Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
TBorges

Trocando Set

Recommended Posts

Olá galera, atualmente possuo em meu Corsa Hatch 02 subs Pioneer 309 sendo tocados por um Taramps TA 1000, e 02 Drivers D250X e 02 ST200 sendo tocados por um Soundigital SD 400.4. Estou querendo trocar por algum alto falante de 15 pol, sendo assim apenas 01, pois gostaria que sobrasse pelo menos um cantinho na mala de meu carro. Primeiramente pensei em colocar 01 Selenium Tornado 15 pol. 1100 rms sendo tocado por um Taramps HD 1600 4ohm, e manter os drivers e tweeters junto com o SD 400.4.

Minhas perguntas:

- Com apenas 01 Selenium Tornado 15 pol. 1100rms eu consigo um sonzinho bom pra fora, ou até melhor que os 02 Pioneer?

- Alguém indicaria algum outro alto falante? Que fosse melhor que o Tornado.

- Caso o Tornado fique legal, ja andei lendo aqui pelo forum que necessito fazer uma caixa com 90lts, mas quanto ao duto retangular feito com a propria caixa, quais medidas ficariam melhor pro rendimento do alto falante?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja viu a questão do amplificador ? Ele tera q ser no minimo 1000w a 4ohms.

Pode usar um Sub800 de 18" 4ohms num Dad1500 4ohms ou Ta1600 4ohms que fica legal.

Vai precisar de médios para tampar o buraco entre o grave e as d250x , um par de 10pw3 num amp de 400-500w @4ohms fica ótimo.

Tornado precisa de mais potência e o de 15" é péssimo.

Caixa ? Dutos? Pesquise , o que mais tem nesse forum são tópicos com projetos de caixas dos mais variados modelos e pra quase todo tipo de falante.

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de Tapatalk.

Editado por artsompb

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, em primeiro lugar seria bom vc deixar claro o que espera do som... Pois da para montar um set legal na configuração de 1 x 1, mas não fará milagres.

Já que a sua dúvida é com relação ao grave não irei sugerir que mude todo seu set... E colocaria um woofer de 15" mesmo ( apesar de eu ser meio relutante em por apenas um falante, questão de gosto mesmo esteticamente não acho que ica legal), mas como é o que vc pretende fazer, um SDS 2.7, snake GTk 1500, oversound 15/800 (sub800 de 15") e se já ouviu o tornado tocando e gostou coloca ele mesmo, o importante é o gosto se agrada vai fundo.

Como o artsompb sugeriu eu colocaria médio-grave, não dois, pois com dois woofers dependendo dos médios utilizados eles já tem que ficar atenuados para não abafar o grave com dois médios mais drives certamente iria sobressair ao grave.

Sugestão minha, 1x woofer ou sub "profissional" de 15" + 1x médio pode ser o 10PW7 ou over 450W10 + drive Ti ( se não quiser o Ti por já ter as 250x coloca apenas uma e um tweeter).

Agora se não quer qualidade e equilíbrio, taca um de 15" e mantem as duas D250x com os tweeters e o rombo nas frequências.

Compartilhar este post

Link para o post

e um de 18 toca por 4 cara preta

Nem a pau juvenal... 4 cara preta em caixa de baixa litragem e sintonia mais alta toca muito bem pra fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora coloca o um tornado em caixa de pouca litragem ou melhor uma euclides, ganha fácil de 4 cara preta com db real na faixa de 88db na caixa de pouca litragem e que não passa de 80hz.

Um par de tornado de 18 numa euclides pode junta 8 cara preta ou mais ainda sim não chega aos pés de um woofer voltado para gama de sub-trio.

Cara preta para trio é ilusão, pode fazer na menor caixa de sapato que existir, nunca vai ser igual ao um woofer ou indicado para trio. Lugar dele é som interno.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Ja viu a questão do amplificador ? Ele tera q ser no minimo 1000w a 4ohms.

Pode usar um Sub800 de 18" 4ohms num Dad1500 4ohms ou Ta1600 4ohms que fica legal.

Vai precisar de médios para tampar o buraco entre o grave e as d250x , um par de 10pw3 num amp de 400-500w @4ohms fica ótimo.

Tornado precisa de mais potência e o de 15" é péssimo.

