Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rodrigo Kalanascovic

[Discussão] Até onde é dispensável o uso de subwoofer?

Recommended Posts

O que vcs acham que e um tratamento bruto nas portas??

O que vcs acham que e um tratamento bruto nas portas??

Portas tratadas vai de german maestro ou mb antigo... Focal tbm rende legal em portas..

Ps: estou só falando dos que eu já tive e ou tenho, e testei tanto em porta qto em pezinhos...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guto, tudo bom?

A principio será em portas tratadas, qual modelo do seu German, é o M?

Abs.

Cara eu uso o mid do kit ms 6508 nas portas e no outro carro o mid do diamond hex em pezinhos...

mas tem um mb qsd old school a venda nos classificados... De repente da jogo com o vendedor... Se pudesse pegar esse kit e depois pegar um tw top, ia ficar perfeito... Se nao me engano o dono d kit é o artuuk...

Bate um papo com ele.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Guto, tudo bom?

A principio será em portas tratadas, qual modelo do seu German, é o M?

Abs.

Gm é brutu com portas. Até o Alpha no carro da muié é um cavalinho!

Enviado via Sega Dreamcast!

Compartilhar este post

Link para o post

Portas tratadas vai de german maestro ou mb antigo... Focal tbm rende legal em portas..

Ps: estou só falando dos que eu já tive e ou tenho, e testei tanto em porta qto em pezinhos...

Abs

Pois uso a manta asfáltica mando media de umas 4/5 camadas e sempre foi de boa!!! A porta fica bem mais pesado! Sem usar essas modinhas de mantas caras.

Já vi um cara que passou passa tipo plastique no teto e portas colando pedaços de mdf e por cima a manda asfáltica. E no teto cobertor de mendigo. O carro parecia um tanque de guerra! A lata nem movia!!!!

Era um audi A3. A pergunta e :

Ate que ponto isso vale?

Enviado do Nokia lumia 1020. Já sei que não sei escrever! Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho os mids do GM Epic no carro e gosto dos graves. São bem fortes mas não acho que desça abaixo de 55 com bom SPL. São mids ideais para um 3 vias, já para 2 vias eles pecam um pouco nos médios.

E pra mim o sub é inSUBstituível....

Compartilhar este post

Link para o post

Bom passou na minha mente o seguinte:

Se possuímos 2 midbass de 150w rms cada com 85 de spl e cada um com um diâmetro de 6,5", seria (porcamente e teoricamente) um sub de 12" com 300w rms e 85 spl ? (Sim é muito confuso).

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que depende do seu gosto musical. Vou dar um relato de como estou usando aqui, mas considere que não ouço muito rap, hip hop e eletrônica, ouço muito de blues, rock clássico, metal, etc, desde santana, black sabbath, rolling stones, até bb king, ben harper, dave matthews band, avenged sevenfold e daft punk. O que me agradar eu to ouvindo.

Eu estou buscando os graves mais realistas possíveis, tocando sempre "projetado na frente", resposta plana e rápida.

Isso foi a ideia desde o início, tratei as portas como se não ouvesse amanhã (tela de inox com manta, dynamat em 2 camadas nas partes críticas, tratamento completo do forro, dynaliner entre a lata e o forro, etc) e um mid parrudo, claro.

Estou testando uns cortes meio loucos aqui, que deram uma boa mudada nos graves, trouxe o subwoofer muito mais pra frente do carro e a parte difícil é fechar o buraco entre o mid e o sub, mas acho que consegui (ouvindo umas linhas de baixo de blues lento, consegui chegar nesses valores):

Mid (Diamond Hex): 31,5Hz @ 18db

Sub (JL 12w3 @ Dutada = manual) 36Hz @ 6db [ +2db @ 20hz, -5db @ 50hz -3db @63hz / level -15db no crossover e 4 de 0 a 15 no controle de volume do sub]

Apenas a mudança do slope no corte do subwoofer muda completamente a percepção de velocidade e detalhamento na casa dos 40~60hz, 6db foi o que se saiu melhor.

A integração pra mim está perfeita, tem músicas que o subwoofer não faz nada praticamente e o mid dá conta 100%.

Mas na maioria dos casos o subwoofer dá um brilho especial, completa (literalmente) a música.

Não duvido que muita gente ficaria satisfeito sem o subwoofer no meu caso, mas eu não fico sem por perfeccionismo (não é pra ficar batidão como deu pra ver nas configurações).

Mudando um pouco de assunto, recentemente escutei um kit utopia (sem ajustes nenhum, apenas os cortes do crossblock) e por um momento pensei que o subwoofer (nordica 10") estava ligado, mas estava sem nenhum amp conectado! Estava descendo MUITO nos doorpods (que estavam vazando ar segundo o próprio instalador e dono do carro).

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post

Link para o post

Eu descartaria o Morel Tempo.

Talvez em pezinhos renda melhor, mas em portas duvido ter a mesma performance (em termos de SPL) de um mid parrudo que possa substituir um subwoofer.

