Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Pedro Castro

Caixa de fibra - Veloster

Recommended Posts

Galera, vou montar o JL 12w6v2 na lateral do PM do Veloster,

Alguém sabe onde posso encontrar uma caixa de fibra pronta para este carro? Achei uma no ML, mas ela tem somente 150mm de profundidade, o sub tem 195mm.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vou ser sincero velho, faça uma caixa de fibra você mesmo ou mande fazer numa loja de som de qualidade especializada, essas compradas online tendem à ser fracas e não ter a litragem nem a grossura especificada.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, o problema é que eu não tenho nenhuma intimidade com fibra e aqui no interior você não acha nem fusivel pra comprar...

A idéia era comprar uma pronta e depois dar uma reforçada generosa.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, fibra não tem segredo nenhum, pesquise nos fóruns, procure no YouTube, existem milhões de tutoriais explicando passo a passo.

Dica: Quando fiz minha caixa, depois de umas camadas de fibra, coloquei duas camadas de manta asfalta 3mm e depois mais algumas camadas de fibra, a caixa ficou uma pedra, com 350rms no talo a caixa não vibrava nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei um cara que faz a caixa para o meu carro, Quality Box, uma caixa de fibra e mdf de 25, diz que pesa em torno de 10 Kg.

10 dias para fazer, sai em torno de R$500. E ai, está na media de preços?

Abs,

Compartilhar este post

Link para o post

Eu achei caro. Com R$ 150 você consegue fazer sozinho. Lojas de tintas automotivas vende fibra e resina. Agora se não quer perder o seu tempo. Vai nessa mesmo.

Mas te digo q a experiência é impagável. Você toma coragem de fazer seus pezinhos e tudo mais que der vontade sem depender dos outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm, to quase partindo para um DIY....

Qual que é a manha para acertar o volume, alguma dica?

Vou pesquisar uns tutoriais

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm, to quase partindo para um DIY....

Qual que é a manha para acertar o volume, alguma dica?

Vou pesquisar uns tutoriais

Abraço!

Cada um tem uma "fórmula", embora perceba que muitos fazem caixas laterais e pezinhos chutando a litragem ... Eu recomendo comprar arroz de cachorro, ou algo assim , colocando na lateral ( ainda com o saco ) para mensurar o volume ( litragem ) ocupado. Não é 100% preciso, mas eu precisava fazer pezinhos entre 4 e 5 litros e consegui 4,6 litros fazendo assim ! ( medi com água depois 3 x para garantir ! rsrs )

Compartilhar este post

Link para o post

Cada um tem uma "fórmula", embora perceba que muitos fazem caixas laterais e pezinhos chutando a litragem ... Eu recomendo comprar arroz de cachorro, ou algo assim , colocando na lateral ( ainda com o saco ) para mensurar o volume ( litragem ) ocupado. Não é 100% preciso, mas eu precisava fazer pezinhos entre 4 e 5 litros e consegui 4,6 litros fazendo assim ! ( medi com água depois 3 x para garantir ! rsrs )

Cara, me dá uma dica, também preciso fazer pezinhos para os mids do kit NAR 650-CS-3 e não sei a litragem ideal para eles. Tentei buscar informações na NAR mais não tive respostas. Sabe me dizer que litragem usar?

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiser especificar uma litragem mais "correta" digamos assim...

Faça a base, coloque a quantidade de litros de "areia" em um caso plastico e modele do jeito que quiser...ai só cobrir com manta...

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei hoje. Vou fazer os subs no tampão.

Comprei:

5kg de manta de fibra de vidro R$ 15 cada kg

5kg de fibra poliéster R$75 o galão

5 pincéis R$ 3,50 cada

1L de solvente R$ 10 reais

100ml de catalisador R$8?

500g de cera desmoldante

100L de desmoldante pva eu acho (passa por cima da cera desmoldante)

2 máscaras meia boca. Muito macho aqui. Dor de cabeça de resina é para os fracos kkkkkkk

A máscara para produto químico era R$31

Fiquei com preguiça de ir na loja de material de construção comprar areia lavada e comprei lá mesmo grãos de quartzo. R$10 5kg

Dever mais alguma outra coisa.

Como conprei bastante fibra e resina, acabou saindo mais caro.

Total deu R$ 225

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei o material, resina maxi rubber, 5 pacotinhos de fibra, espatulas, fita, catalizador, e algumas frichas. Vou fazer o aro do falante esta semana, em MDF de 25mmmpois não achei de 30mm

Não encontrei desmoldante na cidade, dá pra fazer sem?

Não consegui comprar o pó de marmore, o cara achou que eu ia usar com cocaina e não me vendeu kkkkkkk.

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, sem desmoldante fica difícil de tirar a caixa depois de moldada, mais não impossível. Mas a ideia do desmoldante não é apenas essa,, a resina pode passar a fita crepe e manchar as partes plásticas ou lataria do carro, tanta conseguir pelo menos alguma cera, até mesmo essas de piso, e dá uma leve umedecida na área de contato da resina. Na por das hipóteses passa varias camadas de fita crepe para evitar que a resina ultrapasse a fita.

