Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
clatyler

[AJUDA] Segundo SQ....(Vectra Elite 07)

Recommended Posts

Pessoal vamos la.

Gostei muito do resultado da Saveiro e acho que valeu a experiencia. No final o projeto da Cabine Estendida ficou show para o baixo investimento e o som ficou muito legal mesmo para uma cabine pequena e sem tratamento algum... Resumindo gastei R$5mil e montei um som bastante legal, tudo da gringa! (Focal, LightingAudio, Pioneer, MonsterCable)

 

Agora gostaria de suprir todas as duvidas e chupinhar todas as informações para montar um Set ainda mais legal e de um pouco mais de qualidade para o carro que irá, até o final desse mes entrar na garagem...

 

Trata-se de um Vectra 2007 Elite com som original GM... Usarei o carro para som interno (90% do tempo)

 

Objetivo: Som de Qualidade (para escutar em volume moderado dentro do carro e, se precisar, tocar com as portas abertas para fora, coisa de 5 metros na propria garagem)

 

Metas: Equipamentos Top`s de sua categoria mas que não sejam necessáriamente os mais caros! Preferencia tudo gringo novamente para que eu não tenha que, com o tempo, ir substituindo por produtos melhores... Portanto quero ter apenas 1 gasto mas vale lembrar que não irei competir em nada... Som é para MEU uso apenas!

 

Valor: Estipulei para começar um pouco mais do que gastei com a Saveiro, portanto teria hoje sem qualquer problemas algo em torno dos R$6mil reais para brincar. Claro que tem margem para menos ou para mais, dependendo do que for parcelo e ainda dependendo da marca consigo e tenho facilidade de trazer de fora por mais em conta! Mas contemos com inicialmente o valor estipulado e não tenho problema com aquisição de produto usado!

 

Equipamento a adquirir: Quero DVD (2din ou central multimidia sendo esse o ultimo caso devido a baixa qualidade de audio), módulo(s), kit 2 vias, subwoofer 10 ou 12" e, provavelmente um Mid para a porta traseira, cabos de qualidade e se precisar bateria maior ou gerador. Opcional caso sobre dinheiro quero tratar o carro (portas e etc).

 

Marcas: Os nomes que me agradam hoje é, Focal, Hertz, LightingAudio, Fogate, Pioneer, Alpine, Clarion, Morel, DLS, DB Drive, Diamond, Infinity, Kicker, Jbl, SoundStream, SwissAudio...

 

Agora vamos la, tenho 20 dias antes de pegar o carro para ja ir adquirindo os itens e assim que ele chegar começar o processo de montagem, testes e etc...

 

Agradeço qualquer opnião e sugestão... Não sou fechado a nenhuma delas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prepare se para ter problema com a passagem da fiação para as portas.

 

Já pensou nisto?

 

Visite meu tópico la deixei umas fotos...

 

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Editado por Leonam

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo coloque na sua lista o kit fosgate T2652 S tweeter detalhado com agudo cristalino e suave midbass toca muito e aguenta potencia a Nar esta vendendo ele por R$ 672,00 na minha opnião nesta faixa de preço não tem concorrência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem nada que de para aproveitar da saveiro?

Que estilo musical tu escuta?

 

Pelo que li no foeum e já escutei de centrais multimídia, a qualidade delas vão ficar bem abaixo dos "equipamentos tops de suas categorias" que tu quer usar.

 

Não sei se vai caber no orçamento, mas iria para algum dvd alpine/kenwood/etc... com gps, vindo direto dos eua...

 

Enviado do meu Motorola Startac usando o Tapatalk 2

Editado por Fortes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo eu ficaria longe de DVD. Primeiro pq na minha opinião não se usa e segundo que a qualidade de áudio é sofrível.

 

Sou muito mais partir para um Alpine 9887, Pioneer 880, Pioneer P99, Clarion DRZ, Eclipse 7200. No máximo um DVD JVC AVX44 ou 77. Enfim, alguma head unit com TA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, valeu por enquanto galera agora resumindo tudo.