Vi que você curte Red Hot, é um som que consigo sem o subwoofer numa boa no meu caso que citei ali em cima. Com o subwoofer em Under the bridge logo no começo antres de entrar a bateria dá um tchan a mais, mas o mid não faz feio NENHUM POUCO.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc ouve mpb e musicas com enfase nos vocais tranquilo sem sub apesar de eu achar o gargalo do sistema os medios pra mim agudos e graves muito marcados uma hora cansa. vc pode sobreviver sem mas, quem usa sub uma vez dificilmente vai querer ficar sem...

a nota mi no bordao do baixo seria a nota com frequencia mais baixa 41hz abaixo disso vc mais sente do que ouve

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc ouve mpb e musicas com enfase nos vocais tranquilo sem sub apesar de eu achar o gargalo do sistema os medios pra mim agudos e graves muito marcados uma hora cansa. vc pode sobreviver sem mas, quem usa sub uma vez dificilmente vai querer ficar sem...

a nota mi no bordao do baixo seria a nota com frequencia mais baixa 41hz abaixo disso vc mais sente do que ouve

Isso de "sentir" mais do que ouve foi o que eu quis dizer quando falei que dava um tchan a mais :vts

Aquele kick "no peito" do bumbo da bateria, e uma gravação que deixa transparecer o ambiente em que foi tocado um baixo que fica ressonando por mais tempo como no comecinho de Time do pink floyd com a primeira nota do baixo, são alguns exemplos.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom passou na minha mente o seguinte:

Se possuímos 2 midbass de 150w rms cada com 85 de spl e cada um com um diâmetro de 6,5", seria (porcamente e teoricamente) um sub de 12" com 300w rms e 85 spl ? (Sim é muito confuso).

Nada a ver, pois o sub é feito pra tocar baixas freqüências enqto o mid mesmo os que tocam bem as baixas, na real são feitos pra tocar melhor as medias

Abs...

Compartilhar este post

Link para o post

Murilo, tudo bom?

Under the bridge é uma das que mais ouço e o inicio é fora de serie, outra que escuto bastante é Californication. A respeito dos cortes, a principio será set passivo com o básico que a D800 oferece. Quando estiver com o projeto no outro carro, com todos equipos, h800, sub, aí sim pretendo leva-lo na AutoMundi para fazer ajuste fino e com passar do tempo vou adequando os cortes ao meu estilo musical.

Até o momento os principais candidatos sao o Focal 165FX e o GM Epic. Estou procurando no ml, ebay, diyma alguns modelos como o HEX600s, MicroPrecision mais os modelos que encontrei nao me agradaram. O kit até que esta fácil de escolher pois tem bastante review no mercado, agora amplificador esta complicado. Cada vez mais pendendo para o Focal FPP 4100 ou o Hertz HPD4. Tem o McIntosh do Alves mais duas vias é muito ruim de mercado, tanto é que esta de graça o valor do Alves e até hoje nao compraram.

Além disso estou focado em um bom kit componente, assim com o tempo (e sem sub) irei conhecendo muito bem o 2 way.

Sub até pesquisei, eu quero que sejam três unidades, pensei no Questo QS250 10' ( modelo mais propicio até o momento), RE Audio 10', Arc Audio 10'. Amp mono será um LRX 1.1K.

Compartilhar este post

Link para o post

Murilo, tudo bom?

Under the bridge é uma das que mais ouço e o inicio é fora de serie, outra que escuto bastante é Californication. A respeito dos cortes, a principio será set passivo com o básico que a D800 oferece. Quando estiver com o projeto no outro carro, com todos equipos, h800, sub, aí sim pretendo leva-lo na AutoMundi para fazer ajuste fino e com passar do tempo vou adequando os cortes ao meu estilo musical.

Até o momento os principais candidatos sao o Focal 165FX e o GM Epic. Estou procurando no ml, ebay, diyma alguns modelos como o HEX600s, MicroPrecision mais os modelos que encontrei nao me agradaram. O kit até que esta fácil de escolher pois tem bastante review no mercado, agora amplificador esta complicado. Cada vez mais pendendo para o Focal FPP 4100 ou o Hertz HPD4. Tem o McIntosh do Alves mais duas vias é muito ruim de mercado, tanto é que esta de graça o valor do Alves e até hoje nao compraram.

Além disso estou focado em um bom kit componente, assim com o tempo (e sem sub) irei conhecendo muito bem o 2 way.

Sub até pesquisei, eu quero que sejam três unidades, pensei no Questo QS250 10' ( modelo mais propicio até o momento), RE Audio 10', Arc Audio 10'. Amp mono será um LRX 1.1K.

Esse HEX é o que eu uso...

Não leva na automundi não, parece que além de tudo, pararam de mexer com carros.

