Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Viepper

Conserto Amplificador hbuster

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal,

Estou com uma dúvida simples, mas como gostaria de uma resposta mais rápida, pra efetuar agora (sem ser exigente), resolvi criar um tópico.

Meu primo deu pra mim, um amplificador, um hbuster HBM-3000 de 3 canais AB e se não me engano de 390w RMS.

O problema é que o amplificador não estava funcionando. Ao ligar ele armava proteção...

Então resolvi consertar ela utilizando meu baixo conhecimento de eletrônica (sei o básico haha)..

Abri ele e talz, se no caso ele liga mas arma proteção, então eu supos que a fonte estava ok já que ligou, o problema seria provavelmente o estágio de amplificação.

Ele utiliza um par casado MJE2955T e MJE3055T em cada canal, e medi um por com um multímetro digital mesmo (ainda não comprei um analógico), e encontrei um par em curto de um canal (medi também os drivers, e tava ok), inclusive até mandei uma MP pro acronaudio, pra saber se realmente estava em curto, e ele confirmou.

Comprei esses tais transistores, aproveitei e comprei 3 de cada, que a quantidade que o amplificador utiliza.

Eu retirei os transistores da placa e medi fora pra ver se não era algum componente interferindo no resultado medido e realmente estava em curto.

Considerei uma dica que o acron disse, que ao retirar os transistores o amplificador não estaria mais em curto então possivelmente ele ligaria normalmente sem armar proteção (acender a luz vermelha = prot, verde = normal).

Feito e dito, liguei na minha fonte pra testar e ligou beleza.

Agora gostaria de tirar uma dúvida. Os transistores que eu comprei são digamos que diferentes dos originais do amplificador, um exemplo:

Original:

MJE3055T

G4029 VW

CHIN 042

O que eu comprei:

MJE3055T

G410K VW

CHIN 308

Então, eu troco tudo logo já que comprei já a quantidade necessária, ou é totalmente desnecessário e troco (já tirei só soldar de volta) apenas os que estão em curto ?

Desculpa pela a inutilidade do tópico.

Vlw !

Postado em

Onde tinha em curto, troque o par.

Onde estava ok, deixe os originais.

Uma dica: ANTES de montar, ligue-o sem os transístores de saída e meça a tensão entre a base de cada um e o terra da fonte (pode ser na saída negativa dos canais 1 e 3, por exemplo). Vai ter que encontrar algo por volta dos 0,75V nos 3055 e -0,75V nos 2955. Esse número pode variar um pouco, óbvio. Se tiver uma tensão alta, fique esperto. Algo por volta de 1V, pode ser BIAS errado. Se tiver uma tensão alta, tem driver cagado.

• Upvote 1
Postado em (editado)

Desculpe pela demora, tive que dormir cedo e sair hoje, só tive tempo de mexer no amplificador agora.

Kleber, a base dos transistores está dando 15v, então tem driver estragado ?

Coletor é ligado na fonte, correto ? Que no caso está dando os 24v da fonte (-24v e +24v)

E o emissor é ligado no resistor polarizador que vai direto pra saída, correto ? que no caso da 0v.

Edit: vou ver se compro hoje um multiteste analógico, o digital é ruim pra medir.

Editado por Viepper
Postado em (editado)

Tá dando 15V? Então tem algo errado sim. 15V positivo tanto no 30 quanto no 29? Se for, boa chance de ser o driver "de cima". Ele tem um potenciômetro bem pequeno em cada canal? Se tiver, ajuste-o para os dois lados e veja se altera.

Se tiver -15V no outro, é o Bias Servo que está aberto. Em geral é um transístor, dois diodos junto ao dissipador, um resistor e um potenciômetro. Se o transístor abriu ou deu problema nesse potenciômetro, a tensão ali pula mesmo. Veja se os diodos estão ok também, se eles abrirem vai dar literalmente a tensão da fonte na base dos transístores de saída.

Na dúvida, remova os drivers e meça a tensão na base deles.

Editado por Kleberlpa
Postado em (editado)

Comprei um multi analógico, agora fica mais fácil para medir os transistores.

Então Kleber, eu tinha medido errado, me perdoe, pra testar eu soldei um transistor um 3055T e deixei o 2955T fora, só pra testar, no caso da -15v nas duas bases só que com um transistor soldado (burrice, era pra ter seguido o que pediu, testar sem os dois transistores, pensava que não tinha problema), sem os dois transistores que acabei de tirar, está dando -24,3v nas duas bases dos dois transistores, e nos coletores -24,8v no 2955 e +24,8v no 3055, praticamente a mesma tensão da fonte.