DVD eu não dispenso pelo fato de que em viagens tenho a esposa e 1 filha que fazem questao de assistir a filmes e etc... Portanto nem que eu tenha que importar um nervoso e pagar mais por ele eu dou preferencia sim ao aparelho... Na saveiro tenho usado o 9850BT da Pioneer que é o TOP (ou era até a linha 2014 recem chegada)

 

Marcas como Fosgate, Alpine, Clarion, Focal eu tenho extrema facilidade de conseguir... 1x a cada 45dias tem um conhecido que vem dos EUA até minha cidade... Em especifico esse Fosgate compete por igual ou é melhor do que a linha Performance da Focal? Digo pois pelo que parece sairia por volta dos R$700 na minha mão e pelo menos valor teria por exemplo o PS165 que eu uso na Saveiro que é excelente e me sobraria R$200 (e daria por exemplo para comprar os 3 cabos RCA para o sistema... Cabos TOPS)

 

Leoman, realmente não vi seu projeto e não sei o quão dificil é a parte de fiação no Vectra, como falei por enquanto é só o pré-projeto para eu, se for o caso, ja ir adquirindo as peças... o projeto em si só será concluido e finalizado com o carro na mão... Mas levarei a alguma excelente loja para a instalação e espero que tenham boas soluções para o cabeamento geral...

 

Quanto aos equipamentos da Saveiro não irei desfazer do meu som dela pois muitas vezes a uso para o dia a dia... É um projeto novo com novos equipamento...

 

Escuto quase tudo, esse é o problema (menos pagode, samba, funk) de resto vai de Sertanejo a Heavy Metal

 

E o restante pessoal, Modulo, Sub?!!??

Editado por clatyler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

E o restante pessoal, Modulo, Sub?!!??

 

 

Olá Clayter!

 

Se quiser gastar em um sub um pouco maior tenho um focal 40Kx (ele tem 16") e esta impecável ! Toca muito com pouca potência pois sua Sensibilidade e bem elevada, possui graves muito fortes e bem precisos ! Sub desce BEM ! Tenho atualmente uma caixa de 100Lts que fiz e e impecável que acompanha o modelo, caso haja interesse me manda uma MP e conversamos melhor ;)

 

PS. Usei em um Classic sedan por 15dias e apavorou!! :)

 

Abs e boa sorte no projeto amigo !!

Editado por ViihBass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em som de qualidade, o focal vai ser superior aos kits fosgate.

Afinal, o foco do fosgate é outro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu começaria olhando com cuidado os classificados... tem kit Focal 165v30 por menos de 800 reais, amplificador genesis muito top por menos de 1500 reais, vários subs JL e Focal, uns DVDs Alpine...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com 6 conto em mãos dá pra fazer um set intermediário bacana.

Não se prenda à equipamentos novos, tem muita coisa boa semi nova dando sopa por aqui (classificados) que são equipamentos que vão durar uma vida inteira.

Meu amp tem 16 anos, pra você ter ideia.

 

Algumas coisas que você TEM QUE COMPRAR / fazer pra ter um bom resultado e não desperdiçar o potencial dos equipamentos:

 

- Material para tratamento acústico (pelo menos as portas da frente com materiais próprios pra isso): STP/Dynamat/Silent Coat e coisas do tipo.

- Direcionar os tweeters (caso seja 3 vias, os mid ranges também) afim de obter o melhor resultado.

- Player de qualidade (DVD vai ser complicado, mas com certeza tem alguma coisa pra SQ que se encaixa no que você quer)

- Cabos à altura dos equipamentos. Tanto pra levar o som quanto pra levar energia.

- Amplificador AB bacana! Dá um jeito de caber :vts. Um classe D razoável vai ser caríssimo.