Caixa ? Dutos? Pesquise , o que mais tem nesse forum são tópicos com projetos de caixas dos mais variados modelos e pra quase todo tipo de falante.

Desculpe, mas o tornado de 15 e otimo, fiz um projeto pra ele, rendeu 1,5db a mais q o de 18, ambos com mesma alimentacao e caixa cabulosa. Joester tem camionete, espaco pra carai, e uso dois de 15, pq tb rendeu mais q o 18 e toca mais bonito.

Enviado de meu MB526 usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe, mas o tornado de 15 e otimo, fiz um projeto pra ele, rendeu 1,5db a mais q o de 18, ambos com mesma alimentacao e caixa cabulosa. Joester tem camionete, espaco pra carai, e uso dois de 15, pq tb rendeu mais q o 18 e toca mais bonito.

Ta ta , sei que ele rende até bem nas manifold ou cornetas , mais dai a ser bom e ate melhor que o de 18 eu falo com certeza não é , nem chega perto.

Continua sendo o af ventilador , toca pouco e faz muito vento.

Compartilhar este post

Link para o post

O mais importante ainda não foi comentado, quanto está disposto a gastar?

Isso é que vai definir alguma coisa.

Enviado do meu S3 brabu usando Tapatalk.

Compartilhar este post

Link para o post

Ta ta , sei que ele rende até bem nas manifold ou cornetas , mais dai a ser bom e ate melhor que o de 18 eu falo com certeza não é , nem chega perto.

Vc quiz dizer q mesmo em simulacao ele rendendo mais, no resultado final o grave sera mais fraco ?

Compartilhar este post

Link para o post

TA TA TA

Depois ele põem o ventilador a venda :vts

se for de 15" melhor pegar um 815 do que tornado, eu mesmo ja tive um HPX2150 e sozinho ele sofria pra tocar, tornado também é mais sub. então não vai mudar muito dos pioneer, depois vc me conta se não é verdade =)

videozin

Editado por Miquim

Compartilhar este post

Link para o post

Agora coloca o um tornado em caixa de pouca litragem ou melhor uma euclides, ganha fácil de 4 cara preta com db real na faixa de 88db na caixa de pouca litragem e que não passa de 80hz.

Um par de tornado de 18 numa euclides pode junta 8 cara preta ou mais ainda sim não chega aos pés de um woofer voltado para gama de sub-trio.

Cara preta para trio é ilusão, pode fazer na menor caixa de sapato que existir, nunca vai ser igual ao um woofer ou indicado para trio. Lugar dele é som interno.

EU tenho dois woofers de 18'' e sei que 8 cara preta toca mais e com menos amplificação, a principio minha comparação foi bass reflex x bass reflex. Nunca ouvi a tal euclides, mas tenho certeza que não se enquadra muito no meu gosto musical, gosto de algo que desça com maior desenvoltura, e euclides pelo que é falado é mais ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc quiz dizer q mesmo em simulacao ele rendendo mais, no resultado final o grave sera mais fraco ?

Sem nenhuma duvida, sofri muito tempo com um par de tornados de 15" que um amigo me mandou fazer uma caixa , testei em todo tipo 4 4ou5 dutadas de 60a90l sintonia dos 50 aos 65hz e Nada de rendimento , ficou legalzinho com uma canhão , mais levava coro feio de um set com um par de magnum 18" 1000w em canhão.

Pode agradar alguns pelo timbre embolado e que desce bastante , porem o resultado em Spl é triste frente a concorrência.

Compartilhar este post

Link para o post

Em spl 2x 18" em caixa de alto rendimento estupra até 12painer , toca pau a pau com uns 16-20.

Porem com um timbre e faixa de resposta completamente diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Em spl 2x 18" em caixa de alto rendimento estupra até 12painer , toca pau a pau com uns 16-20.

Porem com um timbre e faixa de resposta completamente diferentes.

:+1:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O.O mas quais woofer de 18"? os panzer?

