tão ruim que não dá pra ter certeza.

No vídeo esse negócio é branco.

Pergunta pra algum dono de 308 ou algum instalador que vai saber.

edit: vi no facebook da hertz um 308 que eles fizeram, mas sem fotos da porta, pergunte ao massami que ele vai saber.

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post

Link para o post

90% de certeza que é um negócio que parece isopor, tem em muitas portas isso, mas nesse é preto, tem um vídeo no youtube do cara tirando o forro mas a imagem é tão ruim que não dá pra ter certeza.

No vídeo esse negócio é branco.

Pergunta pra algum dono de 308 ou algum instalador que vai saber.

edit: vi no facebook da hertz um 308 que eles fizeram, mas sem fotos da porta, pergunte ao massami que ele vai saber.

Opa!! Vi meu nome!!huahuahuahuah

Esse negócio preto é uma espuma. Infelizmente a porta do 308 é aberta. Na parte que vai instalado o falante, a lata é bem mole. Então o tratamento, reforço e baffle de MDF são indispensáveis.

Cara, vi que vc esta pensando em pegar ou vc já tem um Focal Dual Monitor? Caso não tenha, dá uma pesquisada pq eu instalei um e conheço outras lojas que tbm instalaram, mas não conseguimos fazer rodar o programa da Focal. Fizemos várias tentativas com vários notes e nada funcionou.

Já que vc vai levar na Rally, pergunta pro Vando se ele tem esse programa instalado que esteja funcionando. Ai vc pode ficar despreocupado.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse negócio preto é uma espuma. Infelizmente a porta do 308 é aberta. Na parte que vai instalado o falante, a lata é bem mole. Então o tratamento, reforço e baffle de MDF são indispensáveis..

Acertei [-]

Compartilhar este post

Link para o post

Esse negócio preto é uma espuma. Infelizmente a porta do 308 é aberta. Na parte que vai instalado o falante, a lata é bem mole. Então o tratamento, reforço e baffle de MDF são indispensáveis.

Cara, vi que vc esta pensando em pegar ou vc já tem um Focal Dual Monitor? Caso não tenha, dá uma pesquisada pq eu instalei um e conheço outras lojas que tbm instalaram, mas não conseguimos fazer rodar o programa da Focal. Fizemos várias tentativas com vários notes e nada funcionou.

Já que vc vai levar na Rally, pergunta pro Vando se ele tem esse programa instalado que esteja funcionando. Ai vc pode ficar despreocupado.

Ah, eu até tinha perguntado no facebook sobre as portas, tinha deixado um comentário nas fotos... Aproveitando, quanto de litragem deu aquela caixa no sub?

Eu acabei de pegar um Dual Monitor aqui no forum, do user Diego Alves. Ele conseguia mexer no programa sem problema na casa dele (até me fez um video mostrando) e computer é o que não falta aqui em casa heheheh. Espero que funcione

Compartilhar este post

Link para o post

não é esse amp que precisa ter note rodando Windows XP?

Parece que as vezes nem com um emulador de XP rodando num note mais atual se consegue acesso ao amp

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!

Seguinte, o problema do Offaxis, é que o som vai ficar cornetado, sem aquele agudo cristalino que impressiona...

Atualmente estou com um VIFA XT25 improvisado em Off axis enquanto o Wagner faz minha coluna-A, o som fica muito xoxo... quando você posiciona ele em On Axis fica outra coisa, aparece o brilho, a voz foca melhor no palco, enfim... não recomendo utiliza-lo em off axis.

O tweeter original do civic fica colado no vidro, igual a primeira foto que você colocou... O som fica nojento! não recomendo nem um pouco, nem para meu pior inimigo... rsrsrs...

Existem alguns tweeters que talvez se saiam melhor em off axis em relação a outros em OFF... Mas dúvido que algum fique melhor em off que on...

se for para deixar em off axis, melhor nem gastar tanto assim em som, porque você nunca vai conseguir ter o top-end bom...

Se procurar meu tópico verá meu desespero em o som do meu carro estar uma bosta, por conta do tweeter estar em off axis, quando botei em on axis foi outra coisa! ( na época era um NAR série 3. )

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!

Seguinte, o problema do Offaxis, é que o som vai ficar cornetado, sem aquele agudo cristalino que impressiona...

Atualmente estou com um VIFA XT25 improvisado em Off axis enquanto o Wagner faz minha coluna-A, o som fica muito xoxo... quando você posiciona ele em On Axis fica outra coisa, aparece o brilho, a voz foca melhor no palco, enfim... não recomendo utiliza-lo em off axis.

O tweeter original do civic fica colado no vidro, igual a primeira foto que você colocou... O som fica nojento! não recomendo nem um pouco, nem para meu pior inimigo... rsrsrs...

Existem alguns tweeters que talvez se saiam melhor em off axis em relação a outros em OFF... Mas dúvido que algum fique melhor em off que on...

se for para deixar em off axis, melhor nem gastar tanto assim em som, porque você nunca vai conseguir ter o top-end bom...

Se procurar meu tópico verá meu desespero em o som do meu carro estar uma bosta, por conta do tweeter estar em off axis, quando botei em on axis foi outra coisa! ( na época era um NAR série 3. )

Concordo.

Há tw que fica bem quando usados "off", como os German-Maestro, por exemplo. Seria um gasto mais racional.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo.

Há tw que fica bem quando usados "off", como os German-Maestro, por exemplo. Seria um gasto mais racional.

Exato! Não adianta gastar uma grana fudida se ele nunca vai te entregar o que é capaz...

Pegue um set que tenha um tw legal para usar off axis igual os German citado pelo Cristiano... Mas pegue o topo de linha...

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...