Pra ficar mais fácil, aqui uma foto que tinha aqui upada:

131108052725631664.jpg

A fonte do ampli é +18v / -18v e +24v / -24v. Os 18v simétricos vai para os canais 1 e 2 stereo de 100w cada se não me engano, os 24v vai para o canal 3 que é mono de 190w eu acho.

O par de transistores que estragou foi o do canal 3 mono, o isolado na foto, aquele par de transistores na parte inferior direita da foto. Os outros 2 par em cima são dos canais stereo.

Como pode ver não possui potenciômetro/trim-pot nos canais..

A base dos transistores do canal mono que estragou é que está dando os 24v negativos como tinha falado

E a base dos transistores dos outros canais stereo está dando 0,32~0,38v... O_o, está errado também ? Apesar que eu testei e está funcionando o som.

Vou medir os diodos aqui pra ver, como disse você é uma provável causa pra tensão esta sendo igual da fonte.

Em todos os casos Cazuza, vou dessoldar os drivers como você disse e testar a base deles, e testar pra ver se estão ok, se não estão com fuga de corrente ou algo do tipo, o que poderia ser uma das causas também né ?

Malz pelos os erros, e brigadão pela ajuda !

Editado por Viepper
Postado em

Rapaz, nesse caso não. Provavelmente não tem nada em paralelo. Pelo que vejo, quem faz a compensação térmica é o próprio transistor que cuida do BIAS. Se ele estivesse aberto, você teria +24 e -24, e não -24V nos dois.

Se ambos estão dando -24V, então você tem algum outro problema. Sem esquema é meio difícil, pois é tudo na base da suposição. Eu tiraria os drivers e veria quanto tem na base deles. É um ponto de partida.

• Upvote 1
Postado em (editado)

Kleber o que seria BIAS exatamente ? Pra eu não se perder muito...

tem um transistor que fica entre os pares de cada canal com código MPSA13 seria esse o transistor do BIAS ou seria algum dos iniciais 2N que são 7 pra cada canal ?

Vou retirar aqui os drivers desse canal e medir a base deles, fazer isso agora.

Em relação ao esquema, se eu tirar várias fotografias (bastantes)dele e de todo o circuito com a melhor nitidez que eu consegui e postar aqui, ajudaria ?

Vlw kleber

Enviado de meu GT-S5301B usando Tapatalk

Editado por Viepper
Postado em

Kleber, retirei os drivers (é um bd139 pro 3055T e um bd140 pro 2955). Na base deles está dando os 24v negativos !

Retirando os drivers, a base dos transistores zera, já que o emissor dos drivers é ligado na base do transistor, e o emissor dos drivers sem os drivers da 0,0, e com os drivers da os 24v negativos.

O coletor deu a tensão da fonte, -24v no 140 e +24v no 139.

E então ? Qual seria a causa ?

Depois do almoço eu vou tirar várias fotos da placa do amplificador, várias mesmo, e postar aqui pra ver se ajuda em algo, quem sabe..

Vlw !

Postado em (editado)

Imaginei.

Não tem nenhum resistor com cara de quem andou esquentando aí não?

Se nos coletores não tivesse a tensão correta, diria que um lado da fonte foi pro saco. Daria o mesmo defeito.

Tira umas fotos pra mim daqueles transistores pequenos e me passa o modelo de todos eles... preciso tentar entender aquele circuito.

Editado por Kleberlpa
Postado em

Tem sim, não com cara que está esquentando, escurecido ou algo do gênero, mas tem dois que estão esquentando bastante.

Eu ligo o amplificador na fonte, sem carga na saída e sem sinal na entrada, e depois de um minuto começa a esquentar bastante esses dois resistores que são juntos e iguais de 470 Mohms, e pelo o tamanho são de 1w. Eles estão localizados bem do lado dos resistor polarizador de um transistor do canal mono (o canal danificado).

Estou um pouco sem tempo para tirar as fotos aqui, mas vou ver se tiro várias, com a melhor nitidez que eu puder, e posto aqui, além do modelo dos transistores como pediu. Acho que da pra identificar o circuito já que as trilhas são serigrafadas no lado de cima da placa também.

Postado em

Pronto, fotografei e upei as fotos, acho que da pra entender um pouco o circuito.