- Boa instalação / bom instalador.

 

Se for comprar focal, e outros equipamentos que estão com a grife em evidência, vai pagar mais caro por isso. Tem equipamento "desconhecido" que toca muito por menos, ou toca mais pelo mesmo preço.

 

Nem vou dar dicas de equipamento porque estou por fora dos classificados, mas ja ja vai chover boas indicações. Mas antes: que tipo de som você ouve ? Gosta de graves mais carregados ? Ou quer um negócio mais voltado pra fidelidade e equilibrado em todo o range de frequência ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em som de qualidade, o focal vai ser superior aos kits fosgate.

Afinal, o foco do fosgate é outro.

Fosgate, kicker, MTX...

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bem, valeu por enquanto galera agora resumindo tudo.

DVD eu não dispenso pelo fato de que em viagens tenho a esposa e 1 filha que fazem questao de assistir a filmes e etc... Portanto nem que eu tenha que importar um nervoso e pagar mais por ele eu dou preferencia sim ao aparelho... Na saveiro tenho usado o 9850BT da Pioneer que é o TOP (ou era até a linha 2014 recem chegada)

 

Marcas como Fosgate, Alpine, Clarion, Focal eu tenho extrema facilidade de conseguir... 1x a cada 45dias tem um conhecido que vem dos EUA até minha cidade... Em especifico esse Fosgate compete por igual ou é melhor do que a linha Performance da Focal? Digo pois pelo que parece sairia por volta dos R$700 na minha mão e pelo menos valor teria por exemplo o PS165 que eu uso na Saveiro que é excelente e me sobraria R$200 (e daria por exemplo para comprar os 3 cabos RCA para o sistema... Cabos TOPS)

 

Leoman, realmente não vi seu projeto e não sei o quão dificil é a parte de fiação no Vectra, como falei por enquanto é só o pré-projeto para eu, se for o caso, ja ir adquirindo as peças... o projeto em si só será concluido e finalizado com o carro na mão... Mas levarei a alguma excelente loja para a instalação e espero que tenham boas soluções para o cabeamento geral...

 

 

 

Não abro mão de DVD também hahah

Sacrifico a qualidade mas continuo com DVD.

 

Acredito que nessa faixa de preço não tem melhor custo beneficio que o PS165, talvez um morel tempo ou hertz ESK 165

 

Sobre o cabeamento,achei que era adepto ao D.I.Y.

Única coisa que você tem que tomar cuidado é para os instaladores não comprometerem a parte elétrica do carro...

 

E modulo de sugestão uma audison 5.1k?

 

 

 

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um combo Alpine W205+PXA resolveria seu problema muito bem e não seria tão caro.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um combo Alpine W205+PXA resolveria seu problema muito bem e não seria tão caro.

 

Excelente Combo !! :+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos la, começou a tomar forma o projeto.

 

Primeiro para dizer que o tipo de musica que eu gosto vai realmente estar mais voltado para a clareza dos detalhes com aquele toque especial para o Grave Macio...

 

 

Por enquanto to com uma proposta do set do Alves do DVD Combo Alpine W205+PXA

Do valor inicial proposto me sobrariam +/- uns R$3.500

 

O rapaz que me vendeu o cabeamento para a saveiro ficou sabendo desse novo projeto e ja me passou o orçamento de cabos e, por baixo estou vendo que deixaria +/- uns R$500 (fiação marinizada 100% cobre, rca 11mm, energia 0/1 e 4AWG para todo o projeto usando 2 módulos)

Do valor inicial sobrariam +/- R$3.000

 

Agora vem o detalhe, se eu pegar o kit Focal 2 vias 165 vou ficar com uns R$2.300 para gastar ainda no restante.

O que eu coloco na porta traseira? MID?

