Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Mauricio Sass

Dutos retangulares e suas sintonias

Recommended Posts

Antes de tudo, peço desculpas, se já há algo parecido, mas não achei nada do gênero.

Bom vou me apresentar, como novo membro do fórum.

Tenho 17 anos, gosto muito de som automotivo e afins. montei meu sonzinho básico em casa para diversão nos fins de semana.

Bom, como não sou muito fã de SubWoofer, comprei 2 woofer seguintes descriçoes

Woofer Tomahawk Plus 12" 80wrms 4OHMS

Frequencia 60 ~ 6000 Hz

SPL (1w 1m) 94,5 Db

Potencia RMS 80

Potencia musical 160

Impedancia nominal 4 ohms

Resistencia,RE 3,2 ou 6,2 ohms

Freq.ressonancia 65 Hz

Q. Mecânico. (Qms.) 7,8

Q Elétrico. (Qes) 0,99

Q. Total. (Qts) 0,89

Produto BL 8,0 Tm

Eficiencia No

Vas ( litros) 80

X-max 2 mm

r9n2.jpg

entao minha caixa tem 36l para falante, só que estou com problema na sintonia do duto. pois foi um amigo que a fes pra mim.

acho que esta totalmente errado...

os dutos tem as seguintes especificações

35CM Altura 8CM Largura 15CM profundidade

entao, eu gostaria de refazer esses dutos pra botar a caixa em uma sintonia de seus 65~70hz

alguem poderia me ajudar? fico muito grato.

peço novamente desculpas se postei o mesmo em local errado

Um abraço a todos

Editado por Mauricio Sass

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://autosom.net/a.../box_design.htm

edit - segundo uns cálculos rápidos aqui, tá sintonizada em 90hz com pico de 3db em 150.

90hz... entao ta mais pra pancadao, sera que se eu descer um pouco, não havera problemas em torra os woofer? por ser de 12" nao sei se da muito sub-grave, daqui alguns meses irei pegar magnum 250rms 15" ja viu estes falantes pra opinar?

Compartilhar este post

Link para o post

conheço não, esse que vc tem ou é pra pancadão mesmo ou é um médio grave.

acho q da pra descer até uns 70hz, mas com cuidado pq ele só tem 2mm de excursão (xmax)

teria que simular o comportamento na caixa.

baixa o bass box ou o winsd e testa.

tá usando o que como amplificador?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse xmax está correto? Se for isso mesmo, e você não usar um bom filtro subsonico e não tomar muito cuidado com distorção, vai correr o risco de detonar o falante, mesmo com a sintonia da caixa mais baixa, que diminui o excursionamento do falante próximo da frequencia de sintonia, acho arriscado tentar reproduzir subgrave...

Compartilhar este post

Link para o post

conheço não, esse que vc tem ou é pra pancadão mesmo ou é um médio grave.

acho q da pra descer até uns 70hz, mas com cuidado pq ele só tem 2mm de excursão (xmax)

teria que simular o comportamento na caixa.

baixa o bass box ou o winsd e testa.

tá usando o que como amplificador?

entao, o que tenho, é usado pra medio grave, mas esse xmax... no momento, to direto no radio com capacitores e utilizando configuração de Hpf do radio... sem coloca no volume maximo soksosekso, eu tava com um falcon, mas queimo a saida do infeliz :(

entao, meu plano é pega um SD 250.1... joga os 250 em 2ohms pra eles, ai nao aumento muito o ganho por causa da potencia do mesmo...

Esse xmax está correto? Se for isso mesmo, e você não usar um bom filtro subsonico e não tomar muito cuidado com distorção, vai correr o risco de detonar o falante, mesmo com a sintonia da caixa mais baixa, que diminui o excursionamento do falante próximo da frequencia de sintonia, acho arriscado tentar reproduzir subgrave...

no papel do woofer ta x-max 2,0mm

eu tambem pensei que seria pouco, comparado com outros woofer... sei que se quero subgrave e spl, devo pegar subwoofer, mas nao gosto disso. queria algo misto. mais acho impossivel.

Compartilhar este post

Link para o post

Voce usa os woofers junto com mais o que? Não sei nada de trio, mas como você usa em casa e não tem tanta limitação de espaço que nem no carro, talvez dê pra usar esse corte mais alto mesmo, com drivers de titanio bem atenuados ou full ranges pra fazer o medio-alto e o agudo e juntar um sub pro subgrave, vai ficar com 3 vias, que com paciencia dá pra ajustar direito... mas logo alguém que manja mais te dá uma luz...

Compartilhar este post

Link para o post

Voce usa os woofers junto com mais o que? Não sei nada de trio, mas como você usa em casa e não tem tanta limitação de espaço que nem no carro, talvez dê pra usar esse corte mais alto mesmo, com drivers de titanio bem atenuados ou full ranges pra fazer o medio-alto e o agudo e juntar um sub pro subgrave, vai ficar com 3 vias, que com paciencia dá pra ajustar direito... mas logo alguém que manja mais te dá uma luz...

par de

6x9 selenium 240w max to usando esse, pensei nisso mesmo coloca algo fraco, em torno de seus 150rms pra um subwoofer

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...