Eu recomendo a audioclub, onde eu fiz o meu, apesar de ter mudado várias coisas já por conta própria :vts

Eu comprei um Mc Intosh do alves mas o meu é o 427, tem 2 canais também (era o que eu procurava), é pequeno, cabe em baixo do banco e tem uma usina de força dentro, FALARO que solta 130W rms por canal.

Edit: ele queria de volta, mas nunca o terá :vts

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post

Link para o post

Murilo, tudo bom?

Hertz hdp4 toca demais... Nao tem nada dos conhecidos classeD...

Eu usaria sem pensar duas vezes...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Tive o TEMPO de 5" e em pezinhos de 4,6 litros e NÃO recomendo sem sub ... Ele tem um médio bemmm bom ! Mas "peca" nos graves baixos.

Já o fosgate de 6,5" do kit T2 e com muita amplificação ( como uso ) dá para viver sem sub ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Esse HEX é o que eu uso...

Não leva na automundi não, parece que além de tudo, pararam de mexer com carros.

Eu recomendo a audioclub, onde eu fiz o meu, apesar de ter mudado várias coisas já por conta própria :vts

Eu comprei um Mc Intosh do alves mas o meu é o 427, tem 2 canais também (era o que eu procurava), é pequeno, cabe em baixo do banco e tem uma usina de força dentro, FALARO que solta 130W rms por canal.

Edit: ele queria de volta, mas nunca o terá :vts

Uai, o que aconteceu com a AutoMundi? Mais irei procurar informações da AudioClub, mais isso é mais para frente.

Achei um HEX por 777 no ml, mais por esse preço eu compro um GM Epic com garantia, inda não decidi pois quero ver se acho algo "bruto" no diyma, no Buwalda entre outros.

Mc Intosh é feito para ficar a mostra.. Design maravilhoso, muito lindo.

Hertz hdp4 toca demais... Nao tem nada dos conhecidos classeD...

Eu usaria sem pensar duas vezes...

Abs

Massami sempre falou bem sobre o amplificador, no momento acaba de entrar no lugar do Focal.

Tive o TEMPO de 5" e em pezinhos de 4,6 litros e NÃO recomendo sem sub ... Ele tem um médio bemmm bom ! Mas "peca" nos graves baixos.

Já o fosgate de 6,5" do kit T2 e com muita amplificação ( como uso ) dá para viver sem sub ;)

Vamos ver.. T2 nao sei se enquadra no que procuro, mais vamos ver..

Compartilhar este post

Link para o post
Eu descartaria o Morel Tempo.

Talvez em pezinhos renda melhor, mas em portas duvido ter a mesma performance (em termos de SPL) de um mid parrudo que possa substituir um subwoofer.

Vi que você curte Red Hot, é um som que consigo sem o subwoofer numa boa no meu caso que citei ali em cima. Com o subwoofer em Under the bridge logo no começo antres de entrar a bateria dá um tchan a mais, mas o mid não faz feio NENHUM POUCO.

O bom.da morel,são es TWs!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei os mids do kit Tempo, mas os mids do kit Dotech de 6,5" acho eles brutos! Já tive kit Focal Polyglass em portas tratadas e esse mid Morel reproduz um grave muito bom! Desce bem mais que os Focal.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei os mids do kit Tempo, mas os mids do kit Dotech de 6,5" acho eles brutos! Já tive kit Focal Polyglass em portas tratadas e esse mid Morel reproduz um grave muito bom! Desce bem mais que os Focal.

É bem diferente do tempo entao. Não é ruim não, mas ta longe de substituir um sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois uso a manta asfáltica mando media de umas 4/5 camadas e sempre foi de boa!!! A porta fica bem mais pesado! Sem usar essas modinhas de mantas caras.

Já vi um cara que passou passa tipo plastique no teto e portas colando pedaços de mdf e por cima a manda asfáltica. E no teto cobertor de mendigo. O carro parecia um tanque de guerra! A lata nem movia!!!!

Era um audi A3. A pergunta e :

Ate que ponto isso vale?

De modinha as mantas proprias pra som não tem nada, apenas se vc acredita a função da manta é apenas dar mais rigidez... porém a função da manta correta não é apenas essa............. ledo engano......

Editado por soundworks

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vivi mto tempo sem sub, na época usava um Mb-Quart QSD-213 em pezinhos dutados de 8 litros, valente viu.....se vc naum ouve orgão de tubo e talz até dah pra levar.....logico q falta um pedacinho mas dah pra levar.....mas o sub ao meu ver num sistema ele precisa se integrar e complementar, muitas vezes é melhor naum ter um sub ruim...ele atrapalha...mas um bom sob esse faz falta sim......tolerável sem, mas que faz falta, isso faz sim.... ............

Compartilhar este post

Link para o post

Kala, não li tudo, mas vi que comentou sobre o Alpine SPX177A no começo.

Tenho um e te digo, com portas bem tratadas, acho que dispensa uso de sub por um tempo. No VTR mesmo estando direto no player OEM e sem as portas estarem tratadas ainda, impressiona!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...