 

Sobrou metade da chapa de MDF de 25mm que usei no projeto da Saveiro que daria para fazer o projeto para o Vectra, acredito que eu irei deixar esses R$300 para fazer essa caixa da forma correta aqui no interior. Portanto agora no final me sobrou +/- R$2,000 do valor inicial proposto

 

Não quero e nem posso sacrificar muito o porta malas com SUB superiores a 12" que precisem de caixas com mais de 60litros uma vez que com o projeto e os 2 módulos fixados a caixa eu pretendo perder a parte do Fundo do Porta Malas em no maximo 35cm (largura). Vou utilizar o comprimento total (acredito que uns 90cm) e a altura total (acredito que uns 50cm). Como falei o carro será usado para viajar com a familia e tenho Malas e etc.

 

Portanto teria ainda R$2.000 para comprar SUB, Modulo(s), falante para porta traseira (ou tampao traseiro, não sei se o vectra possui), instalação/instalador, eventual tratamento nas Portas.

 

PS. Gostei dos LightingAudio e, se optasse por eles novamente gastei R$900 nos 2 módulos (R$450 em cada), o 8004 e o 1600md, alguma ideia melhor que consiga tirar a mesma potencia de ambos com a mesma qualidade!?

Editado por clatyler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esquece falante na traseira, se fizer questão de ter algo, deixa os originais mesmos e só ligue atenuado quando tiver alguém atrás... e pelo preço de um focal performance tem coisa bem melhor nos classificados.

 

Um sub de 10" em dutada já é o suficiente, acima disso é questão de gosto (eu uso um sub com grande área de cone, apesar de bem atenuado).

 

E tratamento das portas não é algo "eventual", é o começo e essencial. :legal:

 

O w205 precisa do PXA ? Acho muita grana gastar quase 50% do orçamento em player. Não adianta sacrificar todo o resto em função do player+processador se o player já tiver uma boa gama de ajustes. O PXA pode vir depois, a alteração é mínima pra colocar.

 

E que cabos são esses ? Tem nome ? Rs.

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem só para constar to anexando 2 fotos internas do Vectra que eu to pegando para detalhe do painel onde vai ficar o 2Din e da para ver que os Tweeter aparentemente ja são projetados em um angulo correto nas colunas apontando para o motorista... E a porta traseira o detalhe que o falante é bem baixo... Esqueci de ver se existe local para fixação de falantes no tampão traseiro... Se existir compensa algo ali?

 

E com relação aos controles de Audio no Volante? Perco as funcões dele? Digo pois sei que esse Pioneer que eu uso na Saveiro eu conseguiria ligar as opções...

 

Como falei o orçamento inicial é a Base que eu gostaria de gastar não que esteja empedrado no valor... Sou da opnião de quem gasta 5 pode gastar 6, portanto quem gasta 6 pode gastar 7 e se precisar parcela mais uma beira!

 

Tratamento nas portas dianteiras se eu for fazer nesse primeiro momento ja vi que vai ficar Milão do orçamento com produto específico Dynamat ou Stp ou ainda manta da Focal.

 

Bem quanto ao cabeamento será a linha Top da Technoise e da Shok Industries, para os falantes são os marinizados, para os rca os blindados de 11mm livre de oxigenio, e para os energia vai de 0 a 4 AWG dependendo do módulo que eu usar com distrubuidore, Dijuntor e etc... Tem um que é praticamente só feito em Cobre

 

u2do.jpg

 

guqr.jpg

Editado por clatyler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada no que montei no GTX, é basicamente o que busca, acredito que um SQ honesto para o dia a dia, vá lhe atender plenamente.

 

 

http://autoforum.com...o/#entry2973237

 

 

Quanto aos comandos de volante, fora usado uma interface Faaftech para fazer a integração, fica perfeito.

 

 

abs.

Editado por Robson_Lira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O w205 precisa do pxa sim para ter toos os ajustes.

Cláudio, naquela proposta já tem os RCA balanceados (3 pares), viu! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como disse, deixa quieto de mexer no auto falante das portas traseiras...É desnecessário. Controles no volante depende do player e se tem interface.

