Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
boom_shankar

[GOL G5] Caixa para 3 subs Pioneer (2 x 310 + 1x SLIM)

Recommended Posts

Fala rapaziada, estou aqui quebrando a cabeça para decidir o upgrade que vou fazer no meu G5. Atualmente tenho uma caixa de fibra lateral, um Pioneer SLIM 12pol 400w e um SD400.1D 400w tocando ele (foto). Gosto de subgraves, pressão interna de som, pra ouvir musica eletrônica (psytrance, eletro-house) e to tentando fazer um upgrade pra tocar o som também para fora, não pra longe, mas ao redor do carro, tipo na mesa do bar mesmo. Assim se trata de um projeto para ter qualidade e pressão pra dentro e pra fora.

 

Como sou novo no fórum, no começo fui na galera do (TRIO) e depois de "lapidar" minhas idéias meu projeto ta rumando aqui pro (SPL). Bom, queria sugestões, opiniões, comentários pra ver se estou indo no rumo certo.

 

- não preciso de som para competição, apenas para curtição.

- quero aproveitar os equipa que já tenho (Pioneer SLIM 12pol 400 RMS e SD400.1D 400RMS)

- quero um projeto que caiba totalmente dentro da mala do Gol G5

- quero pressão e subgraves

 

Sou iniciante, e o projeto é o seguinte, em etapas ($$$):

 

1a etapa (+/- R$ 1200):

 

1 x Pioneer SLIM 12" 400RMS bobina dupla 2+2ohm (já tenho)

1 x Modulo SD400.1D 400RMS 1ohm (pro SLIM, ja tenho)

2 x Pioneer 12" W310-S4 400RMS 4 ohm

1 x Módulo SD1000.1D (1000RMS a 2ohm), 1 canal ou Taramps TA-1000 (1000RMS a 2ohm)

1 x Bateria auxiliar 100ah

1 x Caixa personalizada pros três falantes e bateria (foto)

* por enquanto ficaria cortando a frequência dos subs no módulo mesmo

 

2a etapa (+/- R$ 800)

 

1 x Crossover Stetson STX62 3 vias

1 x Módulo Sd800.4d (800RMS a 2ohm)

2 x Drivers Selenium 250x 100RMS

2 x Tweeter Selenium 200st 70RMS

2 x 6x9 Pioneer 100RMS

1 x Tampão personalizado pra dois 6x9, duas cornetas e dois tweeters (foto)

 

No projeto da caixa dos subs ficou 40L dutado (duto lateral) pra cada Pioneer 310 e 20L selado pro Pioneer SLIM, além do compartimento pra bateria auxilias 100ah na medida. O MDF é de 15mm. (fotos)

 

Duvida1: Qual módulo vai trabalhar melhor com os dois 310, SD1000 ou TA1000?

 

Duvida2: Litragem de 40L e duto lateral de 4" para cada Pioneer 301 vai dar um subgrave bom? Qual a frequência dessa câmara (ainda não consegui desvendar o software pra esse calculo).

 

Duvida3: Crossover de 3 vias vai servir nesse projeto (o FLAT pros 6x9)? Ou precisa de 4 vias?

 

Duvida4: Os 6x9 vão dar conta das faixas de médio-grave? Ou será que seria melhor substituir eles pelos Selenium 8pw7?

 

Duvida5: duto lateral, não obstruído, tem algum problema?

 

Duvida6: O SD800.4D 2ohm pode ligar 2x(6x9 4ohm) + 2x(250x 8ohm) + 2x(200st 8ohm)?

 

Desculpa as duvidas, mas estou na fase do planejamento, todos comentários serão bem vindos. Abaixo as fotos e desde agora já agradeço a ajuda.

 

8y63.jpg

mphu.jpg

79go.jpg

dmho.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai eu nao misturaria esse "paine" slim com o 310 venda esse e fique assim

3 "paine" 310

Amp de 1500

 

6x9 pode trocar pelos 8pw7 isso é com vc

 

SD 800.4 fica de boa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai eu nao misturaria esse "paine" slim com o 310 venda esse e fique assim

3 "paine" 310

Amp de 1500

 

6x9 pode trocar pelos 8pw7 isso é com vc

 

SD 800.4 fica de boa

 

To nesse dilema, eu não queria desfazer do SLIM, todo mundo ta falando que ele é "pedra no sapato"... sobre as especificações dele, a faixa de frequência é a mesma do 310, mesmo sabendo que não tem o mesmo SPL, por isso pensei em agregar ele no projeto... e aqui onde moro vai ser meio difícil vender ele num preço bom. Minha primeira idéia era botar 3 x 310, mas a caixa ficou muito grande pro G5 (50cm de altura x 90 comprimento), dai não consigo botar a bateria na mala.

Editado por boom_shankar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara por que abri outro tópico ja que você ja tem o seu?