Compartilhar este post

Link para o post

Não amigo, basta só o target 3.0 de 18 na Euclides 2 original e pode chama mais de 8 cara preta em caixa de sapato e leva até 12 deles que não foram feitos para trio e sem tira de dentro, se o tornado por ser inferior em db e cobertura já ganha de 8 cara preta na Euclides.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Sem nenhuma duvida, sofri muito tempo com um par de tornados de 15" que um amigo me mandou fazer uma caixa , testei em todo tipo 4 4ou5 dutadas de 60a90l sintonia dos 50 aos 65hz e Nada de rendimento , ficou legalzinho com uma canhão , mais levava coro feio de um set com um par de magnum 18" 1000w em canhão.

Pode agradar alguns pelo timbre embolado e que desce bastante , porem o resultado em Spl é triste frente a concorrência.

Nao entendo cara, entao os graficos sao mentirosos ou mentem somente sobre o tornado ??

Conversei com o joester novamente a uns dois dias atras, ele monto um projeto parecido com o q eu fiz pra mim, ele ta vendendo o som pra compra uma moto. Ele me falo q a uns 30 mts do som dava pra senti no peito o subgrave dos tornadinhos, e que toco muito mais os tornados de 15 em menifold com um ice 3500 do que os SDS 2.7 18 com um SD8000 em dutada. Dae fiquei na duvida agora. Que tipo de musica vc escuta ?? talvez tornado nao tenha ficado legal pra vc pelos tipos de musica.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só escutei tornado em caixa dutada até hj, e é o que o Arthur disse mesmo só faz ventania e pressão sonora mesmo nada. Mas as manifóda não escutei ainda, mas dizem que ficam boas nos tornadinhos de 15''.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só escutei tornado em caixa dutada até hj, e é o que o Arthur disse mesmo só faz ventania e pressão sonora mesmo nada. Mas as manifóda não escutei ainda, mas dizem que ficam boas nos tornadinhos de 15''.

Vei, a ideia da manifoda é aumenta as altas, tornado toca sub pra carai, ai imagina, ele rendendo bem em todas as faixas. Um amigo meu e do joester, tinha uma montana com 4 tornado 15 com manifoda, a 60mts tu sentia o subgrave. Era lindo, tocava mais q 4 18. Eu nao sei que tioo de musica vcs escutam, mas os SDS aqui nao tem futuro, aqui a galera gosta de subgrave.

Compartilhar este post

Link para o post

Tornado é subgrave trio ou melhor um woofer igual o sds a diferença que o eros tem voz e sobe mais com atak.

Subgrave que descreveu da sua região é abaixo de 50hz ou acima rsrs?

Eu e uma boa parte da minha região escutamos é grave acima de 55hz e com acoplamento rende subgrave.

Lembre que qualquer caixa de alto rendimento é superior a uma dutada independente da sintonia imagine na faixa de grave.

Tornado de 15 com 92db na manifold ganha fácil do tornado de 18 com 94db numa dutada, tocando mais longe e db, imagine essa mesma caixa manifold na faixa de grave que gostamos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tornado é subgrave trio ou melhor um woofer igual o sds a diferença que o eros tem voz e sobe mais com atak.

Subgrave que descreveu da sua região é abaixo de 50hz ou acima rsrs?

Eu e uma boa parte da minha região escutamos é grave acima de 55hz e com acoplamento rende subgrave.

Lembre que qualquer caixa de alto rendimento é superior a uma dutada independente da sintonia imagine na faixa de grave.

Tornado de 15 com 92db na manifold ganha fácil do tornado de 18 com 94db numa dutada, tocando mais longe e db, imagine essa mesma caixa manifold na faixa de grave que gostamos.

A faixa de subgrave é entre 70-80hz, eu uso corte 24db/8 em 40hz, o grave fica macio, minha mani deu 138db nos 72hz com dois tornado de 15 aplicados 2200w rms. E nao consigo entende como o tornado de 15 nao toca, o 18, na mesma caixa, deu 136,7db nos 72hz, e acredite quem quizer, o projeto tem 350 lts liquidos. Eu nao entendo tb pq os graficos so mentem sobre o tornado de 15, ou a Selenium ta mandando manual errado ou o programa é falho.

Compartilhar este post

Link para o post

:pirou:

amigo subgrave é abaixo de 50Hz que eu saiba!

Ja viu trio tocando abaixo de 50hz ? Entao como da subgrave ? O subgrave q tu ta falando abaixo dos 50hz é pra subwoofer, pra treme o carro, e o subgrave do trio, é o grave q dois nas costelas kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...