Compartilhar este post

Link para o post

Iniciei a caixa de fibra hoje, sem a cera desmoldante mesmo.

Usei 80 metros de fita crepe, passei 3 camadas de fita e mais uma camada de papel alumínio.

Inicialmente usei uns panos de chão como primeira camada, mas achei muito dificíl fazer as partes que ficam com angulo negativo, "de ponta cabeça". Tive que refazer algumas partes pois o pano as vezes não parava na posição e acabava caindo e melecando... Ainda estou pegando a manha de quanto de catalizador usar e de como ir molhando o tecido aos poucos. Achei a Maxi Rubber melhor que a Milflex.

Mas parece que aos poucos está dando certo, já foram duas latas de resina, 3 pinceis pretificados rsss e boa parte dos pelos dos meus braços arrancados junto com a resina.

Amanhã espero terminar a "casca" da caixa, posto umas fotos aqui depois, mas já adianto que não está ficando uma coisa muito bonita rsss

Obrigado pelas dicas e por me encorajar! :P

Abs,

Compartilhar este post

Link para o post

As partes negativas você pode fazer com a fita crepe. Passa a resina antes, e vai grudando pequenos pedaços ali. Deixa secar e faz uma segunda camada. Nunca faça uma camada pesada logo de cara.

Compartilhar este post

Link para o post

Iniciei a caixa de fibra hoje, sem a cera desmoldante mesmo.

Usei 80 metros de fita crepe, passei 3 camadas de fita e mais uma camada de papel alumínio.

Inicialmente usei uns panos de chão como primeira camada, mas achei muito dificíl fazer as partes que ficam com angulo negativo, "de ponta cabeça". Tive que refazer algumas partes pois o pano as vezes não parava na posição e acabava caindo e melecando... Ainda estou pegando a manha de quanto de catalizador usar e de como ir molhando o tecido aos poucos. Achei a Maxi Rubber melhor que a Milflex.

Mas parece que aos poucos está dando certo, já foram duas latas de resina, 3 pinceis pretificados rsss e boa parte dos pelos dos meus braços arrancados junto com a resina.

Amanhã espero terminar a "casca" da caixa, posto umas fotos aqui depois, mas já adianto que não está ficando uma coisa muito bonita rsss

Obrigado pelas dicas e por me encorajar! :P

Abs,

faça em pequenos pedaços, os pinceis eu costumo ir lavando direto com agua e sabão....ai não vira pedra...hahahha

Compartilhar este post

Link para o post

Costumo cortar um pouco a cerda do pincel, e ir "batendo" a resina e não passando... Peguei essa dica aqui no fórum e deu certo ;)

Boa sorte aí !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Qdo fiz pezinhos no meu carro, utilizei apenas a fita crepe pra isolar e nada de Cera demoldante, e nao vazou nada e nem manchou o carpete

Compartilhar este post

Link para o post

Estou quase sacando a caixa do carro, acho que está ficando uma M****. Já estou pensando em sacar a caixa, arrumar o que for necessário e depois usar ela como molde para outra caixa. Dá certo isso? Ou preciso tirar o "contra molde" para depois fazer a caixa definitiva?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Abortei a primeira caixa, saquei ela do carro e a parte posterior estava muuuito ruim, com bastante tecido sem resina, meio mole meio duro. As camadas de fita crepe ficaram intactas, sem sequer sujar de resina.

Comprei mais material para iniciar o segundo protótipo rsssss Agora vai ser com menos afobação, tecido mais fino e leve e em pequenos pedaços. Ainda estou animado pois o carro ainda não sofreu nenhuma sequela...

Vou recomeçar no sábado! Vou postar algumas fotos.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Meu sub de 300 W RMS tem um caixa selada de fibra feita especiamente q pesa mais de 30 kgs amigo......

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje fiz a segunda tentativa, não usei tecido, fui direto na fibra. Foi muito mais fácil do que eu imaginava, não usei desmoldante nem papel aluminio. Então na hora de sacar a caixa foi um parto! Rsss mas saiu perfeita!! Sem sequelas no carro!

Obrigado ao pessoal que me encorajou e principalmente ao FlavioNN, trocamos muitas idéias pelo whatsapp!

Agora vou dar uma reforçada com outras camadas de fibra e depois vou calcular o volume.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Mais de um mês depois.....

Finalmente a caixa está tomando cara de caixa rsss

Já saquei a caixa do PM, fui aplicando camadas de fibra até chegar entre 10 e 15mm. Fiz o bafle com duas peças de MDF, uma de 6mm e outra de 25mm (não consegui achar MDF maior que 25mm por aqui)

Neste meio tempo acabei trocando o 12W6V2 pelo 13TW5V2 reduzindo o volume interno de 35 para 23L.

Preenchi a caixa com água e medindo com o copo do liquidificador marquei o nível de 23 e 28L, vou fechar a caixa proximo a 28-30L e depois vou preencher com resina + pó de brita. Acabei de aparar a caixa e o próximo passo é fixar o bafle.

Obrigado aos colegas que me ajudaram a começar o projeto!

hml4.jpg

2vsm.jpg

7fcl.jpg

Editado por Pedro Castro

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...