 

Poisé, como iniciante ainda não entendo tudo por aqui. Achei que eu poderia fechar o tópico no (TRIO) e abrir um aqui no (SPL), mas ainda não descobri como fazer isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poisé, como iniciante ainda não entendo tudo por aqui. Achei que eu poderia fechar o tópico no (TRIO) e abrir um aqui no (SPL), mas ainda não descobri como fazer isso...

use aquele tópico la , e apague este . segue a dica do bloom ou do artsombp eles sabem do que estão falando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcos pedro, cara não sei como excluir o tópico antigo, foi mal pelo inconveniente.

 

Bom, vou insistir nesse meu projeto esquisitão com o SLIM virado pra cima e os dois 310 pra fora. A primeira etapa dos subs já estou encomendando, seguindo minha idéia ai em cima, e ja vou começar a trabalhar na caixa depois da virada. Vou fazer a caixa do SLIM por cima, reversível, assim se ficar uma m****, posso recortar fora sem prejudicar a a caixa dos 310.

 

Sobre a segunda etapa (do tampão), ainda não se o que ficaria melhor:

 

2 x 8pw7

2 x 220TI

personalizando o tampão

 

ou

 

2 x 6x9

2 x 250x

2 x 200st

usando o tampão da foto

 

Quando começar a chegar as peças e montar a caixa, começo a postar as fotos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcos pedro, cara não sei como excluir o tópico antigo, foi mal pelo inconveniente.

 

Bom, vou insistir nesse meu projeto esquisitão com o SLIM virado pra cima e os dois 310 pra fora. A primeira etapa dos subs já estou encomendando, seguindo minha idéia ai em cima, e ja vou começar a trabalhar na caixa depois da virada. Vou fazer a caixa do SLIM por cima, reversível, assim se ficar uma m****, posso recortar fora sem prejudicar a a caixa dos 310.

 

Sobre a segunda etapa (do tampão), ainda não se o que ficaria melhor:

 

2 x 8pw7

2 x 220TI

personalizando o tampão

 

ou

 

2 x 6x9

2 x 250x

2 x 200st

usando o tampão da foto

 

Quando começar a chegar as peças e montar a caixa, começo a postar as fotos.

veja o preço tambem dos médios da power vox , ótimos médios , se for pouca diferença entre os pw3 vai nos pv . converse com o lucas gyn dois de 8 ta ótimo ja

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois de muitas adaptações, fechei assim a caixa dentro da mala:

 

2 x TSW310 amplificado por um SD1000.1D (ja comprado)

1 x médio-grave de 8"

1 x bateria auxiliar 150ah

 

No tampão vou colocar 2 x 220TI pra fora e o SLIM virado pra cima. O módulo pro médio de 8" e pros TI, to pensando no Hurricane 4.160, teria 2 canais de 320RMS 4 ohm e os filtros HPF pra dispensar o crossover. A segunda opção seria o SD400.4D, teria dois canais de 200RMS a 4ohm, mas acho que vai ficar fraco pra amplificar o médio-grave (8ohm).

 

Como vai ter espaço só pra 1 x MG de 8", não sei o que renderia mais pra cobrir os médios:

 

1 x 8pw7 (140RMS a 8ohm) não sei que potência tiraria dele a 4ohm?

1 x Magnum 8" (250RMS a 4ohm) esse daria pra tirar a potência máxima

1 x Powervox 8" (8ohm) também não sei que potência daria pra tirar dele a 4ohm?

 

É dificil achar os médio de 8" pra comprar e todos são 8 ohm, o que dificulta pra casar impedância com o módulo (4ohm) de uma unidade (8ohm).Tem uns da Snake também no *****.com.br que parecem bons, mas saem bem mais caros. Bom, sei la, negócio ta indo devagar, todas opiniões serão de grande ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Depois de muitas adaptações, fechei assim a caixa dentro da mala:

 

2 x TSW310 amplificado por um SD1000.1D (ja comprado)

1 x médio-grave de 8"

1 x bateria auxiliar 150ah

 

No tampão vou colocar 2 x 220TI pra fora e o SLIM virado pra cima. O módulo pro médio de 8" e pros TI, to pensando no Hurricane 4.160, teria 2 canais de 320RMS 4 ohm e os filtros HPF pra dispensar o crossover. A segunda opção seria o SD400.4D, teria dois canais de 200RMS a 4ohm, mas acho que vai ficar fraco pra amplificar o médio-grave (8ohm).

 

Como vai ter espaço só pra 1 x MG de 8", não sei o que renderia mais pra cobrir os médios:

 

1 x 8pw7 (140RMS a 8ohm) não sei que potência tiraria dele a 4ohm?

1 x Magnum 8" (250RMS a 4ohm) esse daria pra tirar a potência máxima

1 x Powervox 8" (8ohm) também não sei que potência daria pra tirar dele a 4ohm?

