Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto-Black belt

Subwoofer instalado ao contrário( com o imã pra fora)

Recommended Posts

Você precisaria de um filtro subsônico no amplificador certo? Porque além de você não controlar o cone do sub você não controla o fb.

Poderia explicar melhor?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você precisaria de um filtro subsônico no amplificador certo? Porque além de você não controlar o cone do sub você não controla o fb.

tb não entendi...

Compartilhar este post

Link para o post

tb não entendi...

Vou tentar explicar com outras palavras: você adquiriu um subwoofer que possui 30Hz de FS, se você fizer a caixa dutada estabelecida pelo fabricante (só estou dando um exemplo) o subwoofer irá tocar apenas até os 30HZ (30-40Hz, 30-50Hz, etc.), mas se você não utilizar uma caixa acústica, você irá precisar de um filtro subsônico para cortar esses 30HZ.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas perai, ele está numa caixa, só que virado

Você me entendeu errado denovo, eu falei quando não existe caixa.

Eu me lembro de ter visto na fullpower um vw polo com 3 apine type s 10" com o imã pra fora sem caixa, na revista dizia que usava filtro subsônico.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu me lembro de ter visto na fullpower um vw polo com 3 apine type s 10" com o imã pra fora sem caixa, na revista dizia que usava filtro subsônico.

sub sem caixa.. vc diz em Free Air?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.

Não é free air aqui. É uma caixa com o cone ao contrário, só inverter a fase e pronto, o resto é igual.

Compartilhar este post

Link para o post

FS é a frequência de ressonancia do falante correto? É o ponto ótimo do falante onde há mais velocidade de cone. Abaixo dessa frequência o falante não tem tanto eficiência em reproduzir som. Então se tentar mecher em algo para render abaixo da FS o cone poderá excursionar perigosamente até falha mecânica.

De qualquer forma a pressão dentro da caixa (se estiver com o volume correto) vai segurar o cone, tanto inverso quanto normal.

Não sei se essa informação de filtro sub sonico procede.

De qualquer forma eu sempre uso filtro sub sonico, uso um cd de baixas feequências e vou ouvindo e observando o deslocamento do cone. Corto naquele ponto onde a perda de baixas frequências é minima e o cone excursiona pouco. Os falantes agradecem.

Obs: a FS do 12w3v3 é 27,97Hz, o pdx v9 está cortado acima de 25Hz na selada recomendada pelo manual.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

sub sem caixa.. vc diz em Free Air?

Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.

Não é free air aqui. É uma caixa com o cone ao contrário, só inverter a fase e pronto, o resto é igual.

Sim, ele fala em caixa mas eu penso da seguinte forma, se você quiser fazer uma caixa selada com o subwoofer instalado ao contrário tudo bem, mas se você quiser fazer uma caixa dutada com o subwoofer instalado ao contrário não mudaria tanto como se fosse em free-air.

Na minha opinião caixa dutada com o subwoofer instalado ao contrário é perda de espaço, o melhor nesse caso seria free-air (controlado pelo filtro subsônico do amplificador).

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, ele fala em caixa mas eu penso da seguinte forma, se você quiser fazer uma caixa selada com o subwoofer instalado ao contrário tudo bem, mas se você quiser fazer uma caixa dutada com o subwoofer instalado ao contrário não mudaria tanto como se fosse em free-air.

Na minha opinião caixa dutada com o subwoofer instalado ao contrário é perda de espaço, o melhor nesse caso seria free-air (controlado pelo filtro subsônico do amplificador).

se engana amigo..

mesmo em caixa dutada.. falante invertido tem muito mais SPL que falante em Free Air.. fora o controle de cone que é muito maior tambem..

Compartilhar este post

Link para o post

:blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Não é perda de espaço, pelo contrario. No caso do focus da foto do topico, se o sub estivesse com o imã para dentro da caixa, a caixa teria que ser muito mais funda. Montado desta maneira é possivel fazer uma caixa com pouca profundidade e bem larga, aproveitando melhor o espaço do PM. Na foto do Focus a largura da caixa vai até o módulo, assim a tampa do estepe sai facilmente.

Não é qualquer sub que pode sermantado free air, no caso deste JL menos ainda.