 

R$1000 pra tratamento acústico ? Só em material ?

 

O kit Gold da STP custa menos que isso ein.

 

Eu gastei R$500 importando dynamat e dynaliner (semelhante a focal bam) e instalando por contra própria (dá pra ver no link na minha assinatura do o projeto).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Digo R$1.000 material e MO... O Bam XXL da Focal paguei salvo engano R$350 e da para fazer 1 porta bem feita (folha de dentro e de fora), portanto acredito que 2 BAM daria para ambas as portas e sobraria uns retalhos pra parte da coluna (dos Tweeter)... A loja aqui havia me pedido R$80 por Porta para o tratamento de MO.

 

Bastante interessante o projeto do GTX, vc tratou até o plastico?! rs E esses Hertz ae, bons kit`s?

 

 

Alves nesse primeiro momento cotando e verificando o SET, se realmente for fechar contigo conversaremos sobre valores e etc (até pq avistinha tem o chorinho brasileiro) ;)

 

 

Continua as perguntas quanto ao MODULO e ao SUB?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Alves nesse primeiro momento cotando e verificando o SET, se realmente for fechar contigo conversaremos sobre valores e etc (até pq avistinha tem o chorinho brasileiro) ;)

 

 

Continua as perguntas quanto ao MODULO e ao SUB?

:legal:

 

Tem algum sub em mente? Tenho visto alguns JL com bons preços.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Digo R$1.000 material e MO... O Bam XXL da Focal paguei salvo engano R$350 e da para fazer 1 porta bem feita (folha de dentro e de fora), portanto acredito que 2 BAM daria para ambas as portas e sobraria uns retalhos pra parte da coluna (dos Tweeter)... A loja aqui havia me pedido R$80 por Porta para o tratamento de MO.

 

 

Mas só a BAM não faz tratamento acústico.

Se você tem ela aí, sabe que não é rígida, costuma-se usar por cima de uma manta que adicione massa à porta, por cima de uma STP ou dynamat da vida.

Não entendi uma coisa, usar BAM na coluna ? :blink:

E sim, tratar os plásticos faz muita diferença na hora que o mid for tocar aquele médio grave que parece um subwoofer. Se não tiver tratado vai fazer uma barulheira tremenda por causa da vibração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um combo Alpine W205+PXA resolveria seu problema muito bem e não seria tão caro.

 

:+1

 

Se meu carro suportasse (sem gambiarras), e eu pudesse, seria uma ótima escolha!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente esse aqui da FOCAL que eu to falando... foi o que eu usei

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-522854508-manta-acustica-automotiva-som-qualidade-focal-isolamento-_JM

 

Quanto aos plasticos questionei pq vai ficar cara a brincadeira... rs

Quando falo em coluna quis dizer aqueles que vao atras dos falantes, não sei se tem uma boa função mas quando se trata de SQ qualquer ruido faz diferença, essa ai de baixo que to falando:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527113789-2x-manta-asfaltica-stp-crystal-standartplast-manta-top-_JM

 

Bem agora vamos la, não tenho SUB em mente ainda, a ideia é gastar de 300 (Focal 30DB) a R$700 (JL), 1 unico SUB de 10 ou 12 que tenha reais 200 a 400WRMS

 

E preciso saber dos Módulos tambem pois do contrario vou ficar no LightingAudio que conheci e gostei...

 

 

 

Só me preocupei com o fato da fiação para as portas do Vectra, agora andei pesquisando e vi que muitas pessoas reclamam e existem alguns problemas para passar fiação nesse bólido GM....

Tanto fiquei preocupado que pensei na possibilidade de substituir o carro tmb, ao inves do Vectra pegar um Polo Hatch 2013 que meu amigo ta desfazendo!

Sei que com VW`s a história é diferente e, o carrinho é completo de tudo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...