Foto do placa:

131224074512179876.jpg

131224074517315291.jpg

131224074519851931.jpg

Obs: Eu coloquei (só encaixei sem soldar) os transistores e os drivers do canal mono (estragado) só pra saber certinho o lugar e posição deles.

Foto original:

131224074524714805.jpg

Editada, segue todos códigos dos transistores, exatamente como está escrito em todo o corpo:

Vermelhos:

2N

5401

8011

Azuls:

2N

5551

8011

Amarelo:

2N

3906

331

131224082353923235.jpg

131224074529920421.jpg

131224074534909884.jpg

131224074537472665.jpg

13122407454072619.jpg

Esses dois resistores amarelo, roxo, roxo, colados, são os que estão esquentando...

131224074542593514.jpg

131224074550586993.jpg

131224074554132647.jpg

131224074554517673.jpg

Esse transistor que se localiza entre os transistores de saída é o MPSA13 que eu tinha perguntando se era o responsável pelo o BIAS:

131224074558176078.jpg

131224074559118173.jpg

131224074602572023.jpg

Agora sem os drivers e os transistores de saída:

131224074603516179.jpg

131224074620591941.jpg

131224074623947879.jpg

131224074611101239.jpg

13122407461230408.jpg

Foto original:

131224074615376651.jpg

Editada:

Vermelho:

2N

3904

331

Azul:

2N

3906

331

131224082352263735.jpg

131224074616275671.jpg

131224074619679524.jpg

Outras:

131224074628307281.jpg

131224074545167283.jpg

131224074547736737.jpg

FELIZ NATAL !!!!!

Postado em (editado)

Viepper solde os novos transistores na saída, respeitando as posições NPN, PNP. Ligue o modulo e teste fora da carcaça, e se aquecer os novos transistores desligue rapidamente. Retire os drivers um de cada vez e teste os.

Os drivers são os transistores maiores na frente dos resistores cinza grandes:

13122407454072619.jpg

Editado por Sidbass
Postado em

Então Sid, eu cheguei a soldar um transistor de saída novo pra testar, me lembro que não esquentou não, só se o correto seria mesmo soldar o par casado pra ver se esquentava.

Qualquer coisa, estou com novos drivers.

Kleber, na verdade estão recebendo -VCC (negativos) nas bases como disse antes, vou ver se volto a mexer aqui no amplificador e vou ir medindo toda a trilha e os componentes que são ligados nas bases dos drivers e ver se acho alguma diferença algo do tipo, e vou postar aqui os resultados, pode ser que saia alguma coisa ou não...

Postado em

Voltei a fuçar no amplificador, fui dar uma analisada mais profunda nele e verifiquei que além dos dois resistores de 470Mohms que estão esquentando como tinha falado, os dois zenner's que são ligados nos resistores também estão esquentando, segue a imagem que mostra ambos componentes:

131224074542593514.jpg

Os dois resistores grande (provavelmente de 1w) e os dois zenners em baixo interligados nos resistores.

Estão esquentando a ponto de incomodar ao apertar com o dedo após alguns segundos (só pra ter uma noção do quão estão esquentando) são os únicos componentes no amplificador que estão esquentando bastante.

Será que tem algo haver ?

Postado em

Não, os componentes em questão fazem a alimentação do pré amplificador, e o aquecimento dos mesmos e comum principalmente nos resistores.

Faça a medição nos diodos zener e verifique se possui a tenção de +15v e -15v .

Postado em

Sid, os drivers estão recebendo +VCC nas bases. Ou seja, o problema é provavelmente antes deles.

Opa desculpe a demora em responder.

Mas para ter certeza o viepper teria que soldar o par na saída. e medir as bases dos mesmos.

Postado em

Opa malz pela demora,

Então Sid, eu medi a tensão nos zenners e em um está dando 15,7v e no outro 15,3v

Amanhã se eu tiver um tempo livre eu soldo os transistores de saída de volta e vejo se não está esquentando e a tensão na base deles.

Vlw !

Postado em

Concertei não kk, eu soldei os transistores de saída de volta, não esquentou não, então eu fui usar apenas os canais stereo do ampli mas ai resolvi com vontade, testar o canal mono ligando o sub...

Deu até pra curtir haha, escutei umas 5 músicas depois queimou de novo os transistores e deu DC na saída, eu vou fuçar ele até conseguir, como eu ganhei de presente mesmo, já que como meu conhecimento é muito pouco ai eu vou aprendendo...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...