Abs,

Editado por Pedro Castro

Compartilhar este post

Link para o post

Lendo tudo aqui me veio a mente o seguinte,

certas pessoas com certos carros sedãs usam caixa band-pass para "direcionar" o grave para dentro do veículo. Se neste caso existir a possibilidade de criar uma caixa dutada com os dutos direcionados para dentro do veículo e com os subwoofers instalados ao contrário, haveria oportunidade de ganhar mais espaço no porta-malas? ou estou entendendo errado?

Compartilhar este post

Link para o post

certas pessoas com certos carros sedãs usam caixa band-pass para "direcionar" o grave para dentro do veículo. Se neste caso existir a possibilidade de criar uma caixa dutada com os dutos direcionados para dentro do veículo e com os subwoofers instalados ao contrário, haveria oportunidade de ganhar mais espaço no porta-malas? ou estou entendendo errado?

Faz sentido sim.

Uma caixa "rasa" de fora a fora atrás do banco com o duto voltado pra dentro da cabine.

Compartilhar este post

Link para o post

se não usar com fase em 180º.. faz sentido sim..

ja vi alguns projetos que se baseavam nessa ideia..

seria quase uma BP de 4 ordem.

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi fazerem isso, não com o falante ao contrario, mas ficou muuuito ruim!

O som que sai exclusivamente do duto se ouvido separadamente do que sai do cone é muito estranho.

O duto serve para acoplar o som de que sai de um lado do falante com o que sai do outro lado. Se o duto estiver no comprimento correto podemos ganhar os 3db.

O som que sai do duto tem que se ouvido junto com o do cone! Mesmo no caso das band pass, não importa de qual ordem for, todo o som sai exclusivamente por uma única saída.

Eu "acho" que não fica bom, mas se alguem quiser tentar e mostrar aqui o resultado seria bem interessante.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Bom essa é a imagem da revista sobre o vw polo:

yv85.jpg

Editado por Maurício.Fabbris

Compartilhar este post

Link para o post

imagina como rende bem um sub sem caixa, em free air.

quanto ao topico, minha opniao: rende praticamente a mesma coisa, o esforco sobre o cone vai ser praticamente o mesmo, vai ser tudo quase igual, so vai inverter a fase, que ao inves de vir pela parte da frente do cone, vai vir pela parte de tras. nao precisa de filtro subsonico, a unica coisa que a caixa vai ser pouca coisa maior, se tiver em muita duvida, simula ela em um programa usando a litragem total da caixa.

eu nao faria pois acho feio e tem q tomar cuidado com o que coloca na mala.

Compartilhar este post

Link para o post

É praticamente a mesma coisa...

As únicas coisas que mudam, é que o sub não ocupa mais volume dentro da caixa (a vá), e em carros voltados ao subgrave, alto rendimento, a bobina tem mais refrigeração.

Se não der pra inverter a fase na HU, é só inverter a polaridade.

Já tive sub invertido e normal, e de ouvido, não consigo notar diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Sub instalado "normalmente" numa caixa também pode exigir inversão de fase. Tudo depende dos cortes / crossover, dependendo da configuração a inversão dá uma melhorada na transição entre os dois, e dependendo do corte não faz diferença alguma.

Compartilhar este post

Link para o post

Sub instalado "normalmente" numa caixa também pode exigir inversão de fase. Tudo depende dos cortes / crossover, dependendo da configuração a inversão dá uma melhorada na transição entre os dois, e dependendo do corte não faz diferença alguma.

Sim... desde que instalei o questo na caixa lateral tava usando ele com fase normal. A pressão chegava normalmente, mas quando eu fazia o alinhamento de tempo, o subgrave sumia... Eu desligava o subwoofer e o subgrave aparecia definido novamente, ligava ele sumia...

Inverti a fase do subwoofer e pronto! subwoofer tocando com grave extremamente definido e alinhado ao sistema...

Quem tiver o Civic e usa caixa lateral dá uma testada... melhorou muito aqui!

Compartilhar este post

Link para o post

Assim, dependendo do tamanho da caixa dutada, montar o subwoofer em free-air daria na mesma (a única questão é que pode ter mais cancelamento de frequências) ?

Cara, montar em free air dá muuito mais trabalho. Tem que acertar o PM todo, fixar muito bem a "parede" onde vai ficar o sub. Dependendo de como for você vai ter muito mais cancelamentos de fase e então o seu rendimento despencaria.

Mas, grosseiramente falando, se o volume da caixa vai tendendo ao infinito (tanto selada ou dutada) o comportamento se aproxima de free air sim. Mas tem que ser beeemmm grande a caixa rss

Abs,

Editado por Pedro Castro

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...