 

É dificil achar os médio de 8" pra comprar e todos são 8 ohm, o que dificulta pra casar impedância com o módulo (4ohm) de uma unidade (8ohm).Tem uns da Snake também no *****.com.br que parecem bons, mas saem bem mais caros. Bom, sei la, negócio ta indo devagar, todas opiniões serão de grande ajuda.

Na minha humilde opniao te aconselho a ficar com o magnum mesmo, o (bloom) cara que conhese dimais de som aqui do forum indica o uso deles.

Sem contar que casaria independencia com o modulo, tocaria mais, e sao bem baratos.

 

Enviado de meu GT-S6102B usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois de quebrar a cabeça aqui na engenharia intuitiva roots e considerar as contribuições da rapaziada, fechei o projeto assim, meio ousado, mas tudo já encomendado, não tem mais volta :

 

2 x TSW310 S4

1 x SD1000.1D

1 x MÉDIO GRAVE MAGNUM 250RMS

2 x D220TI

1 x HURRICANE 4.160

 

* mais o SLIM e SD400.1 que ja tenho

 

Vou fazer uma caixa pra mala com os dois 310 e o médio-grave, e no meio vai ficar a bateria de 150ah. No tampão vou manter o velho SLIM virado pra cima/dentro do carro, e os dois 220TI virado pra mala/fora. Dai meu pensamento colocar um dijuntor pra poder ligar e desligar o som "pra fora".

 

Vou ficar sem crossover por enquanto, pois acho que o Hurricane vai dar conta dos cortes HPF do médio e dos 220TI. To pensando em 2000hz pros 220TI e 150hz pro médio-grave, fico só com medo de não ter um corte das frequencias altas pros médios, mas pior seria não ter corte das baixas, to certo?

 

Não sei bem qual é do Hurricane, mas o preço caiu bem pra mim, considerando que ele tem os cortes HPF que vão servir. Os módulos ainda não decidi se vou fixar atrás do banco ou atrás da caixa dos subs.

 

Vou começar a trabalhar nas caixas, vo fazer em compensado 15mm que é o que tem aqui na city, e vedação com serragem+cola.

 

Consegui manter TUDO dentro do porta mala, que era um dos requisitos. Quando os trem forem chegando vou postar as fotos.

 

wpfs.jpg

yfvd.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Projeto em andamento, montei a caixa e fiz a vedação com serragem + cola, amanhã vou mandar o tapeceiro cobrir com carpete preto. O vazado embaixo é o da bateria 150ah. Agora to trampando no tampão que vai segurar o SLIM. Material ta a caminho, por enquanto chegou só o Hurricane.

 

9yet.jpg

dtwi.jpg

ixo7.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitar aqui pra pedir opinião de vocês que tão acompanhando: tenho 2 módulos pra fixar, o Hurricane 4.160 e o SD1000.1D, qual seria o melhor lugar?

 

1. na lata, atrás do banco traseiro. Nesse caso, valeria a pena isolar o módulo da lataria com uma camada de borracha ou madeira? O lado bom dessa opção é que não pega a vibração da caixa nos amps, e o lado ruim é que a caixa não entra/sai pra dentro da mala sem desparafusar os amps.

 

2. na madeira, atrás da caixa dos subs. Nesse caso, valeria a pena botar uma camada de borracha entre o módulo e a madeira pra "amortecer" a vibração da caixa? Adianta? O lado bom dessa opção é que posso retirar todo o som facilmente quando precisar, e o lado ruim é a questão da vibração da caixa nos componentes dos amps.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rodrigorlc, vou até medir as laterais, mais pelo tamanho do Hurricane que chegou acho que não cabe, o porta-mala do gol g5 realmente é bem limitado. Mas entre o banco e a caixa sobra espaço porque fiz a caixa retangular...

 

MarcosPedro, o Hurricane foi pelo custo-benefício : barato e com corte de frequência que servia pro projeto. Vou deixar o Hurricane em dois bridges de 320RMS cada: um pro médio magnum 250RMS (HPF 100hz) e um pros dois 220TI 80+80RMS (HPF 2000hz). Será que nem disso ele da conta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rodrigorlc, vou até medir as laterais, mais pelo tamanho do Hurricane que chegou acho que não cabe, o porta-mala do gol g5 realmente é bem limitado. Mas entre o banco e a caixa sobra espaço porque fiz a caixa retangular...

 

MarcosPedro, o Hurricane foi pelo custo-benefício : barato e com corte de frequência que servia pro projeto. Vou deixar o Hurricane em dois bridges de 320RMS cada: um pro médio magnum 250RMS (HPF 100hz) e um pros dois 220TI 80+80RMS (HPF 2000hz). Será que nem disso ele da conta?

cara seila acho que vai ficar fraco , o hurricane se der muito 200 rms por briged o médio não conheço mais um amigo usa dois da pv na briged da 9.8 e ficou fraco . pros driver 50 rms ja fala muito , mais só ligando pra ver , agora ja comprou mais tinha varias opções ai no mercado melhores . Editado por Marcos pedro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...